Gilson Caroni: O dossiê do simulacro de imprensa

Tempo de leitura: 4 min

O dossiê do simulacro de imprensa

A direita não se deu sequer ao trabalho de atualizar métodos. A “venezuelização” do monopólio global já lançou sua palavra de ordem: a eleição não será televisionada. Este é o mote que assusta.

Gilson Caroni Filho

Pena que a ficção tenha durado tão pouco. Mas a trama era tão frágil que foi desconstruída com um simples artigo de Luiz Nassif. Trabalhando com a lógica dos fatos, o blogueiro mostrou que o anunciado “novo escorregão petista” era, na verdade, um livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr. Uma obra tão reveladora dos bastidores tucanos que, antes mesmo de existir editorialmente, já virou leitura obrigatória

Quem acompanha a história da imprensa brasileira sabe de suas conexões com interesses dominantes na sociedade fracionada. Conhece, e bem, como são editados fatos e discursos. Tem noção aguda de que a autonomia relativa de uma redação encontra seus limites nos interesses do patronato. Franklin Martins, Helena Chagas e Rodrigo Viana, demitidos em 2006, estão aí como “respaldo de provas robustas”, “evidências empíricas”, sempre solicitadas pelos defensores da grande mídia corporativa quando acusados de trabalhar para partidos da direita, com doses descomunais de panfletarismo.

É de autoria de Paulo Francis a máxima segundo a qual “a história é monótona, a cada minuto nasce um leitor idiota”. Parece que, pelo que temos visto nos últimos oito anos, a suposta idiotia do leitor é algo datado, sem sinalização concreta nos dias atuais. Ainda assim, convém confrontar supostas espertezas que podem custar caro ao campo democrático-popular. Quando isso ocorre, a direita comemora com blocos editorializados no Jornal Nacional. E, claro, a nau dos insensatos ainda chama de bom jornalismo o que não passa de desabrida propaganda ideológica.

Na verdade, os jornalões produzem noticiário somente para leitores alinhados com sua política editorial e os colunistas, do alto de sua insignificância, escrevem para prestar conta apenas a seus patrões. Laurindo Leal Lalo Filho foi preciso ao definir o papel que sobrou ao jornalismo impresso protofascista: ser fonte de munição para os veículos eletrônicos (rádio, TV e internet).

Faltou pouco para que as última edição do JN – ( sábado, 6/6)- tivesse fundo musical. Afinal, era comemorativa e o regozijo com um suposto gol contra do adversário é conhecido do torcedor brasileiro. Se servir para ocultar as conquistas do atual governo, e o crescimento da candidatura de Dilma Roussef, tanto melhor. Saímos do campo futebolístico e adentramos a arena da luta de classes, sempre com a elegância da boa diagramação e o capricho nos títulos fortes.

O “dossiê”, supostamente produzido pelo núcleo de campanha da ex-ministra, envolvendo Serra e pessoas próximas a ele, foi um “presente” inesperado para aqueles 5% que não se conformam com a reedição de um fenômeno inédito até 2006: uma vitória política, já consolidada no imaginário do eleitorado, não se desdobrar em vitória eleitoral.

Sejamos francos, só mesmo sendo muito ingênuo para cair no “conto do dossiê”. Qualquer pessoa, com um mínimo de bom senso, farejaria de longe a óbvia “trampa”. Um mínimo de pragmatismo saberia que vídeos e papéis, ainda que bombásticos, não teriam qualquer efeito prático à essa altura do campeonato em que, para o PT, a terceira eleição para a presidência da República é um fato altamente provável.

Tentou-se, sem o menor cuidado investigativo, reeditar a aventura midiática de 2006. Qual foi a construção que se procurou vender à época, no chamado “escândalo dos aloprados”? Um pouco de tática de luta sindical misturada ao desespero da facção paulista do partido, ávida por assegurar uma hegemonia em risco, poderia explicar o tiro eleitoral que quase acertou o pé. Ainda mais quando se farejavam as intenções de tucanos lacerdistas e os seguidos pronunciamentos do presidente do TSE (Marco Aurélio Mello) a lhes prometer sustentação legal em sua aventura. Os desmentidos não tardaram a aparecer e o ” escândalo”, tal como o do “mensalão”, passou a ter valor tão somente como provisão para efetiva perda de estoque informativo.

Para piorar, nas eleições passadas, ainda haveria um outro “dossiê” a ser escondido no noticiário global. E ele veio do Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio). Para desespero dos expoentes da Teoria da Dependência, que agora elegeram a UDN como modelo, o nível de pobreza caiu 19,18% nos três primeiros anos do governo Lula, o maior recuo em dez anos. Somemos a isso a retomada do emprego, estagnada há uma década, segundo Marcelo Néri, coordenador da pesquisa.

Mas, há quatro anos, o que mais impressionava no “dossiê” a ser ocultado viria a seguir: Os pobres e ricos obtiveram ganhos. Porém, segundo Néri, “50% dos mais pobres aumentaram sua renda em 8,5%, enquanto os 10% mais ricos, depois de cinco anos de perdas, tiveram ganhos de cerca 6%. A classe média teve um crescimento um pouco menor, de 5,5% da renda.”

Era esse o governo que tinha privilegiado banqueiros? Os editores se calaram. Aqueles que deveriam sempre se pautar por evidências empíricas que valem o sal de todo mês ficaram calados. Desde então, a grande imprensa se condenou a não cobrir questões programáticas, fugir da grande política, chafurdando no sistema de valências, da desqualificação pessoal e de histórias fantasiosas.

Se a grande mídia acreditasse em suas próprias representações, seria desnecessário reiterar que, se existem indícios, por mais tênues que sejam, de possível envolvimento de José Serra com os irregularidades da privataria, por ação ou omissão, tal possibilidade deveria ser investigada. Para um jornalismo correto denúncias não são liminarmente desqualificadas.

Para gáudio dos golpistas, seu colosso midiático produzirá edições inesquecíveis de “Vejas” e “Épocas” nas próximas semanas. Muito embora a população já tenha sinalizado que a direita pode estar gastando tinta e papel em vão, a dobradinha TSE-TV Globo estará no ar “orientando” os eleitores a não votar em candidatos envolvidos em “escândalos”. Claro que não relembra que a maioria deles é peça de ficção produzida nas melhores redações. Nunca, desde 1964, o empenho em derrotar uma liderança foi tão evidente a ponto de pôr no chão o marketing editorial de várias publicações.

Com tudo isso, creio que é bom lembrar que sobressaltos no período eleitoral já eram esperados. Mas alguns, convenhamos, são evitáveis. A direita não se deu sequer ao trabalho de atualizar métodos. A “venezuelização” do monopólio global já lançou sua palavra de ordem: a eleição não será televisionada. Este é o mote que assusta. E, que me desculpem os observadores mais apaixonados pelo ofício, as generalizações não incorrem em risco de erro. Lanzettas e Onésimos frequentarão páginas e telas por um bom tempo ainda. São os personagens à procura de um autor. Pobre Pirandello.

***
Em tempo – Nunca as evidências estiveram tão à mostra e custaram tão barato. O pesquisador deve ir à banca e procurar pelos seguintes títulos: O Globo, O Estado de São Paulo e Zero Hora. Uma olhada nas manchetes e títulos das dobras superiores já será de grande valia. Se quiser uma amostragem repleta de cores e luzes, deve procurar por publicações semanais. São um pouco mais caras, mas são muito piores.

Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio Bertode

Do Blog S.O.S voz, em goiás, temos as atitudes do Governo Perillo do PSDB que está fazendo de tudo para calar a mídia local: http://sosvoz.com.br/mordaca-silenciosa-parece-qu

IV Avatar

se o PSDB tivesse sido vítima da mesma armação denunciaria ao invés de juntar-se aos vigaristas.

A conferir

Do blog do jornalista Cláudio Humberto:

‘Dossiê’ contra
Serra é só um
conto do vigário
O suposto dossiê contra o tucano José Serra não passou de um conto do vigário que envolve seis pessoas, dos quais dois são delegados aposentados, um ex-diretor de polícia e experientes ex-agentes de espionagem, inclusive da Aeronáutica. O grupo tentou atrair um ex-sindicalista da Agência Brasileira de Inteligência “especialista em fontes humanas” (escuta telefônica e de ambiente) e “recrutamento de colaboradores”, mas foi inútil. A polícia mantém os nomes sob sigilo.

Agentes duplos
O grupo atraiu o jornalista Luiz Lanzetta, ligado ao PT, oferecendo seus serviços. A polícia suspeita que oferta idêntica chegou ao PSDB.

MP já sabia
Três semanas antes de o suposto dossiê virar notícia, jornalistas do staff petista revelaram a oferta de arapongagem ao Ministério Público
http://www.claudiohumberto.com.br/principal

alice romana

Gostaria de um esclarecimento: Porque a mídia internética de esquerda "repercute" tanto tudo o que a ex-"grande mídia" inventa? A palavra "dossiê" foi institucionalizada por eles como "safadeza do PT" e nós a repetimos indefinidamente, levando a "mensagem" que eles querem passar aos quatro cantos. Porque não se insiste nas manchetes em chamar o assunto do que é, na realidade: um livro desmascarando a privataria?. Eles tiraram do foco certo e a gente dá prestígio.

Otaciel de Oliveira

NO BLOG DO NASSIF

"Hoje continua a curiosíssima novela do suposto dossiê. O Congresso convocou pessoas para depor e se esqueceu do Lanzetta e do Amaury Ribeiro Jr. É gozado mesmo."

VanderResende

A cobertura dos jornaloes, sobretudo JN, é fascinante. Mas, no início, é a desqualificação prévia de um livro que, nos parece, segundo introdução e outros tópicos divulgados, demonstrar as relações insidiosas de PSDBistas e parentes. Claro que se puder tirar alguns pontinhos de Dilma, melhor ainda.

renatom.

Texto muito ruim na minha opinião. Muitas analogias, metáforas, rodeios, figuras de linguagem. Vamos direto ao assunto, sem caprichos.

Guilherme Scalzilli

Funciona assim: contrato alguém para espionar a mim mesmo, descobrir segredos que possam interessar aos adversários. Aparece uma lista de capivaras incômodas e a partir de então ficamos atentos. Assim que os farejadores alheios puxam aqueles rabichos, e antes que possam organizá-los em alguma investigação compreensível, saímos a público denunciando que estão a elaborar um maldoso dossiê. Para provar, até divulgamos o assunto. Sempre que aparece aquela suspeita, reagimos com indignação democrática, devolvendo o prejuízo à imagem dos “arapongas”. Qualquer campanha a prefeito de cidade mediana tem sua equipe de contra-informação. Para entender o alcance da estrutura a serviço de José Serra, basta realizar uma pesquisa rápida nos arquivos de qualquer jornal, procurando menções a Serra, à Polícia Federal e a Marcelo Itagiba. Talvez o PT esteja correto em sua estratégia de tratar o caso como histeria de perdedor. Mas, precisando, pode partir das próprias denúncias preventivas da Veja, que levantou a lebre e "esqueceu" de averiguá-la. É batata.

Carlos

Ubaldo (aplaudido pelo Bruno) em resposta ao Emílio:
"Se você questionar o Meirelles sobre esses R4 500 bilhões ele dirá que as reservas que o BC tem cobrem esse valor pois chegam a US$ 240 milhões.
Se você questionar o Meirelles e o Mantega sobre a dívida externa que está atualmente em US$ 240 milhões ele dirá que as mesmas reservas de US$ 240 milhões se troca pela dívida externa. "

A troca do "b" pélo "m" foi mero equívoco ou pretendeu confundir?

    Ubaldo

    Carlos,
    Foi um equívoco. Todos os números são em bilhões.
    Obrigado pela correção.

    Davi Sensu

    Precisa apontar ponto a ponto os erros do seu comentário ou você já está pronto pra assumir que o seu comentário todo foi um equívoco?

    Sds.

    Emilio

    Carlos, não foi um equívoco dele. Quando eu citei o número 240 bi, ele ativamente me chamou de neófito, reafirmando que se tratam de 240 mi. Dá uma olhada no último comentário que eu deixei pra ele, que você vai ver o papelão.

Beto Crispim – BH

Será se a gente ficar uma semana sem responder ao Ubaldo o que ele faria? Se eu tiver certeza que ele se afogar no Tietê, eu começarei a campanha pelo "isolamento" do Ubaldo e se mesmo assim ele continuar "aporrinhando" vou propor que ele não participe do nosso Encontro Nacional

francisco.latorre

pra não desviar do tema principal..

..

tô esperando a capa da veja..

com a cara da serrinha.. a verônica.

verônica serra = verônica dantas.

..

afinal..

dossiê ou não-dossiê..

serra sempre foi o candidato de dantas. o sócio.

esse o ponto.

..

Davi

Essa foi na veia, muito boa" kkkkkkkk "feito para os Bonners"

sergio

a mídia está descolada da realidade, quanto á minas gerais, ao não ver a olítica do café com leite respeitada, caiu fora, todos os mineiros votarão contra o serra, a conferir!

Gerson Carneiro

O PIG é feito para os Homers. Como assim admitiu o William Bonner.
E eu digo mais: o PIG também é feito para os Bonners.

alexjova9999

RECADO DO PSDB PAULISTA PARA AÉCIO

"Dragão tatuado no braço"

por Dora Kramer – O Estado de S.Paulo – 08/6

O que desnorteia o PSDB são os movimentos e os objetivos do ex-governador Aécio Neves. O que anda acontecendo no meio dos tucanos é uma crise de confiança. Não obstante os desmentidos, disfarces e tentativas de identificar "mensageiros ocultos" por trás dessa notícia que virão a seguir, não há outra maneira de definir a situação.

EA certeza de que Aécio Neves é alvo de aguda desconfiança do núcleo de coordenação de campanha resulta da soma de conversas, reações, avaliações, fatos presentes e passados

Onde hoje o mineiro provoca o mais forte desapontamento é exatamente onde todo tempo residiu a ideia de que todo e qualquer movimento dele deveria ser respeitado e reconhecido pelo conjunto do partido como forma legítima de se afirmar politicamente no cenário nacional. Sob a seguinte lógica: o que é bom para Aécio acabará sendo bom para o PSDB. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100608/

    Cecéu

    Quem desconfia [e mineiro. Paulista apenas acredita. " Aécio defendia as prévias internas, mas não fazia movimentos efetivos para que elas concretizassem. Em setembro de 2009 chegou a combinar com a direção do PSDB que tiraria uma licença do governo para viajar pelo País a fim de "trabalhar" os diretórios, mas do anúncio não evoluiu à prática." Pelo que sabemos, Aécio não chegou a "combinar" nada com a direção do PSDB, que sempre abominou a idéia de prévias, naturalmente contrária ao princípio mafioso do alto tucanato de combinar sempre tudo através de reuniões realizadas em restaurantes. Aécio AMEAÇOU fazer campanha nacional por prévias mas não conseguiu reunir condições de fazer isso.
    Gozado é que o artigo do Estadão pode ser tomado como uma circular partidária do PSDB. Vão agora dizer que o Aécio sempre foi um quinta-coluna que trabalhava para Lula com a intenção de destruir a candidatura de Serra.
    E muito interessante também é o comentário de leitor destacado pelo Estadão. É o único comentário destacado. Nele, o leitor afasta qualquer possibilidade de Dona Ruth Cardoso haver morrido por outra razão que não tenha sido por desgosto. E quanto à causa de sua morte por desgosto, o leitor afasta qualquer possibilidade de que tenha sido por desgosto familiar, intelectual, de trabalho ou outro qualquer. O irado leitor simplesmente prefere, espumando de ódio, dizer que Dona Ruth Cardoso foi assassinada pela Dilma. E mais: Será vingada!

Milton Hayek

Não se empolgue,Ubaldo!!Só funciona com micróbios!!!

Companhia de tratamento de esgoto alemã toca Mozart para micróbios
Ondas sonoras estimulariam micro-organismos a processar dejetos.
Inovação foi noticiada pelo site da revista ‘Der Spiegel’.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/

    Carlos

    A tal companhia tentou com dvorak?
    E a Sabesp?

    Milton Hayek

    Tentaram,Carlos.Mas o Dvorak passou a produzir mais excrementos e os alemães desistiram.

    Gerson Carneiro

    A Sabesp deu um concerto (melhor, um desconcerto) para bactérias em Praia Grande em 2009, e deixou 1.500 pessoas dançando o Rebolation, com diarréia.

    Bonifa

    Quiá, quiá, quiá…Essa de fato me fez rir bastante.

    Gerson Carneiro

    Eu, então, Bonifa, também entrei no ritmo: não paro de verter água de tanto rir (até parece que bebi água da Sabesp, também).

    "O rebolation, tion, o rebolaaaation…

    O contamination, tion, o contaminaaaaatiiiion…."

william porto

Que a direita trama no breu das tocas, tudo bem, cocordo. Mas no PT tem uns aloprados que nao ficam atras da cambada direitista, ha caras do submundo das chuicanas e dos trambiques. Quem e de esquerda e nao tem rabo preso precisa admitir isso e exigir a expulsao dessa cambada de aloprados. Urgentre.

    Jairo_Beraldo

    Porto,
    o proprio eleitor tira os velhacos do PT de cena…veja a ultima eleição, e verá isso. Penso que é porque os eleitores da esquerda são seletivos. Voce acha que o José Eduardo Cardoso desistiu de concorrer porque?

Carlos.

O óbvio salta aos olhos: a turma demo-tucana-midiática quer apenas desacreditar o livro que vai estraçalhar o PSDB. A esta altura dos acontecimentos, eles nem estão preocupados com Dilma, eles estão apavorados é com as consequência que o livro poderá ter. Repararam que a história que começou como um "dossiê contra filha de Serra" virou espionagem contra Serra e não se fala mais em Verônica?

Os anéis já foram, agora estão apenas tentando salvar os dedos. Me desculpem, mas tem que ser muito tonto para acreditar na versão quie o PIG está dando ao episódio. Parece coisa da Corrida Maluca: Dick Vigarista sempre parava para trapacear, mesmo quando estava ganhando; quer dizer que a candidatura Dilma sobe feito um foguete e ela ia dar uma mancada destas? Sinto muito, esta jogada é mais adequada a mentes de aves. Como se sabe, as aves tem QI muito baixo.

Bonifa

Não voto na Marina, mas a Rita Lee, tentando ser mais estúpida do que o Caetano Veloso, disse: "Não voto na Marina porque ela tem cara de fome." E ainda aproveitou e emendou: " E não voto na Dilma porque ela tem cara de professora de matemática e me mete mêdo." Não estou inventando, meus coleguinhas. Está aqui:
http://www.cascianovidal.com.br/?p=3606

Fernando

As vezes lendo os comentários do Ubaldo (cito ele come exemplo, pois tem muitos como ele), fico imaginando em que pais ele vive, deve ser em algum da Africa central ou semelhante, por mais que tento respeitar suas posições como democrata que sou, não tem fundamentos na realidade que vivemos hoje.
Primeiro ele divide a população brasileira em Petistas e não Petistas, isso pela lógica das pesquisas nos levam a crer que 80% são Petistas, nem na antiga União Soviética que era partido único não tinha esta espontaneidade na população.
Depois ele condena tudo que foi feito no governo passado que ele defende, e que o Lula preservou em nome da democracia ou mesmo por ser o certo a fazer, por exemplo o sistema monetário, impostos, etc….
Ai ele não vê que o desemprego que antes era 19% hoje 7%, nem vou citar o salario minimo em relação ao dólar, que ai é covardia.
Estes são só alguns exemplos.
Não bastasse isso ele em sua insanidade quer nos convencer que o que vemos não é o que vemos.
Conclusão, Srs Ulbaldos precisam tomar LÍTIO, para aplacar suas esquizofrenias.

    Carlos

    Comentários assinados pelo tal, são escritos por várias pessoas.

    Ubaldo

    Carlos,
    Obrigado pelo seu reconhecimento indireto de minha versatilidade, cultura e ecletismo.

    bittcorp

    Eu não culpo o Sr Ubaldo… Coitado, tem uma visão limitado de Mundo… acredita nas "verdades" do PiG…
    Todo vez que me deparo com pessoas como essas tento fazê-las ampliar os seus horizontes… sair da redoma de vidro e conhecer novas realidades dentro e fora do Brasil. Ter outras fontes de informação.
    Mas se mesmo assim continuam pensando e falando esse impropérios, melhor desistir pois a lavagem cerebral a que foram submetidos é irreversível.

Lucas

O que interessa é a comida na barriga do povo. Isto sim ganha eleição. E isto o Serra e sua turma tiraram de S. Paulo. Deram foi água de esgoto.

Geysa Guimarães

Mesmo que exista o dossiê, não vejo nele mal algum, se for destinado a informar, sem chantagear. Aliás, quem ingressa na vida pública deveria ser obrigado a publicar seus passos econômico-financeiros, suas associações comerciais. Transparência, ainda que tard

    Jairo_Beraldo

    Dossiê, colega Geysa, é sempre ums forma de chantagear.

    ciro araujo

    Nem sempre, prezado Jairo.

    A seguir, definição do Houaiss.

    "Dossiê
    n substantivo masculino
    1série de documentos importantes que tratam, revelam a vida de um ou mais indivíduos, de um país, de uma instituição etc.
    1.1a pasta, arquivo ou fichário que contém estes documentos

    Etimologia

    fr. dossier (1352) 'encosto, espaldar de uma cadeira, de uma cama' (1680) acp. 'conjunto de documentos relativos a um assunto ou a uma pessoa grupados numa pasta, num classificador com etiqueta distintiva'."

    É impressionante a que nos leva o uso direcionado e constante de uma palavra.

    No mais das vezes nem nos damos conta.

    Abraço.

    ciro araujo

    dvorak

    Vindo do PT nunca é coisa boa, caro Ciro…

    eheheheheehehehe

    dvorak

    Sem chantagear???

    Cara Geysa, você também pendura sua meia na janela, no Natal, esperando a vinda do bom velhinho???

    eheheheheheheh

    Emilio

    Logo você zombando das crenças dos outros? Você acredita em coisa pior, ué: acredita que o PIG é imparcial e está apenas fiscalizando o governo em prol do Brasil, acredita que o Serra e o choque de gestão dele vão fazer o Brasil melhorar… Pára de distorcer, rapaz…

    Bruno

    Mirim, mirim… "informar"… naïve, você…

Ivan Arruda

Excelente e esclarecedor. Espera-se que seus pares de academia e alunos – o que fizeram com os centros e diretórios acadêmicos depois da redemocratização? – assim percebam essas artimanhas e manipulações. Só assim, ou eles mudam ou vão à falência.

Guanabara

Opinião minha: acho pouco provável um golpe mesmo, retirando Dilma do páreo e abrindo caminho pro Serra. E vou te dizer que pra mim, a garantia disso chama-se Aécio Neves. Ele tá doido pra ser Senador e ser a grande voz de oposição ao governo Dilma o que, sem dúvida, vai projeta-lo nacionalmente.

Esse desespero midiático não deve atrapalhar tanto os votos em Dilma. Mas já pensou se todo mundo que votar em Dilma a partir do Lula resolve votar no PT pra Câmara e Senado? Vai ter tucano se enforcando ou fugindo do país. Daí, na minha opinião, esse DESESPERO de diminuir o PT via mídia é pra tentar ainda ter alguma voz no legislativo. Um legislativo forte do PT num governo Dilma bota em risco até mesmo a hegemonia no Judiciário. Já pensou uma corte com Ministros de inclinação progressista/esquerdista? Deve ter muito ruralista preocupado…

    Carlos

    Que o PT tenha a humildade de compartilhar a hegemonia pol[ítica no Congresso com os aliados históricos – sem ela, já tem muita gente no PT que não consegue descer do salto alto, sair da redoma, renunciar à soberba…

    Jairo_Beraldo

    Eu não estou, Guanabara. Nem um pouco. No governo Lula, o campo esteve bem mais calmo que nos governos da direita. Bobagem, de quem pensa assim!

    Bonifa

    Os verdadeiros ruralistas não estão nada, nada, preocupados. Estão muito bem, obrigado, e não são idiotas como certos setores de sua própria federação de classe acreditam que sejam. Gostam de regras claras e de leis justas. No íntimo, como todo povo que ama trabalhar com o campo e ali não vê apenas ideologia e investimento capitalista, eles odeiam tipos como Kátia Abreu.

Paulo

Se necessários iremos às ruas. Este não é um bloco do eu sozinho! Não somos um gigante adormecido como imaginam os baluartes da direita!

Roberto Ribeiro

O PIG é um dossiê permanente anti-Lula, anti-PT, anti Governo. Tá reclamndo de quê?
O PIG pode?

    EdiSilva

    O PIG pode mais…

    Jairo_Beraldo

    O Zé pode mais…ele é o CARUDO!

Gilson Caroni: O dossiê do simulacro de imprensa | Viomundo – O … | Jornal do Brasil

[…] from: Gilson Caroni: O dossiê do simulacro de imprensa | Viomundo – O … Tags: caroni, escândalo, facha, faculdades, gilson-caroni, maior, Noticias, poderia-explicar, […]

Maria Dirce

Eles a direita, sempre fabricaram dossiês, só que no passado o povo acreditava que eram verdadeiros e dígno de parar nas bancas comprar jornais.Hoje foi banalizado o coitado do dossiê ninguém ta nem ai e Lula com 80% continua inabálável e leva consigo sua candidata predileta.Só um golpe pode acabar com Dilma futura presidente do Brasil.

Bonifa

Este episódio não vai passar raso para a direitona de modo algum. O PIG já começa a tentar enrolar, com esta entrevista semi-fajuta da Folha com o Amaury, na qual adverte o PMDB de que o Itagiba, ou seja, o LPIG, tem 300 dossiês para chantagear o PMDB. mas o PMDB, no bojo da malfadada dossiêzada, consolidou a aliança com o PT. Temer já fala com autoridade desde Minas, onde a chapa PMDB-PT está consolidada e onde Serra zanza errático por Montes Claros, que é onde nada terá de votos. E há o convite judicial a Serra para que confirme o que disse irresponsavelmente da Dilma. Aí, há um osso duro de quebrar e digerir para os tucanos. E se puxar pelo Onésimo, nada de bom virá para a tucanada. O resto é firulas pigueanas que nada têm de substancial e a ninguém atingem. Foi mais um tiro no pobre pé, que já está mais furado que tábua de tiro ao Álvaro.

Urbano

O zé contra-rampa deveria ordenar ao pig para fazer menos marola, pois o nível da bósnia já está batendo no queixo.

    Jairo_Beraldo

    Contra-rampa é ótima…lá vai o Zé, descendo a ladeira!

Marat

Caroni mais uma vez esbofeteia o PIG… esse esbofetear chacoalha os incautos que ainda não teriam certeza das presepadas do PIG… o 45 está se convertendo em 4,5…. PSDB saudações… novamente segundo lugar!!!

    Jairo_Beraldo

    com 4,5, estariam em 4º, 5º….que assim seja!

Tweets that mention Gilson Caroni: O dossiê do simulacro de imprensa | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Nilo Correa and Nilo Correa, Nilo Correa. Nilo Correa said: @BlogdoNoblat lições de como ñ ser 1 "colonista"http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/gilson-caroni-o-dossie-do-simulacro-de-imprensa.html […]

Ubaldo

"Era esse o governo que tinha privilegiado banqueiros?" Gilson Caroni Filho

Absolutamente Sr. Caroni. A carta aos Banqueiros, chamada pela PIC (Partido da Imprensa Comunista) de Carta à Nação qual Lula escreveu, ou escreveram por ele, para possibilitar sua eleição no segundo turno, se comprometeu a deixa-los ganhar e mais podem ir e vir com seu capital especulativo levando além de juros pornográficos ganhos cambiais. Durante os oito anos de Lula se projeto, só de juros, só de juros, repito, só de juros mais de R$ 1 trilhão. Para um governo que investe menos de R$ 40 bilhões por ano, veja como ele, o Lula, não privilegiou os banqueiros, não é mesmo sociólogo Caroni? Como crítico do governo o senhor é um grande torcedor!!!!

    Bonifa

    Mas as contas do país estão equilibradas e o sistema bancário está intacto, ao contrário do vosso ex-paraíso supercapitalista. E Ubaldo, uma coisa que não sabia, sois vós agora também anti-comunista?

    Milton Hayek

    O Ubaldo é um neófito em economia.Com a relação dívida pública/PIB em menos de 43% o Ubaldo sente-se tão no mundo da lua que adota o discurso da esquerda(críticas à plítica monetária monotônica de Lula) para atacar a esquerda!!!
    Isso é que falta de discurso,hein Ubaldio(de terrenos baldios do discurso)???????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    Toma,Ubaldio:
    [youtube LpNEqkINCVA http://www.youtube.com/watch?v=LpNEqkINCVA youtube]

    Ô Ubaldo difícil,mizifio!!!!!!!!!!!!!!!!

    Jairo_Beraldo

    Mas torcedor de um time vencedor, Ubaldo…voce que está no ostracismo, junto ao FHC…pelo menos é solidário…(uma bela virtude)…mas aos fracassados!

    Edv

    Debaldo adora trazer numeros inúteis…
    É como aquela empresa que diz que o "dissídio é insuportável" pois "vai aumentar a folha de pagamento em R$ 2.345.678,91", mas esquece de dizer que seus lucros são de R$ 700.000.000,00.
    Desde a "herança" de FHC, a divida caiu, os juros cairam e portanto a "pornografia" caiu. E isso não se faz por decreto…
    (PS: de cada 500 indicadores, 499 são melhores ou muito melhores de FHC para Lula. O que sobrou é só "um pouco" melhor, hehe).

    kalango Bakunin

    ei debalde
    qual era a taxa de juros quando vc estava no governo fhc?
    memória seletiva é isso aí. tenha vergonha…
    aqui não tem nenhum otário

    Emilio

    Já que você gosta de números, acrescente esse ao seu repertório, mas não deixe de mencioná-lo na sua próxima conversa sobre o assunto, senão é você quem vai estar fazendo papel de torcedor: a meta SELIC em fevereiro de 1998 era de 38%. Quem era o governante nessa época, hein Ubaldo? Acho que era o Fernando Henrique, não? Pára de distorcer, rapaz…

    Ubaldo

    Emilio,

    Só que tem um detalhe…..a dívida pública bruta quando FHC deixou o governo era de R$ 687 bilhões e agora é de R$ 2,1 trilhão. Assim, mesmo em taxas de juros maiores pagamos menos de juros com FHC.
    Estamos nos endividando no cheque especial para custear a máquina pública inchada.
    Em breve assumimos e colocamos o trem nos trilhos.

    Emilio

    Mas Ubaldo, não importam os números absolutos, mas sim as porcentagens do PIB. Se você não concorda com isso, concorde ao menos que você tem que falar dos dois, os absolutos e os percentuais. Mais alguns números pra você: em 98, quando a meta selic estava em 38%, a dívida pública era de cerca de 43% do PIB, mesmo de agora. A dívida pública em 2001, ainda no governo FHC, chegou a 55% do PIB, e a meta selic nesta época era cerca de 16%. Nem sei se tem sentido esse negócio de contrastar taxas de juros com dívida pública, mas já que você começou com isso… Olhando esses números, é muita distorção dizer que existe um gravíssimo problema com a dívida pública brasileira, até porque agora ela é em reais, não mais indexada a dólares. Pára de distorcer, rapaz…

    Ubaldo

    Emílio,
    Não seja tão crédulo, A relação dívida pública PIB está vergonhosamente distorcida no governo Lula. O Meirelles está emitindo diariamente os "títulos de mercado aberto" para enxugar dólares quais já somam mais de R$ 500 bilhões. Isso mesmo, mais de R$ 500 bilhões que fazem parte da dívida pública mas o BC esconde. Some esse montante e veja para onde vai e a que percentagem do PIB está realmente a dívida pública.
    Se você questionar o Meirelles sobre esses R4 500 bilhões ele dirá que as reservas que o BC tem cobrem esse valor pois chegam a US$ 240 milhões.
    Se você questionar o Meirelles e o Mantega sobre a dívida externa que está atualmente em US$ 240 milhões ele dirá que as mesmas reservas de US$ 240 milhões se troca pela dívida externa.
    É uma canalhice. Além de que pelas nossas reservas ganhamos juros de 1% e pelos títulos pagamos juros de 9,15 a 13,5%.
    E os banqueiros agradecem e deixam uma lasquinha ao ex-presidente mundial do Bank of Boston.

    Bruno

    falou tudo, Ubaldo.

    Edv

    …e não disse nada…

    Emilio

    Dado que o PIB em 2009 foi de R$ 3 trilhões, os tais 500 bilhões correspondem a 16%. Somando com os 43% divulgados, e aceitos pelo mercado, menos pelo Ubaldo, dariam 60%, chegando aos níveis do governo FHC. Engraçado que você não faz a conta até o final, porque aí acaba o seu argumento, né Ubaldo? Mas isso eu ainda estou concedendo que as operações de mercado aberto devem mesmo ser contadas na dívida pública, o que é outra falta de compreensão sua.

    Ubaldo

    Emílio,
    No nível de 60% do PIB a dívida pública líquida nos coloca numa posição perigosa. Tanto é que na comunidade euopéia não se aceita essa relação maior que 50%.

    Emilio

    Cara, você já deu uma olhada na relação dívida/PIB da Alemanha, Inglaterra, Itália? Tudo dessa ordem.

    Ubaldo

    Emílio,
    Eles pagam juros da ordem de 1% ao ano. Nós de 9,15 a 13,5%.
    Não dá para investir. Só se vive para pagar juros e rolar a dívida.

    Edv

    O Brasil tem uma dívida líquida melhor (menor) que a maioria dos países do 1o.mundo!
    Deu uma aumentadinha (por causa do combate à crise mundial, estava cerca de 39, subiu a 43), mas já está caindo de novo (~40)!

    Se não me engano, o Japão tem uma dívida quase o dobro (200%) do PIB , a UE, 90% e os EUA 100%. Confirma aí, Debaldão!

    Emilio

    As operações de mercado aberto têm lastro próprio, de maneira nenhuma o BACEN diria que são as reservas cambiais é que as garantem, essa é outra falta de compreensão básica sua sobre o assunto. As operações de mercado aberto são vendas de títulos pelo banco central, com compromisso de recomprar os mesmos títulos em um curto prazo. O BACEN é obrigado a manter uma reserva para recompra desses títulos, possivelmente tendo em sua composição o mesmo dinheiro obtido com a venda.

    Emilio

    Outra falta de compreensão básica sua sobre como funciona o mercado é essa história de comparar os juros das reservas com os juros dos títulos. Os 240 bi de reservas podem ser utilizados para recomprar todos os títulos, que valem 240 bi, a valor presente. Logo, uma coisa neta completamente a outra. Não faz sentido comparar o que vai ser pago de juros, dado que o país pode, em tese, acabar ou reduzir a dívida com as reservas.

    Sugiro para você estudar mais o mercado financeiro, para entender melhor as coisas.

    Ubaldo

    Emílio,
    Já percebi que de economia e finanças você é um neófito.
    Nossa dívida externa atual é US$ 240 milhões. Uma outra dívida são os títulos de mercado aberto que são outros R$ 500 bilhões.
    Assim não dá para o Meirelles falar que com as reservas ela paga tudo que não dá!
    Não tergiverse!

    Emilio

    Srs, me desculpem, mas achei que estava conversando com um adulto. Pelo jeito o Ubaldo deve ser um menino de 12 anos de idade.

    Ubaldo, as reservas brasileiras são de 240 bilhões, cara. 240 milhões não dá nem para usar como papel higiênico. Você ficou completamente desacreditado depois dessa, cara, me desculpe. Percebi que você tinha escrito milhões em seu comentário, mas achei que era apenas um lapso seu, qual não foi a minha surpresa quando vi que você realmente acha essa bobagem…
    http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=1650

    Outro link, para você ver que mesmo quem critica o governo, pelo menos tem noção da ordem de grandeza das coisas. http://blogdomariofortes.blogspot.com/2010/01/div

    Ubaldo

    Nossa dívida externa atual é US$ 240 bilhões.
    Nossas reservas são de US$ 240 bilhões.
    Os títulos de mercado aberto somam R$ 500 bilhões.
    Ou as reservas pagam a dívida externa ou pagam os títulos de mercado aberto.
    Você não entendeu ainda que o governo Lula esconde que devemos R$ 500 bilhões em títulos de mercado aberto e que esse montante não é considerado no cálculo dívida/PIB?

    Edv

    Debaldo, dívida líquida proporcional, Debaldo! … Esqueça seus números inúteis!
    Vou tentar dar um bônus pra vc (cê sabe que eu acredito que vc "pode mais", né?)
    O que é maior? 42,5% de 687 ou 11,5% de 2100? (usando seus números…)
    Uma pessoa que ganha 2500 e paga 20 de juros está melhor ou pior do que outra que ganha 700 e paga 29?
    A gente vai desenhando pra vc… sem custo!

    Davi Sensu

    Grande Ubaldo, você tem se tornado um personagem folclórico desse site. Muito interessante seus argumentos, você junta alguns números da economia, não faz as ponderações necessárias, como por exemplo, pra que será que serevem as reservas? O Brasil ganharia se quitasse a dívida externa pelas reservas (como você sugere quando compara as taxas de remuneração da dívida e das nossas reservas)? Se você quiser uma boa resposta pra isso você procura na evolução da dívida pública desde a década de 80 (em % com relação ao PIB, por favor, não se envergonhe novamente em posts falando de economia com números absolutos, qualquer pessoa que entenda um pouco do assunto sabe que os números absolutos não podem ser usados nesse tipo de comparação, pelo menos não se você quiser ser levado a sério). Você vai ver qual governo realmente bombou a dívida pública, calro que isso você prefere não mencionar, já que pra você "nós vamos assumir em breve e colocar nos trilhos" (equece, isso não vai acontecer).

    Davi Sensu

    E como se não bastasse você me vem com os argumentos mais bobos da esquerda, do tipo: "estão dando dinheiro a banqueiros", "ex presisidente do Bank Boston". Cara se eu administro um país e preciso que ele se fortaleça economicamente eu vou chamar o melhor da área, vou chamar alguém que seja reconhecidamente uma referência, não vou selecionar um aventureiro qualquer que até hoje só escreveu artigos e nunca dirigiu um banco, esse sim que poderia fácilmente ser enganado pelos banqueiros, que em geral, são extremamente habilidosos. Você realmente acha que o Meirelles ia ficar recebendo dinheiro por fora pra ficarar emitindo títulos públicos sem necessidade? Você refuta as evidências empíricas de a economia do Brasil está muito mais forte?

    Davi Sensu

    Se você tivesse razão nos seus argumentos, se a dívida fosse alarmente, os investidores fugiriam do Brasil com medo de que não fosse possível receber as dívidas. De fato ocorre o inverso, cada dia o Brasil se fortalece como uma ótima opção para os investidores externos, e não seja você inocente. Nem o Brasil é bobo, e muito menos os investidores. Mesmo com a taxa de juros em níveis muito mais baixos do que eram praticados há oito anos atrás, o Brasil é cada vez mais atraente porque evidencia cada vez mais para os investidores que o risco de crédito é baixo e que o país está em uma ótima situação econômica. Você não entende nada mesmo do mercado financeiro. Gostaria muito de saber qual é sua profissão, você se encomodaria em falar? Você trabalha na iniciativa privada? Só quero entender melhor suas motivações, se você não se incomodar…

    Edv

    Davi e outros pacientes: "debalde" eu mesmo já ter ponderado explicações, correções e colocações que muitas pessoas aqui fazem, o Debaldo volta aos assuntos com as mesmas ladainhas e dados inúteis…
    Sabe aquela história do gajo que foi hipnotizar o peixe no aquário? Então: … ele convence-se a si mesmo… e só!
    Mas também diverte e fortalece!

    Davi Sensu

    Hahahaha! Boa, tem razão é mesmo divertido!
    Sds.

    Edv

    Uma das teses mais interessantes de Debaldo é que o "comunismo" assumiu o poder e alimenta o reduto máximo capitalista, dos banqueiros…E é "contra" os dois!
    PROER, juros de 42,5% no FHC, dívida interna e externa LIQUIDAS RELATIVAS gigantescas, empréstimos no FMI (se não, quebrava, ou seja "default", ou seja, nem conseguiria pagar os juros), cair meia dúzia de posições no ranking da economia mundial, nada disso o deixa "indignado".
    O que o deixa indignado provavelmente é a sua combinação de "comunismo" com o capital…
    Vai que o "comunismo" fica rico?! Vai que o Brasil vira, digamos, uma China?!…(nem precisa, temos 1/6 de gente…)

dukrai

O Fernando Rodrigues, num vídeo da Falha/UrinOL, cita a pesquisa do Igolpe e diz que o suposto dossiê não alterou em nada o quadro eleitoral de empate de Serra e Dilma. Disse ainda que as pessoas precisam se preocupar com política e não dossiês.
É muito engraçado porque o FR trabalha na Falha, mas tenta se manter sóbrio no meio da gambazada e a fala dele tem duas leituras, para o leitor desavisado está dando uma bronca nos "aloprados" do PT, mas pra todo mundo que tem os dois neurônios funcionando o recado é claro. Pra turma do Vampiro Brazileiro e pro otavinho, seu patrão, está tudo muito bem, quem é besta pra acreditar na Falha só pode votar no Zé Tilápia.

    Márcia Aranha

    Desculpe, essa é a sua impressão…

    A minha é que trabalha 100% dentro da agenda de seu chefe, o Otavinho Ditabranda. Sua leitura da pesquisa é asquerosa, ao associar o crescimento de Dilma à presença de Lula.

    Segundo ele, Dilma só cresce quando Lula afronta a lei eleitoral e a promove.

    Uma idiotice pois é só seguir a tendência das pesquisas (inclusiva as do Datafolha) e ver que ela cresce sem parar.

    Enfim, é outra foquinha amestrada do Otavinho.

    beattrice

    O Fernando Rodrigues é um forte pilar da estratégia diuturna da FALHA em depredar o governo LULA, a candidatura Dilma e qualquer movimento progressista.

Marcelo Fraga

O mensalão não atingiu Lula em 2006 porque ele já estava "blindado" devido a sua popularidade e imagem. A Dilma não tem isso ainda, logo EU acho que esses "escândalos" inventados tem forte impacto na campanha dela.

    Maria Dirce

    Marcelo
    tem sim, forte impacto que faz Dilma crescer mais ainda.O povo sabe o que é bom pra ele, ou seja prosperidade, não vão arriscar mais estão vacinados.

    Márcia Aranha

    Provavelmente tanto IBOPE quanto Datafolha usarão este argumento para vitaminar Serra nas próximas pesquisas… Estão em pânico vendo o Horário Eleitoral Gratuito se aproximando e a tal vantagem de Serra se evaporando.

    Só golpe eleitoral pode mudar o rumo desta eleição e eles sabem disso.

    Antonio Lyra Filho

    Este é o seu desejo Marcelo. Pena que não deverá ocorrer. Até Fernando Rodrigues já disse que Dilma não será afetada.

    Valeu a sua torcida em vão.

    Marcelo Fraga

    Eu sou realista, e não um torcedor. Política não é futebol, meu amigo.
    Acho que você não sabe, mas sou eleitor inflexível da Dilma, mas sei que pra quem não a conhece e para quem a conhece pouco isso afeta E MUITO sua popularidade.
    O Brasil ainda é um país dominado pela mídia.

Roberto Decanine

Azenha, parabéns! seu comentário é muito esclarecedor! a classe média continua sendo muito tacanha e ainda não reconhece os méritos do Lulla, mesmo àqueles que subiram da D prá C, ainda bem! porque não passam de 20% do eleitorado brasileiro.

Go Oliveria

Acreditar sempre!
Vigiar por toda a eternidade!

Jairo_Beraldo

Perfeito…em determinada colocação do Caroni, fala que a classe média, teve o menor ganho, que foi de 5,5%. Tiveram, porque não acreditaram na equipe economica, e sim no PIG. E também quanto ao "dossiê", confirmou o que já sabemos. Não tocam mais profundamente o eleitor. E viva a blogosfera, com seus lideres incansáveis, como Nassif, Amorim, Azenha, Vianna, dentre outros, que não deixam factóides tomarem dimensões estratosfericas.

Deixe seu comentário

Leia também