Fátima Oliveira: Lula tem o direito de se tratar onde quiser

Tempo de leitura: 3 min

São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem

por Fátima Oliveira, no Jornal OTEMPO

Médica –  [email protected] @oliveirafatima_

A Constituição Federal de 1988 diz que “a República Federativa do Brasil é um Estado Democrático de Direito que tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político” (Dos Princípios Fundamentais, art. 1º).

Consta ainda em nossa Constituição que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas” (Dos Direitos e Garantias Fundamentais, art. 5º. X).

As citações relembram as bases legais, no Brasil, da autonomia ou respeito à pessoa, que considera que “o ser humano tem o direito de ser responsável por seus atos, de exercer o direito de escolha”.

Em bioética – a ética da vida -, o enunciado geral da autonomia é acrescido do que se segue: “Os serviços e profissionais de saúde devem respeitar a vontade, os valores morais e as crenças de cada pessoa ou de seu representante legal. Qualquer imposição é considerada agressão à inviolabilidade da intimidade da pessoa”.

Pelo exposto, conclui-se que a autonomia, no Brasil, alicerça dois direitos constitucionais: a dignidade da pessoa e a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem, mesmo quando titulares de tais direitos são figuras públicas. Como pode uma “pessoa pública” – a exemplo de parlamentares e governantes – ter direito a tais inviolabilidades?

Ora, ser uma “pessoa pública” não é condição para perder direitos, embora incorpore mais deveres. Uma pessoa pública em exercício de mandato eletivo deve explicações dos seus atos ao povo. Elementar: foi eleita para representar o povo ou governá-lo. E como tal está obrigada a prestar contas do que diz respeito à sua vida pública, ainda que seja na esfera privada, se repercutir na esfera pública.

As reflexões expostas tiveram como ponto de partida a recente polêmica (terá sido uma polêmica?) sobre a autonomia de que o ex-presidente Lula é titular, como qualquer cidadão do nosso país, de livremente escolher se quer tratar a sua doença, como e onde, segundo as suas posses.

As tentativas de linchamento moral e político, o desrespeito à vulnerabilidade de uma pessoa doente diante da medicina e da ciência não são apenas cruéis, são criminosos e podem aportar repercussões desfavoráveis na resposta ao tratamento. A má-fé, com o intuito de desmoralizar e vulnerabilizar, não pode ser aceita como algo normal numa democracia.

Só o preconceito de classe, uma das expressões da luta de classes, contra um sertanejo nordestino originariamente pobre e retirante que, pelo voto popular, presidiu o Brasil por duas vezes e ainda elegeu sua sucessora, explica que gente que se diz “bem-nascida” e que, mesmo quando come sardinha, diz que arrota caviar exija que Lula vá se tratar no SUS quando essa não foi a escolha que ele fez! Acessar o SUS é um direito, e não uma obrigação! Pero, a origem de classe é eterna…

Quem diz que a opressão de classe não existe e que a luta de classes acabou, a expressão “Lula, faça o tratamento pelo SUS!” desmente, além do que é reveladora de uma ignorância monumental sobre o SUS que, apesar das dificuldades e até sabotagens de classe, o hoje é melhor do que qualquer dia da era pré-SUS, por paradoxal que possa parecer!

Ao acabar com a figura do indigente na saúde, o SUS é a política pública que mais conferiu cidadania ao conjunto do povo brasileiro. Talvez resida aí o motivo pelo qual o SUS tem tantos inimigos. De classe!

Leia também:

Nina Crintzs: Eu, o SUS, a ironia e o mau gosto

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Virgínia dos Santos

"uma pessoa que paga durante trinta anos um plano de saúde como o ex-presidente Lula tem o direito de receber o melhor tratamento e o plano tem o dever de oferecer o melhor." Ministro Padilha
http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/11/mini

Sagarana

Concordo, o dinheiro é dele ( e bota dinheiro nisso), ele pode pagar ele tem acesso aos melhores médicos, hospitais, laboratórios etc.

    Mari

    A inveja é um vício mesquinho e sórdido: o vício do condenado que reclama porque o seu companheiro de prisão recebeu uma ração de sopa maior. (Kingsley Amis)

Virgínia dos Santos

Sem dúvida que esses palhaços não receberam educação em casa. Tripudiar de uma pessoa doente é o cúmulo da falta de vergonha. Falta de pai e mãe que os educasse e os preparasse para a vida em civilização

francisco.latorre

cambuda. de fiodapata.

eu acho é bom. muito bom.

revelador. da estupidez.

..

máscaras. caindo.

quero mais.

..

Benedito Alencar

É uma discussão que está cansando, porque improcedente e ridícula, mas precisa ser feita porque ela é fundamentalmente ideológica. Trata-se de ódio de classe. Fátima Oliveira tem razão de sobra. Quero parabenizá-la pela corajosa abordagem. E muito principalmente por ter colocado o debate nos termos dos direitos constitucionais fundamentais, relembrando assim aos "descuidados" que estão cometendo crime ao quererem que alguém abra mão de sua autonomia para cumprir seus desejos mais mesquinhos de seus desafetos.

Felipe Coelho

O pobre tem o direito de se tratar no Sírio? E no Einstein? Pois é para lá que todos os catedráticos do PT correm para curar suas enfermidades.

Esse comportamento de mandar o Lula pro SUS, era o mesmo dos petistas, quanto ao menor indício de resfriado do ministro da falta de saúde, José Serra.

Então, enfiem a hipocrisia no…

    francisco.latorre

    idiota.

    ..

João Figueiredo

Pelo que entendi da campanha "Lula, faça seu tratamento pelo SUS" é que as pessoas queriam que ele recebesse o mesmo tratamento que o povo recebe quando precisa se tratar da mesma doença que ele agora se trata e que pra ele é com total rapidez. Só isso!! Todos sabem que 35% dos pacientes de câncer não recebem tratamento. E que a demora em começar o tratamento leva muita gente ao óbito. Eu mesmo conheço algumas pessoas que perderam familiares por conta da espera. Enfim, ele que faça o tratamento dele aonde ele quiser e com a rapidez que for. Força Lula!!!

Carlos S. dos Santos

Perfeito!
Andei sapeando em outros lugares onde se encontra seu artigo.
Ficou difícil agora de dizer que Lula não tem o direito de se internar e se tratar onde quiser e sua grana Constituição (não era preciso (eheheheh). Alegam que ele tem o direito, mas não deveria ter usado o direito. Calhordice em um milhão de graus.

Hell Back

Não entendo por que de tanta polêmica sobre um assunto que é problema, não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. Nem na terra do capitalismo (EUA) quando o tio Sam fica doente pede ajuda pro governo. Não se esqueçam que tudo isso é obra-prima do neo-liberalismo.

Roberto Locatelli

Até o FHC achou absurda essa "exigência" de que Lula fizesse seu tratamento no SUS. Classificou os que falaram isso de "recalcados". Dessa vez (só dessa vez) concordo com ele.

O PSDB percebeu como foi ofensivo esse movimento nazi no twitter, facebook, youtube. O "recalcado" de S. André, autor de memorável video ofendendo Lula, foi tão pressionado pelos próprios tucanos que acabou pedindo demissão da presidência da Juventude do PSDB da cidade.

    Hell Back

    Será que não foi jogo de cena?

    Elza

    Roberto Locatel, vc acredita nessa história absurda do PSDB como verdade-verdadeira….. é pleonasma msm.
    Eles estavam apenas fazendo média c o povo brasileiro, eu ñ acredito nenhum tantinho. Agrdecemos sim aos Blogs progressistas e seus comentaristas, q reagiram de imediato, ía pegar mal pra eles serem acusados de preconceituosos. Sem medo de errar eles quiseram é livrar a própria pele.

    Zhungarian Alatau

    Claro. A mulher dele, D. Ruth, se tratou no Albert Einstein, em plena vigência da CPMF.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O FHC pode ser

    qualquer coisa de ruim,

    Mas Burro ele não é.
    .
    .

    Reg

    Nem dessa vez acredite nele.
    O que ele fez é o mesmo que fizeram os chefes dos algozes, que chegavam perto das vítimas torturadas dizendo-se indignados com a violência, posando de bonzinhos.
    O jogo sujo da turma do fhc, ele deixou para seus empregados e tirou o corpo fora, falando de "solidariedade".
    Os velhacos não são solidários nem em câncer.
    Continue não concordando.

Fernando

Os netos do Serra estudam/estudaram em escola pública?

Fernando Marley

Ele tem todo o direito de se tratar onde bem entender, o que ele não pode é pregar durante 08 anos que a saúde está uma maravilha e que se ficasse dente iria tratar-se num hospital onde o mesmo inaugurou em pernambuco. Isso é demagogia barata.

José

Concordo com Fátima. Existe um claro movimento baseado em preconceito de classe social contra Lula e sua família, mas isso não é tudo. Existe também uma visão equivocada de que existem dois sistemas de saúde no país separados em compartimentos estanques: um público representado pelo SUS, e outro privado representado pelos planos de saúde. Isso é falso.
O Hospital Sírio Libanês por exemplo, é um hospital filantrópico beneficiado por isenção fiscal e uma série de vantagens diretas e indiretas. Portanto caba perguntar: até que ponto ele é público e até onde é privado?
O fato é que existe uma distribuição dos poucos recursos destinados à assistência a saúde que não é republicana nem transparente. A névoa que esconde as fronteiras entre o público e o privado acoberta uma estratégia insidiosa e bem sucedida de apropriação privada do espaço público.
Os detratores do SUS não gostam de ver o ex-presidente operário no espaço destinado à elite, mas não dizem que esse espaço é financiado com dinheiro de todos mas é reservado para uso de alguns…

    Hell Back

    É a eterna luta de classes da qual Marx se referia. A história humana se resume na luta de classes.

Antonio Soares

O Lula vai, mais uma vez, vencer o câncer. Mais uma vez porque o câncer que é essa elite indigna, vil, preconceituosa e autoritaria, ele já venceu TRÊS vezes. A respeito dessas manifestações imbecis que temos lido, ouvido e visto, fico com uma frase de uma jornalista gaucha: " não há limites para a estupidez humana". Assim é essa gente que tem preconceitos contra o Lula: imbecis e estupidos.

Alexandre Felix

Se o Alckim matricular seus filhos na rede pública, aposto que Lula se trata no SUS…Ah, tenham dó…essa classe média está cada vez mais hipócrita!

Gersier

Lendo esse post me veio a lembrança os debates em uma das primeiras das muitas que vieram depois,as CPIs criadas pelo "etico" PSDB junto a outro "baluarte da moralidade" até então denominado de PFL hoje Demos em que o virgílio,que depois virou arthur mas mesmo assim não levou(também quem mandou ele dizer que iria dar uma surra no Lula?) questionava o uso do helicóptero Presidencial pelo Presidente Lula. Quem o "ébrio" queria que fizesse uso do mesmo? Ele? O filhinho "regador" público? O rapazinho de Paris?Até poucos dias atrás tinha aqui na minha residência uma dessas revistas de "amenidades" que oferecem gratuitamente por um certo período, em que dizia da "chiqueza" da D.Ruth em fazer compras em São Paulo utilizando o citado helicóptero.Ah,imaginem se a D. Mariza tivesse "essa audácia"? Esses salafrários são assim,se acham no direito de ser melhor que os outros,ter mais direitos que os outros mas no fundo sabem que não passam de um bando de párias preconceituosos e invejosos.

Orsola Ronzoni

Realmente Lula tem o direito de tratar-se onde quiser, pois com saúde não se brinca. Portanto, nada mais justo que ele busque o que há de melhor na medicina brasileira: neste caso o Sírio-Libanês de São Paulo. Outra coisa é querer ir descaracterizar a indignação popular que foi uma reação natural à mentira deslavada tantas vezes proferida por ele, que o SUS já “atingiu a perfeição”, e que “dá até vontade de ficar doente para poder internar-se na UPA”. É o famoso ditado: quem fala o que não deve ouve o que não quer.

    Jorge Andrade

    Qual indignação popular? Deixe de ser otário mestre. Indignação popular puxada por quem? Cadê o povo?
    O povo, como bem disse Joasinho Trinta: O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual".
    Ora Cara, deixa de ser ranheta.
    O que se discute agora é a escolha dele.
    E ele tem o direito de fazê-la.
    E agora tem como escolher. Não é mais retirante. Não é mais. Vê se entende isso. Porque isso é que essa gente que come sardinha e diz que arrota caviar não se conforma.

    Letícia Rios

    Orsola Ronzoni que bom que você reconhece a Lula um direito que é de todos os brasileiros. Pois é isso que seus comparsas dessas campanhas sem eira e nem beira pretenderam negar. Nada mais. E muitos patinhos caíram. Entraram de gaiato no navio.
    Mas os teus poréns são mentirosos. Nunca houve uma INDIGNAÇÃO POPULAR.
    Você sabe bem o que houve: ÓDIO DE CLASSE.
    Nada a ver com luta por um SUS melhor.
    Mandaram Lula ir pro SUS porque esses idiotazinhos, com perdão dos doentes, acham que SUS é medicina pra pobre. E aí mentem, Se mostram ignorantes. Tal qual você. Quem te disse que a melhor medicina de São paulo é feita no Sírio-libanês? Pois mentiu! Lá é bom. Mas não é melhor que vários outros lugares, inclusive alguns públicos.
    Essa gente da campanha do facebook se fosse séria estaria em outros lugares também, Está nos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde? Está batalhando nos Conselhos Locais de Saúde? Pois são os lugares onde se trava a bruta luta cotidiana pela melhoria dos serviços de saúde. Aposto que você nem sabe o que é isso meu chapa.

    Orsola Ronzoni

    Para Letícia Rios
    Letícia a tática de jogar uns contra os outros já está muito manjada.
    Ora, para que tantos Conselhos se Lula afirma que o SUS já pratica uma medicina próxima da perfeição? E ao Lula não se contesta, certo? E é por tais bravatas que houve a INDIGNAÇÃO POPULAR: se é perfeita pq. ele não recorreu a ela?
    Graças a Internet hoje qualquer pessoa consegue externar seu ponto de vista através das redes sociais, para cobrar coerência de alguém que faz parte da elite das elites brasileiras, o Sr. Lula da Silva.
    ÓDIO DE CLASSE? Esse é o raciocínio rasteiro das esquerdas, tudo é luta de classe. E o gozado é que a esquerda é tão preconceituosa quanto o mais preconceituoso do Brasil. Exemplifico com dois comentários: o primeiro de alguém do povão e o outro de um figurão comunista:
    1-Veja o comentário abaixo do Jorge Andrade: “Lula não é mais retirante, portanto, tem de se tratar no Sírio-Libanês;
    2-Palavras de Fernando Haddad em campanha para candidato a candidato à prefeitura de SP “Não se pode tratar o campus da USP como se fosse uma ‘Cracolândia’ e não se pode tratar a ‘Cracolândia’ como se fosse um campus da USP.” Traduzindo, a polícia existe apenas para reprimir pobres.
    Concordo com você, há ótima medicina em hospitais públicos. Em SP conheço dois: Hospital das Clínicas e o Hospital/ Fundação Antonio Prudente; ambos ligados à USP, portanto ao governo do estado de SP. Em Brasília, o aeroporto JK: todo figurão da República, de qualquer região do Brasil, vale-se do aeroporto para vir se tratar em SP. kkkkkkk

Juli

Continuação…
Lula, ao contrario de alguns, veio de baixo e sabe muito bem o que é enfrentar uma fila do SUS.
É por essas e por outras que Lula sabe que o SUS é para a grande maioria dos brasileiros o único meio para o atendimento médico. Todo mundo sabe que o sistema não é perfeito (nada é perfeito), mas dá assistência a muitas famílias que jamais teriam condição de pagar por uma consulta particular.

Juli

Concordo!
O Lula tem todo o direito se fazer seu tratamento onde quiser…
Alguns dizem que Lula deveria fazer seu tratamento pelo Sus, entretanto são exatamente estes que nunca o fizeram; outros afirmam que a doença dele é so jogada…Mas, quanto mais falam e criticam….mais o "ibope" de Lula cresce. E não é por causa da doença, como alguns dizem, e sim por seu carisma!

souza santos

Bem que os pobres poderiam ter esse mesmo direito.

José Eduardo Camargo

Falta classe a esses inimigos "de classe"!

Uélintom

E por falar em recursos pessoais para tratar da saúde, tive uma dúvida hoje. Agora que Serra não é mais candidato, ele faz o que para viver? Ele não é empresário e, que eu saiba, ele não é funcionário de nenhuma empresa. Com que recursos Serra anda pagando suas contas? Ele vai ao SUS quando precisa de médico?

    Aline C Pavia

    Ele anda de metrô, ônibus e faz baldeação na Sé?

    Hell Back

    Já esqueceram que vampiro só sai a noite e não precisa de trem e ou outro meio de transporte e sim de suas asas?

Alberto

… A revelação da grave doença do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva trouxe, infelizmente, bem mais do que uma onda de solidariedade.
A ira, o rancor e até um inacreditável entusiasmo ultrapassaram todos os limites do bom senso, descortinando um ódio de classe que, descobriu-se, ainda continua exageradamente impregnado.
(…)
No Facebook, uma hipócrita campanha se alastrou pela classe média bem nutrida provocando Lula a se tratar em hospitais do SUS, que pouquíssimos deles frequentam, aliás.
Com uma indisfarçável satisfação e a suprema ironia da desgraça, utilizaram a mais drástica das oportunidades para menosprezar a importância social do ex-presidente. Depois, é lógico, de terem comemorado a derrota do financiamento para a saúde pública. (…)

Trecho de: A euforia com a doença é pior do que um câncer – Marcelo Semer é Juiz de Direito em São Paulo. http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI54…

Alberto

O comentério de Ana Giulia Zortea mecere ser lido com um olhar que ele merece: o da lucidez.
E olhem que ela só tem 11 anos e entende do que está falando. Diferentemente de alguns INIMIGOS de Lula que estão saindo pela tangente, repetindo, repetindo e destilando seu ódio e com muita tristeza porque Lula ainda não morreu. E não será desta vez seus calhordas. Cuidado com o que falam!!! Muito cuidado. Estão cometendo um crime.
Só falam em liberdade de expressão para cometer crimes.
O artigo da Dra. Fátima Oliveira trata de algo da maior simplicidade e legalidade: o direito que Lula tem de se tratar onde quiser, já que o direito ao SUS é um direito e não uma obrigação.
Vai ao SUS quem quer e quem precisa – muitos ricos precisam dos procedimentos de alta complexidade que seus planos de saúde não cobrem – mesmo arrotando caviar. Já vi.
Mas agora depois que Lula está tratando um câncer por um plano de saúde eu quero é ver qual plano vai ter a coragem de negar um tratamento de câncer! Podem até negar, mas perdem na justiça! Porque agora há a JURISPRUDÊNCIA Lula.

    sonia santana

    Exatamente isto : os ricos entram no SUS para tratamentos de alta complexidade e usam os"corpos juridicos
    ( sim, eles têm um monte de advogados) para" exigir" do governo o custeio de remedios carésimos e experimentais… E se o povo não grita, tava o XUXU e o CARECA DA BOLINHA, dando 25% das vagas do Sus para os planos privados. E ainda usaram o $ do SUS em aplicacões financeiras para dar superavit e eles se acharem otimos gestores…
    Minha mãe se tratou de um cancer no SUS, minha prima fez um transplante de rim tambem pelo SUS. E sem
    " carteirada" pois não tenho este "puder" !!

kaccira

Concordo com você Leandro.O que aconteceu foi apenas uma resposta à verborragia inconsequente do ex-presidente que nunca perde uma oportunidade para reforçar seu estilo populista.Na inauguração de um setor em um Hospital chegou a dizer, "Eu acho que não está longe da gente a atingir a perfeição no tratamento de saúde neste país”.Em outra ocasião falou que dava vontade de adoecer para ser tratado em uma unidade do SUS.Nunca antes na história desse país tivemos um político que cometesse tantas gafes.Como vivemos em uma democracia e temos liberdade de expressão, algo que muitos aqui detestam, vamos continuar expressando nossas opiniões, queiram ou não os fanáticos seguidores do "cara".

Mari

Em minha opinião Fátima Oliveira escreveu o artigo definitivo sobre o assunto.
Lula tem todos os direitos que qualquer cidadão brasileiro tem. Então, como disse Fátima, segundo suas posses, pode se tratar onde bem quiser. Não é da conta de ninguém. E nem é crime.
Agora certas pessoas quererem determinar onde Lula vai se tratar é de uma safadeza política sem tamanho.
Concordo com Fátima quando diz que com todas as dificuldades o SUS hoje é melhor do que qualquer dia da era pré-SUS. Pura verdade.
O Dr. Marcelo Semer é Juiz de Direito em São Paulo, escreveu também um bom artigo, que está no Portal Terra, sobre o assunto: A euforia com a doença é pior do que um câncer.
No mais, parabéns ao TEMPO pela colunista corajosa e lúcida que tem.

Mari

SOBRE …gente que se diz "bem-nascida" e que, mesmo quando come sardinha, diz que arrota caviar…

"Comer sardinha e arrotar caviar…" é o título de um artigo de Fátima Oliveira, que tenho em meus arquivos de computador, publicado pelo O TEMPO, em 21 de agosto de 2007, mas não o encontrei nos arquivos do jornal.
Como ele é muito bom, busquei na internet e o encontrei num site piauense, chamado CABEÇA DE CUIA, recomendo: http://www.cabecadecuia.com/noticias/9761/comer-sardinha...

Ze Duarte

Lula pode se tratar onde quiser, e espero que ele melhore… o que não muda o fato do responsável por estes comentários ser ele mesmo, pois sempre abre a boca pra falar bobagem inlusive que queria ficar doente pra poder usar uma UPA que estava inaugando, o que era mentira e demagogia, já que na hora que ficasse doente iria correndo pra um hospital pago, como fez.

Então essa conversinha mole de preconceito não cola, até porque Lula é rico e não trabalha há mais de 30 anos…

jucemir

O SUS pode não ser o inferno mas também não é nenhuma maravilha.Seja lá quem for que possa pagar um tratamento no Sírio-Libanês – é o caso de Lula, de Maluf, de Sarney, de Fernando Henrique, de Mário Covas, de Eike Batista, de José Alencar, de Sílvio Santos, de Pelé – preferirá fazê-lo a correr risco na rede pública.
É tudo muito simples.

Aline C Pavia

10 dias esse assunto. Já deu. Descobrimos 150 mil ou 200 mil ignorantes absolutos sobre SUS e sobre saúde pública no twitter e no Facebook. Ignorância aliada a preconceito de classe e somada ao ódio de quireras de gentes por Lula e Dilma. Vamos virar a página em busca de lufadas de ar fresco na internet, depois de 10 dias aguentando comentários vindos de neandertais ou pitecos. Enjoou, cansou.

Polengo

E mesmo assim, o Lula é que nem bolo, quanto mais batem, mais ele cresce.

Lu_Witovisk

A-d-o-r-e-i!! é bem isso… come sardinha, diz que arrota caviar e vive engrossando a fila do penhor da caixa…. mas de tudo, o pior é o ódio que esse povo tem. Credo!

Celso

O CQC ontem foi posar de politicamente correto sobre essa questão, mas não deixou, de forma ardilosa, de construir a associação cancer, cigarro, pinga misturada com o homem público Lula. A emenda ficou pior que o soneto ou se fez uma caixa de ressonância na TV do que de pior apareceu nas redes (anti) sociais?

EUNAOSABIA

O povo não é mais tão burro como vocês pensam ou gostariam que fosse.

VNEN.

    ZePovinho

    Vendo o monte de estrume que vc escreve eu me convenço de que nossa classe média é burra mesmo.

    francisco.latorre

    estrume não.

    estrume tem serventia.

    tá mais pra lixo tóxico. chorume.

    ..

José Vitor

"Lula tem o direito de se tratar onde quiser"

Todo mundo sabe disso, inclusive os imbecis que ficaram criticando o Lula.

Todo mundo sabe que é uma guerra política, onde a mídia pauta o governo de um lado, deixando-o na defensiva, e pauta a oposição de outro lado, fornecendo o velho discurso anti-corrupção que é usado quando não se tem nada mais a oferecer para o país.

Todo mundo sabe de tudo isso. A questão é: quando é que a Dilma vai se mexer, vai usar seu poder para pautar os rumos da discussão política ? Porque se ela continuar com essa postura ridícula, covarde e medrosa, logo logo o alvo dos ataques não vai ser os ministros, nem o Lula: vai ser a própria Dilma. E aí, o que ela vai fazer , vai se demitir também, assim como demitiu o ministro dos Esportes ?

A bola está com a Dilma.

leandro

Concordo, ele tem direito de se tratar onde quiser, ele ganhou bastante dinheiro para pagar onde quiser mesmo. A questão é a lingua dele. Falar que dava vontade de adoecer para se tratar numa unidade do sus no Recife é que foi dose. Esse é o motivo do protesto nas redes sociais, essa história de preconceito é balela, quem protesta só quer coerencia entre o que ele fala e o que faz.

    Tobias Reis O. LLory

    perfeito!

    EUNAOSABIA

    Seu Troll de direita, o senhor não passa de um reacionário, viúva de FHC, vocês faliram o país 40 vezes, vendilhões da pátria, lambe botas dos iankes, privatarias, FMI, bla bla bla…

    Hoje em dia andamos de cabeça erguida graças ao nosso grande, amado, eterno, somos respeitados, os iankes nos pedem esmola e clemência… e bla bla bla…

    Esses caras são doentes… ele está apenas pagando por ser um embusteiro, populista e palanqueiro de araque.

    A medida que a população for se informando e se educando esse tipo de político vai tender a extinção.

    Ana Giulia Zortea

    Leandro, me desculpe mas este tipo de protesto só tem um objetivo, que é o de influenciar a opinião de pessoas para se voltarem contra o presidente, e tem muito pouco a ver sobre o que ele falou ou deixou de falar,até porque tantos outros politicos falam coisas que não deveriam e nunca são cobrados sobre isso. Quantas vezes na vida você não falou coisas, mas que na verdade sabia que não era para levar ao pé da letra?? Pois é foi o que aconteceu, mas ele como uma pessoa publicar e tão popular precisa de paz como falou um leitor do meu blog, por este motivo não pode ficar exposto caso contrario muitas pessoas que gostam dele irão querer ir tirar fotos e outras coisas, e quem não gosta também poderia chegar perto. Por este motivo ele não pode ir se tratar pelo SUS, e além do mais ele tem plano de saude. Pergunto quem paga um plano de saúde quando adoecer vai procurar ajuda no Sus ou pelo convenio??? é meio ilógico, não achas???

    leandro

    Não to dizendo que ele tem que ir se tratar no sus, de jeito algum, ele é ex presidente da república. Só estou dizendo o motivo desses movimentos. O povo não esquece quando a fala chega a beirar o deboche como na inauguração no Recife e também qando disse que o sus beirava a perfeição, etc.. O povo que sofre todo dia em filas não engole isso.

    leandro

    Aliás, esse é o verdadeiro capitalismo selvagem, ele ganha uma fortuna pregando uma coisa e quando a corda aperta pro lado dele, vai se tratar num hospital privado e de elite contrariando tudo que disse. O povão que vá se ferrar no sus, eu não.

Deixe seu comentário

Leia também