Bancários de SP: Sindicato comemora 100 anos comandado por uma mulher negra pela primeira vez

Tempo de leitura: 2 min
Ivone Silva, primeira presidenta negra do Sindicato dos Bancários de SP. Juvandia Moreira, a primeira mulher a chegar a esse posto. Fotos: Spbancários

Sindicato dos Bancários completa 100 anos com mulher negra como presidenta pela primeira vez

Por Cecília Negrão*

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região completou no último domingo 100 anos de atuação, tendo pela primeira vez em seu posto mais alto uma mulher negra, a cientista social Ivone Silva.

Para comemorar o centenário, o sindicato preparou uma solenidade, em São Paulo, com o tema “100 anos de luta por direitos e democracia”. E outras atividades estão previstas para os próximos meses.

“Recentemente, tivemos grandes desafios, como a pandemia do coronavírus. Com a ampliação do teletrabalho, a atuação sindical foi fundamental para salvar a vida dos bancários. Abrimos diálogo e tivemos inúmeras negociações com bancos”, lembrou Ivone Silva.

Outros nomes históricos, que já ocuparam a presidência do Sindicato dos Bancários, estiveram na festa dos 100 anos: Ricardo Berzoini, João Vaccari Neto, Gilmar Carneiro e Juvandia Moreira – primeira mulher a chegar a esse posto.

“Hoje as pautas contra as desigualdades de gênero e raça, estruturantes da sociedade capitalista, estão presentes nas mesas de negociação, algo inimaginável há 50 anos e isso é um avanço que só trouxe ganhos para a sociedade”, disse Juvandia Moreira, que hoje é presidente da Contraf e vice-presidente CUT (Central Única dos Trabalhadores).

A cerimônia foi conduzida pela cantora Paula Lima e pelo jornalista Muka Ribeiro, que falaram sobre os momentos marcantes dos 100 anos do sindicato, como o primeiro comício, no estádio do Pacaembu, e os comitês pela democracia na década de 1980.

“É fundamental lembrar como o Sindicato esteve presente em todos os momentos importantes para defesa da democracia do país desde o início de sua história”, afirmou Neiva Ribeiro, secretária-geral do sindicato.

No dia 24 de abril está prevista sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em homenagem ao centenário. Dia 28 a categoria participa de festa na quadra dos bancários.

*Cecília Negrão, jornalista, assessora de imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Leia também:

Pedro dos Anjos: Bestas-feras supremacistas brancas não podem passar — tampouco passear; vídeos

Cimi saúda todos os povos indígenas pela resistência e lutas para cumprimento dos seus direitos constitucionais


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também