Argentino reclama de desrespeito

Tempo de leitura: < 1 min

Dica do Stanley Burburinho

MPF recomenda retirada de comercial do ar por termo “maricón”

22/6/2010 

Do Comunique-se

O Ministério Público Federal em Minas Gerais recomendou à Ambev a retirada de um comercial do ar. No filme, um homem, vestido com a camisa da seleção argentina, é chamado de “maricón” ao abrir uma lata da cerveja Skol.

A recomendação do MPF partiu de uma representação feita por um cidadão argentino residente em Belo Horizonte, que considerou a conteúdo da campanha ofensiva e discriminatória.

De acordo com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, a campanha publicitária possui duplo caráter discriminatório. Tanto em relação à nacionalidade, quanto pelo caráter homofóbico, já que o termo “maricón” significa “maricas, homem efeminado, aquele que é homossexual, medroso, covarde”.

Para a procuradoria, existem várias leis que proíbem o tratamento discriminatório, inclusive a Constituição. Além disso, o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em seu artigo 20, diz que “nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade”.

Ao receber a representação, o MPF instaurou inquérito civil público para apurar os fatos e responsabilidades e expediu recomendação à Ambev para a veiculação do comercial seja imediatamente suspensa, assim como a distribuição das latas com a expressão questionada. O Conar também foi acionado para que tome as medidas cabíveis.

Procurada pelo G1, a Ambev informou que a campanha foi encerrada antes da recomendação do MPF.

Apoie o jornalismo independente

Com informações do MPF e G1.

http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D56162%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D32411881089%26fnt%3Dfntnl

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

beattrice

Excelente notícia.
Esperemos que o MPF faça valer sempre tais restrições éticas com relação a quaisquer situações em que sejam violadas.
Em tempo,
a AMBEV tem interesses comerciais na Argentina, lamentável que não tenha se lembrado sequer dos seus próprios interesses antes de autorizar uma atitude ridícula como essa.

Mateus de Campos

Já não sou fã de empresa transnacional, como a Ambev , pois devemos valorizar nossos valores próximos. A Ambev merece repreensão.

Mateus de Campos

Concordo plenamente com a atuação do Ministério Público, acima das disputas do esporte, esta o respeito aos cidadãos do universo. A mídia principalmente a globo faz este embate infantil. A Argentina faz divisa territorial com nossa nação, merece respeito como as demais nações.

Carlos J. R. Araújo

A mídia esportiva – principalmente aquela da Globo – é a responsável. Desde a Copa de 82 que o argentino foi escolhido o "inimigo", substituindo o uruguaio. Cansei de ver, durante anos, narrações e comentaristas patrióticos. Não há na mídia, ha mais de vinte anos, qualquer elogio ao futebol ou ao jogador argentino. O Maradona, por exemplo, só é lembrado nos aspectos pessoais negativos e nunca o seu futebol é objeto de comentário. Quando um Messi arraza em campo, os narradores e comentaristas silenciam, criticam outros jogadores da seleção argentina e, quando muito, dizem que ele só chuta com a esquerda e no canto direito do goleiro. Enfim, Messi, para eles, é um jogador limitado. Daí para a discriminação na publicidade é um passo.

Erica

Bobagem! a Argentina é um país maravilhoso, o povo é gentil e em geral gostam do Brasil . Oa argentinos são os homens mais lindos da AL e as argentinas são as mais elegantes, prefiro o Maradona do que o Pelé, já que o primeiro nunca se recusou a assumir seus fillhos. Porém, contudo, todavia, o Brasil vai ganhar,ah vai, sinto muito hermanos e hermanas rsrsrs!

    dvorak

    Em compensação, cara Erica, o pelé nunca foi viciado em cocaína, nunca jogou dopado, não foi acusado de ter ligações com a máfia italiana e nem foi denunciado por evasão fiscal…

    ehehehehehehee

Nonato Pinheiro

Vi esta propaganda e achei um absurdo como alguém, que passa por curso superior de publicidade e propaganda, consegue fazer uma campanha tão ruim. Mas, pessoas de raciocinio tão lento não são cupadas e sim as faculdades que as formaram. Se esses profissionais assim agem, foi porque receberam ensinamento ou orientação desse tipo. Comparo essa situação à do mau motorista. Se ele não sabe dirigir, a culpa é de quem o habilitou.

Ramalho

Essa coisa de falar mal de argentino – e de argentino falar mal de brasileiro -, mesmo que de brincadeira, não passa de manifestãção tardia de subdesenvolvimento e aculturamento que desfavorece a América Latina inteira. Na era dos grandes blocos políticos e econômicos, essenciais para a sobrevivência digna dos países, estas brincadeiras estúpidas alimentam animosidade no imaginário da população sem qualquer vantagem aparente. Ao contrário, prejudicam Brasil, Argentina e os demais países sul-americanos, pela liderança que Brasil e Argentina têm na região, pois atrapalham a integração sul-americana: para haver integração sul-americana, Brasil e Argentina têm de se integrar. O cidadão argentino fez muitíssimo bem em reclamar. Parabéns a ele.

João Sérgio

Isso tudo é fruto de uma história de 100 anos de confrontos futebolísticos entre brasieliros e argentinos,que não raramente termianm em pancadaria, xingamentos, torcida atirando coisas no gramado,erros de arbitragem e afins.

Marcelo Fraga

Isso aqui parece uma discussão de crianças: eu faço porque ele também faz!
Não interessa se argentinos também façam essas brincadeiras idiotas. Nós temos que acabar com essa palhaçada por aqui. Rivalidade Brasil-Argentina se limita ao futebol. Exatamente como aqui no Viomundo. Há certas discussões por conta de posições políticas mas a rivalidade fica só no campo das idéias.

Lixo reacionário.

Q lixo!

A q ponto chegam nosso publici-OTÁRios … Será q é isso o q se ensina as FAculdades de Comunicacao e nos escritórios de marketing?
Fascistas! Racistas e reacionários, é o q sao.
Adorao a Argentina.

Viva a América do Sul, do sol, do sal, do céu aberto aos amigos de todo o mundo.

Abaixo ao lixo q invade nossas casas e salas de aula.

Inté,
Murilo

Renato

A questão principal é a falta de criatividade e zona de conforto dos publicitários. Praticamente todas as propagantas ligadas à Copa tem argentinos como tema – em geral esculhambando-os.
Pensar dá preguiça e esta é mais uma prova…

    Jairo_Beraldo

    E o mais grave….a maioria das propagandas, ou são de mulheres peladas(se respeitem) ou o uso da violencia gratuita. Um horror. Nem o Zé faz tanta violencia!

Geysa Guimarães

Não tenho grande simpatia pelos hermanos, mas nessa a razão é deles. Preconceito e discriminação não são aceitáveis em relação a qualquer povo. Intolerância na propaganda, Não.

Ronald

Argentinha é uma mistura de índio com espanhol que se acham ingleses…povinho preconceituoso e escroto.

    Anderson

    Quantos argentinos você já conheceu?? Conheceu os 40 milhões??

    Éo mal da modernidade, categoriza tudo.

    "O brasileiro ama futebol"

    Sou brasileiro e não sou muito chegado nesse esporte.

    Não diga o povo argentino é isso ou aquilo sem conhecer os 40 milhões de habitantes daquele país.

    Tomara que vocÊ comece a usar o cérebro para algo…

    Ana

    Ronald com esse nome parece que o índio que se acha inglés é você. É muito raro, na argentina, alguém levar um nome inglés.

    Ana

    Ronald,
    você deveria refletir sobre teus comentários discrimitativos, mas do que com o argentino, com o índio que é um habitante comum em várias regiões do Brasil.
    Por outro lado, o argentino tenho certeza que não tem nenuma vontade de ser inglés, certamente não tem a admiração que aparentemente você sente pelo povo inglés.

    Anderson

    Comentário de um argentino no vídeo solo le pido a dios do youtube

    Felices 200 años Argentina, cada día te quiero más! Gracias Dios por haberme dado el honor y orgullo de ser ARGENTINO. Escuchemos bien esta canción, hay mucho para aprender de ella.

    Allan

    Concordo com você Ronald, acertou na mosca, são índios querendo ser ingleses. Povinho preconceituoso e escroto sim senhores, doa a quem doer. Se algum de vocês duvida e tiver a pele um pouquinho mais escura faça um tour em Buenos Aires, tentem pegar um taxi ou entrar em um restaurante que você vai sentir como é que a coisa funciona.

    Anderson

    Ou seja, é mais ou menos como um nordestino se sente na Higienópolis???

    Gente preconceituosa existe em todo o lugar. E eu, enquanto treinava na Argentina, tive a companhia de váriso brasileiros negros e pardos. E nenhum deles foi destratado. Um deles até começou a namorar uma argentina branquela.

    Ana

    Allan morei anos em Buenos Aires e posso te dizer que, assim como aquí, tem gente mesquinha e estúpida – Mas cuidado com pensar que brasileiro ou qualquer outro latinoamericano não é racista. Eu particularmente acho Buenos Aires uma cidade fantástica e se pudesse voltaria a morar lá

    Anderson

    http://www.youtube.com/watch?v=SIrot1Flczg

    Eu curto essa índia

    Anderson

    "cantemos libres , con ese canto desgarremos las banderas de cada país, que solo nos separan cual si fueran muros,2yo no defiendo, ni me siento orgulloso de bandera alguna, hoy amo a la vida a mis hermanos del sur y del norte , yo soy yo cuando nadie sufre cuando todos ríen y se olvidan de su bandera para recordar que todos tenemos una misma historia, que todos seguimos un mismo rumbo, que somos hermanos "

    Sim, TODOS os Argentinos são preconcituosos e odeiam brasileiros…

Leider_Lincoln

Os direitistas, de um modo geral, adoram este tipo de ofensa. E estranho que alguém possa não achar. São "homens" e dão gaitadas. Desde que estejam [ou achem que estejam] protegidos pelo anonimato e por um grupo. Muy machos! Esses skinheads que matam homossexuais estão sempre em grupo. Os playboys que queimam índios e mendigos, que chamam empregadas domésticas de prostitutas, sempre em grupos.
Aqui mesmo, os comentários agressivos, as ofensas, são sempre coisa de trols anônimos. Essa gente que acha tudo isso uma besteira, de um modo geral se esconde sob pseudônimo. A "coragem" deles de rir na nossa cara se acaba no instante em que são obrigados a mostrar a própria. Da mesma forma estas propagandas só tem graça quando não somos nós os "maricóns". Mas quem consegue rir de ofensa feita por terceiros a um grupo menor é o que? Homem?

    Bruno

    Falou um dos comentaristas mais ponderados e pacíficos do sítio.

Anderson

"o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em seu artigo 20, diz que “nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade”.

PERFEITO

    Jairo_Beraldo

    Mesmo que sejam nossos hermanos…vão levar uma taca na final da copa!!!!

Alexandre

Parabéns a quem representou ao MPF e parabéns ao MPF.
Se em qualquer outro país fizessem chacotas contra os brasileiros semelhantes às que fazemos contra os argentinos, todos nós ficaríamos indignados. O brasileiro não pode incorrer no mesmo erro que criticamos naqueles a quem chamamos "imperialistas", desdenhar de alguém nunca é apenas uma brincadeira, é ofensa! Há coisas mais adequadas para se fazer humor. Vale lembrar que esse problema não é um fato restrito a este episódio da AMBEV, já se tornou um problema sistemico na televisão brasileira – um bom exemplo foi o que o pessoal do programa CQC da BAND levou ao ar nas ocasiões dos jogos da Argentina. Talvez esteja na hora de nós, brasileiros, termos a humildade de reconhercer que estamos pisando na bola…

patroniq

no dos outros é refresco. e quando nós somos os outros?
vejam meu filme: http://www.teladigital.org.br/templates/Player.as

Ze Duarte

Esse mudo tem que acabar mesmo. Todo mudo agora fica ofendido por qualquer bobagem… nem uma brincadeira se pode fazer mais. Malditos politicamente corretos…

    Anderson

    Humor de verdade se faz contra atitudes ridículas e pessoas baixas.

    Discriminação de qualquer tipo não é humor

    Conceição Lemes

    Zé, não é uma bobagem qualquer. É uma questão de respeito às diferenças. Será que se vc tivesse um filho homossexual, a sua reação seria a que teve? O fato de um homem ser "machão" não garante que tenha um filho heterossexual. Temos de combater toda sorte de preconceito, como o racismo e homofobia. Saudações

    beattrice

    Seria interessante combater também comentários discriminatórios feito contra os nascidos e habitantes de SP, ultimamente taxados de maneira abominável, inclusive neste espaço Conceição, somente porque temos a desgraça de sermos des-governados por tucanos há mais de duas décadas.
    Se a oposição fosse um bocadinho mais organizada e competente isso não aconteceria.
    Não basta os prejuízos que SP atura, na educação, na saúde, na segurança, na produção industrial, ainda tem que aguentar isso?!

    Ticão

    Esse mundo tá ficando muito chato.

LuisCPPrudente

Quem fez esta propaganda preconceituosa deveria ver aquela propaganda em que Maradona toma guaraná antártica, sonha que faz parte da seleção brasileira e canta o hino nacional brasileiro. Isto é propaganda bem humorada.

Agora desrespeitar com preconceitos os nossos vizinhos é coisa de quem não tem nada na cabeça.

ricardo

Quero Brasil e Argentina na final desta copa. E quero também que as empresas como a Ambev saibam que o brasileiro não aceita esse tipo de comercial de baixo nível. "Maricón" é que criou essa porcaira de propaganda e as emissoras de tv que o veicularam.

Artur

Enquanto isso, os comerciais de cerveja da argentina sobre a copa dão de lavada nos nossos… e sem mostrar uma camiseta amarela…

Moacir

Companheiros, calma! É só uma propaganda – muito engraçada, por sinal. Ninguém está querendo discriminar ninguém, ofender ninguém, não é o imperialismo se manifestando contra a integração sulamericana (!), nada disso. É uma brincadeira – de gosto duvidoso para alguns, talvez, mas uma brincadeira. Não precisa tanto.

fichacorrida

Estive muitas vezes na Argentina. Não só nunca fui discriminado como recebi tratamento superior ao que costumo receber quando viajo pelo Brasil. Essas campanhas publicitárias, em especial aquelas relacionadas ao futebol, ao invés de atingirem os argentinos, só prejudicam a nós mesmos. É só comparar o nível de escolaridade dos jogadores argentinos com o dos brasileiros para entendermos que há muito de recalque, de despeito. Eles têm problemas, nós também os temos. Se não somos inferiores, também não somos superiores. Mas respeito é bom e eu gosto.

    desinformacaonao

    Onde trabalho também recebemos eventualmente estrangeiros, espanhois, chilenos, argentinos e sempre os tratamos com toda a cortesia que convém tratar um convidado. Mas a conversa aqui é sobre futebol. Alguma destas vezes você esteve em um jogo de futebol? Uniformizado? Como time brasileiro? Então sabe que tanto uruguaios quanto argentinos tem as "hinchadas" mais fanáticas do continente. Muito mais que quaisquer brasileiros possam ser.

carlos hely

quer ver agentino morrer de raiva! E o Brasil cruzar com a argentina no final e perder e maradna ser expulso da argentina! Vai para Cuba!

    Bruno

    moron.

carlos hely

Cadê a entidade que regula as propagandas que deixaram isso passar. Sou Brasileiro e acho que este tipo de brincadeiras só acirra as nossas diferenças clocado mais lenha na fogueira. Não achei nada engraçado na propaganda.

Paulo Monarco

Infelizmente esse paradígma arrivista que sempre tomou de assalto a propaganda, algo natural, afinal estamos escrevendo sobre meios de manipulação de massa, onde o fim é o consumo e só o consumo, não sejamos hipócritas, também toma de assalto as redações país afora. E se só a propaganda fosse o problema, que já é abissal, devido a mercantilização da educação e da cultura como posse, nas redações e blogues afora esse olhar rasteiro, xenófobo e maniqueista toma proporções bíblicas. Afinal são veículos que deveriam primar pela estrutura pluralista e ética da informação. Sabemos, não é o caso da mídia brasileira, casada desde seu rebento com a historicamente antidemocrática oligarquia brasileira. Exemplos de absurdos não nos faltam, como uma reportagem divulgada na Rede Globo na segunda-feira passada, onde o fim era mostrar as beldades femininas da Copa. Para meu espanto achei que estávamos na escadinávia ou na Rússia; somente rostos brancos, cabelos loiros e olhos azuis, lá no finalzinho um lindo rosto negro e cabelo crespo. Pensei que a Copa do Mundo era na África…
É esse tipo de veículo de informação que queremos para nosso país??? Minha sanidade diz que não!

Mc_SimplesAssim

Evidentemente, a integração latinoamericana não interessa ao imperialismo.

Que as nossas rivalidades limitem-se ao esporte.

Rios

E o Olé chamar brasileiro de macaquito pode?

    Glauco LIma

    Não, não pode!
    Porém uma coisa não justifica a outra.

    Mariana

    Não, também não pode. Assim como não poderiam ser veiculadas as várias propagandas de cerveja com conteúdo difamatório contra os Argentinos.
    Sou brasileira e acredito que deve haver respeito recíproco entre os países sul-americanos e não ser estimulada a discórdia e rivalidade.

    Nora Cúneo

    Pode não, se bem me lembro foi devidamente punido, se não foi deveria ter sido.

Ocimar

Daqui a pouco vamos ter aque torcer pra Argentina…

    Mariana

    Não, do fato de impor limites às propagandas desrespeitosas com as pessoas não advém a consequência lógica de torcer para a Argentina. São coisas bem diferentes. Cuidado com os exageros.

desinformacaonao

O que é pior então, a lata gritar MARICÓN! ou ARGENTINO!

Piadas a parte, acho que tudo isso é uma besteira. Com tantas coisas importantes a serem debatidas, um simples "maricón" toma essas proporções. Essa coisa do politicamente correto é um saco. Deixem que façam as suas propagandas criativas lá e aqui, e vamos tomar uma loira, seja Pilsen, Lagger, Weiss ou Chopp… independente da nacionalidade.

    Carlos

    Então, tá… imagine-se morando na Argentina e uma cervejeira de lá produz um comercial mostrando um brasileiro abrindo uma lata de cerveja(qq. cerveja) e a lata gritando "brasileiro bicha… bicha…". – V. não iria gostar. A não ser que v. seja bicha mesmo. Depois reclamam da violência…

    desinformacaonao

    Olha, eu tenho mais preocupações na vida do que um comercial de cerveja mostrando uma lata gritando seja la o que for. Não é porque alguém em algum lugar diz algo que aquilo seja verdade, seja referente a mim ou a você.

    Agora, se uma coisa banal dessas gera violência, acho que essa violência está inerente em quem escuta, e não em quem fala.

    Bruno

    Eu ia achar engraçado, até porque sei que a rivalidade, para eles, fica no futebol. Como já disseram aqui, somos sempre bem recebidos em BsAs.

    Mariana

    Agora virou moda dizer que "ser politicamente correto não está com nada"! Ao meu ver, ser politicamente correto é uma questão de respeito e consideração, ou melhor, de reconhecimento, de reconhecer que as outras pessoas também são dignas e devem ser respeitadas. E no fundo dos argumentos "há tantas coisas mais importantes para serem debatidas" geralmente paira que mais importante são 'as criancinhas passando fome na África, a corrupção em Brasília, o desmatamento da Amazônia, a alta carga tributária'. Longe de acreditar que estes temas não tenham importância, mas o problema é que estes temas viraram clichês em qualquer conversa, e então, o que está sendo discutido no momento, perde o foco.
    Tratar com respeito os cidadãos de outros países também é, ao meu ver, algo importante.

    desinformacaonao

    O politicamente correto ao meu ver não está com nada, como você diz, porque ele não reflete o pensamento, e sim apenas o que você fala/faz ou deixa de falar/fazer. Isso é que é politicamente correto. Você pensa uma coisa e fala/faz outra pra se adequar ao que é socialmente correto ou aceito, para se inserir. Isso é hipocrisia, não é respeito.

    Respeito ao próximo na minha opinião, é antes de tudo respeitar a si mesmo. E que respeito é esse em que você não pode se expressar por meio de uma piada? Onde está o sagrado direito ao Foda-se? Se as pessoas dissessem o que realmente pensam, e não o que os outros pensam ser certo, viveriamos numa sociedade mais justa, e certamente poderíamos ter foco naquilo que realmente importa. Estamos cercados durante todo o tempo por questões politicamente corretas.

    Em tempo, adoro futebol, acompanho meu time na arquibancada, e inclusive em arquibancadas de outros estados e países quando posso. Se fosse enumerar aqui tudo aquilo que escutei da torcida adversária, encheria vários posts de comentários, mas nem por isso deixei de ter amizade em todos os lugares que fui.

J.Paulo

Não é somente nos comerciais.
Noto que os comentaristas esportivos tentam a todo custo fomentar a rivalidade com a Argentina. Sempre descambam paa o desrespeito e as vezes beiram ao absurdo.
A população na verdade admira o futebol argentino, mas é levada ao radicalismo contra "los hermanos", tudo paa elever a audiencia da TV.

    Cristiana

    É isso aí. E, além disso, eu não sei se os brasileiros iam achar engraçado se a propaganda fosse argentina e nós é que fossemos colocados no rídiculo. Nosso humor, está de péssimo gosto. Está 99% centrado no físico das pessoas ,em elitismos. ( gente que não sabe falar diretio, gente que se veste ma) ou precoceito, puro e simples ( homossexuais, mulher burra e fútil, pobre deslumbrado que subiu na vida, etc… )

RTa

A Argentina é o terceiro maior comprador do Brasil.

Lavrentiy P. Beria

Eu fico P. com essa "guerra" com os argentinos. Coisa de repórter imbecil que quer vender notícia. Eles lá nos respeitam. Para a imprensa argentina, o Brasil é EL GIGANTE SUDAMERICANO! Poxa, babaquice essa. Acho ridículo um povo que nunca foi lá para saber nutrir um ódio por uma nação irmã. Coisa de subdesenvolvido mesmo. E no quesito SOCIEDADE, eles estão um ponto acima de nós.
Torcer pelo Brasil, sempre! Mas desmerecer um país vizinho por causa da frustração de jornalistas passa-fome? Nunca.

    Nora Cúneo

    Uma argentina que ama o Brasil (onde moro desde 1975) parabeniza teu comentário e espera que na Argentina respondam da mesma maneira às provocações contra brasileiros…garanto lá também tem idiotas. Abraço.

Dil

essa propaganda me agride como brasileiro. Sinto vergonha de meu paiís produzrir esse tipo de coisa tão baixo nível e preconceituoso

Gerson Carneiro

Que assunto espinhoso, hein! Mas vou arriscar dar meu veredicto.

1. Não devemos nos pautar fundamentando-nos em que fazem ou deixam de fazer os argentinos;
2. Concordo com a decisão judicial, na minha opinião esse tipo de apelo é fútil;
3. E mais polêmica: o comentarista dodo diz que "Vc não IMAGINA as piadas ofensivas, preconceituosas com as mulheres brasileiras ("todas fáceis e putas" dizem os argentinos)". Não podemos negar que para um gringo a mulherada facilita (é óbvio que quando digo "mulherada" não é em sua totalidade). E não é só a mulherada, a homarada também. Afinal, é ou não é "chique" ser namorado da Madonna?

E por fim, como me disse um colega (alemão) na Bahia: "Ser melhor é a melhor coisa".
E quando se é melhor a apelação é desnecessária.

Estevam Silva

Depois de varrer o mate e a pelada das praias brasileiras, o politicamente vai acabar com bom humor. Cristo… q coisa antipática isso tudo!

Marcelo Ramos

Oh, galera, como um colega mencionou, de fato, há muitos publicitários sem criatividade. Eu nem sabia dessa m… dessa campanha. Mas com essa "recomendação" a campanha aumentou. Será que alguém percebeu o truque? Eu sou publicitário mas os caras que se dizem publicitários hoje, vou te dizer… é tudo muito fraco. Tentaram atrair atenção para uma campanha fraca por causa da polêmica.

Jairo_Beraldo

Perfeito o MPF-MG. Mesmo que eles façam chacotas com os brasileiros, como os portugueses também fazem, não seria boa idéia fazer isso em um comercial de Tv, que poderia incitar pessoas menos esclarecidas a uasr pateticamente estes adjetivos.

Luiz Augusto Barroso

É uma brincadeira, claro. Será que os argentinos não estão fazendo o mesmo lá ? Mas acho que o MP está certo.

    Nora Cúneo

    Se estiverem fazendo o mesmo lá (o que é muito provável, tem idiota pra todo lado) e um brasileiro reclamar espero que o MP do meu país de origem faça o que fez o brasileiro. Abraço.

Luiz Jornaleiro

Qualquer produto com propaganda demais eu não compro. Vale lembrar que o custo de toda propaganda é pago por quem consome. Ética? Prá vender vale tudo, até ofender mulheres e argentinos, como fazem costumeiramente essas cervejarias.

Ricardo Pereira

Até comercial de remédio pode ser feito com criatividade e sem apelação. Mas, como não temos ainda olhos para ver a liberdade com que se anuncia o alcool, certamente a propaganda apelativa, discriminatória e preconceituosa continuará.

Charles

E se o cara colocasse um palavrão em árabe ou mandarim, ou hindu, ou japonês??? Qual é???? Ainda mais num país como o Brasil, em que os homens se tratam dessa maneira coloquial e "tosca": "E aí, viado? Qual é a boa?" "Fala, cheio de pulga!" "E aí, maluco!!" "Qual é sacaninha?"…

Cada lugar tem sua cultura, sua forma de tratar pessoas com ou sem ofensa, e acredito que deveríamos considerar as regras de nossa cultura, ou a regra de todas as culturas!!! (E aí não seriam permitidas mulheres de biquini, homens sem camisa, etc).

E a gente sabe que a brincadeira com o argentino não passa de "brincadeira". Quem tem rancor de argentino é só o Gavião Bueno, o povo brasileiro gosta do futebol argentino e da "malandragem" argentina! E vice-versa! Então que proibam todos os comerciais e obras artísticas que insinuam que baiano é preguiçoso, que gaúcho é gay, que carioca é malandro, que paulista é chato, …

Vamos relaxar e deixar de procurar cabelo em casa de ovo…

Saudações,

    beattrice

    De fato, é um absurdo qualquer propaganda que incite preconceito e discriminação, inclusive contra baiano, carioca, paulista, mineiro, gaúcho, etc.

Janes Rodriguez

E viva a Cristina e Viva viva ao Maradona!!!!!!!!!!! Po-de-ro-so!!!!!!!!!!! Irreverente, inteligente, politizado, rebelde!!!!! Tudo que a cartolagem e o PIG detestam! Maradona é o maior!!!!

    dvorak

    Você esqueceu de outras qualidades, caro Janes:viciado em cocaína, foi pego jogando dopado, não reconheceu um filho que teve com uma italiana, além de ter sido acusado de ter amizades com a máfia e de evasão fiscal naquele mesmo país.Realmente uma flor de pessoa….Imagino que tenhas um pôster dele em teu quarto….

    eheheheehehehee

    Rubens

    Em seu quarto, obviamente vc não teria um post do Aécio, nem do FHC, nem do Dantas, né?

Mauri Alexandrino

Essa não! Pô, gente, que mau humor!
É uma brincadeira, como meus amigos argentinos fazem comigo.
Como vi na tevê argentina, lá mesmo em Bueno Aires.
Isso é carinho, pessoal! Esse argentino é que não representa os argentinos,
gente legal, brincalhona e de bem com a vida.

Que diabo, desse jeito a coisa fica careta, passa do ponto, cai no ridículo.

Eugênio

Uma aberração. Completamente anacrônico. Discriminatório. Incentiva, motiva a retaliações e discórdias. Os Argentinos são nossos irmãos.

Vai dizer que você não queria o Lionel Messi no teu time??

Diego Armando Maradona é um debilóide, mas era um GÊNIO quando jogador, quem o viu jogar aos domingos no Nápoles ao lado do brasileiro Careca…

Os Argentinos são nossos melhores parceiro comerciais e científicos.

Viva Cristina!!!

    dodo

    Que palhaçada!!! Vc não IMAGINA as piadas ofensivas, preconceituosas com as mulheres brasileiras ("todas fáceis e putas" dizem os argentinos), inclusive usando a província de Corrientes como um pênis "metido" no mapa do Brasil (observe o mapa dos dois países e verá do que estou falando!

    Os argentinos não são nossos irmãos. São um país vizinho, nada mais. Eles NAO nos chamam de irmãos. A babaquice é toda nossa.

    PENA, PENA MESMO que em todo o tempo que morei na Argentina JAMAIS tive um órgão que FUNCIONE e que atendesse às minhas queixas (supostamente TEM, mas na ARGENTINA, pra vcs que estão defendendo aí, preconceito e discriminação, especialmente VERBAL, é simplesmente comum e corrente e ninguém se toma o trabalho de dirimir isto.

    O comercial da SKOL é uma brincadeira.

    Vcs sabiam que até o termo BRASUCA, que nós usamos como uma gíria, um jeito legal e divertido de dizer "brasileiro" é usado por eles como despectivo e diminutivo????

    Portanto, da próx vez que forem pra Argentina, não abram um sonrisão TONTO quando forem chamados de BRASUCAS. Os argentinos que disserem isso NAO estão sendo legais com vcs.

    Parem de bobeira.

    Parceiros científicos? Me mostre UMA, só UMA universidade que funcione em alguma área técnica ou exata na Argentina e eu volto atrás. Tudo sucateado, quebrado.

    Viva o BRasil, isso sim!

    silas32

    Acho que o seu problema foi (ou é) como voce disse: "PENA, PENA MESMO que em todo o tempo que morei na Argentina JAMAIS tive um órgão que FUNCIONE…"

    Maria Lucia

    Suas idéias não correspondem aos fatos. São preconceitos apenas.
    Durante séculos a mídia e os interesses econômicos e políticos jogaram os latinoamericanos uns contra os outros.
    Agora isso acabou. O Brasil hoje tem como seus maiores parceiros comerciais os seus vizinhos.
    E esses seus papos preconceituosos representam apenas interesses de grupos econômicos que estão deixando a supremacia criminosa que exerciam em nossa região.
    Viva a América Latina coesa, unida, fraterna!

    Nora Cúneo

    Belo comentário, Maria Lucia. Sou argentina, moro no Brasil, meus filhos são brasileiros. Amamos os dois países. Só somos provocados em tempos de copa por alguns idiotas, como devem ser provocados os brasileiros que moram na Argentina, lá também tem idiotas. Abraço.

    beattrice

    Minha solidariedade, infelizmente idiotas não são patrimônio nacional exclusivo, tem em todo canto.

    Rios

    É a mais pura verdade colega… "nossos problemas" com eles não são exclusivamente no futebol… se assim fosse teríamos diferenças com uruguai e mexico e nao temos!!!

    carlos hely

    Voce vai me deculpar mas estes "argentinos" que voce disse acima são preconceituosos e arrogantes, mas nem por isso devemos ser grossos como ele. Estamos mostrando quem somos e como somos uma grande nação, somos a liderança da américa latina e esse gostinho eles não vão ter por muito tempo!

    Anderson

    Fiquei um bom tempo na Argentina treinando e sempre, sempre fui bem tratado.

    E lá é como aqui ué. A média da população repete como papagaio o que a mídia fala.

    Por isso não gosto de ofensas ás pessoas daquele país. Pois todo o tempo no qual fiquei por lá senti-me em casa.

    dvorak

    Você deve adorar quando eles chamam os brasileiros de "macaquitos", não é caro Eugênio???

    eheheheheeheheh

    Marcelo Fraga

    Você fica "botando pilha" até nesse assunto. Parece que não entende que o melhor caminho é a integração e cooperação dos povos latinoamericanos. Deve ter como ideologia o pensamento do seu grão-mestre, que acha que o Mercosul é um atraso.

    Ocimar

    Ingênuo, quer dizer, Eugênio, um dia destes leia os comentários dos leitores do jornal Olé da Argentina.

    Rios

    Isso mesmo colega… irmão a gente não escolhe…

Lia

São os publicitários sem criatividade, que alimentam rivalidades e ofensas, entre brasileiros e argentinos gratuitamente, ganham milhões com este desrespeito à dignidade humana e no cotidiano as pessoas sofrem com esta irresponsabilidade.Parabéns ao cidadão argentino que usou seu direito de exigir respeito a imagem e a honra.
O mundo não concebe mais estas grosserias e desrespeito.

marcos santos

Exelente notícia !
De fato é um absurdo querer vender cerveja promovendo discriminação quiçá a discórdia entre países irmãos,

Flavio Lima

Ta certo.
Quem quer respeito tem que respeitar.
E nossos hermanos tão jogando muito, ein!

    Jairo_Beraldo

    Mas quando toparem com a amarelinha, vão se borrar!

    Carlos

    Depoimento do Dunga, há pouco: hoje ninguém tem medo da amarelinha mais não. Ou fazemos por onde ganhar, ou… não ganhamos…

    Flavio Lima

    O Brasil vai ganhar da Argentina ou da Alemanha pq tem medo desses dois times, e ai joga de verdade.
    Contra Mexico, França, etc, entra de salto alto e se complica.

    Billiejean

    Meteram a mão nos gajos huahuahauhauhaa

Yacov

Não devia nem ter começado… Não tem nada a ver fazer graça ofendendo os outros. È de uma covardia lamentável e não tem graça nenhuma.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLobo – O que pasa na gLobo é um braZil para TOLOS"

Deixe seu comentário

Leia também