Antonio Lisboa: Uma diferença fundamental entre Lula e Chávez

Tempo de leitura: 2 min

por Antonio Lisboa, via Facebook, em resposta ao texto publicado aqui.

Caro Azenha, excelente texto! No meu ponto de vista, tudo o que vc disse é verídico. Mas, considerando o título do texto “Lula vs Chávez: comparação falsa é arma de propaganda”, fiquei sem entender exatamente o que vc quis dizer com ele. Achei particularmente interessante a afirmação: “o fato é que Chávez representa continuidade histórica na Venezuela, assim como Lula tocou adiante a nossa “modernização conservadora” com uma plataforma trabalhista. Lula e Chávez, obviamente, tem histórias e origens distintas. Mas são ambos reformistas”. Isso é um FATO.

Mas, daí qdo vc apresentou quais seriam as diferenças, vc se referiu especificamente: 1) à “organização das sociedades em que se elegeram, 2) aos incomparáveis avanços da indústria brasileira em comparação à venezuelana (em termos de organização e diversidade); 3) os diferentes potenciais do mercado interno e formalização trabalhista, que resultam em maior potencial de êxito aos programas sociais brasileiros em relação aos venezuelanos. Todos FATOS!

Gostaria, no entanto, de acrescentar outras das diferenças nessa comparação (que julgo importantes de serem consideradas):

1) LULA formou um grande governo sustentado por partidos e políticos associados à enorme corrupção, loteando cargos (em diferentes momentos) com PTB, PL (hj PR), PMDB e PPB (hj PP). Ou seja, compôs um governo de centro, absolutamente pragmático e anti-ideológico.

CHÁVEZ, ao contrário, propôs uma Assembléia Constituinte que resultou numa renovação completa da Câmara de Deputados (unificada, com a extinção do Senado). Ou seja, politizou a política e propôs um grande debate político-ideológico. Isso é FATO.

2) Lula governou seus dois governos com enorme proteção da Rede Globo (em seu velho esquema de morde-assopra, pra aumentar as barganhas…), e, guiado pela dupla Dirceu-Gushiken, montou o maior aparato de blindagem do governo, em negociações obscuras com a Globo, Record, Istoé etc. (Veja, Band e FSP, de fora do esquema, chutaram o balde no mensalão). A Globo conseguiu blindar a história ao custo da cabeça do vendido Zé Dirceu (um dia, chuto o saco dele!). E assim, comprando milhões de propagandas na Globo (“Brasil: País de Todos”, golpe de mestre do criador de galo Duda Mendonça), financiando as maracutaias globais através do BNDES, e, principalmente (!) abrindo mão de cadeias nacionais, e entregando TODA a comunicação entre o governo e à sociedade; o antigo PT da “Rede Povo” e dos artistas progressistas, hj governa com a Globo!

CHÁVEZ, ao contrário, rompeu com as grande cadeias de televisão, mandou uma banana para os mercenários que queriam continuar iludindo, entorpecendo e manipulando o povo e deu início a um ENORME processo de democratização da informação. Criou o genial canal de integração latino-americana TELESUR (proibido até nas tvs a cabo do Brasil). Criou o “VIVE” (canal que integra a produção independente de várias tvs comunitárias), criou o maior sistema de rádios comunitárias do continente, encheu as televisões do povo de informação, cultura, debates políticos de alto nível, arte, história. Enfim, optou por governar COM O POVO e não com os grandes impérios de emburrecimento que MANDAM no Brasil.

Este é provavelmente o ponto da maior diferença.

E esta diferença fundamental, essencial, espiritual, essa consciência histórica, essa capacidade de fazer um povo sonhar… tb é FATO!

Apoie o VIOMUNDO

Um abraço, desde a fronteira Brasil-Venezuela.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também