VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Bolsonaro surfa em resultados de governos do PT e mente 7 vezes em 7 minutos na Cúpula do Clima
Reprodução
Política

Bolsonaro surfa em resultados de governos do PT e mente 7 vezes em 7 minutos na Cúpula do Clima


22/04/2021 - 12h55

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro discursou hoje na Cúpula do Clima promovida pelos Estados Unidos.

Seu colega da Casa Branca prometeu zerar as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global até 2050.

Bolsonaro fez o mesmo, antecipando a meta que era de 2060, definida por seus antecessores.

A colunista Miriam Leitão, do diário de direita O Globo, admitiu que o presidente brasileiro surfou em resultados obtidos por governos do PT:

Os 7.8 bilhões de toneladas a menos emitidos — que ele citou — foram conquistas dos ministros nos governos do PT, Marina Silva, Carlos Minc e Izabella Teixeira que derrubaram o desmatamento entre 2004 a 2012, de 27 mil km2 até 4,5 mil kms. Ele, Bolsonaro, só fez aumentar. Para 10 mil quilômetros quadrados em 2019 e 11 mil no ano passado, escreveu a colunista depois do discurso.

O deputado federal Marcelo Freixo elencou sete mentiras que Bolsonaro disse em sete minutos de discurso, que não foi visto por Biden.

O ocupante da Casa Branca se retirou do evento virtual pouco antes da fala do presidente brasileiro.

CÍNICO E MENTIROSO!

Por Marcelo Freixo

Vou desmentir ponto por ponto o discurso de Bolsonaro, o maior defensor de criminosos ambientais do mundo, na Cúpula do Clima agora nos EUA.

  1. “O Brasil está na vanguarda do combate ao aquecimento global.”

A VERDADE: o Brasil bateu recorde de queimadas já nos 8 primeiros meses do desgoverno Bolsonaro, em 2019, com um aumento 83% nos focos de incêndio em relação ao mesmo período de 2018.

  1. “Promovemos uma revolução verde no campo.”

A VERDADE: Bolsonaro aposta numa agricultura predatória, protege garimpeiros e madeireiros e até publicou MP para legalizar a grilagem de terras em áreas de preservação ambiental. Nós derrubamos a medida na Câmara.

  1. “Colaboramos com os esforços mundiais de combate às mudanças climáticas.”

A VERDADE: Bolsonaro e Salles acusaram ONGs de serem responsáveis pelas queimadas e atacaram o Fundo Amazônia, paralisando o projeto de cooperação internacional para a preservação da floresta.

  1. “Vamos eliminar o desmatamento ilegal até 2030.”

A VERDADE: Bolsonaro derrubou o delegado chefe da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, depois que ele pediu investigação contra Ricardo Salles por proteger e promover a ação de madeireiros ilegais na Amazônia.

  1. “Determinei o fortalecimento dos órgãos ambientais, duplicando recursos para a fiscalização.”

A VERDADE: Bolsonaro e Salles interferiram no Ibama e ICM-Bio para desmontar toda a estrutura de fiscalização e combate a crimes ambientais.

  1. “Promover esforço que contemple os interesses de todos os brasileiros, inclusive indígenas.

A VERDADE: Além publicar MP para legalizar grilagem em áreas de preservação, Bolsonaro estimula a ação de garimpeiros que estão sitiando e devastando territórios indígenas.

  1. “Devemos promover a governança valorizando a floresta e a biodiversidade.”

A VERDADE: Bolsonaro disse que o ex-diretor do INPE, Ricardo Galvão, estava “a serviço de alguma ONG” por alertar sobre os recordes no desmatamento. Galvão acabou demitido pelo presidente.

O discurso de Bolsonaro é mais um vexame global brasileiro, que passou de referência na luta pela preservação à pária que transformou a proteção dos interesses de criminosos destruidores do meio ambiente em política de Estado.





3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Cláudio

23 de abril de 2021 às 07h33

Quem apoia o Bozo é burro, mal intencionado ou ambos. Fora Bozo!!

Responder

Zé Maria

22 de abril de 2021 às 18h26

Todo Sociopata, Serial Killer, é também um Mitômano.

Responder

    Zé Maria

    22 de abril de 2021 às 22h15

    E hoje ficou definido pelo Supremo que foi o juiz Moro quem colocou esse Genocida e Ecocida na Presidência.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding