Dilma: Episódio do Pinheirinho não será esquecido

Tempo de leitura: 2 min

Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

A  presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25) na sua conta no Twitter que o episódio de Pinheirinho não será esquecido. Ela assina, em São José dos Campos (SP), ordem de serviço que autoriza a construção de 1.461 unidades habitacionais para famílias que foram despejadas da comunidade paulista, em 2012. Segundo a presidenta, as novas casas vão permitir que as famílias despejadas recomecem a vida. Os residenciais Pinheirinho dos Palmares 1 e 2 farão parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e terão, no total, 1,7 mil unidades habitacionais.

“Sabemos que diálogo é fundamental numa democracia porque cria consensos e permite a garantia de direitos. Hoje um novo Pinheirinho está surgindo no horizonte. Estou em São José dos Campos para o início das obras do Residencial Pinheirinho. Serão 1,7 mil moradias em área regularizada, com todos os serviços públicos. Casas que vão proporcionar a cada família a oportunidade de recomeçar a vida com dignidade”, escreveu, antes do início da cerimônia.

A desocupação feita pela Polícia Militar e a posterior destruição de todas as casas erguidas no local ocorreram no dia 22 de janeiro de 2012. A medida atendeu a uma ordem de reintegração de posse da Justiça em benefício da massa falida da empresa Selecta Comércio e Indústria S/A. Cerca de 6 mil pessoas ficaram sem moradia. O caso foi levado à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) por denúncias de violação de direitos humanos durante a desocupação.

Segundo Dilma, a partir do diálogo com movimentos sociais, os governos federal e do estado de São Paulo e a prefeitura de São José dos Campos reuniram recursos para financiar a construção dos novos residenciais. “Escreveremos juntos essa história: os moradores de Pinheirinho, com sua determinação e força e nós, do governo, com a mobilização de recursos e políticas que garantem o direito à moradia”, diz a mensagem da presidenta no Twitter.

Leia também:

Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Idalina Barion

Senhor Presidenta Dilma
Fico feliz por esta conquista no Pinheirinho.
Peço que faça também com as 1500 famílias de:Rosa Leão e 2500 famílias de Wilian Rosa que estão aeaçadas de despejoaqui em Belo Horizonte.
Com muito carinho pela consideração por seu trabalho pela população. Ir. Idalina Barion

Elias

Como disse Fabio Passos, comentarista do Viomundo: “Demorou. Mas antes tarde do que nunca.”

Infelizmente, para os pobres, as coisas são assim, demoradas, esperançadas, até que um belo dia surge uma luz. Tudo bem, antes tarde do nunca, mas seis mil pessoas foram arrancadas de suas moradias e atiradas ao relento. Dois anos depois uma “alma” benevolente vem anunciar que será autorizada a construção de “1.461 unidades habitacionais para famílias que foram despejadas da comunidade paulista, em 2012.” E aquelas pessoas? Quanto tempo ainda hão de esperar até que se completem as construções? Onde estão aqueles seres aflitos e desesperançados que viram o inferno no dia 22 de janeiro de 2012? Ah! Sei lá. Pinheiro, pra mim, é ferida que não cicatriza. Não consigo imaginar um número percentual das seis mil vítimas daquele ato terrorista voltando para essas novas habitações. E que má memória hão de ter, quando olharem da janela o local daquela “barbarie” que envergonhou o Brasil perante o mundo. Fabio Passos também diz: “Parabéns a presidenta Dilma”. Nesse coro eu não entro. O que aconteceu no Pinheirinho era para ser resolvido nos dias imediatos. “Antes tarde do que nunca”, tudo bem. Mas muitos já se perderam nesse “tarde”. Dilma tem meu respeito e meu voto. Só não engulo esses anos todos passados e ainda por passar para resolver um problema que abalou a vida de seis mil brasileiros pobres para dar ganho de causa a um estrangeiro rico.

Mauro Bento

Excelente.
Só fica faltando responsabilizar os mandantes e os executores da barbárie durante a desocupação.Não podemos esquecer.

Julio Silveira

Agora, a Dilma, deve botar sua área de comunicação para trabalhar, evitando deixar que a turma tucana e associada (que expulsou os cidadãos do Pinheirinho a baixo de porrada, tratando-os pior que carrocinha atrás de cães sem dono) ainda posem de solidários e responsáveis pela solução do problema. Essas coisas tem que ficar bem evidentes para a cidadania.

Urbano

Quando vi o fogo, aí me veio à mente que a falta de água (só para os pobres, claro, pois o facho, digo, o jato não contempla a todos) vai ser o queijo da marmelada dos incêndios nas favelas de Sampa.

    Urbano

    Puxa boston! Pra que fui lembrar? Depois do meu comentário acima, os fascistas incendiaram outra favela em… Aliás, nem precisa dizer onde.

Fabio Passos

Demorou.
Mas antes tarde do que nunca.
Parabéns a Presidenta Dilma.

E que SP consiga livrar-se dos canalhas que roubam do povo pobre e trabalhador… para dar a milionários bandidos e vagabundos!

Fora psdb-PiG!
Fora alckmin covarde! Lacaio dos poderosos! Pau-mandado da “elite” branca e rica!

Deixe seu comentário

Leia também