Caroni: O papel togado de um golpe improvável

Tempo de leitura: 3 min

O palpite togado de um golpe improvável

O que significam as palavras da vice-procuradora da República, Sandra Cureau, afirmando que, devido à quantidade de irregularidades, “a candidatura Dilma Rousseff caminha para ter problema já no registro e, se eleita, já na diplomação”?

Gilson Caroni Filho, na Carta Maior

A temperatura da disputa política, agitada com os recentes programas partidários, traz ao primeiro plano uma movimentação que, dependendo dos desdobramentos, pode ser ridícula ou inquietante: a nova direita, tal como a antiga, parece o homem que, acordado, age como se dormisse, transformando em atos os fragmentos de um longo e agitado sonho no qual ele ainda é o principal ator, com poderes para interromper qualquer possibilidade de avanço institucional.

O sonho-delírio do bloco neoudenista insiste em não aceitar a disputa democrática, reitera a disposição em deixar irresolvidos conflitos fundamentais, antecipando o fracasso de qualquer debate político. Seu ordenamento legal não se propõe a garantir o mesmo direito a todos, ampliando o Judiciário e racionalizando as leis. Deseja uma democracia que só existe no papel, com instituições meramente ornamentais que dão um tom barroco às estruturas de mando.

Inconformada com a derrota que se anuncia em pesquisas de intenção de voto, a classe dominante se esmera em repetir ações que um dia lograram êxito. Tornam-se cada vez mais frequentes as ações combinadas de articulistas de direita e membros do Judiciário. Acreditando que a história permite repetições grotescas, multiplicam-se editoriais, artigos, entrevistas com vice-procuradoras e ministros do TSE que acreditam estar criando condições superestruturais para um golpe contra a candidatura de Dilma Rousseff. Se ainda podemos encontrar pouquíssimos comentários políticos de diferentes matizes, é inegável a homogeneidade discursiva dos “especialistas” em jornalismo panfletário. E eles se repetem à exaustão.

No entanto, o erro de cálculo pode ser surpreendente. Confundir desejo com realidade tem um preço alto quando se pensa em estratégia política. Ao contrário de 1964, não faltam às forças do bloco democrático-popular, o único capaz de impedir de retrocessos, organização e direção. Os movimentos sociais, e esse não é um pequeno detalhe, não mais se organizam a partir do Estado, como meros copartícipes de governos fracos e ambíguos. Estruturados no vigor das bases, acumulando massa crítica desde o regime militar, os segmentos organizados contam, hoje, com experiências suficientemente amadurecidas para deslegitimar ações e intenções golpistas junto a expressivos setores da opinião pública.

Rompendo as alternativas colocadas pelas elites patrimonialistas que apoiam José Serra, as forças progressistas dispõem de plataforma política para não permitir que a democracia brasileira venha a submergir no pseudolegalismo que se afigura em redações e tribunais.

Nesse sentido, o que significam as palavras da vice-procuradora da República, Sandra Cureau, afirmando que, devido à quantidade de irregularidades, “a candidatura Dilma Rousseff caminha para ter problema já no registro e, se eleita, já na diplomação”? Nada mais que identidade doutrinário-ideológica com o que há de mais reacionário no espectro político brasileiro. Inexiste no palpite da doutora Sandra um pensamento jurídico que se comprometa com os anseios democráticos da sociedade brasileira.

Nem que fosse por mera hipótese exploratória, seria interessante que o Judiciário se pronunciasse sobre o conteúdo da informação televisiva, em especial a que é produzida pela TV Globo. Quando uma emissora monopolística, operando por meio de concessão pública, editorializa seu noticiário e direciona a cobertura para favorecer o candidato do PSDB, o que podemos vislumbrar? Desrespeito a uma obrigação constitucional? Abuso de poder político e econômico? Ou um exemplar exercício de “liberdade de imprensa”?

São questões candentes quando, antes de qualquer coisa, o custo da judicialização da vida pública partidariza algumas magistraturas. Sem se deixar intimidar com as pressões togadas, a democracia só avança através de pactos que permitam abrir a sociedade às reivindicações e participação social de setores recém-incluídos. A candidatura de Dilma Rousseff expressa essa possibilidade. Do lado oposto, sob pareceres e editoriais que se confundem tanto no estilo quanto no conteúdo, reside a quimera de um golpismo cada vez menos provável.

Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

O palpite togado de um golpe improvável « Paralelo XIV

[…] Gilson Caroni Filho(*), na Carta Maior – via Vi o Mundo. […]

Gerson Carneiro

Enquanto isso, na Sala da Injustiça: a liga do mal planeja um golpe contra a democracia.

Super Inimigos: Ativar!

J. Carlos S. Pereira

Não ocorreram ainda as convenções partidárias, então, formalmente, nenhum partido lançou ainda candidatos a qualquer cargo executivo ou legislativo.
A ex-Ministra Dilma não está mais no governo, sendo, portanto, uma cidadã comum não alcançável por qualquer ministro ou procurador eleitoral, pois a nossa Constituição garante a qualquer cidadão o direito de ir e vir.
Não havendo candidatos, por não terem ainda havido as convenções, o TSE e os TRE's não teem nada que ficar dando pitaco na vida de cidadãos comuns.

Sá Machá

Essa investida de "paraprocuradores" tem cara de plano B ou C da campanha tucana.. aparece no momento em que o datafolha e Ibope se curvam aos fatos e mostram Dilma empatada ou ultrapassando Serra.

Pode ser impressão, mas que soa orquestrado não podemos negar.

    Carlos

    Milleniun.

Gerson Carneiro

Tá na hora de colocar os togados no paredão. Há abuso por parte deles quando saem em defesa de um candidato, e no caso dessa senhora se agravou ao ponto de receber em seu gabinete equipe da Folha de São Paulo para conceder entrevista (como vimnos no texto postado "A mulher do Tapetão"). Essa vitaliciedade do cargo está proporcionando esse tipo de desvio de comportamento.

    ana cruz

    “E Deus, falando à multidão anunciou. ‘A partir de hoje chamar-me-eis Justiça.’ E a multidão respondeu-lhe: ‘Justiça nos já a temos e não nos atende’. ‘Sendo assim, tomarei o nome de Direito’. E a multidão tornou-lhe a responder: ‘Direito já nós o temos e não nos conhece’. E Deus’: ‘Nesse caso, ficarei com o nome de Caridade, que é um nome bonito.’ Disse a multidão: ‘Não necessitamos de caridade, o que queremos é uma Justiça que se cumpra e um Direito que nos respeite’.”José Saramago

    ana cruz

    AINDA HÁ JUÍZES EM BERLIM, DIGO, BRASIL? SE, SIM, QUE SE APRESENTEM!

    A célebre expressão “ainda há juízes em Berlim” se refere a um conto de François Andrieux, “O Moleiro de Sans-Souci”. Foi no ano de 1745. O déspota esclarecido da Prússia, Frederico II, tinha acabado de construir um novo palácio. Mas, da sacada, observou que um moinho estava atrapalhando a belíssima paisagem em frente. O todo-poderoso chamou aos carretéis o moleiro e pediu que vendesse o moinho, para ser demolido e abrir-lhe a visão do cenário. O moleiro recusou-se e diante das ameaças, disse em alto e bom som: – Ainda há juízes em Berlim! Entrou na Justiça e ganhou. Dizem que o moinho ainda se encontra de pé.

    Gerson Carneiro

    E há o caso do togado que em seu leito de morte viu-se cercado de bajuladores.

    – Em homenagem a Vossa Digníssima Sabedoria, sepultaremos Vossa Excelência no Santo Sepulcro. Mas como Vossa Excelência tem conhecimento, o Santo Sepulcro pertence à Igreja, e a Igreja costuma cobrar por tudo que presta, neste caso cobrará 5 milhões para que sepultemos Vossa Excelência no Santo Sepulcro.

    Vossa Excelência dá um salto da cama e exclama:

    – TUDO ISSSO, APENAS POR TRÊS DIAS !!!

JSB

Não entendo muito deste negócio de propaganda antecipada – acho que é alguma coisa na Lei que que determina a partir de que dia pode ser usada algum tipo de expressão do tipo: "Prometo que, se for eleito, vou fazer isto ou aquilo…". Me parece que o espírito desta Lei seja a determinação do início do período pré-eleitoral, onde realmente começa a contenda, onde tenta-se influir no eleitor quanto a opção do seu voto.

Ora, desde o início do primeiro governo Lula ou até mesmo muito antes, esta mídia cooptada, partidarizada, porta-voz da elite dominante, faz isto, e continua fazendo, debaixo dos narizes dos nossos magistrados, que ou são seus cúmplices ou são absurdamente cartesianos, acreditando que a Lei foi feita, como um dicionário, para definir palavras e não a proteção da nossa mais alta conquista: a democracia. Senhores juízes, o que é propaganda antecipada? O que, por exemplo, as meninas do Jô, fizeram ou não, a tal propaganda antecipada, para citar um dos milhares de exemplos.

Marinho

Isso Ubaldinho, porrada neles. Ah que saudades quando conhecíamos nosso verdadeiro lugar e nosso brilhante chanceler Lafer tirava seus sapatinhos num aeroporto yankee e participávamos juntamente com os EUA de desestabilizações de vizinhos. Mas um dia tudo isso ainda volta

mark

Não se trata de tachar de ilegal a possibilidade de impugnação de candidatura, trata-se de evidente tendencia golpista da direita, tanto q ela faz vista grossa para o q o candidato zé serra esta fazendo, q seria tbem, segundo o colega aí embaixo, "ilegal", então pq esta vestal da moraldade naum se pronuncia tbem contra o q o candidato da direita está fazendo de irregular? e a vice-procuradora não é indicada pelo Presidente, e sim o titular da instituição! o vice pode muito bem pertencer a uma ideologia contrária ao do titular…simples assim…naum é a toa q ela só vê problema na candidatura da esquerda, justamente no momento em q ela começa a crescer e ultrapassar o candidato da direita, simples assim!!!

Edv

Um dos truques da elite conservadora é:
(1) "Aparelhar e avacalhar" as instituições existentes, tornando-as não isentas e desmoralizando-as.
(2) Em nome das "ameaças" às instituições desreipeitadas ou inúteis, promover o golpe.
Os defensores do golpe de 64, que depôs um governo democrático e institucional, alegam que "livraram" o país de uma "ditadura comunista" ou assemelhado (implantando uma de direita). Como isto não era uma fato, apenas uma especulação. destruiram a democracia no país por décadas, com base numa mera "desconfiança" ou "desconforto" do poder conservador. Este poder é tão nefasto que destrói instituições de um país meramente por neuroses imaginativas. Uma eventual implantação do comunismo ou similar teria que passar por estas mesmas instituições, que foram por eles destruídas, sempre mantendo seus privilégios, em detrimento do "resto" da nação…

laura

Queria saber se um juiz que flagrantemente usa o forum e atribuna juridica para acorbertar golpes pode ser destituido ou julgado. Quem o julga, as corregedorias?
O ministério público pode agir?
A AGU?
A cho que algo tem que ser feito preventivamente e imediatamente.
O que se pode fazer juridicamente?
E politicamente? Mobilizações, o que?
ANTES que tirem o diploma ou a possibilidade da dilma ser diplomada.
Isso não pode continuar. Uma juiza do TSE é destituível? Porque só ela dá parecer? Se ela cai entra o Gilmar?

    Clóvis

    Quem falou foi a procuradora que, na ausencia do PGR, atua perante o TSE. Ela somente provoca manifestações do órgão, não julga. Depende de qual o Ministro do TSE o procedimento para retirá-lo é um

voxetopinio

Está tudo mudando. E quem não aprende a conviver com a dialética, inerente ao ser humano, se percebe "não-humano, coisa, organismo autômato". A direita está em crise. Repito o que disse em algum post passado: O que eles precisam é de uma análise coletiva, sessões intensivas com psicólogos. Ideologicamente estão tão atrelados que não tem mais o filtro crítico do bom senso. Para eles certas doutrinas são verdades e fim. Eles REALMENTE acham que é esse o caminho… Talvez se eles tocarem na ferida de quem sofre com o pensamento deles, com a visão de mundo que pregam acabem virando pó e desapareçam como o monstro, a bruxa maligna ou o mito qualquer (não suportam o outro, não sabem conviver) tal é sua ojeriza ao sentido pleno de CONVIVER (viver COM o outro).

Jairo_Beraldo

"Quem ela pensa que é?" Colega de turma do inventor da babá eletronica, o funesto Nelson Jobim!

Clóvis

1 – O Procurador-geral Eleitoral é o PGR, escolhido de Lula numa lista tríplice votada dentre os integrantes da carreira;
2 – Por um problema histórico o chefe do Ministério Público da União é o Procurador-geral da República. O chefe do MP nos estados é o procurador-geral de Justiça e o chefe da advocacia dos Estados é o Procurador-geral do Estado. O MPU não agiu contra professores no Estado de SP!
3 – Não há nada de ilegal em impugnar uma eleição por abuso de poder economico ou da máquina administrativa. Imaginem se o Serra comprasse votos e ganhasse a eleição, a vitória dele não devia ser anulada? Cuidado com este discurso que legitima um verdadeiro vale-tudo eleitoral (sonho de Sarney, ACM, Maluf e cia). O fato é, os 2 principais candidatos estão violando "na caruda" todas as regras eleitorais! O PSDB não é punido pq o PT ou tem advogados muito ruins (mentira) ou pq preferem não representar para depois reclamar da Justiça Eleitoral!

Fato: o Lula está, como Presidente da República, fazendo campanha para sua candidata, mesmo antes da campanha ser permitida! Nem o presidente pode fazer isto nem ninguém pode fazer campanha antes da data legal.
Fato: o Serra está fazendo, já há tempos, campanhas visando a promover sua imagem pessoal em cadeia nacional com o dinheiro dos contribuintes paulistas (sabesp, metro e cia). Isto além de beirar crime (se é que na prática não cometeu nenhum) é flagrante violação às regras eleitorias, o que não pode ser feito e representa, igualmente, campanha antecipada!
Aliás, o vale-tudo foi declarado na última propaganda do DEM – o que foi aquilo?
Mas, se quiserem apoiar o vale-tudo eleitoral, depois não chorem as consequências futuras… Quando compra de votos, falta de espaço televisivo para determinados candidatos, etc acontecerem! Estas normas pretendem evitar maiores desvios no sistema eleitoral (maiores pq já há, com órgãos da imprensa vendidos de todos os lados) que pudessem decidir uma eleição!

Marcos Lopes

Apesar de todos esses obstáculos levantados por Morpheus, ainda penso como alguns que se deve agir já, antes que o golpe possa acontecer.

Jairo_Beraldo

"Só faltava essa: o Procurador Geral Eleitoral não seguiu a própria lei que ele usou para representar contra o PT, Lula e Dilma, por conta do programa de TV de 10 minutos que foi ao ar no dia 13 de maio último.Infelizmente o Procurador Geral Eleitoral se antecipou, e fez o trabalho que deveria ser feito por um partido de oposição.Assim, a representação é inepta e deverá ser arquivada pelo TSE. Mas os advogados demo-tucanos devem agradecer. Com toda certeza aproveitarão o trabalho feito pelo nobre Procurador, copiarão o texto, assinarão embaixo, e apresentarão novamente ao TSE"….que está havendo no país no pós Gilmar Mendes?

laura

Eles estão sim preparando um golpe via judiciário no TSE. Temos que nos preparar e antes que o façam, nos movimentar para imepdí-lo. Porque se isso vigora- cassam a candidatura da Dilma no nascedouro e daí o que fazemos. Se caçam o diploma a dela de candidata o que podemos fazer? Como impedir isso? ANTES que aconteça. Não é brincadeira não, isso é teste da opinião pública e preparação de terreno. Quem julga o TSE? Como uma medida judicial dessa pode ser revogada? Eles fazem isso porque o locus aqui é onde algo não pode ser mudado e tem a "palavra" legal final. Estou preocupada.

trombeta

Depois que o procurador-geral trabalhou contra a greve dos professores de SP porque o patrão era o candidato das oligarquias inclusive das oligarquias judiciais ficou escancarado o engajamento do judiciário na disputa política.

Parece que a estratégia da direita sem votos em todas as suas instâncias é judicializar a eleição tentando substitutir uma sentença judicial pela vontade popular, por incrível que possa parecer o golpe é preparado por quem deveria zelar pela lei.

Aguardemos para ver até onde vai a usadia dessa gente, estamos de olho.

william porto

A direita vai tentar de tudo, ja comecam a fazer ilacoes sobre a Bolivia, falam em experiencia, uma graca, armam uma especie de golpe tipo proconsult usando ate pesquisas direcionadas e, principalmente, a midia fascista, mas vao tomar agua nos ouvidos.

Milton Hayek

O desespero deve estar grande.Nem a lei os golpistas têm o cuidado de observar:

Procurador Geral Eleitoral representa fora-da-lei contra Lula e Dilma
Em primeira mão no blog Os Amigos do Presidente Lula em 30/05/2010 às 08:07hs

Só faltava essa: o Procurador Geral Eleitoral não seguiu a própria lei que ele usou para representar contra o PT, Lula e Dilma, por conta do programa de TV de 10 minutos que foi ao ar no dia 13 de maio último.
Nem adianta comentar o conteúdo da representação, porque o problema é que a Lei que rege sobre propaganda partidária diz textualmente que tal representação só pode ser oferecida por partido político, e não pelo Ministério Público Eleitoral.
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

setepalmos

Os fascistas às avessas ainda não estão cientes de que o Brasil mudou.
Não existe possibilidade de um golpe, pois o povo, a aprovação e o carinho por Lula, impedem completamente. http://setepalmos.wordpress.com/2010/05/26/fascis

Leonardo Oliveira

Não passa de bravata e vontade de aparecer dessa senhora. Não é tão simples cassar um mandato, muito menos de um presidente eleito legitimamente. Há direito amplo de defesa. É só ver o que aconteceu com alguns governadores, foram cassados, mas antes dum processo bastante lento.

Qualquer movimento que mexesse com a institucionalidade levaria um clamor muito grande às ruas, e os magistrados sabem disso. Sabem que não se brinca com um direito consolidado. Muito menos seria aceito a mudança do resultado para beneficiar político a, b ou c.

Há contratos de dezenas de bilhões de reais a serem cumpridos, e uma mudança política brusca afetaria inevitavelmente a economia, gerando instabilidades que os empresários mais ricos do país não admitiriam. Ou seja, a elite não ganharia nada com um golpe.

Muito provavelmente a senhora juíza percebeu o PIG e resolveu falar o que eles querem ouvir. Não passa de intimidação. E como toda intimidação é uma provocação, busca-se a reação do outro para alimentar o debate, desviando o foco de o que realmente importa. Tolice vai ser se o PT e a Dilma entrar nesse debate.

    Jairo_Beraldo

    Não substime esta casta!

De Paula

Qual é a função de uma vice-procuradora da república? Onde ela veiculou tais insanidades?

francisco.latorre

últimos delírios da direita colonial-entreguista. que agoniza.

condenados pela história. alucinam.

outubro tá logo aí.

passarão. breve.

..

Acqualinda Moraes

Sônia Racy, no Estadão:
"A confirmar
por Direto da fonte
Tucanos estavam ontem, pela manhã, algo desanimados. Souberam, sem certeza, que a próxima pesquisa Vox Populi daria Dilma com cinco pontos à frente de Serra."

Edmilson

No jornal Nacional da última sexta, a cobertura dos presidenciáveis foi algo ridículo: um minutinho para Marina, outro para Dilma (era a "preliminar"), e logo após entrou a cobertura do "mais preparado", que me fez lembrar daquele quadro "A Semana do Presidente", que era exibido no Programa Sílvio Santos na época dos governos militares (e também com Sarney, se não me engano). Teve até imagem da chegada do "alumiado" em um helicóptero…

Morpheus

Não é tão fácil assim. Eles sabem disso. Os obstáculos são os seguintes:

a) A Força popular. Basta uma voz convocando o povo às ruas, e o povo irá!! Temos diversos exemplos de mobilizações de massa recentes, por motivos muito menos críticos: passeatas e mobilizações pelos Royalties do petróleo, o entusiasmo do povo pela vitória da candidatura brasileira nas olimpíadas e na copa do mundo, só pra citar alguns. O povo não vai aceitar. Há que se convencer, ainda por cima, dezenas de governadores fiéis ao Governo Lula, que fariam uma grita gigantesca convocando as massas. Estão desafiando o mesmo povo que elegeu e reelegeu Lula, e hoje se congratula pela medida acertada. Têm computadores, carro, TVs LCDs, e estão inflacionando o mercado imobiliario, em busca da casa própria. Esqueçam: o povo não deixa, mesmo!!!

b) A força empresarial. Centenas de milhares de empresas foram e são beneficiadas com a expansão do crédito pelos bancos públicos. Estes empresários não querem correr o risco de um retrocesso que, por exemplo, terminasse por engessar o Banco do Brasil, o BNDES, a CEF, em prol de um movimento privatista ou, mesmo, para dar mais espaço e poder de fogo a outras instituições financeiras. O BB foi o banco que arrastou a concorrência atrás de si, rumo à derrocada das taxas de juros (que ainda são altas para os padrões internacionais, eu sei) e ao aumento do volume de crédito concedido. Estamos falando principalmente das micro, média e pequenas empresas, justamente as que são responsáveis pela grande massa de empregos gerados com a eficaz política governamental de Lula. Não tenham dúvida: patrões influenciarão fortemente seus empregados a vestirem a camisa contra essa boçalidade institucional.

c) A visibilidade do Brasil no exterior, e massa de nações que viriam em defesa de Lula. Ainda mais agora, que o jogo está delineado; que o Brasil ousou afrontar – corretamente – os EUA, demonstrando que na verdade "o Pit Bull é Lassie", seriam colossais as suspeitas de influência da máquina imperialista estadunidense sobre o processo democrático brasileiro. Os Brics, o Irã, a Turquia, inúmeros países africanos, quem sabe os árabes, Chávez, Evo, Fidel… enfim, Lula fez amigos no mundo todo. E quem vai dizer que não interessaria, além do mais, ao bloco socialista – leia-se, China e Rússia – assegurar-se que os ianques não recuperem a influência sobre o Brasil, através de um eventual governo serrista, acintosamente submisso?

d) A internet. Independente do plano nacional de banda larga, cresce geometricamente a quantidade de pessoas com acesso a internet no Brasil, mesmo discada. A informação circula cada vez mais livremente, as vendas de jornais e revistas caem de forma colossal, e a desconfiança do eleitorado em relação ao PIG é unânime, geral e irrestrita. O povo não acredita mais no Jornal Nacional, na Veja, na Exame, no Estadão, na Folhinha… É como disse uma matéria antiga que li, acho que aqui no Vi o Mundo ou no Conversa Afiada: as denúncias da mídia contra Lula são tão comuns, que passamos os olhos direto sobre elas, dando-lhe a verdadeira importância: a de porta voz de uma elite egoísta em que so ela saía ganhando.

Quem quiser acrescentar mais pontos, tenha a bondade, por favor.

    setepalmos

    Realmente, é isso aí.

    Não existe espaço, até pois as lembranças do que resultou 1964 ainda estão vivas

    Ubaldo

    Morpheus,

    Pela arrogância e pelo que você escreve, tenha quase certeza que você é o Zé Dirceu. Se for o caso, você está avaliando mal a situação e achando que o povo se mobiliza por causa que não se identifica. Veja o caso da luta armada para implantar o comunismo aos moldes cubanos no Brasil; não deu certo porque o povo não se mobilizou e não queria isso. De mesma forma, se a candidatura da Dilma for impedida de ser registrada pela Justiça Eleitoral, com certeza o povo não achará uma grande perda e Lula criará inventará, rapidamente outra criatura.
    A única coisa boa da candidatura da Dilma é que ficamos livres do Zé Dirceu que seria o eleito do Divino.

    Carlos

    "o Pit Bull é Lassie"
    Ubaldo interpretoucomo provocação, Morpheus.

Antonio

Acho que baixou o espírito do corvo udenista Lacerda na procuradora Dra. Curau, adaptando as frases do corvo Lacerda em relação a eleição do Getúlio Vargas na década de 50 para o presente momento, parece que "a ameaça do TSE é a seguinte:

– Dilma não pode ser candidata;

– Se for candidata, não pode ser eleita;

– Se for eleita, não pode tomar posse;

– Se tomar posse, não deixaremos ela governar…….

Menos, Dra. Curau, muito menos, tá dando muito na cara a parcialidade da procuradoria eleitoral e do TSE, que somente " procuram e acham a Dilma e o PT ", e quando veêm o tucano Serra fazendo coisa pior na TV e rádio, propaganda eleitoral em horário de partido ao qual não é nem filiado, o DEM, a procuradora e o TSE ficam ceguinhos, ceguinhos !!!

    LuizCarlosDias

    Para romper a ditadura ainda encrostada nos supremos tribunais, ministros togados, so com a força, buscando mudanças, atropelando as frageis leis deles, arcaicas que so eles acreditam, o povo esta querendo mais paõ e liberdade, menos circos das togas pretas. CONTRA GOLPES REVOLUÇÕES

Raphael Tsavkko Garcia

A possibilidade de golpe branco existe, mas é difícil saber se será levado adiante. Estamos diante de um presidente com popularidade recorde, seja no Brasil ou fora dele, com um amplo apoio especialmente entre as camadas mais pobres da população, mas também entre o grosso da classe média pensante e até mesmo entre o empresariado que não deixou de lucrar, apesar dos avanços sociais alcançados – no Brasil persiste a velha idéia de que se o povo está feliz é porque o empresariado não está, e vice-versa -, logo, seria preciso muita coragem e uma grande mobilização para que a candidata deste presidente seja prejudicada abertamente.

PSDB, DEM e PPS são os supostos partidos por detrás da tentativa de golpe. Não surpreende. Junto com a Mídia golpista, (PIG), com setores conservadores das Forças Armadas (e até mesmo internamente ao governo, caso do Ministro Nelson Jobim), da Igreja, da Justiça (Gilmar Mendes e cia limitada) e da sociedade em geral, vem arquitetando um verdadeiro teatro de mentiras, enganações, propaganda e manipulações.

São fichas falsas, comparações descabidas (Lula foi até comparado com Nazistas por um famoso colunista), denuncismo, criação de factóides… Até mesmo naquilo em que o PT (partes dele, obviamente) é efetivamente culpado – Mensalão, por exemplo, – os DemoTucanos e demais membros de sua seita se mobilizam para atacar como se paladinos da moral fossem quando, sabemos, fizeram igual ou pior.

Read more: http://tsavkko.blogspot.com/#ixzz0pNAcS1GQ

Ubaldo

Vamos ao cerne do problema. Quem em sã consciência acha que a Justiça Eleitoral está cometendo injustiça com o Lula e a Dilma sobre a propaganda eleitoral antecipada? Ninguém. Ou seja, eles estão cometendo transgressões repetidamente e a justiça eleitoral não tem como não puni-los. Com o presidente o caso é mais grave. Fez juramento ao ser empossado de cumprir a Constituição Federal e agora, reiteradamente age fora-da-lei para tentar eleger sua invenção. Não liga para a Justiça e ainda faz chacotas. Mesmo considerando que ele é uma pessoa completamente despreparada para exercer o cargo de presidente da República, conforme esse comportamento atesta, está se valendo de sua popularidade para achincalhar e contando que se o registro da candidatura Dilma não for efetivado que ele convoca o povo para derrubar a decisão da Justiça Eleitoral.
Ao invés de contar com essa falta de ética e improbidade deveria o Lula se enquadrar e respeitar a lei e a Constituição.
Além de cutucar os EUA agora esses insanos estão cutucando a Justiça. Isso não é bom para o Brasil.

    Pedro

    PSDB nunca mais, para o bem do Brasil.

    Jairo_Beraldo

    Não seria os togados que estão nos cutucando, Ubaldo?

    Ubaldo

    Jairo Beraldo,

    Não são os togados que estão cutucando, não. Os petistas tem mania de perseguição. Acham que os togados os perseguem, que a grande imprensa os persegue, acham que o TCU os persegue, que o Congresso os persegue e por ai vai…. Isso é meio de vida para tentar manipular.
    Cumprir a lei é para todos. Se há irregularidades nas obras do PAC o TCU tem de auditar e atuar independentemente se o Lula quer que os prazos sejam alcançados. A imprensa tem de fazer sua parte e denunciar e nem porisso é contra o Brasil. Não dá para fazer propaganda antecipada e ainda achincalhar com a Justiça. Uma dos fatores que justificam a alta popularidade do presidente é exatamente sua característica em ser esperto, o que os brasileiros amam. Igual no poder, que não gosta de ler e se orgulha de não ter "diproma" e muito "esperto", contenta a todos, inclusive seus adversários políticos. Isso chama-se demagogia.

    @marisps

    Com esse comentário você chega no máximo a uma caricatura chula e mal acabado do Prof. Hariovaldo.

    Scan

    Ubaldo, Ubaldo.
    Não aguento mais pedir pra voce tomar o remédio que o tio Clodoaldo te receitou.
    Meu filho, voce precisa tomar. Voce está piorando. Voce não percebe, mas está piorando.
    Antes, de quando em quando, dizia alguma sandice. Era até engaçadinho.
    Agora a coisa está ficando desesperadora: fala sandices o tempo todo. Ninguém mais está achando graça!
    Voce está caindo no ridículo.
    Toma seu remédio, Ubaldo. Por favor, toma seu remédio!
    Sua mãe que te ama,
    Zulmira.

    Ubaldo

    Prezada Scan,
    As agressões pessoais são devido a falta de argumentos.
    Comece a combater ponto a ponto o que você não concorda e assim, mesmo se você for mal sucedida teremos alguma consideração. Talvez você seja mocinha ainda e tenha tempo para aprender.

    Edv

    Ubaldo, debalde dizer que o "cerne" da questão não é discutir as punições à um candidato ou da opinião (direito garantido pela constituição) de um presidente, mas sim de ser SÓ à eles. Ou vc não percebe as transgressões dos demotucanos de Serra e seu imenso apoio midiático diário e onipresente?
    É como discutir se a Bolívia produz e exporta ou não coca (em terceiro lugar, atrás de Colômbia e Peru). A discussão não é essa, todos sabem que sim, mas a de acusar um presidente de país vizinho de cumplicidade com o tráfico!
    A mídia e seus seguidores incondicionais (conhecidos como "PIGuinhos amestrados") adora subverter o assunto e ficar discutindo o óbvio. Partir de premissas fora do assunto ou factóides e aí tecer longas e complexas teorias e defesa do que não está sendo atacado. Resumo: se esta justiça invalidar um candidato, sem impugnar outro…é golpe!

Tweets that mention Caroni: O papel togado de um golpe improvável | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Conceição Oliveira, Paulo Stockler. Paulo Stockler said: Caroni: O papel togado de um golpe improvável – http://tinyurl.com/22onxdo (via @viomundo) […]

Esperança

"Eu estou com medo!" Agora é que a exclamação faz sentido.

Antonio

Essa senhora tem que ser chamada às falas. Comque direito ela ameaça um processo democrático brasileiro? Quem ela pensa que é? De onde ela tira tanto poder para falar asneiras ameaçadoras e sair impune? As instituições democráticas precisam tomar uma atitude e cobrar dessa senhora uma posição isenta, que alguém em sua posição no serviço público deve ter. Dois pesos duas medidas. Ela não pode sair a dizer asneiras e sair impune.

J. Castro

Antigamente a imprensa golpista dava o tom e tínhamos que engolir sem ter prá onde apelar. Mas esse período negro tenta perdurar nos dias de hoje, esquecendo que estamos atentos e temos diversos canais para replicar a nossa opinião. E aqueles que estão na moita traçando planos para um golpe baixo, não sabem que estamos prontos para revidar. E sei que eles leem os nossos comentários. Portanto, barbas de molho PIG.

carlos quintela

A procuração é a versão moderna da UDN. Não permitir a candidatura, se se candidatar, não deixar se eleger, caso se eleja, impedir a posse, em caso de posse, derrubar!!!

O Brasileiro

O texto de Sara Robinson e este têm íntima ligação!
Se não levarmos as ameaças da extrema-direita facista (no caso, representada pela procuradora!) em consideração, logo, logo eles estarão executando o golpe!
O alerta está dado. Se houver tolerância agora, depois pode ser tarde demais!

carlos

Se essa senhora é vice procuradora e já adianta sua convicção antes mesmo de qualquer iniciativa da procuradoria, isso representa o que? É uma ameaça? É um aviso? Está no espectro de suas funções esse tipo de atitude?
Se ela vice, deveria vir a público o titular da procuradoria eleitoral para esclarecer em nome de quem fala a vice procuradora.
Como cidadão sinto por este tipo de declaração, medo. Medo que meu voto não valha, medo que meu titulo de eleitor tenha que ficar guardado. Medo que algumas pessoas possam se manifestar politicamente e outras não. Medo que a democracia já tenha terminado sem que nos tenham avisado.
Com a palavra o procurador.

lmcamara

Pois é, eles que ousem …

Sandro

Eles que tentem dar golpe, pois, dessa vez, ninguém segura o povo. Se eles querem pagar para ver, é só fazer como os bons e maus jogadores de poker : é só pagar para ver.

    LuizCarlosDias

    ELES JA FORAM COVARDES LA ATRAZ, EM TEMPO DO MENSALÃO, CRIADO LA EM MINAS, ACHAM QUE ESQUECEMOS? TENTEM UM GOLPE,
    QUE CABEÇAS ROLARÃO

Cecéu

A esta altura um tal protagonismo francamente partidário do Judiciário, o qual não conta exatamente com uma boa avaliação nem no imaginário popular nem em pesquisas de opinião pública, será intolerável. Quando o Caroni diz que estão sonhando e trazendo fiapos de seus sonhos para a realidade, está enfatizando o quanto estas pessoas são alienadas da sociedade brasileira. Um tal golpe seria inimaginável ainda que o Judiciário contasse com 100% de aprovação da população. Aliás, se contasse com tanto, certamente a conjuntura judicial do pais seria outra, bem melhor. Tal espécie de golpe, se dado, estaria lançando o país em perigoso e insondável abismo e o resultado não poderia ser bom para a direita brasileira.

Felipe

Vale lembrar o texto de Brizola Neto (a capitulação mental do PT, se não me engano), onde enfatiza a baixa resposta do partido às várias ações judiciais impetradas ao próprio PT, à Dilma e à Lula. É claro que o movimento (bloco democrático-popular, forças progressistas) a que se refere Caroni vai mais longe, mas esse movimento pode não dar respostas a tempo de evitar a derrota eleitoral de Dilma, se não houver uma ação mais contundente do PT e demais partidos que estão à frente da pré-candidatura Dilma.

Felipe

Caroni me parece exagerar em otimismo.

"No entanto, o erro de cálculo pode ser surpreendente. Confundir desejo com realidade tem um preço alto quando se pensa em estratégia política. Ao contrário de 1964, não faltam às forças do bloco democrático-popular, o único capaz de impedir de retrocessos, organização e direção. Os movimentos sociais, e esse não é um pequeno detalhe, não mais se organizam a partir do Estado, como meros copartícipes de governos fracos e ambíguos. Estruturados no vigor das bases, acumulando massa crítica desde o regime militar, os segmentos organizados contam, hoje, com experiências suficientemente amadurecidas para deslegitimar ações e intenções golpistas junto a expressivos setores da opinião pública.

Rompendo as alternativas colocadas pelas elites patrimonialistas que apoiam José Serra, as forças progressistas dispõem de plataforma política para não permitir que a democracia brasileira venha a submergir no pseudolegalismo que se afigura em redações e tribunais".

O Brasileiro

Do lado de quem estão os generais desta vez? Da Democracia ou do Judiciário?

    ana cruz

    Os srs Melloe e Sra Cureau vão ter que sair às ruas para conter o povo. Os miltares não estão mais dipostos a fazer o jogo sujo e fcar com a má fama, enquanto os idealizadores do golpes saem como democratas de primeira hora, como ocorreu em 1964.

    Carlos

    Estás certa, Ana.
    Na hora que a ditadura deu sinais de desandar, políticos que atiçaram o golpe e desfrutaram das benesses do poder por duas décadas, arrumaram mui rapidamente fatiota de "democratas"… E aos militares restou a batata quente da história.

carmen silvia

A estupidez cega e é isso que ocorre com a direita nesse país, não veem que vivemos outros tempos,que o atual momento histórico não respalda as ações mesquinhas desse grupo descontextualizado.Muito lúcida a análise do Gilson.

Franco Atirador

.
Poderíamos chamar isso de BLATISMO, doutrina de algumas celebridades ministeriais públicas ou pretendentes a tal.
.

dukrai

Se a direita promovesse um golpe judiciário-mediático iria enfrentar uma revolução nas ruas tal que a campanha das Diretas Já terá sido um ameno passeio dominical e, por outro lado, imagine o Judiciário enfrentando o Lula, Sarney e Michel Temer, a juizada ia tudo pra cadeia e jogavam a chave fora.
Rosnar de dentes, maibródis, é o que resta para o vira-latas banguela e complexado que se tornou a direita, e mais certo que o Vampiro Brazileiro perder as eleições, é uma armação dessas dar errado e, pior, depois de jogar todas as suas fichas a Rede Globo dança nas suas concessões e o PIG impresso morre de fome sem as verbas oficiais.
Nesse caso, a demo-tucanalha não teria nem como lançar candidatos e o Brasil iria virar uma Venezuelaquistão, Lulinha com 110% de aprovação, 27 governadores eleitos da base do governo, a maioria do PT e a Dilma com 98% de apoio no congresso para aprovar o que pedir.
Ei, já estou começando a achar a doutora Sandra uma gracinha rs

    setepalmos

    A direita precisa de um Lacerda.
    Noblat é tragicômico

Marat

Aliás, o que tem de palpiteiro, fofoqueiro e malandro nas hostes da justiça brasileira é uma grande gozação!

    setepalmos

    A justiça brasileira é menos um instrumento de razão, e muito mais um meio de controle de demandas sociais.

    É uma pena

Urbano

Vamos ver se a direita empedernida terá o pré-reau…

Deixe seu comentário

Leia também