Idelber Avelar: “Grotesca paródia de telenovela mexicana”

Tempo de leitura: 3 min

quinta-feira, 02 de setembro 2010

por Idelber Avelar, no Biscoito Fino e a Massa

O enlameado, melancólico fim de José Serra

Pois é, valente Deputado Brizola Neto, o lacerdismo vive. Para os mais jovens, aí vai a frase de Carlos Lacerda que emblematiza o golpismo tupiniquim: O senhor Getúlio Vargas não deve ser candidato à presidência; candidato, não deve ser eleito; eleito, não deve tomar posse; empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.*

Não há momento da história do Brasil em que, ameaçada pelas urnas, a direita não tenha recorrido a alguma variação do espírito dessa frase. Em vez de utilizar a campanha eleitoral para discutir o que interessa–saúde, educação, reforma agrária, política externa, política tributária, papel do Estado na economia–, nos vemos mais uma vez numa grotesca paródia de telenovela mexicana, rastreando um carimbo de cartório de setembro de 2009, indo atrás de contadores e advogados que assinaram ou deixaram de assinar um pedaço de papel, repetindo ad infinitum esse tedioso disse-me-disse dos factoides. A entrevista com o contador que levou à Receita Federal a solicitação de cópias das declarações de Imposto de Renda de Verônica Serra é um festival de chacotas. Quem diria, a sério, algo assim sobre qualquer candidato?: Tenho nojo de política. Mas eu voto no Serra viu? Sou eleitor dele desde que ele nasceu.

Mais uma vez, o futebol nos oferece a metáfora perfeita: a quem interessa a confusão e a bagunça extra-campo? Qual é o time que quer tumulto? Qual é a equipe que deseja levar o jogo para o tapetão? Certamente não são aqueles que estão jogando na bola e ganhando a partida. Serra parece disposto a lançar ao lixo o que lhe resta de biografia honrada. Tudo indica que sairá deste processo passando vergonha: apelando para a pancada, reclamando com o juiz, escondendo a bola, como é de seu feitio (vejam, nesse link do insuspeito Estadão, a referência a Tasso Jereissati).

Aqui, cabe uma palavra acerca do papel da mídia. Nada disso teria tomado a campanha eleitoral de assalto se não fosse pelo exército de manipuladores amestrados dos conglomerados máfio-midiáticos do país. Tento não subestimar nem superestimar o poder desses conglomerados. No ambiente volátil da internet, muitas vezes oscilamos entre os dois extremos, o da euforia (“depois da internet, morreu o poder da mídia!”) ou da conspiração maligna (“a mídia elegeu tal candidato, ela é responsável por esse ou aquele resultado eleitoral”). Acredito que a análise deve ser feita caso a caso. Creio, por exemplo, que no Sul a RBS tem um poder de distorção e manipulação que os Diários Associados não possuem em Minas Gerais. Também acho inegável que hoje já não há espaço para golpes como os perpetrados pela Globo em 1989.

Mas também acredito que não estaríamos discutindo isso se não fosse pela disposição da mídia brasileira de funcionar como porta-voz do golpismo. O Sr. Ricardo Noblat, depois de traficar mentiras sobre assassinatos, ontem entrou no ramo da manipulação de vídeo, editando e cortando uma entrevista de Dilma Rousseff, com grotesca distorção sonora ao fundo. Ele continua tendo a cara de pau de chamar isso de jornalismo.

Acabam de entrar, nada mais, nada menos, com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral pedindo a impugnação da candidatura de Dilma Rousseff, por uma violação de sigilo fiscal da filha de Serra, ocorrida em setembro de 2009, sobre cujas relações com Dilma eles não possuem um fiapo, um miligrama, uma tutaméia de provas. Já tentaram isso antes. E o povo deu a resposta nas urnas, oferecendo ao pobre Alckmin menos votos no segundo turno que ele havia tido no primeiro, façanha inédita na história das eleições presidenciais brasileiras.

Pelo jeito, passaremos alguns dias nessa realidade paralela. Mas concordo com o leitor de Luis Nassif, que lembra que o relator dessa palhaçada será o Ministro Aldir Passarinho Jr., um legalista que honra a toga. O TSE é presidido pelo Ministro Ricardo Lewandowski, constitucionalista e brasileiro honrado, de quatro costados. É evidente que é preciso estar atento, mas tudo indica que o saldo do episódio será mais uma desmoralização para José Serra.

O que sua coalizão e a corja de jornalistas amestrados não parecem entender é que, num país com a história do nosso, essa é uma brincadeira muito perigosa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Guilherme Scalzilli

Ponto com nó

O levantamento de gastos do casal FHC provava a hipocrisia da imprensa oposicionista nas denúncias dos cartões corporativos do governo Lula. O dossiê dos aloprados fornecia atalhos investigativos para desvendar a máfia das ambulâncias, que operou no Ministério da Saúde na gestão de José Serra. O caseiro Francenildo recebeu uma soma vultosa em sua conta bancária, sem que até hoje alguém tenha fornecido uma explicação plausível para o depósito. Romeu Tuma e Roseana Sarney demoraram décadas para cair nas garras midiáticas, enquanto Orestes Quércia desfruta impunemente da aliança demotucana em São Paulo.
Os escândalos do governo Lula foram uma sucessão de cortinas de fumaça para encobrir suspeitas envolvendo os amigos da mídia com eventuais deslizes dos seus inimigos. Mas aqueles episódios ainda preservavam uma abrangência pouco mais que pessoal e localizada. Por isso tiveram a repercussão preventiva de praxe e depois sumiram. Coisa muito diversa é alguém puxar capivaras de gente como …

Urbano

Todo e qualquer trabalhador do Mundo quando aceita fazer trabalho sujo a mando do patrão, das duas uma, ou incompetência para conseguir outro emprego, ou então possui um caráter similar ao do patrão, que não deve ser dos melhores.

SérgioFerraz

É incrível que depois de 858 dossiês a máfia-midiática e seu candidato, o "mais preparado do Brasil", ainda não entenderam que eleições se ganha no voto.

Baixada Carioca

Esquecem que lá atrás, no início do Século XX, o povo era pacificamente submisso. Hoje estamos mais atentos, participamos mais. O lacerdismo aqui não cola.

Ed.

Mais um recorde de Lula!
Nunca antes na história deste país se viu tanto esforço midiático coordenado CONTRA um governo e sua candidata…
… ser transformado em APROVAÇÃO cada vez mais retumbante destes últimos (que serão os primeiros!)…
ou, de outro jeito:
Nunca antes na história deste país se desnudou uma mídia tão golpista, medíocre e incompetente como o PIG…

Wilza Paim

Lanterna dos afogados,é o que está parecendo o Sr. Serra! afogado em classica retirada!

francisco p neto

Ainda bem que o Idelber voltou com o seu blog.
Vai escrever bem assim lá em casa.
Pô da gosto de ler!!!

nonato barboza

Pessoal de Sampa, não sei se ainda existe o Juqueri, mas se existir…la vai: se não houver vaga no Juqueri para internar o Serra, com camisa de força, combinado com aqueles poderosos "sossega-leão" não tem problema. O Myra e Lopez daqui de Fortaleza deve ter vaga, principalmente para gente emplumada e rica.Quem sabe? De repente o galeguin do zói azul paga a conta.

Marcia Costa

Tava no uol e no terra guerreando com os adversários. Era cada batatada!! Foi divertido. Teve um cara que teve a capacidade de escrever que SP não precisou de lula pra criar empregos! ô memória curta! A isenção de IPI foi justamente para isso! O que mais me impressiona é que ainda tem gente refratária à idéia de um país melhor pra todos. Não ganhei nada com o Governo Lula, mas fico feliz em saber das histórias de pessoas que saíram da miséria para uma vida digna. Dá uma feleicidade! que eu não consigo entender pq tem gente q não fica feliz….Será que eu sou tão romântica assim? Ou será que tem mais gente igual a mim?

Marcelo Fraga

Pelo menos essa novela vai ter um final feliz para o Brasil em 3 de outubro, com Dilma na Presidência da República.

luiz antonio

Acabei de ver a propaganda enganosa do Serra no horário político na TV e fico indignado com a baixaria e cara de pau deste indivíduo que ousa "dizer-se ético e honesto". Quanto cinismo, quanta arrogancia, quanta falta de memória de alguém que rouba "genéricos", que se apropria de projetos alheios dizendo ser autor.
Precisamos trombetear aqui, ali e acolá o CASO LUNNUS, a MÁFIA DAS AMBULANCIAS, o MENSALÃO do AZEREDO, a COMPRA DA REELEIÇÃO, a construção do ROUBANEL, o caso do BURACO DO METRÔ DE SUMPAULO, as ENCHENTES da capital paulista, e mais enfaticamente O NÃO CUMPRIMENTO DOS MANDATOS PARA OS QUAIS FOI ELEITO. Quem jamais mostrou seu diploma de graduação em economia, incide em FALSIDADE IDEOLÓGICA, crime previsto no Código Penal.
Devemos mostrar ao povo o COMPORTAMENTO DESTE INDIVÍDUO, publicado pelo insuspeito jornal serrista O ESTADO SE SÃO PAULO quando mostrou o sucedido em 2001 quando O CORRUPTASSO JEREISATI pretendia ser candidato a presidente, concorrendo com LULA.

Tony Araujo – Recife

O Serra está vendo o sonho de uma vida – como ele mesmo diz: "Me preparei a vida inteira para isso" – ir por água a baixo e contra isso vale tudo. Tudo mesmo. Esta vontade dele de ser presidente do Brasil já está ganhando ares de patologia. Se ele fez o que fez com o Aécio Neves, que é partidário seu, para tirá-lo do páreo, que dirá a um adversário?

fcuri1

Como do lodo nasce o lírio, o bom do momento politico é que nós, o povo, estamos aprendendo, não só o que é democracia e como saboreá-la.

Jairo_Beraldo

Grotesca vida real do mundo em que vive Serra. Um lunático desvairado e sonambulo.

    mano

    Zumbi… meu filho…

    mariazinha

    E melequento. Que nojo!

duducoutinho

É por isso que eu digo:
Eleição se ganha no voto. Serra, seja digno e tente ganhar dessa “raça” nas urnas! http://antidemocratico.wordpress.com/2010/09/02/t

Deixe seu comentário

Leia também