De como exercer a ousadia moral
19/05/2010 – 23:13
Por Mauro Santayana, no Jornal do Brasil
Velha teoria explica as guerras generalizadas como inevitável irritação da História: as situações envelhecem e se tornam insuportáveis, para estourar nos conflitos sangrentos. Alguns as veem como autorregeneração do mundo, ao contribuir para o equilíbrio demográfico. Outros a atribuem à centelha diabólica que dorme no coração dos homens e incendeia o ódio coletivo. O mundo finará sem que entendamos a fisiologia do absurdo. Para os humanistas, são repugnantes os massacres coletivos tanto como os assassinatos singulares.
De qualquer forma, a História tem como eixo a tensão permanente entre guerra e paz; entre a competição e o entendimento; entre o egoísmo que se multiplica no racismo e a solidariedade internacional. Uma coisa é inegável: quando os mais fortes querem, não lhes faltam argumentos trôpegos para justificar a agressão. La Fontaine soube reduzir esse comportamento no diá logo entre o lobo e o cordeiro. Quando o lobo quer, os filhos são responsáveis por falsas culpas dos pais e as águas sobem os rios.
É interessante registrar, no episódio da questão do Irã, algumas dúvidas que assaltam o homem comum. A primeira delas – e devo essa observação a um amigo – é a do direito de os possuidores das armas atômicas decidirem quem pode e quem não pode desenvolver a tecnologia nuclear. Mais ainda, quando o árbitro maior é o governo do país que a usou criminosamente, ao arrasar, sem nenhuma razão tática ou estratégica, duas cidades inteiras e indefesas do Japão. Reduzidas as dimensões do absurdo, podemos aceitar como lícitas as associações criminosas, como as dos narcotraficantes dos morros. Possuidores de bom armamento, impõem sua lei às comunidades e constroem sua própria legislação, cobram tributos e exigem obediência, sob a ameaça dos fuzis e da tortura. Chegaremos assim a uma sociologia política, abonada indiretamente por Weber e outros, que admite todo poder de facto, sem discutir sua legitimidade ética.
O momento histórico é de grande oportunidade para a Humanidade – e de grande perigo, também. A República dos Estados Unidos é um lobo ferido em suas entranhas. Por mais disfarcem o choque, a eleição de Barack Hussein Obama lanhou as glândulas da tradição conservadora da Nova Inglaterra. A águia encolheu suas asas. A maioria dos estados e, neles, a maioria dos eleitores, decidiu por um homem mestiço, filho de pai negro e mãe branca, nascido em uma colônia dissimulada em estado, o Havaí; e que passou o período mais importante da formação, o da adolescência, na Ásia: na Indonésia muçulmana e no arquipélago em que nasceu.
No inconsciente coletivo, os Estados Unidos já sentem a decadência, que se acelerou com o neoliberalismo. Eles poderão administrá-la com inteligência, integrando-se em uma Humanidade que necessita, com urgà ªncia, de novos parâmetros e de nova tecnologia, capazes de preservar a natureza, hoje em acelerada erosão, ou entrar em desespero. Se entrarem em desespero, conduzirão o mundo a nova guerra, mas isso não parece provável, diante da crescente consciência antibélica de seu povo.
Por enquanto os falcões parecem contar com a Europa e com a China, no caso do Irã. Mas não há, nos horizontes movediços de hoje, país suficientemente forte, capaz de impor-se aos demais. A Europa desce a ladeira, com sua bolsa de euros de barro, e a União Europeia se encontra ameaçada de fragmentação. A China é uma nebulosa impenetrável. O capitalismo financeiro descolou-se de qualquer compromisso ético, se é que o teve um dia. O sistema se torna mais selvagem quando se vale dos instrumentos tecnológicos de operação universal e instantânea.
É nesse momento que a presença do Brasil começa a impor-se no cenário internacional. Não temos armas atômicas, não dispomos de exércitos numerosos e bem equipados, mas somos chamados a manter o bom-senso, e manter o bom-senso é exercer a ousadia moral.
Apoie o jornalismo independente
Digam o que disserem os quislings domésticos, o Brasil ganhou o respeito do mundo ao buscar a paz no Oriente Médio. Se contribuirmos para evitar o conflito, nosso será o mérito; se não houver o êxito, fica, na História, o testemunho de um esforço destemido e honrado – e não menos meritório.
Comentários
Sérgio Luiz
"Comece fazendo o necessário, depois o possível e, quando voce menos esperar, estará fazendo até o impossível!".
Palavras de nosso Presidente Lula em seu discurso de posse. E não é que ele cumpriu isto exatamente?! Com ele, o Brasil está ocupando o vácuo moral que os eua jogaram no lixo, se é que um dia tiveram…
Carlos
Sábios foram também os que concederam o Nobel da Paz ao presidente da maior potência militar.
Paulo
Vamos ter que resolver isso. Quem suporia que nem todos podem ter uma geladeira ou automóvel pois o meio ambiente não suportaria? É isso. Nós pensamos no nosso bolso. Falta uma nova ordem mundial. China, Irã, Brasil não se desenvolveram e não parece que vão chegar onde querem, mas insistem em se desenvolver mas não há esta possibilidade. Uma geladeira para cada habitante do globo? Assim não dá.
Leider_Lincoln
E por falar em moral, ou falta dela, e o DataFolha, hein? Corrigiu a misteriosa diferença que o Separava do Vox Populi e do Sensus… E desta vez o Twitter não ficou cheio de menções raivosas aos institutos "petralhas", vejam como são as coisas.
Carlos
E o Paulo… Francis voltou!?
Para o lançamento de "Cabeça… de vento" – faz sentido: birutas pelaí.
Trilogia concluída, pleiteia vaga – quem diria… – na academia.
Supertramp68
Digam o que disserem os quislings domésticos!! Mas sou um quisling selvagem??? Grandes besteiras foram ditas neste texto e emocionaram as esquerdas apaixonadas. Lula, simplesmente se meteu nessa não por causa do irã em si, mas para afrontar os EUA e ficar bem na foto com seus cupinchas ditadores e com seu eleitorado de cabresto. Esforço destemido e honrado? mas qual? Facil fazer firulas quando não é o seu que esta na reta. Se o Irã for atacado ou se ocorrer outro ato terrorista em NY, que é que tem? Vai aparecer outro idiota pra dizer que foi armação da CIA.. E vva a ditadura sindical populista!!!
Lambreta 44
Não é à toa que você assina "Supertramp"…por certo deve estar saíndo "no seu" a distribuição de renda e o Bolsa Família…melhor esntão seria mudar-se para algum escondeirijo europeu!
@SAGGIO_2
Santayanna é ótimo. Seu único defeito é ser eleitor do Narizinho…
(afinal, ninguém é perfeito, né?)
JSB
Perfeito! Intencionalmente ou não, o fato é que Lula & Cia faz desmascarar mais um grande engodo – e que engodo!! – Agora compreende-se bem porque Lula & Cia. não reagem com as mesmas táticas as agressões sofridas, por exemplo, as provocações que tem resultado em multas dos Tribunais Eleitorais. É tão evidente o partidarismo da mídia que parece até que Lula deseja que continuem a malhar, a processar e multar. Lula está se transformando em mestre do desmascaramento.
mila
Fora de pauta:
Acordem, AZENHA E CONCEIÇÃO.
Ta bombando na rede:
Depois do resultado da pesquisa DATAFALHA dando empate entre DILMA e SERRA, Josias de Souza em seu BLOG dando voz a Marco Aurelio Mello que ameaça um GOLPE DO JUDICIÁRIO nas eleições de 2010.
REFORMA DO JUDICIÁRIO, JÁ.
Vejam o GOLPE ANUNCIADO:http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/
A MARINA LARANJA foi MULTADA.
O AECIO TAMBEM.
SO NÃO FOI O SERRA. Por que, HEIM? Para torna-lo o unico em condições de assumir a PRESIDENCIA. É GOLPE!!!!!!
Marcos Faria
Mauro Santayana escreve muito bem. Até sei os motivos que o levam a não escrever nda sobre a greve dos professores em Minas Gerais, mas, sinceramente, não entendo. Uma pessoa que tem talento para escrever não precisa ficar com medo do jornal Estado de Minas o dispensar a não ser que o que escreve não tem nada a ver com sua maneira de pensar.
Paulo
Claro, eles vão implicar. Os EUA não reconhecem o pre-sal. Lula é ótimo.
Paulo
Empedernidos. Ora, a divisão do poder não se faz se não foram os pobres.
jbmartins
Otimo texto, com todas as possibilidades possiveis que o mundo globalizado colocou a humanidade, onde todos somos responsaveis pelo visinho, por que o que atingir o visinho pode respingar em nos.
Paulo
O caso Lula – Ora, Lula não passa de uma criança. Dá para prever o comportamento dele. Temos história, dados históricos que nos permitem prever aonde a brincadeira vai dar. É tudo previsível.
Paulo
Tá bom, sou filósofo. Para justificar a atual situação é fácil; Basta usar a cabeça. O cérebro humano justifica tudo. Vamos ser gênios. Não é o sonho, sermos os melhores?
Paulo
O refinamento da arte, do comportamento humano fora esmagado. Me candidato a uma vaga na academia. Vamos ser metidos. New Age.
Paulo
Se os ets cultos começassem a falar… mas eles não estão lá no planalto já. Sabujos. Gostaria de saber pintar os sabujos. isso aí é totalmente ridículo.
mila
Dos trolls sabujos dos senhores da guerra aguardarei manifestações a favor da dita cuja.
Um caisa é certa, Lula jamais poderá ser acusado de omissão. So por isso já é um VENCEDOR. O maior imperio belico em decadencia é um perigo para a humanidade. Acredito que a reação pela PAZ vira das entranhas do imperio.
Marcelo
O texto é preciso, perfeito não há como refutar uma só palavra.
antonio rodrigues
Concordo que o texto é preciso.
Mas não confiaria na improbabilidade da guerra, "diante da crescente consciência antibélica de seu povo".
Primeiro, porque o povo americano e curtido na violencia desde os primeiros desenhos animados na infancia.
Depois, porque basta uma camionete parada na esquina com um bujão de gaz no seu interior, para a nação americana achar que os inimigos muçulmanos estão chegando as portas da Casa Branca.
Gerson
Pois é,
O pior é que o tal "butijão de gás na esquina", pode ser colocado pelos traidores da pátria.
Um "quisling" nos USA.
Será que eles, a nação americana, tem consciência disso ?
Tenho minhas dúvidas também.
Bonifa
A guerra é natural e cotidiana nos EEUU. O povo foi educado para isso. E entende que as senhoras mais amorosas que choram demasiado a perda de seus filhos são traidoras da pátria. Como se vê nos filmes de Michael Moore.
antonio rodrigues
O americano nasce e ja na infancia começa receber as primeiras doses atraves daqueles violentos desenhos animados onde o rato enfia uma bomba na bunda do gato, que responde com um tiro de canhão na cara do outro.
Na adolecencia a diversão é ver o indio morrer em matança generalizada nos faroestes.
Na mocidade a emoção se transfere nos filmes para as vitorias dos exercitos americanos bombardeando japoneses, vietnamitas, coreanos, iraquianos e os mais novos, assassinando afgãos.
Na idade madura, como todos os inimigos ja foram aniquilados, o prazer passa ser assistir o exterminador acabar com os extraterrestre de todo universo na telas.
Bonifa, podemos esperar o que de um povo curtido com tanto amor ao odio ?
mila
Como no 11 de setembro, os neocons da direita pela GUERRA serão capazes de TUDO.
ailtonfilho
concordo contigo antonio.
e ainda, rolei de rir com o caminhão de gás na esquina.
william porto
claro, logico, evidente, um primor de texto, essa mauro e o cao chupando manga, arretado.
@edvett
Além dos ataques a Hiroxima e Nagasaki, que poderiam ter o mesmo efeito tático/estratégico com um convite público e salvaguardado ao imperador e seus militares para assistir à uma "demonstraçãozinha" numa ilha deserta qualquer, como as que utilizaram depois, pouco se fala do(s) bombardeio(s) de mil aviões com bombas incendiárias às áreas civis de Tókio, uma cidade massiva em casas de madeira. Resumo da ópera: mais de 100 mil MORTOS em CADA UM de apenas 3 ataques.
Em matéria de destruição em massa, deveria estar no Guiness Book, pois não?…
Carlos.
Teve também os bombardeios a Dresden que exterminaram centenas de milhares de civis.
Carlos
E os massacres no Vietnã.
Carlos.
Sabe o que eu acho? Acho que houve uma paritlha de poder nos EUA. Barack Engana ficou com as questões domésticas: a criação de um SUS terceirizado, a alteração nas legislações sobre o mundo financeiro e outras. Hillary é a representante dos falcões, daí que Sofia Laura resolveu rebatiza-la como Pink Vader.
Os EUA são o único país do mundo que usou armas nucleares contra outros seres humanos, elevaram a tragédia de Guernica a outro nível de terror. A comparação entre os traficantes que impõem seu domínio à força de armas com o que os EUA fazem no mundo hoje é perfeita; eles não possuem autoridade moral para cobrar nada de ninguém. Quantos milhares ou milhões de pessoas já morreram desde que os EUA se tornaram potência belicista? George Lucas não percebeu, mas eles é que são o Império com suas estrelas da morte.
Elis Fiamengue
Lindo texto! Lúcido e espetacularmente claro. Parabéns!!
Carlos
"Digam o que disserem os quislings domésticos, o Brasil ganhou o respeito do mundo ao buscar a paz no Oriente Médio. Se contribuirmos para evitar o conflito, nosso será o mérito; se não houver o êxito, fica, na História, o testemunho de um esforço destemido e honrado – e não menos meritório."
.
Cadê eles, os quislings de todos os dias?
Luiz Augusto Barroso
Em 1964, os ianques inventaram o Incidente do Golfo de Tonquim e se atolaram num dos piores desastres militares da História, no Vietnam. Mas não aprendem. Agora inventam um torpedo enferrujado que dizem ser da Coreia Popular e Democrática, encontrado quase inteiro e que, segundo alegam, teria destroçado um navio imenso. E não deixam a delegação da RPD da Coreia conferir mesmo que seja para admitir alguma culpa. Haja santa paciência com os ianques e suas turmas !
armando duarte
O Brasil agiu com etica , moral e principalmente com espírito de evitar um mal maior. A perseguição física ou moral que os USA fazem contra o Irâ não tem paralelo na historia contemporanea. Querem ver sangue e destruição como fizeram com o Vietnam , Iraque e estão fazendo com o Afegnistão : destruição em massa. Lula , de igual para igual, conseguiu firmar um acordo internacional que é bom para todo o mundo. Mas não serve aos próposito de guerra dos USA. Lula como sempre fez sua parte. Passado o estupor inicial o mundo começa a ver que este acordo de paz é a melhor solução para o Oriente Médio. A partir de agora LULA tem todo o estofo moral e ético para mediar acordos em todas as partes do mundo.
Paulo Achilles
Espetacular!!!! Um dos melhores texto que li nos últimos tempos. Parabéns Santayana e valeu Azenha por nos trazer esta luz maravilhosa
Elias São Paulo SP
Oito parágrafos podem valer um livro. Inúmeros artigos me dão a sensação de que acabei de ler um livro. Este, do Santayna, é um. A capacidade de síntese que Oswald de Andrade soube praticar com mestria sempre me fascinou. Infelizmente não tenho esse dom. Concordo com dukrai (comentarista) que aponta momentos falhos em Santayana (outros textos), mas que no conjunto revela-se um grande autor. Só uma observação: quanto aos ‘quislings domésticos’ não colocaria no plural. Há um traidor, sim, e quiçá mais um. Mas no plural temos os vendidos, que são incontáveis. O vendido é um ser menos explícito que o traidor, embora sua nocividade seja comparável. São os vendidos domésticos que jogam contra o Brasil. Esperneiam, criam falsificações, sujam tudo por onde passam. E fazem isso com ar de esnobe, posam como se fossem os próprios imperialistas de quem são meros vassalos. Vendidos! Vendidos! Eu os enojo.
Elias São Paulo SP
A gramática sempre me derruba numa cama-de-gato. Devia ter dito: Vendidos! Vendidos! Vocês me dão nojo. (O verbo enojar é ‘traiçoeiro’)
Bonifa
Boa distinção. E o vendido quer ser mais realista que o rei seu patrão, o quisling.
rrtrop
Me permitam sugerir o artigo no meu blog 'Uns poucos estão entrevendo o tamanho da questão 'iraniana' – mas será que ninguém sabe que o nome do bicho é PNAC?', acessível pelo atalhohttp://bit.ly/aBzP2A
Não se trata de decisões ao bel-prazer desta ou daquela autoridade. Estaremros todos 'comendo mosca', enquanto não começarmos a levar em consideração a sigla PNAC nos nossos comentários e análises!
Marcos de Almeida
A maioria dos americanos sabem, quem fez o ataque do 11 de setembro, foram os próprios americanos comando por Bush e os iluminatis também estão traz disso. Quem criado a Al Qada foi a CIA.Entre em "verdade oculta" que descobrirá a grande falsa que o homem já foi a lua. etc, etc e etc.Esse mundo está sendo preparado para uma nova ordem mundial que terá apenas um governo, ele sera o anticristo.Mas para o anticristo assumir o governo mundial um povo vai desaparecer primeiro.
Eutímio Pimentel
Caro Marcos, a cannabis que você fumou, com certeza,estava estragada !! Viajou legal !!
Jairo_Beraldo
Sei que foge do assunto(mas aproveito o título deste artigo, para debater), e como nada foi colocado ainda pelo Viomundo, sobre a lei "Ficha Limpa", foi risível nos telejornais locais de hoje aqui em Goiania, os escolhidos para opinar sobre tal iniciativa popular, que virou lei. PSDB e DEMos, a excelencia em qualidade da moral na política brasileira, em qualquer unidade da união, opinaram. Quem os ouve, não contém o desprezo. É uma lei fajuta, tendo sido modificado o texto pela oposição no senado, que qualifica quem já foi condenado, a ser um cordeirinho. Os lobos, só serão pegos na próxima eleição. Em tempo…a lei tem que vigorar a partir desta eleição (para dar uma satisfação à sociedade, claro)! É uma forma de exercer a ousadia moral, não acham?
Samuel Lima
Brilhante, Mauro Santayana, simplemente brilhante – palavras que tocam o fundão d'alma primitiva. Evoé!
Dalva Vilela
Nasci quando se findava a segunda guerra mundial, cresci vendo o mundo resnascer da catástrofe que foi este confronto terrível e assisti os EUA através de sua cultura pela guerra justificar os seus atos inclusive a bomba atômica criminisamente detonada nas cidades do Japão, vivenciei outros conflitos pelo mundo afora inclusive a nossa própria tragédia da ditadura militar, como humanista que todas estas vivencias me transformaram o maravilhoso texto de Mauro Santayna me emociona e mais uma vez a atuação do nosso nordestino PRESIDENTE com todo respeito, me orgulha de ser brasileira, pq. parece que junto como ele governamos, parece que ele fala da mesma forma que pensamos e age tal qual a nossa ideologia construída ao longo desta vida vivida aos trancos da história.
Bonifa
Infelizmente temos aqui um rapaz que fez uma canção dizendo cândidamente que a bomba trouxe a paz ao Japão. Este rapaz tão orientalista certamente não crê que "quem com ferro fere com ferro será ferido", nem crê nas implicações terrenas de qualquer mínimo ato irresponsável que resulte em morte de inocente, como fala o Mahabarata.
Jairo_Beraldo
Santayanna, como sempre, incontestável!
Rafael Rodrigues
Texto fantástico. Aplausos!
Maria Dirce
Mauro Santayana hoje Hilary ja intimou a Coreia do nort,Eles não tem limites enqto não ficarem totalmente isolados, e isso a panela da ONU não faz.
mariazinha
Eu amo Mauro Santayana, tanto qto. amo VC, Azenha. Estou emocionada.
Obrigada.
dukrai
Santayana se tornou um ícone do jornalismo e isto é grave se tomarmos as suas palavras acriticamente. Vemos nos seus textos momentos medianos e até falhos, mas no conjunto se revela um autor do cotidiano como o bruxo do Cosme Velho, Machado de Assis.
Nem se coloca a genialidade e cânone literário de Santayana e sim a sua visão macro e histórica como apresentada neste texto.
É muito chato ficar falando daquilo que todo mundo vê, então poupo a paciência de todos e não me estendo mais, Santayana é dukrai.
Carlos
"Digam o que disserem os quislings domésticos, o Brasil ganhou o respeito do mundo ao buscar a paz no Oriente Médio. Se contribuirmos para evitar o conflito, nosso será o mérito; se não houver o êxito, fica, na História, o testemunho de um esforço destemido e honrado – e não menos meritório."
Aguardemos manifestações contrárias ao escrito pelo Santayana.
Tweets that mention De como exercer a ousadia moral | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com
[…] This post was mentioned on Twitter by VIOMUNDO, Flávia Pires, ailtonfilho, Elaine Berti, Leandro Arndt and others. Leandro Arndt said: RT @VIOMUNDO: De como exercer a ousadia moral – http://tinyurl.com/2ddhg83 (via @viomundo) […]
Deixe seu comentário