Emílio Rodriguez: Resultados do Saresp mostram incompetência do governo Doria na Educação e exclusão digital; vídeo

Tempo de leitura: < 1 min

Da Redação

Nessa quarta-feira, 02-03, o governo João Doria (PSDB) divulgou os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

“Os dados oficiais mostram a incompetência tucana na gestão da educação”, avalia o professor Emílio Rodriguez no vídeo acima. 

As provas foram aplicadas em dezembro de 2021 para mais de 642 mil alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio da rede estadual.

Em língua portuguesa, os alunos do 5º ano da rede estadual do ensino fundamental têm o mesmo nível de conhecimento que os estudantes do 3º ano. 

Em matemática, esses mesmos alunos do 5º ano têm o mesmo nível de proficiência que os do 2º ano. 

Comparados aos números de 2019, anteriores à pandemia de Covid-19, o recuo foi de 8,5% – 216,8 para 198,2 – em língua portuguesa e 9,1% – 231,3 para 210,2 – em matemática, resultados semelhantes a 2012 e 2013, respectivamente.

No ensino médio, o desastre é ainda maior. O estudante do ensino médio de São Paulo sai com defasagem de seis anos.

“Os dados mostram também os objetivos políticos de fazer uma avaliação em 2021, ano de pandemia, e comparar com avaliação de 2019, ano que não teve pandemia”, afirma o professor. 

“Não é possível comparar coisas díspares”, diz.

“Cadê o centro de mídia do Estado para atender os estudantes?”, questiona. 

Segundo o Tribunal de Contas do Estado, apenas 50% dos estudantes conseguiram acessar o centro de mídia o que mostra que o maior estado da federação não tinha uma política voltada para a população, principalmente a mais pobre. Uma exclusão digital incrível.

Leia também

Bolzan: Contorcionismos da mídia para encobrir e apoiar grupos nazistas na Ucrânia

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ibsen Marques

O parágrafo sobre os interesses políticos me causou estranhamento. Primeiro o professor faz a comparação entre os resultados de 2021 e o de 2019 para depois dizer que não há como compará-los. Segundo, qual o interesse político na realização do Saresp em 2021? Dar um tiro no pé e demonstrar a própria incompetência em levar a educação a todos em tempos de pandemia? Ao demonstrar que o governo do estado fracassou em disponibilizar o acesso ao Centro de Mídias para todas a famílias dos educandos? Se foi isso, conseguiu com louvor.
A despeito da destruição massiva e consistente praticada pelo PSDB no estado a população permanece apoiando esse projeto (Alckmin seria eleito se estivesse candidato). E parece que o PT também está apoiando o que se fez ao estado na gestão desse partido, afinal, está trazendo seu maior representante para compor a chapa do PT à presidência.

Deixe seu comentário

Leia também