Congresso em Foco: Na lista dos que pretendem investigar Dilma, 20 respondem a acusações criminais no STF

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-12-09 às 12.00.14

Os três deputados do PP gaúcho — Goergen, Germano e Heinze — o presidente da Câmara Eduardo Cunha e Paulinho da Força: todos sob suspeita

Um terço da comissão do impeachment responde a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal

Levantamento do Congresso em Foco revela que ao menos 20 dos titulares e suplentes já confirmados no colegiado são alvo de inquérito ou ação penal no Supremo. Saiba quem são eles

POR EDSON SARDINHA E GABRIELA SALCEDO | 09/12/2015 09:46

no Congresso em Foco

Pelo menos um terço dos integrantes já definidos da comissão especial que vai analisar o processo de impeachment é alvo de acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dos 61 deputados escolhidos em votação tensa no plenário da Câmara, nessa terça-feira (8), ao menos 20 respondem a inquéritos (investigações preliminares) ou ações penais (processos que podem resultar em condenação) no Supremo.

Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco (veja a lista abaixo).

Crimes de responsabilidade – como os atribuídos à presidente Dilma, no pedido de impeachment a ser analisado –, corrupção, lavagem de dinheiro, crimes eleitorais e contra a Lei de Licitações são algumas das suspeitas que se repetem contra esses parlamentares.

Apoie o VIOMUNDO

Entre os investigados, 14 serão titulares e seis ocuparão a suplência da comissão. A relação é encabeçada pelo PSDB, com seis nomes, seguido pelo PP, com quatro. Na sequência, aparecem o PMDB, o PSD e o SD, com dois cada. PSC, PTB, PPS e PSB têm um nome cada.

Entre os indicados, há três deputados do PP investigados na Operação Lava Jato. Jerônimo Goergen (RS) e Luiz Carlos Heinze (RS), que serão titulares, e Roberto Balestra (GO), que atuará como suplente, são suspeitos de ter recebido dinheiro desviado da Petrobras. Todos eles negam envolvimento com o petrolão.

Alguns dos investigados já são réus. É o caso, por exemplo, do deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), que responde a ação penal por corrupção no Supremo. Presidente licenciado da Força Sindical e criador do Solidariedade, um dos principais partidos de oposição a Dilma, Paulinho é acusado de desviar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O deputado ainda é investigado em outros três inquéritos por peculato e corrupção passiva.

A chapa, formada basicamente por parlamentares pró-impeachment, foi eleita pela maioria do plenário, derrotando as indicações apoiadas pelo governo. O colegido será formado por 65 titulares e 65 suplentes. O restante de seus integrantes seria definido nesta quarta, mas o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, em caráter liminar, o andamento de qualquer procedimento relacionado ao impeachment até que a corte se posicione sobre o assunto, de maneira definitiva, no próximo dia 16. Fachin atendeu a pedido do PCdoB, que questionou o processo que levou à eleição da chapa oposicionista. O ministro, no entanto, não anulou o resultado da votação.

Veja abaixo a relação dos integrantes da comissão do impeachment que respondem a inquérito ou ação penal no STF, as suspeitas que recaem sobre eles e os seus esclarecimentos:

PSDB – Titulares:
 Nilson Leitão (PSDB-MT)
, Rossoni (PSDB-PR)
, Shéridan (PSDB-RR), 
Suplentes:
 Izalci (PSDB-DF)
, Rocha (PSDB-AC)
, Rogério Marinho (PSDB-RN)

SD – Titular:
 Paulinho da Força (SD-SP) Suplente:
 Genecias Noronha (SD-CE)

PPS – Titular:
 Alex Manente (PPS-SP)

 PSC – Titular:
 Pastor Marco Feliciano (PSC-SP)

PMDB – Titular:
Flaviano Melo (PMDB-AC)
 Suplente:
 Geraldo Resende (PMDB-MS)

PTB – Titular:
 Benito Gama (PTB-BA)

PSD – Titular:
 Delegado Éder Mauro (PSD-PA)
 Suplente:
 Silas Câmara (PSD-AM)

PP – Titulares:
 Jair Bolsonaro (PP-RJ)
 Jerônimo Goergen (PP-RS)
 Luiz Carlos Heinze (PP-RS)
 Suplente: Roberto Balestra (PP-GO)

PSB – Titular:
 Danilo Forte (PSB-CE)

PS do Viomundo: Pedimos a nossos leitores dos estados de origem dos indicados que nos forneçam informações (nos comentários) sobre outros integrantes da lista. Em nossa modestíssima opinião, o conluio PSDB/PMDB, agora, é para enterrar a Lava Jato.

Leia também:

PSDB terá que dar sumiço na Lava Jato?

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também