Brizola Neto: Reivindicações justíssimas, mas tomar quartel foi erro político

Tempo de leitura: 3 min

OAB age bem e com equilíbrio no caso dos bombeiros

por Brizola Neto, no Tijolaço

Estou enfrentando uma chuva de comentários por causa do post de ontem (4 de junho) sobre os bombeiros (está abaixo). A favor ou contra, todos são legítimos. Algumas pessoas, porém,  estão extrapolando, enviando um comentário após o outro e, uns poucos comentaristas, partindo para agressões pessoais descabidas.

Gostaria que todos lessem o que diz a OAB do Rio, em matéria publicada agora há pouco. Sinto-me tranquilo por ter assumido uma posição exatamente igual à que é expressa pelo presidente da Ordem, pessoa a quem prezo muito. A matéria diz:

“A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro (OAB-RJ) vai acompanhar a situação dos 439 bombeiros presos por determinação do governador do Rio, Sérgio Cabral, após invadirem o quartel central da corporação na última sexta-feira (3). Os manifestantes foram levados ontem (4) para a Corregedoria da Polícia Militar em São Gonçalo e já começaram a ser transferidos para unidades do Corpo de Bombeiros.

O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, avaliou hoje (5), em entrevista à Agência Brasil, que as reivindicações salariais dos manifestantes são justas e legítimas. “Eles estão com os salários absolutamente aviltados, prestam um bom serviço e são admirados e benquistos pela população”.

Damous discordou, contudo, da forma como os bombeiros quiseram chamar a atenção das autoridades para suas reivindicações. “Isso não justifica a invasão do quartel. Nós achamos que, nesse aspecto, o movimento errou. Isso gera tensão, gera pânico na população. E não é assim que se faz reivindicação, no nosso ponto de vista”.

É de opinião, contudo, que a negativa do governo do estado em negociar com os bombeiros acaba gerando “um quadro de radicalização, que ninguém quer”. Wadih Damous disse ter recebido notícias de que os advogados dos presos tiveram dificuldades em falar com os seus clientes. Representantes da OAB entraram em contato com o comando da Polícia Militar para solucionar o problema.

Ele espera, entretanto, “que as partes desarmem os seus espíritos e sentem para negociar. Que o governo ouça as reivindicações salariais dessa categoria e, da parte dos grevistas, não haja radicalização e, sim, a vontade de negociar”.

Ele disse que a intenção da OAB-RJ não é tomar partido. “O que nós queremos é que as regras da democracia, da Constituição, sejam cumpridas, tanto da parte do governo do estado, como da parte dos bombeiros. Nós não queremos que haja abuso nem de uma parte, nem de outra”, concluiu.

Não tenho uma palavra a retirar ou a acrescentar ao que é dito nela. Aos que, eventualmente, não tenham compreendido o que disse ontem, talvez sirva o que é dito hoje, por alguém que não tem qualquer interesse eleitoral no caso.

***********

Bombeiros têm razão. Mas não em tomar o quartel

por Brizola Neto, no Tijolaço

Os bombeiros têm toda a razão em exigir melhores salários. Têm todo o direito de se manifestarem. Pacificamente, todos o têm.

As suas reivindicações salariais são justíssimas.

Mas seus líderes erraram grosseiramente em invadir o Quartel Central da corporação. Nenhum deles pode deixar de saber que um ato assim teria consequências.

Até ali, tudo era em seu favor. Ao invadir, insuflados ou não, cruzaram uma linha perigosa.

O Corpo de Bombeiros, ainda que não o devesse ser, é uma instituição militar. Não pode haver “tomada” de quartel sem que se caracterize uma infração militar.

Muito menos cabe a nós, políticos, querer tirar “casquinha” em movimentos assim. O que temos de fazer é pedir que os ânimos serenem, que se evitem excessos e não se criem situações irreversíveis.

Pode ser que alguém, por paixão política, ache diferente. Mas não é bom que a gente misture apetite eleitoral com reivindicações – legítimas – de profissionais militares.

Uma pena que se tenha cometido este erro político, até porque o movimento dos bombeiros tinha total simpatia da população. E o meu próprio, que tenho pela corporação a lembrança da importância que ela teve no governo Brizola, quando teve sua autonomia elevada ao nível de Secretaria de Estado.

Vamos apelar e torcer para que a calma volte.  O Rio de Janeiro precisa demais tanto de policiais quanto dos nossos valentes bombeiros para que eles fiquem brigando entre si.

É hora de ser “bombeiro”, não de “colocar lenha na fogueira”. Porque quem quiser se aproveitar desta situação lamentável não pode estar seriamente preocupado com a situação daqueles chefes de família. Que precisam de melhores salários, sim, e que pior ainda ficarão se o confronto – o desta madrugada e manhã e o verbal, que se segue –  tornar inevitável sua exclusão da corporação.

E se aborreço alguém com essa posição, lamento. É que não sou valente com a vida dos outros.

Leia aqui a rebelião dos bombeiros do Rio.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

alfred

Diogo Araújo e amigos: esqueçam esse panfleto de quinta categoria chamado Conversa Afiada. Ou melhor, Conversa Mole. Ou, se preferirem, Papo Furado. Não é o meu caso, mas se alguém tinha ainda alguma dúvida, não deve ter mais: a máscara caiu. Nada mais medonho do que se fingir de morto nesta safadeza contra os bombeiros.

Avel de Alencar BsB

Ségio Cabral é um demagogo neo-fascista.

youPode » Site narra repressão aos bombeiros do Rio, segundo o pai de um dos presos

[…] Leia aqui o que deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil — seção… […]

Severino Bittencourt

Se alguns Bombeiros invadissem o quartel seria crime, porém se mil invadem o crimoso é o patrão Estado que quer matar o mínimo de dignidade que o homem poder ter que é a honra e o dever de sustentar bem seus filhos. Classifico a atitude deles de Estado de Necessidade.

Severino Bittencourt

Se alguns Bombeiros invadissem o quartel seria crime, porém se mil invadem o crimoso é o patrão Estado que quer matar o mínimo de dignidade que o homem poder ter que é a honra e o dever de sustentar bem seus filhos. Classifico a atitude deles de Estado de Necessidade.

Eduardo Miranda

Isso é raro, mas descordo do Brizola quanto aos bombeiros…

É compreensível que a greve enfraqueça politicamente o governo do RJ.

Mas, ao mesmo tempo, um governo que se gaba de tocar grandes obras, de abrigar jazidas gigantescas de petróleo, e de receber grandes eventos, como Copa e Olimpíadas, deve dar ao menos um salário digno para seus servidores, coerente com toda a propaganda que faz e das boas notícias que transmite em profusão para a sociedade.

Agora são os bombeiros. Logo logo a PM e seu filho Bope também cobrarão as aplaudidas ocupações nas favelas e as bem-sucedidas criações de unidades de pacificação.

Chegou a hora do Sérgio Cabral governar um pouco pra dentro, e menos pra fora.

Quanto ao aquartelamento, concordo com um colega, foi uma forma de chamar a atenção. Greve é chamar a atenção, é o esgotamento do diálogo. Para o trocadilho infame do fim do texto, sobre bombeiros e incendiários, respondo com outro trocadilho: esse incêndio só será controlado hora que chegar água ($) nos hidrantes.

Luciano Prado

Folha online

06/06/2011 – 20h26

"Bombeiros do PR, BA, MG e PE ganham o dobro do que os do RJ

Soldados do Corpo de Bombeiros do Paraná, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco ganham pelo menos o dobro de salário que seus colegas do Rio de Janeiro, que estão greve para aumentar sua remuneração –R$ 950 para um bombeiro em início de carreira.

A diferença é ainda maior se comparada apenas ao salário dos bombeiros paranaenses –de R$ 2.428,39 para soldados recém-formados–, 150% mais do que o que ganham os bombeiros fluminenses. Na Bahia, o salário é de R$ 1.948,23, 105% superior ao do Rio, e inclui o soldo mais gratificação e vale-alimentação. O Estado possui um efetivo de 2.117 bombeiros.

Em Minas Gerais, Estado que conta com 5.628 bombeiros na ativa, o salário após o curso de formação é de R$ 2.041,74. Ainda assim, os bombeiros do Estado também estão se mobilizando por aumentos salariais. Fizeram passeatas pelo centro de BH e ameaçam com paralisação contra o reajuste de 7% proposto pelo governo mineiro. Os bombeiros querem salário de R$ 4.000 já e reclamam que o governo só queira chegar a esse valor no fim de 2014.

Em Pernambuco, onde os soldados do Corpo de Bombeiros ganham R$ 1.881, as associações de classe querem que os salários subam para pelo menos R$ 2.400, e não para R$ 2.100, como está previsto para julho. Os bombeiros do Estado têm feito caminhadas e assembleias para pedir um aumento maior. Eles também pedem novas fardas e mais estrutura para vigilância de praias.

Já no Rio Grande do Sul, associações de classe dos bombeiros prometem realizar assembleias nos próximos dias para exigir aumento para os soldados. No Estado, eles são ligados à Brigada Militar (a polícia gaúcha) e recebem o mesmo que um policial recém-formado, R$ 1.246 _o pior salário do Sul do Brasil.

Os bombeiros também reclamam das condições dos veículos, da qualidade dos uniformes e das armas de serviço. O Estado possui um efetivo de 2.900 bombeiros."
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/926235-bom

Pai de bombeiro do Rio: “Não assine nada, nem com arma na cabeça! | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] […]

beattrice

Deveras impressionante.
Muitos "liberais" e "progressistas" de 2010 vêm revelando seu lado "direita volver", ora no lobby palocciano, ora no lobby cabraliano.
Trocam de codinome, ou não, mas são detectáveis.
A direita tá batendo ponto aqui Azenha.

Daisy

Concordo, se não tivessem entrado no próprio quartel, não teria ficado claro para todo o país como são tratados estes valorosos trabalhadores, que arriscam suas vidas para salvar a dos outros mesmo ganhando salários miseráveis, pelo governador Cabral.

diogojfaraujo

Enquanto isso, no Conversa Afiada, nada…

Se fosse aqui em sampa…

Triste…

betinho2

O "Carmem Leporaca" (Richard Smith), agora repaginado para EUNÃOSABIA, começou a costear o alambrado depois que descobriu aqui: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/belluzzo-… ,que é um "ativo" dos EEUU. Ativo neocolonizado e ativo negociável, como patrimônio americano, pois os EEUU não tem empresas estatais para vender, sór os seus amestrados neocooptados mundo afora. Por isso agora ele é o "eunãosabia". Será que vai acordar?

    Aline C Pavia

    Meu amigo.
    Não perca seu tempo com esses papagaios transgênicos balbuciantes.
    Tanta coisa mais útil a fazer, como contar formigas no chão, por exemplo.
    Essa raça sub-humana chamada "troll" merece nossa pena e as jaulas de um zoológico, ou talvez uma ala secundária em algum Museu de Ode à Estupidez.

Thiago M Silva

Enquanto as pessoas forem tratadas como animais, não se pode esperar que reajam como seres "racionais" e "civilizados".

    Geysa Guimarães

    Thiago:
    Curto e certeiro. Sábio.
    Parabéns.

Antonio

Os governos brasileiros não pagam salários decentes para o funcionalismo porque a corrupção é imensa. Sai dinheiro para o partido, para pagar as contas do partido, para os amigos do partido para os amigos dos amigos. Agora o Estado tem que ser mínimo. Não pode gastar dinheiro pois tem que sobrar para a corrupção. No Governo Cabral, a doação do dinheiro da Defesa Civil à Rede Lobo dever ser só a ponta do iceberg.

Thiago M Silva

As vezes parece que o pessoal acha que essa invasão foi donada, esquecendo que o movimento dos bombeiros já tentava diálogo com o governador há cerca de 2 meses e NADA!!

priscila presotto

Gostaria muito que o Sr Cabral se colocasse no lugar dos bombeiros ,seria assado em um minutinho só~!

Cesar

Muitos setores estão se organizando para prestar solidariedade aos bombeiros nas escadarias da ALERJ. Até organização de pescadores de Jurujuba (Niterói-RJ), está lá. Outros estão chegando, levando auxílio material, oferecendo banheiros de suas representações de classe nas imediações. Bye, bye, Cabral 2014!

Cesar

Vi no sítio msn que um grupamento de bombeiros de Nova York está vindo prestar solidariedade aos bombeiros fluminenses. Parafraseando PHA: Bye, bye Cabral 2014!

betinho2

O Bolsanaro está prontinho para liderar uma quartelada.

betinho2

Os remanescentes da UDN (que nunca chegaram ao poder pelo voto) e os trogloditas da ditadura devem estar felizes com a quartelada dos bombeiros. Legitima a quartelada de 64. Quem sabe agora com o apoio à indisciplina militar dos bombeiros eles resolvam dar um replay, já que devem estar reinvindicando a volta ao poder e os eleitores não lhes atendem a reinvindicação na urna?

Miseravel da Ponte

Mas então, me mostraram aqui a solidariedade aos bombeiros. Bonito, gostei. Tanto gostei que após anos debaixo da ponte estou me animando a fazer como eles. Podem me indicar um lugar que eu possa invadir, que tenha comida para eu encher minha barriga vazia?
Se eu soubesse que pode fazer isso, de invadir quando a barriga ronca, viiixiii, já teria tirado ela da miséria faz tempo. Me sinto autorizado com tantos apoios. Mas vejam, sou só eu a mulher e os filhos, então peço que voces ajudem a segurar as pontas quando eu invadir um lugar ai que tem comida, ok?
Agora, se uma boa alma se dispuser a abrir a porta da casa e me servir uma boa porção de comida, quem sabe eu não precise invadir nada. Voces que tão defendendo a invasão dos bombeiros, certamente não são alguns daqueles que a anos passam na ponte, onde estou morando, e viram a cara pra mim, fazendo de conta que não existo, não é mesmo?
Lembrei que na constituição fala que todos temos direito a comida e moradia. Acho que vou procurar onde está a minha moradia e a minha comida, quem me ajuda? Ou devo tomar o que é meu na marra, assim como os bombeiros?
Quem me orienta, me ajuda para eu não fazer essa mesma coisa extrema que os bombeiros fizeram?

Acho que vou juntar meus amigos que estão debaixo da ponte e fazer uma quartelada. No nosso caso entenda-se por quartel todos locais que tem comida, inclusive a casa aí dos solidários com a fome dos bombeiros. Penso que meu movimento vai juntar 100% dos que estão nas pontes, ao contrário dos bombeiros que só tiveram 3% de adesão. Aproveito para perguntar, 3% representa a classe como um todo? Devo parabenizar os 97% que se mantiveram hierarquicamente na ordem?. Ou devo chama-los de traidores do movimento?

    Marcio H Silva

    Meu amigo, esta moradia sua em baixo da ponte tem acesso a internet? e voce tem computador?
    Quanto ao programa para tirar 16 milhões da pobreza absoluta, voce deve estar incluído, já começou a ser resolvido pelo Governo Dilma semana passada com o lançamento do programa contra a miseria absoluta.
    4000 bombeiros estavam na manifestação, 33% dos que estão na ativa no RJ. 2000 entraram no quartel, na hora da invasão muitos sairam do quartel e foram impedidos de retornar pela PM. Conhaça os fatos e dados antes de escrever besteira. Não seja cinico com problemas alheios. Espero que sua casa debaixo da ponte não pegue fogo, ou sofra deslizamento, e quando voce for a uma praia não se afogue.

    Miserável da Ponte

    Márcio
    Nossa barriga vazia ronca igual a barriga vazia dos que ganham 950,00. Deu pra perceber a mensagem?
    Você é daqueles que nos vê debaixo da ponte e vira a cara, cara de paisagem.
    Estou indo ai na sua casa, prepara o rango.

    Thiago M Silva

    Tem conexão wi-fi aí debaixo da ponte?

    betinho2

    Thiago ou Márcio (tudo a mesma coisa)
    Devo concordar com a conta feita pelo Miserável da Ponte.
    São 15.000 bombeiros no estado, de maneira que os 439 insubordinados representam apenas 3%.
    Houvesse apoio de toda a tropa teriamos tido movimentos também em outros municípios. A grande maioria se manteve hierarquicamente disciplinada.

    Quanto a ter internet debaixo da ponte, queres tirar até o direito do Miserável sair de seu "habitat" e ir numa lan?

    Ironias a parte, achei interessante a explanação desse que se travestiu de morador numa ponte.

    Luciano Prado

    Esse sujeito só não é mais bobo porque é um só.

Zé das Couves

Uma pergunta: O que são as Forças Armadas (bombeiros são militares,pois não?)? Eu respondo: São um grupo de milhares de pessoas, treinadas e armadas até os dentes. O que impede esse grupo de tomar o poder a hora que quiser? Duas palavras: HIERARQUIA, DISCIPLINA!
Não nego que as reivindicações dos bombeiros sejam justas, o problema é o precedente que se cria. Hoje eles lutam por salário, amanhã fecham o Congresso. E não é paranóia minha não, eles só precisam de uma liderança carismática – organizados e armados já estão…

    EUNAOSABIA

    Você tem toda razão… Cabral pelo menos está tentando manter a ordem… vocês está coberto de razão amigo…….

    Olha… em 1964….. o tal do golpe militar foi em grande medida causada pela quebra total de hierarquia e da disciplina….. uma total baderna se instalou no seio das FA….você tem razão sim.

    Thiago M Silva

    Cabral está tentando manter a ordem…a ordem do assalto aos bombeiros

fernandoeudonatelo

Desculpem o comentário, mas Cabral é medíocre. A classe se organizava em manifestações desde abril desse ano, no centro e em frente a ALERJ depois de 4 anos e meio sem expectativa de melhoria dos planos de carreira e dos salários base (soldo inicial, para soldados). Não havia um estado de greve abrangente.

Não houve uma negociação política sequer, ou mesmo reunião com representantes da Secretaria estadual de Defesa Civil.

Vejo a invasão, que realmente foi infração militar, pois é considerado motim pelo TJM, como uma ato infelizmente necessário. Antes disso, nenhuma notícia era veiculada seja pela mídia corporativa ou alternativa, regional ou nacional, enquanto o governo empurrava com a barriga o projeto de reajuste até o final do ano (ou não), para manter o cumprimento do esforço fiscal (arrocho).

Rodrigo

Qual a diferença dessa revolta com o que aconteceu com a PM mineira em Belo Horizonte em 1997 ?

Parece-me que a diferença básica que é em 97 o então desGovernador Eduardo Azeredo não abriu nenhum canal de comunicação com a classe, rejeitou qualquer aumento e negociação.
Já desta vez o dito governador Sergio Cabral fala abertamente de um plano já existente de reajuste salarial até o fim do ano.
Sou a favor dos Bombeiros, porém a invasão foi um erro.. assim como o que aconteceu no Palácio da Liberdade em 97.

Pergunta para o Azenha ou qualquer um que possa responder: Sergio Cabral disse que a classe já teria aumento planejado para até o final do ano. Isto é procede ?

    FrancoAtirador

    .
    .
    O que o Cabral propões não é aumento.

    É crediário:

    50 parcelas mensais, de dez reais (R$10,00)

    sem juros nem correção monetária.

    É um VALE-MERRECA.
    .
    .

    Luciano Prado

    Kakakakakakakakakakaka…

    É isso mesmo, o cinismo dele chega a tanto.

    beattrice

    Bato uma aposta que quem passou a fórmula para o Cabralino em um papelucho, ou em uma bolinha de papel, foi o Gera OPUS DEI AL-ckmin, ele faz sempre esse "crediário" salarial, pergunta para os professores e para os funcionários da saúde em SP.

    Aline C Pavia

    Beattrice como sempre falou e disse.

Luís Alberto

Cabral: liberte os bombeiros do Rio de Janeiro e abra imediatamente as negociações salariais. Todo apoio e solidariedade à classe trabalhadora.
lulabrax.blogspot.com

M. S. Romares

Parece-me que esse cabral ainda não descobriu o Brasil.

Ulisses Fernandes

O Deputado Brizola Neto deveria ouvir a sua base. O comentário no blog soou como um apoio ao destemperado governador fluminense. Me pergunto onde está a esquerda, que tradicionalmente defende os trabalhadores, e não criou nenhuma grande manifestação de apoio aos Bombeiros. Até agora, quem se manifestou claramente foi a OAB. Os partidos de esquerda têm que se mobilizar em bloco e rápido, com ações mais diretas no sentido de pressionar por um desfecho negociado para esta situação. Alguns valores básicos, em defesa do trabalhador, sempre foram o diferencial em partidos como o PT, o PDT e o PC do B. Se estes partidos não se mobilizarem de forma efetiva, corremos o risco de ver o projeto de esquerda no Brasil perder sustentação em sua própria base.

    alexis

    A OAB falou quase o mesmo que o Brizola.

    Luciano…pode responder, acho que isso lhe faz bem!

Walter Decker

Argentino obriga Supremo a revogar Lei da Anistia

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/06/0

mucio

Enquanto permanecer esta aberração de Polícia Militar, Bombeiro Militar nenhuma dessas categorias irá conseguir melhores salários e condições de trabalho. Em qualquer lugar do mundo militar é o cara das forças armadas. Peguntinha, a quem interessa que essas instituições sejam submetidas a padrão de conduta e regulamentos militares?
A época dos senhores de engenhos em que a força policial e mesmo militar era usada para caçar escravos se foi ou pelo menos deveria ter ido.

Carlos Cwb

Brizolinha tá indo proi caminho errado.
Já não publica mais, em seu blog, comentários com pontos de vista diferentes dos seus…

    betinho2

    Não é verdade. Brizola a exemplo aqui do Azenha são democráticos e dão a cara a tapa e publicam o controverso. É só ir lá e conferir. Ao contrário do PHA, esse sim de nariz empinado com suas "verdades".

    alexis

    Bom Betinho,
    É isso mesmo.
    Tem gente no blog do Brizola que poupou um ano de psicólogo graças á paciência tibetana do Brizolinha, que respondeu a todas as inflamadas declarações.
    É bom eles continuar desafogando mágoas na internet, pois sem isso poderiam estar fazendo na rua coisas piores, não é?

    Geysa Guimarães

    Carlos Cwb:
    Não seja injusto, criatura!
    Tô com dedo doendo de tanto teclar respostas a comentários altamente desrespeitosos ao Brizola.
    Ele não responde e eu num guento, me meto. Não posso ficar impávida diante de inverdades.

Fernando Drechsler

Eu entendo perfeitamente a situação dos bombeiros (um dos poucos ramos ligados à porção militar do estado, e ser extremamente querida e respeitada pela população), porém o erro dos bombeiros está justamente nessa ligação com o exercício militar. Quando a invasão ocorreu, a lei militar interpreta isso como motim, não como reinvidicação.

Eu acho que Sérgio Cabral fez um erro político tremendo ao considerar como "vagabundos" pessoas que são extremamente bem vistas pela sociedade, e acabam fazendo um trabalho mais do que adequado, dadas as condições de salário e provável precariedade das condições de trabalho (não me arrisco a concordar ou discordar disso).

O grande problema está no tratamento militar dado à instituição, atrelado à força pública sob comando do governo estadual. Alguma espécie de reforma provavelmente seria benéfico nesse sentido talvez, mas em algo temos que concordar. Em um estado (dentre os mais ricos do país) não dispuser de condições mínimas de trabalho (SP tem isso, apesar de, às vezes, questionáveis), esse tipo de situação ocorrerá.

Quem não lembra do confronto entre policiais militares e civís à algum tempo? Isso demonstra o tratamento dado à determinados setores do funcionalismo público, de extrema degradação, porém, ao mesmo tempo, de grande importância para o funcionamento do estado.

Por fim, imagino que esse vai ser o sepultamento político do Sérgio Cabral, pois isso será usado como arma de uma infinitude de maneiras.

    Aristharco

    "O erro dos bombeiros está justamente nessa ligação com o exercício militar…"
    Drechsler

    E o erro do Tony Blair com suas bombas e guerras em exercício militar mundial teve o mesmo tratamento dados aos bombeirinhos, heróis brasileiros? Claro que não!
    O "olhos azuis" (Blair) foi agraciado com o cargo de assessor da Copa no Brasil (aspone), com os bolsos recheados previamente (mais do que as migalhas jogadas a corporação de heróis brasileiros… ).
    Enquanto isso, nossos compatriotas são denominados pelo sr. Cabral de "Vagabundos" e com a repercussão constante da mídia denominada de PIG…

Walter Decker

Vamos fazer com Argentina e Chile e colocar os torturadores na cadeia !

STF reacende polêmica sobre anistia
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/decisao-do

Zé das Couves

Militar não faz greve, amotina-se. E motim, meus caros, em qualquer lugar do universo é tratado na bordoada, seja o governo de esquerda ou direita.
Nest caso, a maioria está a favor dos bombeiros, pois sua reividicação é justa. Mas, e quando não for? Hoje eles estão brigando por salário, amanhã podem tentar derrubar um governo. Lembrem-se que provavelmente boa parte desses bombeiros é eleitor do Bolsonaro, reacionários até a medula.

    Thiago M Silva

    Não sei se são eleitores de Bolsonaro, vc pode mesmo afirmar isso? Mas de qq forma, são trabalhadores e são bombeiros, não polícia ou forças armadas. Bombeiros tomarem o poder? Não tenho conhecimento disso, não. Que eu saiba, só o Exército já fez isso no Brasil. E se fizerem de novo, vai ser com a ajuda do Cabral, não contra ele!

    Zé das Couves

    "Não sei se são eleitores de Bolsonaro, vc pode mesmo afirmar isso?" – Bombeiros são militares, e militares são reaças, isso é fato. Se não votaram no Bolsonaro, no mínimo devem concordar com as idéias dele.
    "(…)são trabalhadores e são bombeiros (…)" – não são trabalhadores comuns, tanto que respondem a um código penal próprio.
    "Bombeiros tomarem o poder? Não tenho conhecimento disso, não" – Também nunca vi, e não foi isso que eu disse. O problema é que se cria um precedente. Hoje são os bombeiros, amanhã os pm's (que também ganham uma merreca) e depois quem mais?
    O que quero dizer é o seguinte, Thiago: Para manter uma democracia são necessárias várias precauções. Uma delas é não marcar bobeira com militares. Esses caras tem treinamento, armas e são organizados. Tem que matar a serpente no ovo.

    Luciano Prado

    Oh! Zé das Couves.

    Olha que nós não tínhamos cogitado dessa possibilidade. Só você mesmo para nos alertar. Parabéns.

    Já imaginou os bombeiros do Estado se juntando a Al-Qeada para tomar o governo do Rio? E imagine se resolvem tomar o país e logo em seguida invadir a Argentina e os países vizinhos.

    Nós estamos correndo sérios riscos e se não fosse você…

    De fato, esses bombeiros armados com novecentos contos de reis são uma ameaça à população e à frágil democracia brasileira.

    Obrigado Zé. Vou passar seu alerta adiante.

    ivomar

    É isso mesmo. Agora a gente mete bala nesses sem terras invasores e passa o trator por cima de invasão de sem tetos. Agora quanto aqueles estudantes vagabundos, a gente bota a cavalaria em cima deles.

Minas

Azenha se liga no que pode acontecer em Minas… http://renataaspra.blogspot.com/

Euler Conrado

Antes de manifestar minha opinião quero parabenizar o jornalista Luis Carlos Azenha e a equipe do blog, por darem espaço às lutas reais que acontecem no país e no mundo. Quando, na área da Educação, a que pertenço, aconteceu a fala da professora Amanda Gurgel, este blog deu destaque em primeira mão. E agora com a revolta dos bombeiros do Rio, abre-se este espaço para discussão. Procurei em outros blogs ditos progressistas a repercussão destes dois temas que mencionei e nada encontrei. Uma pena.

Agora vamos ao tema. Considero uma vergonha para o Rio de Janeiro e para o Brasil a forma como o governo tratou o movimento dos bombeiros – e como vem tratando os educadores, também. Não adianta querer criminalizar o movimento dos bombeiros, que lutam por salário mas digno, salário este que está em R$ 950,00. Uma vergonha, se considerarmos os salários de deputados, ministros, secretários de governo, governador, prefeitos, juízes, etc., cuja atividade nem sempre tem um centésimo da importância do trabalho de um bombeiro ou de um professor.

Deveria o governador ter negociado anteriormente com os bombeiros e com outras áreas do serviço público do Rio, estado que está entre os três mais ricos do país e que paga salários indecentes aos profissionais que prestam grandes serviços às comunidades de baixa renda: na Saúde, na Educação, na Segurança, etc.

E não tem essa ladainha de ficar buscando dois pesos e duas medidas, não. Dizer que os bombeiros têm direito a um salário justo, mas erraram ao ocupar o comando, não serve de pretexto para esconder o principal, que é o descaso dos governos com os servidores das áreas que mencionei. Não se resolve este problema com polícia de choque e com a criminalização judicial das lutas sociais. É preciso política pública que dê prioridade à valorização dos profissionais da Educação, da Saúde, da Segurança, incluindo os bombeiros.

Tudo o mais é conversa para boi dormir, seja por parte do governador ditadorzinho, que acha que pode resolver os problemas sociais com tropa de choque, ou parte da oposição eleitoreira, que quando esteve no poder fez a mesma coisa. O Brasil está se cansando dessa elite cínica e canalha, que se locupleta no poder e deixa ao abandono os interesses dos de baixo.

    Luciano Prado

    Matou a pau. É isso.

EUNAOSABIA

Cadê meus comentários moderador??? será que é essa tal de Conceição Lemes que está aí?? deve ser… pois não acredito que um Jornalista como o Azenha, vá querer que seu blog fique só nesse rami rami desses progressistas que vivem num mundo da lua… achando que Lula transformou o Brasil numa Noruega e tudo que não presta é culpa de FHC, Serra… Tucanos…

Vamos lá rapaz… se não aceita ler o contraditório é só ESCREVER BEM GRANDE NA HOME DO BLOG.

Valeu…. é o velho PIG em ação.. PARTIDO DA IMPRENSA GOVERNISTA.

Pode dar porrada mesmo… não esquento,,,…. publicam as maiores ofensas e baixarias contra quem não faz parte da curriola de vocês.. metam a porrada….

    Luiz Carlos Azenha

    "Essa tal de Conceição"? Pega leve, meu caro…

    EUNAOSABIA

    Mas só agora Azenha?? só depois de soltar os cachorros?? quebra meu galho também mano..

    Você não precisa se apresentar, você é o Luiz Carlos Azenha, jornalista renomado… essa ""tal"" não é no sentido de ofender…. é no sentido de que nunca ouvi falar…. só isso….

    Por aqui falam do tal do PIG… mas vai no portal e nos blogs de "O Globo"… lá sai de tudo… FHC é muito criticado por lá… eles baixam a lenha mesmo.. o mesmo acontece com Lula e o PT… os blogs se quer tem moderação prévia…quando descamba um pouco eles apagam o comentário…

    Eu não sou contra o seu blog, se assim fosse, teria que ser contra o Blog do cara da Veja… nunca comentei por lá, se querem saber, nem abro a área de comentários….talvez justamente por ser de pensamento único, ficar na mesma lenga lenga e mesmo tipo de opinião não rola… nunca nem abri ….acho que a democracia se constrói na diversidade…é aquela história…. """a ditadura nos dá o direito de pensar igual, somente a democracia nos dá o direito de pensar diferente…."""

    Sem querer me alongar ou lhe encher a paciência… seu blog tem uma autonomia que muitos dessa linha não têm…. vejo você criticando ou pelos publicando críticas por aqui daquela invasão dos militares nos morros do Rio, só para ficar nesse exemplo… algo que muita gente na época exaltava… eu também era crítico daquele tipo de ação……

    Ô Azenha…. não me importa em ser criticado aqui pelos comentaristas… na boa velho.. eu dou gargalhadas… na verdade acho que pensamos a mesma coisa, ou quase igual.. tem muita gente por aí que se diz defensor de pobres… mas perguntem se algum desses já foi num rincão da Amazônia ou no meio da Caatinga como eu já fui distribuir comida ou aplicar vacina contra Pólio…lugar que quase ninguém vai… já vi miséria e pobreza dessas de sair correndo….

    Bem velho…. o PIG existe sim, mas existe dos dois lados, o PIG da direita e o PIG da esquerda…os dois PIGs são como matéria e anti matéria no universo, quando ambos se encontram, eles se anulam…

    Bom… velho.. é isso…

    Quanto aos comentaristas do blog… podem baixar a borduna com força… não esquento…

    Marcelo Fraga

    Vai te catar, cara.

    Muitas vezes eu já comentei aqui no Viomundo e meus comentários demoravam muito tempo a serem aprovados. Ás vezes levava mais de um dia, mem por isso eu venho aqui destratar a Conceição e o Azenha.

    EUNAOSABIA

    Tá bom Marcelo Fraga,,,, é que "eu não sabia"…não esquenta velho….

    Geysa… valeu mana…

    Geysa Guimarães

    Ei, fulaninho:
    Essa "tal" de Conceição Lemes é a maior decência e enorme competência.
    Bem ao contrário de quem de (des)educou.

    Geysa Guimarães

    "De quem te (des) educou".
    Troquei o t pelo d (mas acho que deu pra sacarem, né?

    M. S. Romares

    Oligofrenia sem limites.

    marcos dascanio

    Paranóia ??
    Mas, se não publicarem que quer que seja, tem que ficar bravo mesmo. Prinipalmente para provar que seu argumentos podem ser facilmente destruídos.
    No mais, acho que se o espaço se propõe aberto aos debates, todos os posts devem ser publicados…
    Entretanto, caro EUNAOSABIA, seja paciente, pois podem haver falhas ao invés de censura. De censura quem entende são os militares que ficaram no poder por 30 anos…

Bernardino

Querem sediar as olimpiadas e copa do MUNDO desse jeito sem respeito a segurança e educaçao
O RIO é um gigante com pes de barros,assim como a BAHIA ,pois foram la que desembarcaram a CORTE Portuguesa e ate hoje ficou o Estrago da herança maldita de Portugual
Pra completar o sr LULA que se sente acima do bem e do mal traz olimpiadas pra esse estado sem as minimas condiçoes,tkorrando bilhoes de reais em obras que poderiam ser aplicadp em SAUDE,EDUCAÇAO e SEgurança como é o CASO.A educaçao e segurança tem de ser FEDERALIZADAS pra isso precisa de um ESTADISTA que mude a CONSTITUIÇAO e peite A potiticagem danosa ao PAÍS

Gerson Carneiro

Enquanto um batalhão em MG homenageia cachorro, no RJ bombeiros são presos.

O cachorro não é mais o melhor amigo do homem. É concorrente.

    Geysa Guimarães

    Os bombeiros sabem apreciar quem trabalha, Gerson. O governador do Rio, não.
    Nem parece amigo do Lula. Acho bom o Nunca Dantes dar uma olhada nesse "companheiro".

Pedro Teixeira

Só falta o Judiciário impugnar a greve como ilegal, a exemplo de praticamente todas as últimas greves ensejadas na Paraíba, em que, independente do setor grevista, pasmem, o Judiciário achou por bem reputar ilegal a greve.

Os professores, por exemplo, recebem salários menores, inclusive, que os bombeiros cariocas; há anos, sequer há proposta de reajuste — esta, aliás, ignorou a lei recentemente reputada "constitucionalíssima" pela nossa Corte Constitucional, estabelecendo o piso salarial.

Não concordo com a invasão do quartel — me refiro à invasão que se deu em seguida a "entrada" dos bombeiros, para que fossem retirados –, mas quem sabe não fosse necessário uma invasão do tipo, em incontáveis outras greves Brasil afora pra serem ouvidos outros setores da sociedade?

Gerson Carneiro

Os bombeiros devem fazer uma paralização geral e exigir a soltura dos bombeiros presos e dane-se governador, OAB-RJ. É a única linguagem que o governador entende. E a OAB-RJ chegou atrasada para fazer graça.

    Marcio H Silva

    Estão se preparando para isto Gerson. Mas, como são militares e responsáveis não podem deixar a população sem os seus serviços essenciais básicos de segurança. Os Guarda Vidas estão tirando serviço voluntário a paisana. Se alguém se afogar e morrer, Cabral irá utilizar isto contra eles e tentar jogar eles contra a opinião pública. Todo cuidado é pouco com este governo covarde.

    Luciano Prado

    Perfeito, Gerson.

    A população já não suporta mais o silêncio e a omissão dos irresponsáveis e criminosos que ora estão governando.

    De fato, você tem razão. A OAB/RJ chegou atrasada.

    Já a OAB nacional do senhor Ophir Cavalcante, está diariamente, junto com a oposição, batendo no governo Federal.

    Essa gente não conhece outra linguagem a não ser a dos excessos.

    Omitem-se criminosamente até não poder mais para depois usar a TV dos amigos para desmoralizar e achincalhar o trabalhador.

    Chega!

Luciano Prado

Prestem atenção nos comentários de um tal "alexis".

Parece até um clone de um certo deputado.

    alexis

    Luciano,
    Bom dia.

    Não tem outra coisa para fazer?
    Além de encher o saco do Brizola agora quer pasar por cima das opiniões de todo o mundo?
    Respeite aos outros e assim será respeitado.
    A sua provocação é gratuita e desequilibrada.

Luciano Prado

Os argumentos do deputado Brizola Neto se fundam, a rigor, no apoio político ao governo de Sérgio Cabral.

Julio Silveira

Apesar de saber que na pratica sobreviver é um conseqüência política, que vivemos a política em todos os momentos da vida, mesmo que alguns insistam, de forma ignorante, dizer não gostar dela. Penso (ainda bem que posso) diferente da OAB e do Brizola Neto, no meu entender não houve um erro político na invasão do quartel. Foi sim é vergonhoso, mas não para os aprisionados e imputados na culpa, os pobres bombeiros, a vergonha para mim foi para os sucessivos governos que permitiram que se chegasse a essa situação. Imputar aos bombeiros a responsabilidade pela insegurança que a situação criou é no mínimo uma posição autista, talvez por autoproteção a que todos os políticos, em quaisquer matizes ideológicos, nos impõem

Julio Silveira

Esquecem eles que algumas profissões são especiais (professor, policial, bombeiros) e deveriam ser vistas como as que irão legitimar o bom governo. E, nesse ínterim, temos visto tanta ilegitimidade trocando bastão nos palácios, depois de muitas promessas de excelente gestão. Não sou professor, não sou policial, não sou bombeiro, e não sou idiota, para não reconhecer que estas atividades deveriam ser vistas como o cartão de visita de todo bom governo e dos estados. São vitais e indispensáveis para a sociedade. Mas parece que aos olhos dos políticos apenas eles adquirem essa importância, tanto na generosidade com os recursos públicos quando partilham seus aumentos e benefícios quanto pela ignorante falta de reconhecimento, fora dos discursos, da imprescindibilidade desses profissionais.

Luciano Prado

Os argumentos do deputado Brizola Neto se fundam, a rigor, no apoio político ao governo de Sérgio Cabral.

Fosse governo do PSDB estaria argumentando de outra forma. Descendo a lenha e buscando formas "inteligentes" para criticar o adversário político.

Foi ótimo que isso ocorresse. As máscaras estão caindo, aos montes.

mello

Carregado de bom senso, lucidez e ótimo senso de equilíbrio o comentário do Brizola Neto. É justíssimo pleito da categoria, os salários são vis, como são os dos médicos , professores e policiais. Como também esperamos que esses não danifiquem hospitais, escolas e depend~encias oliciais e quartéis nem os respectivos equipamentos, não há como aprovar os danos feitos às instalções, prédios e equipamentos dos Bombeiros, nem a exposição de mulheres e crianças, imitando os bandidos e traficantes que fazem isso.
Todos os movimentos reivinducatporios e greves devem ser feitos com organização e sem penalizar o público, que não é culpado pela má remuneração dessas categorias.

Marco Ferreira

Que eu saiba, só houve confronto por que o BOPE invadiu, com os traficantes lá no alemão o Cabral foi mais tolerante, esperou, esperou, esperou…até que todos fugissem pelas obras do PAC aí sim depois foi feita a "invasão". Os bombeiros invadiram o quartel num ato de protesto, pacífico. E se não fizer assim, ninguém se comove, infelizmente, quem salva vidas não merece ser preso por tentar melhorar a própria vida, quem deveria ir em cana é o Cabral, por pagar salários aviltantes para o funcionalismo, com tanta grana indo pro Rio. Apóio incondicionalmente os bombeiros. Em relação ao Brizola Neto, o que ele tem feito pra melhorar a situação dos bombeiros? Ele é parlamentar do Rio não é? Ele não foi secretário estadual do trabalho? Como é que não tem nada a ver com essa história? Ele faz parte da base do Cabral. é co-responsável.

    Luciano Prado

    Valeu Marco, é isso.

Jair

Já postei aqui que achei condenável o que disse o governador do rio sobre os bombeiros. Agora, realmente é preocupante um quartel sendo invadido por militares. Isso é perigoso e não pode servir mal exemplo para outras tropas militares. Já imaginou se policiais do "choque" ou, por exemplo, o Bope resolverem se amotinar, armados como andam? A atitude tomada pelos bombeiros do Rio não justifica, é perigosa para a democracia e, infelizmente, tem que ser punida conforme a legislação militar. Protestem sim! Cruzem os braços, mantenham o serviço essencial, não depredem o patrimônio público que nós mesmos pagamos, façam acampamento em frente a sede do governo fluminense, enfim, usem a razão, a criatividade e não a força. Dessa forma, terão apoio de toda a população.

Fernando

Quando o deputado Brizola Neto tem a mesma posição do editorial do jornal O Globo é porque chegou a hora de revermos o que é ser de esquerda no Brasil.

    Luciano Prado

    MIL !

Ligeovanio

O que fazer quando nem mesmo a radicalizaçao resolve? Esperar a boa vontade desse ditadorzinho de merd*?

Klaus

Caramba, alguns aqui tem um sério problema em interpretar um texto. O deputado acha justas as reivindicações só não concorda com a invasão do quartel. Invadido o quartel, o que o governador poderia fazer? Ceder e logo depois aumentar o salários? Deixá-los lá e continuar a vida? Para alguns é muito fácil resolver as coisas e opinar sentadinho atrás de um computador, sem colocar o seu na reta, não é mesmo. Não tenho simpatia nenhuma pelo governador do Rio, mas o que ele podia fazer quando militares invadem um quartel? O mundo real é diferente, como o PT deve ter aprendido depois de ter alcançado o poder. Não dá pra fazer bravatas como se fazia na oposição. O mesmo vale para alguns comentaristas aqui.

    Luciano Prado

    Meu caro, essa é uma forma "inteligente" de se posicionar contra.

    Fosse um governo do PSDB o deputado estaria argumentando de outra forma. E não menos inteligente.

    Jogo de palavras.

    Quando bombeiros for ameaça é porque o mundo estará de cabeça para baixo.

EUNAOSABIA

Tomou um tijolaço nas urnas.

Gerson Carneiro

O bom senso é dever de quem detém o poder;
O desespero é direito de quem sofre a injustiça.

Quem detém o poder tem o dever de aplacar o desespero do injustiçado.

    beattrice

    Valeu a citação, pela concordância do pensamento.

alexis

Acompanhei todo o episódio e as mensagens recebidas no blog do Brizola Neto sobre este assunto.
O deputado não apenas foi ponderado e correto na sua mensagem inicial, como também se comportou como um verdadeiro herói respondendo todos e cada um dos ataques incendiários de diversas pessoas de pouco controle emocional. Muitas pessoas falaram e ainda falam mal dele, mas, da minha parte, eu enxergo um comportamento político e humano admirável e sereno.
Parabens ao Brizola e espero que, graças a esta atitude, você possa ajudar ao Governo a retomar o diálogo com os bomberos, com serenidade, e cuja reivindicação é mais do que justa.

    Luciano Prado

    Rapaz… eu acho que conheço esse 'alexis". Tá me cheirando a um clone de um certo deputado.

Claudio Pereira

Novamente de acordo com você, Azenha, com o Brizola Neto, como já tinha dito ontem, e com a OAB, agora. Congratulações pelas notas e ações e lições de profundo equilíbrio.

benedita da silva

Quanta bobagem dizem Brizola e os demais que criticam a invasão. Viver é um eterno lutar. E lutar por comida é a mais santa das lutas. R$ 800,00 não paga nem o aluguel. Portanto, LEGÍTIMO , mais do que LEGÍTIMO é invadir o quartel buscando sobrevivência dos heróis bombeiros e seus familiares.

alfred

Aguardo ansiosamente o lançamento do filme Tropa de Elite 3, que vai contar como os valorosos homens do Bope contiveram os perigosísssimos e bem-armados até os dentes bombeiros do Rio.

Marcio H Silva

MAIS NOTICIAS SOBRE OS BOMBEIROS DO RJ
Azenha, ontem, sabado a noite, estava me dirigindo para a lerj para me juntar ao movimento quando a Conceição Lemes entrou em contato. Ao chegar a Alerj conversei com a Deputada Jandira Rocha do psol que está acompanhando e apoiando o movimento do BM. Dei o telefone do blog para ela entrar em contato. Sai da Alerj e fui levar roupas e comida para meu filho na corregedoria em Niterói. Ao chegar lá o Coronel da PM não permitiu a entrega destes ítens. Eu e minha familia ficamos acampados na porta da corregedoria junto aos reporteres da Record e da Globo. A menina da Record, da equipe do wagner montes, entrevistou a mim e minha mulher pessoalmente e ao meu filho pelo Celular. As condições relatadas por meu filho eram terríveis. Receberam uma alimentação fria a tarde e outra as duas horas da manhã, pouca agua e só. Foram mantidos confinados dentro do micro ônibus na noite mais fria do ano. 2 Banheiros sujíssimos. Esposa de meu filho que é civil e outras tres civis mantidas em carcere privado dentro de quartel militar. Foram fichados e tentaram convence-los a assinar termo de culpa, prontamente recusado por todas. Terror a noite toda, trocando os presos de onibus, incomodando seu descanso, ISTO É TORTURA, O REGIME MILITAR NÂO ACABOU e artificio para baixar o moral do grupo. Mantiveram um menor filho de bombeiro também preso junto aos demais. Domingo pela manhã com presença maciça de reporteres e representantes dos direitos humanos da OAB, soltaram o menino e as mulheres dos BM. Esconderam dos representantes dos direitos humanos da OAB e da deputada Jandira a presença de civis e menores dentro da Corregedoria na noite de sábado. Tem oficial do BOPE preso porque a ordem era para entrar e rachar e “silenciar” dois bombeiros, ordem de cima. O BOPE achando que era demais entrou com vigor mas no padrão e estão punidos com prisão. Enviaram o BOPE sabado a tarde para a corregedoria para prender o comandante porque este deixou os presos soltos no campo. A ordem era mante-los dentro dos microonibus. A corporação do BPChoque informou que se o comandante fosse preso eles entregariam as armas e se juntariam aos bombeiros. O Bope não prendeu comandante nenhum.
O Governador Cabral é intransigente e desastrado, insensível ao trato político e não preparado para o cargo de governador. Segundo Marcelo Freixo, deputado do RJ, ao invés de acalmar os animos ele jogou mais lenha na fogueira ao chama-los de vandalos.
Estou decepcionado com o Brizola Neto, a quem votei nas ultimas eleições. Se ele é simpático a este governo a qual comandava uma secretaria antes de assumir sua suplencia em Brasilia, no mínimo deveria ficar calado quanto a este assunto, politicamente seria o mais correto para sua carreira. Assunto que ele não acompanhou e desconhece os detalhes. Os Bombeiros estão tentando negociação desde início de Abril, e Cabral que não gosta deles cagou e andou ( desculpe o termo ). Nunca sentou com nenhum representa dos BM para conversar. Os bombeiros impacientes com a situação radicalizaram. Os Bombeiros não invadiram seu quartel, não levaram marreta para a passeata, não destruiram o quartel, não fizeram motim, fizeram um movimento pacifico com presença de familiares e crianças. Se tinham intenção de cometer violencia não levariam seus entes mais queridos para a passeata. estas insinuações são para jogar a opinião da população contra esta instituição, muito tipico de Cabral. A marreta é de borracha e utilizada pelos bombeiros para arrobar portas sem danifica-las. Brizola tente convercer Cabral a conversar e iniciar uma negociação ao invés de emitir comentários levianos.
Estou cansado, desde sexta sem dormir, vou descansar e meu filho continua preso, mas agora estou tranquilo, porque ele está preso junto a colegas de corporação, ou seja, está em casa, com um minimo de dignidade e em segurança. Boa noite.

ZePovinho

Enquanto isso o ZePovinho quase apanhou porque queria tocar esta música na Marcha das Vadias:

[youtube Hgdt05KX4MU http://www.youtube.com/watch?v=Hgdt05KX4MU youtube]

    Gerson Carneiro

    rsrsrs.
    Cumpadi, na nossa marcha, a Marcha dos Alces, elas vão querer tocar "Parem de tomar cachaça".

Polengo

Muito melhor que o nosso dinheiro de impostos sirva pra pagar bem a quem realmente trabalha (no caso, os bombeiros, e tantos outros que possam estar na mesma situação), mas não que sirva de soldo a descapacitados (pra não ser bloqueado neste comentário) como os nossos políticos.

Anna

Olha como esse tal des(governador) sempre tratou os funcionários públicos que trabalham a favor ou em atendimento á população.

Leiam o caso desse médico legista do IML Rio e policial civil ,que teve que sair do país para não ser morto.
sinceramente, acho que a ditadura e as máfias só mudaram de nome.

o Estado de direito, que sempre foi " da direita" se imiscuiu com a esquerda centro, lado… sei mais o que…

Deem uma olhada nessa matéria e vão conhecer mais um pouquinho desse des(GOVERNADOR)e que aliado á Globo "pinta e borda, faz tricô e crochê" aqui no Rio.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/108299+apos+

betinho2

Cuidado comentaristas, ao justificar um salário, realmente muito baixo e barriga vazia, como motivo para uma quartelada, estão antecipando uma anistia para pessoas, que ainda estão na miséria, fazerem também seu "enche barriga" através de saques em supermercados ou até em vossas casas. Alguem deve lembrar, quando a muitos anos, isso ocorreu em Umuarama no Paraná, com diversos supermercados saqueados.
Sou solidário a qualquer movimento reinvindicatório, mas não a ponto de achar normal a tomada do Quartel Central da corporação. E sem essa de alguns quererem justificar como seu local de trabalho, pois muitos estavam lotados em outras cidades.
Além do mais houve tentativa de negociação por aproximadamente 5 horas para a desocupação. Restou a invasão.
Ainda aos que apoiam a invasão,caso acontecer uma (invasão) em vossa residência, por fome, não chamem a polícia, alimentem os invasores.
Agora, que Cabral vem empurrando com a barriga, sem dúvida, mas a autoridade e a hierarquia tem de ser mantida.

    Fabio SP

    Vc também deve ser contra a invasão de prédios pelos Sem-Teto, de terras pelo MST, ou não?

    Zé das Couves

    Os sem-teto não sao militares…

    betinho2

    Já viu falar em hierarquia miitar? Em disciplina militar?
    Tem PM no crime organizado que alguns também justificam ser por baixo salário. E ai, como que fica?

    Thiago M Silva

    Saques à supermercados e até residências já ocorriam há muito tempo, todos os anos em época de seca, nos rincões de Pernambuco, antes da essencial e grandiosa ampliação do Bolsa-Família por aqueles lados. Não é querer justificar, é simplesmente um fato. Acontecia. E parou por causa do Bolsa-Familia. Enquanto as pessoas forem tratadas como animais, não se pode esperar uma reação "racional".

tereza

Eh sempre assim, a causa eh justa, mas os meios …. ateh a oab estah nessa agora. O pessoal do MST conhece bem esse papo,tah cansado de ouvir.
Quando os metalurgicos de Volta Redonda ocuparam a usina e foram massacrados pelo exercito a dita esquerda gritou. Como agora o governador eh amigo, vem com esse papo de condenar os meios.
O pilantra do Sergio Cabral eh mais um a criminalizar os movimentos sociais. Vem muita briga por aih com outros servidores em campanha e com o pessoal que estah sendo desalojado por conta dos grandes eventos. O que fez quando da visita do Obama foi soh um aviso: eh assim que trataremos quem se opuser a nos.

Augusto

É fácil condenar os bombeiros quando se ganha uma fortuna paga pelo tesouro público. Se não tinha peito para criticar seu ex-patrão, melhor teria sido se ficasse calado.

beattrice

Sérgio Cabral e os bombeiros do Rio de Janeiro http://twitpic.com/57m949
por LATUFF

    Mar.

    Discordo muito do Latuff. O movimento dos bombeiros já havia passado do limite há muito tempo, isso não é domocracia. Eles fizeram diversas paralisações no centro da cidade com o objetivo de causar desordem mesmo, não duvido se descobrirem milicianos infiltrados no movimento. Para tudo há regras, eles não podiam invadir o quartel. Assim como eles, há médicos, policiais, e até mesmo pessoas que trabalham no quartel invadido, que ganham salários baixos.

    beattrice

    E que deveriam se manifestar junto às suas categorias tal como os bombeiros.

Luana

E deixa a imprensa e políticos dizerem que é vandalismo, que são animais. Deixa eles dizerem, tais argumentos são apenas para que a boiada continue sendo dominada. Não tomem atitudes não, que este capitalismo vai está preocupado com vocês. O que vão receber é o que receberam, mas é preciso espernear, sim.

Luana

Eu discordo de Brizola, todos ali sabiam das consequências, por serem militares. Se as barrigas não doessem, jamais fariam isto, penso. Como é que um pai vai alimentar uma família com 956,00. E sim, ao contrário do que falou o governador, eles têm o pior salário do país.

A questão Azenha, é o que o Brasil precisa despertar para vida e se tiver de invadir e quebrar o patrimônio público para essas pessoas serem ouvidas, têm mais é que fazer. A Argentina vai para as ruas, berram e são ouvidos, os europeus fazem a mesma coisa.

Essa história de deter conflitos no Brasil, no período colonial e imperial criou esta gente medrosa e tem de acabar. Precisa gritar, sim e dizer onde dói.

    beattrice

    Quem já viu e ouviu a Plaza de MAYO aos berros diante da CASA ROSADA tem o retrato perfeito na reitna do que vc quer dizer.

    Luciano Prado

    É isso Luana. Parabéns minha cara. Quem sabe faz a hora não espera acontecer.

    Dependesse da boa vontade dos "democratas" e "homens de boa vontade" povos não teriam conquistado suas liberdades.

    Às vezes é preciso lutar sim arduamente e se preciso for derramar sangue.

    O problema está em que no Brasil nos "ensinaram" a silenciar e aceitar o cabresto.

    Chega!

    Chega de favorecer os “amigos da corte” (lembram do decreto Luciano Huck) e aviltar trabalhadores que salvam vidas diariamente.

    Sérgio Cabral é um ditadorzinho que jorra lágrimas de crocodilo na televisão dos Marinho. Não engana mais ninguém. E provavelmente ri as gargalhadas em Paris.

Jorge Zimbábue

Governador Sérgio Cabral,
Um bombeiro carioca receber pouco mais de R$ 800,00 por mês + algumas migalhas em gratificação é desonra à instituição cujos integrantes são pais de família e heróis nas grandes catástrofes, quanto nas menores, em que vidas são salvas e mortos tem seus corpos resgatados. Houve um erro ao invadir o quartel, mas descer o porrete com uma Polícia Militar armada com armas letais é volver aos tempos de 1964, é autoritarismo em excesso, pois lá havia além dos bombeiros, mulheres e crianças. Negociar sempre a melhor saída! O senhor não é rei nem se eternizará no cargo. Mas o senhor enche as "Organizações Globo" com dinheiro público, o senhor e seu prefeito doaram milhões para a "Fundação Marinho", dinheiro de obras de contenção de encostas e não cedem um único centavo aos bombeiros que pedem um piso salarial um pouco mais de R$ 2.000,00 que ainda é vergonhoso pelos perigos a que se expõem em suas atividades diárias. Falta vergonha e a Copa do Mundo revelará muito do que esta debaixo do tapete de muitos intocáveis.

    Marcio H Silva

    A Usina de Angra não opera sem bombeiros. Nenhum aeroporto, do Brasil, opera sem bombeiros. No RJ a SAMU está sob responsabilidade dos bombeiros. Para turista visitar as prais do Brasil, farão com maior segurança com a presença dos guarda vidas na orla. Se prendeu em elevador, chama os bombeiros. Batida de carro, tá lá os bombeiros. desabamento, ídem. Enchente, também. Ah se pegar fogo chama eles também…..
    Lembei de algo: Sergio cortez secretário de saude e guarda civil/bombeiros nomeado por Cabral é aquele do escandalo da ambulância. Cabral colocou a raposa no galinheiro.

Abel

Lamento discordar de muitos que estão (equivocadamente) defendendo os bombeiros pela invasão do quartel. Militar não tem que fazer greve. Militar não pode se amotinar. Se não quiserem aceitar o salário pago pelo governo, vão procurar outra coisa para fazer. Longe vai o tempo em que os bombeiros eram unanimidade na simpatia da população. Provavelmente, isso é da mesma época em que a Polícia Rodoviária Federal era vista como íntegra e proba. Hoje em dia (bem o sabemos), existem bombeiros milicianos, achacando comunidades pobres. E esses que invadiram o quartel, além de amotinados, são irresponsáveis. Acharam que podiam levar mulheres e crianças como se estivessem indo a um convescote? Ou o objetivo era usar estas mulheres e crianças como escudos humanos? Sérgio Cabral agiu corretamente. Não dá pra deixar que a baderna se instale no estado, justamente agora, que os primeiros frutos da instalação das UPP começam a ser colhidos. A quem interessa a baderna? O que a Clarissa Garotinho foi fazer lá?

    Marcio H Silva

    Que frutos de UPP? a que a Globo comprada pelo cabral divulga? Quer visitar uma UPP comigo? quer ir comprar maconha ou cocaina comigo na cidade de deus? se tiver dinheiro podemos comprar aos quilos ao invés de gramas. Deixa de ser bobinho, conheço muita gente de UPP que me informa que não mudou nada, a venda de drogas continua firme e forte, só não pode ostentar armas. Beltrame prendeu quantos na invasão do alemão? pouquíssimos. A UPP só deu certo na mídia, vai verificar na real como está. O estado está a maior baderna do brasil, com desapropriações desumanas, drogas rolando solto, e muito maquida por este governo.

    Pedro

    Eu discordo em número, gênero e grau.

    Militar realmente não "tem" que fazer greve, ou amotinar-se, por que se pressupõe que eles ajam de tal forma, ou com tal compostura. No entanto, exigir do subordinado compostura, dado comportamento, quando a liderança não o faz, quando as condições são, incontroversamente, bem como injustificadamente, desumanas, crassamente injusta, é, como diz o brocado popular, "pedir demais".

    Digo, a corporação reflete as condições em que se trabalha; ninguém tá falando na amenização das condições de trabalho — bombeiro é treinado e possui o trabalho de agir nas piores condições possíveis — mas sim de respeito, pois salário digno é sim respeito, é dignidade. É inconcebível que um bombeiro ganhe tal mixaria, especialmente tendo em vista os aumentos alvitantes corriqueiros das lideranças políticas.

    Nesse ponto, o levante perpetrado pelos bombeiros cariocas (como o foi o levante da chibata, a coluna prestes, dentre outros levantes militares na história pátria) é de uma justeza descomedida.
    O que não é, e isso a OAB-RJ acertou em cheio, é a invasão com consequente depedração do patrimônio público.

João Vitor

Prezados (as),

que durante essa semana, aqueles que apoiem o movimento, vistam o vermelho em homenagem a essa parte da sociedade constituida por heróis. Além disso, para aqueles que estão no Rio, organizemos uma manifestação na assembléia em repúdio as ações do governo …

Obrigado

beattrice

Quando a fome aperta, o desespero sobrepuja a razão.
Esta a razão principal pela qual se torna vazia a argumentação dos que não compreendem que
o bom senso é dever de quem detém o poder,
e o desespero é direito de quem sofre a injustiça.

Fabio_Passos

Tem coisas que parece que não muda no Brasil.

O sergio cabral chamou os bombeiros de "vândalos e irresponsáveis".

O PSOL tomou posição de apoio ao Bombeiros e respondeu muito bem ao governador… mostrando quem são os verdadeiros vândalos:

"04/06/2011 – 15:53
Cerca de 600 bombeiros são presos no Rio. Vândalos são governantes incapazes" http://psol50.org.br/blog/2011/06/04/cerca-de-600

"
O PSOL manifesta seu total e irrestrito apoio à luta dos Bombeiros do Rio de Janeiro.Cadeia é pra ladrão e não para heróis. Vândalos são governantes incapazes de compreender que uma questão social não pode e não deve ser tratada com marginalização do movimento reivindicatório.

Como afirmou o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), “o que se espera de um governador é habilidade para negociar reivindicações de trabalhadores por salários justos e não repressão”.
"

    beattrice

    Segundo consta este primor de des-governador também já teria chamado professores de vagabundos, confirma?

    Fabio_Passos

    Não lembro, mas tem boa fonte que confirma: http://blogdomello.blogspot.com/2011/06/sergio-ca

alfred

Alguma vez, Brizola Neto, o senhor teve problemas pra pagar aluguel? Alguma vez, Brizola Neto, o senhor teve problemas pra sustentar sua família? Alguma vez, senhor Brizola Neto, o senhor quis dar uma boa escola paga pra seus filhos e não teve dinheiro? Pois é, senhor Brizola Neto, quem ganha 950 reais por mês costuma ter uma vida assim. E quando reage, muitas vezes já no desespero, como último recurso, nem tem tempo de avaliar se o que ele faz é certo ou errado ´´politicamente´´. O politicamente correto ou incorreto é filigrana de quem normalmente não enfrenta esses perrengues. Como os políticos, que só fazem política, entende? Tivessem os bombeiros feito o que para o senhor e alguns outros seria politicamente acertado, teriam eles mais chances de sucesso? Senhor Brizola Neto, com todo respeito, sem ironia, essa sua conversa eu cansei de ouvir em mesas de botequins.

    Bruno

    Para um militar, motim é um crime, tanto quanto é roubar para "pagar aluguel" ou "sustentar sua família". Se não admitimos que alguém use desta desculpa para roubar, não devemos aceitar que se a use para se amotinar. O Brizoleta tem toda a razão, foi um erro absurdo dos manifestantes.

    alfred

    Há crimes e crimes, meu caro. Assim como há furtos e furtos. Mas, como também há justiça e justiça, você não deixa de ter alguma razão. No Brasil, corruptos de colarinho branco estão soltos ao mesmo tempo em que a justiça chega a punir com cadeia o furto famélico. Há razões e razões. A dos bombeiros, considero justíssima, e entendo que a invasão do quartel deveria ser levada em conta por ter sido uma ação movida pelo desespero. Mas, é só o que penso. Não sou a justiça. E vocêr também não é, graças a Deus. Porque colocar a atitude dos bombeiros contra o desprezo do governo no mesmo patamar de um roubo, faça-me o favor!

Mateus

Sobre os bombeiros. Acho que eles deviam ter fechado a praia de Copacabana com todos os veículos de combate. Daí aos olhos de muitos turistas queria ver se a PM iria agir da forma que ágil.
Também compartilho que entrar no QG, foi uma péssima estratégia dos bombeiros. Mas e se a entrada não estivesse programada? Se essa atitude foi por um ato de desespero? Afinal o Governador nem queria negociar.
Agora um assunto que não têm haver, diretamente, com os bombeiros do Rio. É sobre o jogo de ontem, da seleção, em Goiânia. Mas que miséria de jogo em. Todo mundo aqui em Goiânia ficou reclamando. O ingresso foi caro para um jogo murcho. E o Mano ainda vem com a história de “educar o torcedor”. O torcedor não fez mais nada que exigir uma qualidade de jogo que faz valer o ingresso. O Neymar não jogou nada, nada. A única coisa que ele fez foi simular faltas até ganhar cartão. Resumindo, o jogo foi fraquinho, fraquinho.

Luciano Prado

Vou repetir aqui algo que, de certa forma, comentei lá no Blog do Brizola.

No Brasil fomos “ensinados” a suportar todo tipo de humilhação, toda sacanagem vindo de cima. De governos, de superiores, de patrões etc. Seus direitos são desrespeitados todos os santos dias, inclusive pelo Estado.

Tenta-se de todas as formas democráticas possíveis e imagináveis uma negociação, o diálogo para rever direitos.

Depois de sacaneada, humilhada, aviltada e esquecida por anos a fio determinada categoria (no caso de trabalhadores – do serviço público ou não) resolve recorrer a recursos extremos para chamar a atenção. Muitas vezes até de forma despropositada, mas no colar dos acontecimentos.

Pronto. O mundo vem abaixo. A democracia é posta em xeque.

Os manifestantes passam a ser tratados como terroristas, criminosos, vândalos. O Estado e os governantes que até então aviltavam, humilhavam, sacaneavam têm o apoio das TVs, jornais, instituições, pessoas etc.

Várias instituições e pessoas que até então não estavam nem aí para as reivindicações e problemas dos “vândalos”, surgem do nada para apresentar o modo certo de agir e o melhor caminho.

Bacana, não?

Tudo hipocrisia barata.

Ninguém se importa com a situação do outro até que o outro aja para defender o seu. Enquanto estavam sendo desrespeitados, o Estado e as instituições democráticas estavam se lixando para eles.

Pais de família que até então eram tidos como heróis passam a bandidos num piscar de olhos.

Bacana são os conselhos, as opiniões abalizadas sobre a melhor forma de agir. Tudo, depois.

Especialistas são chamados para explicar os erros e acertos.

Tudo hipocrisia barata.

Estou com os bombeiros e não abro.

João Silva

Os bombeiros levaram mulheres e crianças porque o movimento era para ser pacífico. Talvez, por terem uma formção militar, acreditassem que o quartel é a casa deles (eu também pensava assim).

Não foi aqueles bandidos que conseguiram escapar naquela investida policial aos morros que estavam ocupando o quartel, eram heróis.

Se não fosse essa ocupação o Brasil não saberia que um bomberio do RJ tem o pior salário do país. Há dois meses em greve, não apareceu OAB, imprensa, blogs ditos proguessistas, ninguém, para mostrar as reivindicações dos bombeiros.

O Governador do RJ não tava nem aí. A proposta era empurrar com a barriga até dezembro. Sem expectativas concretas e sem diálogo aberto nenhum movimento aguenta .

Agora parece que querem por a culpa nos bombeiros, o povo não é besta.

Sinto falta dos blogs progressitas…No embate da polícia civil com a militar em SP eles foram mais presentes. Tô estranhando esse comportamento, pois, apesar de comentar pouco… ou nada, sempre estou navegando na Net.

O comportamento de Sérgio Cabral é de um ditador.

    Luciano Prado

    Parabéns João Silva pelo seu comentário.

    Luana

    A propósito, Azenha, eu tive um professor num cursinho de concurso aqui no Rio, que ele era bombeiro, mas também advogado, especialista em Direito Administrativo.

    Ouvi em sala de aula desse militar, a insatisfação dele com Sergio Cabral e com a Justiça e ele disse em sala de aula que se juntassem umas pessoas e tivessem coragem de mandar bala no tribunal de justiça e no palácio da Guanabara ele faria.

    Leonardo

    Deveria ser indiciado por incentivar a violência e o deboche à lei.

    Hbolivar

    Deveria era abrir um site e planejar melhor isso aí. Hehe.

    Em escala estadual e nacional. Meu estado vive a mesma fossa.
    Na lista nacional teríamos vários "alvos" em comum, o que facilitaria.

    A INVASÃO foi errada, mas plenamente aceitável e, acredito, produtiva.
    Cumpriu seu papel … chamar a atenção para esses desastres na Administração Pública.

    Entre certo e errado prefiro aceitável ou inaceitável.
    QUEM DISCORDA TOTALMENTE DA INVASÃO É PQ ACHA QUE ESSES SALÁRIOS SÃO "APENAS" ERRADOS e, assim, espalham aquele discurso: "os insatisfeitos que saiam".
    Como se fosse aparecer quem fizesse uma dessas funções extremamente vitais à sociedade quase gratuitamente e com amor, dedicação e probidade … e, claro, merecesse só isso.

    Eu penso nesses salários como INACEITÁVEIS …

    PS.: Quanto mesmo vão gastar na REFORMA do maracanã ???

    Luana

    Deboche à Lei não, ao contrário. Exatamente por ele ser militar e advogado e ver a forma como os poderes públicos agem com a Lei.

    Luciano Prado

    Deveria ser condecorado por não engolir esse salário aviltante, imoral e essa política de arrochar salários do desgoverno Sérgio Cabral.

    Se alguém deve ser indiciado é o governador Sérgio Cabral que deixou – com sua omissão criminosa – as coisas chegarem a esse ponto.

FrancoAtirador

.
.
"O Corpo de Bombeiros,

ainda que não o devesse ser, (!!!)

é uma instituição militar."

Que tal se, primeiro, fossem ouvidos os bombeiros e os salva-vidas

e, depois, em caso de aprovação pela maioria da categoria,

fosse apresentado um projeto de lei para que estes servidores públicos

passassem ao regime estatutário civil, como funcionários especializados.
.
.
Estão tratando os bombeiros como se fossem
um bando de marinheiros amotinados, num navio militar,
e colocando-os a dançar na prancha.

Ora, o próprio comandante do Corpo de Bombeiros do RJ
se posicionou, desde o início dos protestos, a favor da corporação.

Está havendo uma grande injustiça.
.
.

Altemar

Ai gregos e troianos:
Conheço um monte de profissionais "irmãos de armas" que adoram o que fazem, e não deve ser pelo salário – lógico -. Ponham-se no lugar deles por um instante, liguem o Dire Straits http://www.youtube.com/watch?v=5vUDmFjWgVo . depois conversamos. Desejo a eles e aos seus que essa estupidez passe logo.

assalariado.

Brizola Neto,diz:
"E se aborreço alguém com essa posição, lamento. É que não sou valente com a vida dos outros."

É isso ai senhor (ex)deputado, agiu como Poncio Pilatos que queria se livrar de Jesus Cristo devido as suas razões politicas e sociais das injustiças. Porem, era mais importante te-lo como defunto.Morto não fala,não escuta e muito menos se expressa. O senhor lavou as mãos em favor do Estado burguês pelo motivo que os trabalhadores publicos são, no fundo, no fundo, apenas um estorvo necessário para fluir os interesses nada confessaveis do Estado do capital, da qual o senhor sempre se serve/ serviu, com um salário de quanto mesmo? Pilatos ficom com inveja.Isto mostra que voce não entende nada do mundo do trabalho assalariado, coisa tipica da 3ª via, também conhecida como social democracia.A hipocrisia existe, vamos rumo ao socialismo,apesar dos travestidos socialistas.

ivomar

O ilustre deputado perdeu uma bela oportunidade de ficar calado.

    Luciano Prado

    Concordo plenamente com você.

    E sabe o que mais… Ele jura que está ajudando aos bombeiros em suas reivindicações ao opinar como faz.

    Fácil para ele, não? Mesmo perdendo a eleição ele tem emprego garantido.

    Não é bacana isso.

    Enquanto os bombeiros lutavam e se esgoelavam o nobre deputado não estava nem aí.

    Agora quer posar de amante da democracia e da Constituição.

    Como se Constituições democráticas e direitos não fossem conquistados a sangue e lágrimas.

    Muitas vezes é preciso mesmo extrapolar.

    Nada é mais digno do que a luta com dignidade pelo que se acredita.

    Janah

    Pelo menos ele escreveu no blog dele sobre os bombeiros, coisa que nenhum outro blogueiro "sujinho" fez.
    Depois de horas do acontecido foi que pipocaram aqui e ali. Só internautas comentando e os Blogueiros quietinhos….deve ser o frio.

    Aline C Pavia

    Falou e disse. Comentário 6 estrelas.

@lucasvazcosta

Segurança pública sem bons salários para os profissionais da base é algo impossível de ser efetivado a contento. Será o blá-blá-blá sem fim a que já estamos acostumados. Dizer que não se deve buscar melhores salários, que se deve trabalhar pura e simplesmente por amor ou vocação, é ser um "cara de pau arauto do autruísmo alheio".

@hugohagogo

Enquanto isso a Copa e a Olimpíada vem ai. E o que o Cabral saber fazer melhor: cacete e remoção das famílias que estão no meio do caminho das obras. Não vai aparecer ninguém para defender esse pessoal. Tá parecendo aqueles eventos dos filmes trash do Robocop onde se privatizavam até as forças policiais e a própria cidade, para construir outra novinha em folha por cima.
E a imprensa que batia todo dia no governo carioca? Caladinha, os empreendimentos já estão traçados, a grana está dividida. Os donos dos empreendimentos imobiliários estão mais felizes do que pinto no lixo. Para quem achava que as coisas iam melhorar com o mega evento cinematográfico da ocupação policial das favelas e as UPPs, chegou a conta, e vai ser na base da borrachada, gás de pimenta e o Bope para alisar a cabeça do cidadão e de quem mais achar ruim, inclusive bombeiros e outros servidores.
Estou começando a achar o César Maia fichinha, perto do Cabral qualquer reaça parece o Chapolin Colorado. Imaginemos ai o quanto vão ficar ricos, depois dos mega eventos esportivos, o grupo do governador.
O Bezerra da Silva já tinha contando onde o pessoal estava escondido, é meu velho, com Sistema ninguém pode.

Rogério Oliveira

A verdade é que chega uma hora em que se cansa de gritar e pedir e não ser ouvido, infelizmente são necessárias medidas trágicas para que o PIG dê a atenção necessária.

endrigo

Minha preocupação é a de que, daqui a três anos, tem eleição de novo – se perdermos, nossas reivindicações e passeatas serão tratadas a BOPE? Limites e segurança jurídico-política são necessários tanto à reivindicação quanto à repressão, porque, do contrário, no futuro, vamos pagar na mesma moeda e não poderemos reclamar …

ALEX

POIS É … POLÍTICOS AUMENTAM SEUS SALÁRIOS NA CALADA DA NOITE
Dizem: é direito nosso..tá na Constituição… e dão uma Banana para o contribuinte
BOMBEIROS FAZEM GREVE POR MELHORES SALÁRIOS
"São bandidos", vocifera o governador Cabral na mídia …
O SR ez algum coisa para que isso não acontecesse, Seo Cabral?
Não .. ficou na "MOITA" vendo uma classe tão importante ganhar 900 contos/mês
Pergunto: é justo Seo Cabral …
O sujeito tem que ganhar 900 reais apagando fogo e mergulhando atrás de corpos putrefatos ..
E ficar quietinho ..
Se não SEO CABRAL sentencia: É BANDIDO!!!

Heriberto

Que tal o Brizola fazer um teste e tentar sustentar a família pacificamente com mil reais por mês durante um ano.

    Almeida Bispo

    Meu Deus do céu!
    Você acha que um grupo armado é igual a um grupo de estudantes ou de operários de uma fábrica que nem canivete tem às mãos? Você imagina o que pode ocorrer num caso de radicalização, com duas forças conflitantes e armadas? Tudo bem, oficialmente as armas dos bombeiros são as mangueiras e cordas com que salvam vidas, mas, você sabia que o que se aplica a uma corporação militar, deve ser aplicada a todas? (Caso que Garotinho esculhambou e Cabral não consertou, no caso dos salários dos bombeiros). É óbvio que todo mundo sabe que esculhambaram com a carreira de bombeiro, todavia, esse tipo de protesto não pode ser permitido aos militares, não importa em que situação se encontre.

    Marcio H Silva

    Pode sim. reinvidicação trabalhista é direito mundial. Vá se informar melhor.

    Mariele

    Grupo armado????
    Cadê o arsenal apreendido durante a detenção?

    Janah

    Grupo armado???? Bope = fuzil

    Cadê o arsenal apreendido durante a detenção? Bombeiro = mangueira

    Julio_De_Bem

    Amigão, nao tem ninguém criticando a reivindicação salarial. Leia direito o post e não seja tão cego. O que eles fizeram de errado foi a tomada do quartel. São militares, há regras que PRECISAM ser seguidas. A ultima vez que militares não seguiram as regras botou o Brasil anos em uma ditadura. Todos são perturbadores e merecem ser presos. É a REGRA. Reivindica sem esculhambar e desrespeitar a instituição. O máximo que eles conseguiram foi a repulsa do governo carioca. Atitude equivocada.

    Emilia Teles

    Julio essa sua "Todos são perturbadores e merecem ser presos" o credencia fortemente a coordenador de segurança pública do estado de SP. Frase tucanóide (mistura de tucano com…) e facista.

    Mariele

    Todos são perturbadores e merecem ser presos, disse o Júlio.
    Qual a diferença com as invasões de prédios públicos pelo MST?

    CosmeBR

    O MST não é militar. Não tem hierarquia, não fizeram juramento de servir e proteger, não fizeram concurso pra ser do MST. Os bombeiros tinham consciência do salário (sempre está no edital), são MILITARES (hierarquia e disciplina). Suas manifestações são legítimas. O erro foi tomar o quartel, o que configura motim, algo gravíssimo no meio MILITAR!

    Fabio SP

    VC é outro que vai na do Brizola Neto…

    No tempo do avô, ele mesmo, o Brizola Avô, incitou o baixo clero das forças armadas a tomar os quartéis…

    Mas, vão dizer, os tempos eram outros. Mentira, Jango Goulart ainda era o presidente.

    betinho2

    "Estoriador" Fábio
    Tem como você "estoriar" isso mais claramente? Em que momento, data e local aconteceu? Bem como em que situação?

    beattrice

    Alguém sabe informar a quantas monta HOJE o salário do des-governador do RJ?

Cleber

Sou filho de militar em Pernambuco, todos se lembram bem de uma greve na década de 90, época do governador Jarbas (atualmente senador). Até hoje a tropa sofre consequências, carreiras congeladas, salários baixos, descrédito e desorganização. Para esse pessoal do Rio de Janeiro as consequências virão, mais rápido do que se fossem bandidos botando fogo nas ruas e nos ônibus, como muitas gangues costumam fazer.
Não é possível que um estado tão rico como o Rio maltrate tanto a policia e os bombeiros.
Chega a ser uma tapa na cara desses servidores, tanta obra estruturante, carnaval suntuoso, turismo pujante, arrecadação poderosa e não é revertido em nenhuma vantagem para o pessoal da segurança pública. Dizer que tem crise econômica não vale, é conversa mole. Agora se for para dar grana para escola de samba, aparece dinheiro na hora. Se for para construir estádio para olimpíadas não precisa nem pedir.
Seria muito interessante o governador Cabral dizer o que ele anda fazendo com os royalties do petróleo, o que ele faz com tanto dinheiro em caixa.
Desembuche governador, fale cade a grana do petróleo. É muita conversa mole. É o tipico politico caô.

    Almeida Bispo

    Cabe à sociedade fluminense cobrar do Sr. Cabral que seja um homem de estado; e não um espertalhão mantendo confusões como esta armada pelo Garotinho e que ele se fez de mouco pra resolver.

Hudson Luiz

Greve dos bombeiros no Rio: Autoritarismo cabralino

Se alguém ainda tinha dúvida sobre o perfil político de Sérgio Cabral Filho, essa dúvida se desfez na manhã do último sábado quando o governador fluminense ordenou que o BOPE – o mesmo grupo especial da polícia que leva a presença do Estado em forma de terror às favelas cariocas e cujo carro blindado tem a alcunha de “Caveirão” – invadisse o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio, onde ao menos 500 bombeiros realizavam um protesto por melhores condições de trabalho e aumento salarial.

Leia a íntegra deste e outros textos no:
http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

    Marcio H Silva

    2000 bombeiros entram no quartel e outros dois mil não conseguiram entrar porque foram impedidos pelo batalhão de choque da PM. Na invasão do BOPE, devido ao gás de pimenta e bombas de gás lacrimogenio, que foram disparadas em salas com mulheres e crianças, muitos sairam do quartel para respirar e impedidos de retornar pela PM.Os 439 presos, meu filho incluso, foram solidarios com os doze oficiais que iam ser presos. Negociaram com o BOPE a prisão de todos, ao invés de somente os doze, que provavelmente seriam retaliados e terem sua carreira encerradas. Só não houve mortes por pura sorte ou obra de deus.

Miguel

Os bombeiros estão apenas pagando o preço do absurdo que é tal instituição (assim como a polícia) serem corporações militares.

edmil

ACHO QUE O BRIZOLA NETO ESTÁ FAZENDO PARTE DO DESGOVERNO CABRAL ,INFELIZMENTE. SEU AVÕ DEVE TER SE REVIRADO NO TÚMULO . FIQUE CALADO BRIZOLA NETO ENQUANTO FAZ PARTE DESSE DESGOVERNO DO RIO , LAMENTAVEL!

    Conceição Lemes

    Edmil, letras minúsculas nos próximos comentários, por favor. abs

Gerson Carneiro

Compreendo os bombeiros.

Há quanto tempo estavam acampados em frente a ALERJ?
Quem até então estava se importando com as reivindicações deles? A OAB-RJ? O governador Sérgio Cabral?

A tensão foi criada pela recusa do governador Sérgio Cabral em negociar. O Sérgio Cabral sim é o responsável pela tensão gerada. Esse ônus não pode recair sobre os bombeiros.

Se o agora argumento do governador relativo à invasão é sua carta na manga, não é mais incisivo do que o argumento dos bombeiros relativo ao salário aviltado.

A OAB-RJ afirma que não quer tomar partido mas já tomou. E pegou o bonde andando.

    Marcio H Silva

    Perfeito seu comentário.

JOSE DANTAS

Absolutamente coerente o comentário do Brizola Neto em todos os sentidos.
Um fato que não podemos deixar de comentar é a costumeira covardia dos governos no tratamento com cidadãos de bem em qualquer circunstância enquanto acusados de alguma irregularidade.
A OAB afirma que os advogados estão tendo dificuldades em se comunicar com os bombeiros detidos, enquanto isso, pelo que se tem divulgado através da mídia, essa dificuldade não existe em relação a bandidos famosos e seus defensores em diversos presídios.

    beattrice

    Segundo o noticiário da GLOBONEWS não se trata de "dificuldade" e sim de total impossibilidade, os advogados não têm acesso aos presos.

    Marcio H Silva

    A defensoria publica entrou na corregedoria no sabado e iniciou as orientações e defesa dos presos.

Herminio

Eu aqui no longinquo Maranhão, também acho que todos tem direitos de reivindicar seus direitos, só que tem que ser de forma pacífica, respeitando o direito daqueles que querem trabalhar, sou totalmente contra piquetes e agrssões a companheiros ou outros, como acontece em muitos movimentos gravistas e essa coisa de invadir, fazer quebra quebra, isso é coisa de vândalos, pena que trabalhadores honestos se deixam levar muitas vezes por políticos ou pessoas que almejam entrar na política, enquanto isso a população fica muitas das vezes sem o serviço essencial por conta da irracionalidades muitas vezes de cindicalistas unidos com classe patronais que almejam muitas vazes sim, tirar proveito do movimento que é justo.

    Vinícius

    Piquete é proteção, Hermínio. "Se não tem piquete, você não foi trabalhar por quê?"

    Quanto aos que querem se projetar politicamente usando a própria categoria é uma vergonha mesmo.

Rodrigo

se os bombeiros nao tivessem feito o que fizeram nao seriam ouvidos !
Foi correto sim , perigoso mais correto .

    RENATO

    MAS PERIGOSO,TUDO O QUE UM BOMBEIRO DEVE EVITAR, e alguém vai pagar o pato, e será mais um solitário manipulado.

    ivomar

    Isso é verdade. As negociações duram meses com o governo sempre enrolando ate que a categoria chega ao extremo de sua paciência e se utiliza dessa forma de luta. Essa luta não é de agora mas só com essa atitude é que o governo começa a nota a existencia dos bombeiros. É nuito facil o ilustre deputado filho de familia classe media, com ternos de 950 reais pedir equilibrio e paciencia de um pai de familioa que tem que se sustentar e mais sua mulher e filhos com esse salario.

    Hbolivar

    Concordo.

    Uma coisa é ser errado, outra inaceitável.
    A invasão foi errada mas plenamente aceitável e seus salários são INACEITÁVEIS.

    Luciano Prado

    No Brasil direitos só são reconhecidos depois de muita luta. As vezes até com derramamento de sangue.

    A história da humanidade está repleta de exemplos de luta, suor e lágrimas.

    Quem sabe faz a hora não espera acontecer.

    Enquanto os bombeiros reivindicavam Sérgio Cabral estava em Paris saboreando vinhos caros e rindo da cara dos otários.

    Na volta corre para a TV dos Marinho. Se for preciso ele chora lágrimas de crocodilo.

Deixe seu comentário

Leia também