Cremesp rechaça o voluntarismo terapêutico e higienista

Tempo de leitura: < 1 min

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
Posicionamento sobre a ação na Cracolândia

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), considerando a intervenção recente na região da Cracolândia, defende a adoção imediata de ações sincronizadas entre as áreas da saúde, assistência social e justiça.

O uso de crack e outras substâncias químicas de ação psicotrópica é um transtorno mental passível de tratamento que depende de procedimentos integrados, médicos e humanitários. Não pode, assim, ser reduzido a uma ação policial intempestiva, que trata todos os cidadãos doentes como criminosos.

Na Cracolândia, há convivência da criminalidade com casos de vulnerabilidade social, problemas familiares, uso recreativo de substâncias, quadros de dependência química moderados e graves, incluindo estados psicóticos provocados pelo consumo de crack. Cada grupo de pacientes exige tratamentos diversos e medidas governamentais articuladas.

Não existe solução única e generalizada para tratar usuários de crack. É necessária a avaliação multiprofissional de cada caso, visando o encaminhamento adequado do paciente.

Somente os diagnósticos social e clínico corretos podem sustentar cada modalidade de tratamento proposto, desde os consultórios de rua, o albergamento socioterapêutico, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), até as excepcionais e pontuais internações involuntárias ou compulsórias.

O Cremesp rechaça o voluntarismo terapêutico e higienista, ao mesmo tempo em que afirma que a Medicina tem muito a contribuir com o resgate dessa população, por meio de ações responsáveis baseadas na ética, no saber técnico-científico, na tolerância e no respeito incondicional ao ser humano.

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
Sessão Plenária, 31 de janeiro de 2012

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marco Ferreira

O CREMESP podia cassar o registros do desgovernador, será que ele ainda tem registro de médico nesse órgão?

beattrice

A nota do CREMESP faz eco a outras manifestações do Conselho Federal de Psicologia e da OAB-RJ, mas faltou tratar com mais rigor de um aspecto gravissimo, que vem sendo exposto corajosamente pelo CFP, o da internação compulsória apenas citado.
A questão da internação compulsória merece um debate público qualificado tecnicamente e que fuja dos preceitos higienistas e das armadilhas religiosas.
Grande parte do aditos no RJ vem sendo internada compulsoriamente (crianças e adultos) em comunidades "terapeuticas religiosas" desqualificadas tecnicamente e que vem sendo denunciadas inclusive por violações civis e criminais, mas que recebem recursos do SUS.
Essa denúncia do CFP que já remonta ao ano passado e abrange vários estados poderia ser melhor debatida, seria possível Conceição Lemes?

Aline C Pavia

"Quem realmente anda batendo cabeça não me parece serem apenas os dependentes de álcool e drogas, os drogados como os seres fúteis e ignorantes costumam chamar, e sim a sociedade, que se torna indecente com tanta hipocrisia e demagogia.
Nossas autoridades passeiam pela cracolândia como se estivessem no Simba Safari, olhando os animais do carro, rezando para não serem atacados. O frágil não são os senhores, são as almas em busca do nada, sem a capacidade de desenhar um caminho verdadeiro. Aliás, minto, os frágeis são sim, os senhores, porque é preciso ser forte para vencer uma tempestade e os senhores não vivem sem seus guarda chuvas de papel”.
(Fábio Assunção)

    Aline C Pavia

    Esse a meu ver foi o melhor pronunciamento a respeito da bobagem absurda que Alckmin fez na Cracolândia.
    Isso porque Alckmin é MÉDICO. Esperava-se um mínimo de HUMANISMO num cidadão que fez o juramento de Hipócrates.

João-PR

Com a palavra o Picolé de Chuchu!
Será que para termos um posicionamento do mesmo deveremos procurá-lo no "gabinete à prova de vaias"??
Em tempo: alguém por aí sabe se o Picolé de Pinda saiu de casa por esses dias?
Covardia tem preço! Quem faz, e não assume, fica marcado para o resto da vida.

Sampaio

Vão instalar a ONG do Lula por lá, o terreno está avaliado em mais de 20 milhões, dinheiro público, poderiam fazer uma praça ou uma escola, museu, hospital, mas não, vão fazer um galpão para guardar as bugigangas que Lula ganhou de presente durante o mandato.

A especulação imobiliária era essa então?

Arlene

Antes tarde do que nunca!

sandra pas

Enfim descobrimos a razao da cracolandia; vai virar lulandia!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abdula Aziz

Então! Não teve a falsa grávida de Taubaté.! Temos o falso governador de São Paulo. Ele e seu conclave deveria se tratar naquele hospital destinados aos…deTaubaté.

NELSON NISENBAUM

Finalmente o CREMESP "destucanizou".

Paulo Henrique

Uma nota sensata. Gostei muito

Deixe seu comentário

Leia também