VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Em inglês, Caetano Veloso faz alerta sobre fascismo e pede que público assista documentário brasileiro que concorre ao Oscar
Reprodução
Você escreve

Em inglês, Caetano Veloso faz alerta sobre fascismo e pede que público assista documentário brasileiro que concorre ao Oscar


26/01/2020 - 14h11

Da Redação

O cantor e compositor Caetano Veloso publicou um vídeo em inglês pedindo a seus seguidores que assistam Democracia em Vertigem, o documentário de Petra Costa que concorre ao Oscar.

A mensagem pode ser vista como um tentativa de Caetano de ampliar o alcance da mensagem do documentário, que retrata o golpe de 2016 no Brasil.

Caetano tem milhões de fãs fora do Brasil, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.

Ele tem influencia em círculos intelectuais ligados à musica e ao ambientalismo no Exterior e tem se engajado no combate ao fascismo.

Foi vítima da ditadura militar brasileira (1964-1985), que o forçou ao exílio em Londres.

Democracia em Vertigem concorre ao Oscar de melhor documentário longa metragem na noite de 9 de fevereiro com American Factory, The Cave, Sama e Honeyland.

Produzido pelo casal Barack e Michele Obama, American Factory (Indústria Americana, em português) é tido como o favorito.

O Viomundo publicou uma crítica ao documentário, notando que Indústria Americana evita tocar na essência da parceria entre o grande capital dos Estados Unidos e o Partido Comunista da China na exploração da mão-de-obra barata chinesa, que agora se reproduz… nos Estados Unidos.

Indústria Americana trata de questões importantes e teve acesso extraordinário aos bastidores da situação que pretendia retratar. Porém, o documentário dos Obama tem tudo para agradar em cheio aos jurados do Oscar justamente por omitir trazer à tona debate que poderia ser embaraçoso para seus financiadores.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

30 de janeiro de 2020 às 21h35

Chico Buarque de Holanda fala sobre #DemocraciaEmVertigem (#TheEdgeOfDemocracy)
de @petracostal que mostra os bastidores do golpe de 2016 contra @dilmabr
e concorre ao Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem.
A premiação ocorrerá no dia 09/02/2020 na Academy of Motion Picture Arts and Sciences, Hollywood, Los Angeles, Califórnia, EUA.

https://twitter.com/i/status/1222970175395368960

Responder

LULIPE

28 de janeiro de 2020 às 09h35

Caetano calado é um poeta.

Responder

a.ali

27 de janeiro de 2020 às 13h00

que ñ seja em vão, caetano…

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.