Alexandro Rodrigues: Dilma, vê se aprende a nos tirar para dançar!

Tempo de leitura: < 1 min

Alexandro Rodrigues, em comentário aqui

O melhor texto já escrito pelo Azenha no blog! Conheço bem essa sensação de pertencimento!

Sou filho de uma empregada doméstica e de um ex-porteiro aposentado. Nordestinos, semi-alfabetizados. Por uma questão biológica nasci com um insuportável temperamento e desde cedo, mesmo com as dificuldades, sabia que não iria sucumbir ao “futuro” que a elite brasileira reservava pra gente como eu.

Lula me tirou pra dançar e eu cai na pista de dança do mundo. Sou fruto do ProUni e se hoje estou no exterior estudando e com uma brilhante perspectiva de futuro, isso é reflexo da dança que o PT ofereceu a todos os brasileiros.

Erros, hipocrisias, crimes ou malfeitos, chamem do que quiser. Claro que o PT os comete também. O PT é fruto do Brasil. Os políticos brasileiros são reflexo da nossa sociedade e eu, mesmo que me sentindo a vontade de dizer “obrigado Lula”, não me nego o direito que tenho de criticar quando acho necessário.

Mas o fato é que apesar de tudo, dos erros e acertos, nunca antes na história brasileira um partido político trabalhou tanto para tentar oferecer aos brasileiros um direito incondicional: cidadania.

A frase final do Azenha reflete isso. Obrigado por ter nos tirado pra dançar Lula… e vê se aprende, Dona Dilma!

Leia também:

O PT e uma sensação que as pesquisas não medem

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Araújo

Dilma não é PT. Está PT. Não espere o convite para dançar. Teimam em achar que Dilma possui o DNA perita. Nào tem.

Urariano Mota: As empregadas e a escravidão « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Alexandro Rodrigues: Dilma, vê se aprende a nos tirar para dançar! […]

Mario Alexandre

Segundo a Caros Amigos, somando as isenções às Universidades Privadas e o Prouni, que acaba pagando um capitalista (que doutrina os alunos como quiser) com dinheiro público, dá um montante muito maior que o investimento do governo no setor.

LuizCarlosDias

EU quase 70 anos, mas foi em 2011 que
tive chance de comprar um apt em construção.
Eu func federal quase aposentado tive que
economizar na era LULA e assim ao receber a
chave do apt quito meu investimento em fev 2013.
Nos tempos bicudos, FHC minha conta no BB era mensalmente
vermelha, foi dificil, foi cruel, hoje sinto que tambem
participei dos bailes com PT e agora danço alegre e
feliz. Ah, meu nome e Lula, viva Dilma e o PT de Pontalina,GO.

MariaC

Os pobres que beijaram o sabo barbudo viraram príncipes.

( seria este meu primeiro pitaco?)

Urbano

Nem é bom falar nisso; da forma como as coisas andam, pode ocorrer de nos botarem para dançar…

Isidoro Guedes

Esse comentário do estudante Alexandro Rodrigues é revelador. Sem dúvida alguma que Lula e o PT tem muitos defeitos, mas as virtudes superam muito a esses defeitos.
Poucos governantes neste país (e ao longo de toda nossa história política) tiveram a sensibilidade social de Lula e poucos partidos o compromisso social do PT. Vargas e o PTB também dançaram esse minueto pró-social, mas o lastro social de Lula e do PT são muito maiores (e suas realizações também), primeiro porque ao contrário de Vargas o ex-presidente Lula veio do operariado e de extratos sociais mais baixos, depois porque o PT foi o primeiro partido político de massas de que se tem notícia em nossa evolução política recente – O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) era uma espécie de boia que Getúlio Vargas se utilizava para se relacionar com as massas, a intelectualidade de esquerda e a classe trabalhadora, enquanto o PSD (Partido Social Democrático) era a outra boia, usada para se relacionar com as elites (o empresariado, a hierarquia católica, a cúpula militar nacionalista… etc.).
Sem Lula e sem o PT dificilmente os pobres teriam conhecido a ascensão profissional, social ou acadêmica dos últimos anos. E é esse fenômeno que a mídia (corporativa, direitista e reacionária) e as elites econômicas teimam em desconhecer ou não em querer enxergar.

Bruce Guimarães

Só para te avisar, prezado Alexandro, esse tipo de mobilidade social existe faz muito tempo, desde que existe as Universidades Federais. Sou pobre e consegui uma certa ascensão social graças aos investimentos que o Estado Brasileiro faz nessas instituições há décadas!!! E nem por isso eu vou agradecer aos milicos!!!

    Roberto

    Investimentos que o Estado Brasileiro faz nessas instituições há décadas? Veja os números meu caro. É simples, Compare-os, e você vai entrar no ritmo da dança tb.

    Bruce Guimarães

    É simplesmente desonesta essa comparação. O país cresceu, a população triplicou então não tem como uma coisa dessas com todo o resto constante. Imagine vc comparar o PIB de agora com o PIB da da época de Dom Pedro!!! Dá pra comparar?

    Alexandro Rodrigues

    O Bruce, com esse nome “tipicamente brasileiro” que você tem, dá pra entender o seu comentário. Para de ler um pouco a Danuza Leão e saia as ruas…

    No mais, não sou vaquinha de prezépio! Em 2006 por exemplo não votei no Lula. Agora mesmo com todas as críticas severas que faço ao PT, não me sinto impedido de dizer que faço parte dos milhões que emergiram SIM, graças as políticas implementadas pelo partido.

    Quanto ao fato de você ter estudado em uma Federal. Parafraseando um comentário infeliz que li esses dias num dos esgotos da Veja, vai ver você vai parte da “classe média de verdade”, não da tão falada classe C. Sim, porque em geral quem estuda nas Universidades Públicas brasileiras é a classe C que tanto odeia um famoso nordestino que eu conheço.

    O que mais gosto no Lula é capacidade que ele tem de irritar nossa elitizinha medíocre. Bruce, Bruce… Come on man, go!

    Bruce Guimarães

    Que bom que vc consegue tirar conclusões sobre uma pessoa através do nome, gostaria de ter essa sua capacidade, porque todo o resto ficaria mais fácil.

    Mas vamos lá, hoje posso dizer que sou da classe média mesmo, mas meu pai teve muita dificuldade para criar seus 7 filhos nascidos no Vale do Jequitinhonha, ele com terceiro ano primário e vendedor de porta em porta e minha mãe dona de casa.

    Entrei em Federal na década de 90, com muito esforço. E não se engane, tem muita gente pobre que entra nas Universidades Federais através do esforço pessoal. As Universidade públicas estão aí desde sempre trazendo mobilidade social para as pessoas. É difícil e continua difícil entrar, mas se o cara cismar ele chega lá. Quando me formei não tive necessidade de agradecer o FHC não, que era o presidente da época.

    Se acha no dever de agradecer? Agraceça a população brasileira, que trabalha de sol a sol para custear o ensino que você está tendo e não ao partido que por ora está no governo e que não faz mais que a obrigação de retornar o que se arrecada em prol da população.

    Roberto

    Caríssimo Bruce
    Não precisa voltar a época de Dom Pedro não. Como você gosta de falar em décadas, analise os números das duas últimas décadas. Veja os números e compare-os. Analise também o crescimento do PIB e o crescimento de vagas ofertadas pelas federais. Veja se a relação é proporcional ou seja, quanto maior o PIB maior o número de vagas. É essa a diferença, a “sutil” diferença entre Lula e o “príncipe dos sociólogos”. Entendeu?

Hans Bintje

OLHAR ESTRANGEIRO:

Esses brasileiros vindos das classes baixas estudam muito e são admiráveis.

O que me espanta é a burrice das elites. E não é por falta de aviso ( fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/83182/ ):

“Em artigo, publicitário afirma que, ao contrário das famílias prósperas de outros países, os pais brasileiros não se preocupam em educar seus filhos para que eles entrem em instituições como Harvard.

Dono de um dos principais grupos de publicidade do País, o publicitário baiano Nizan Guanaes publica, nesta terça-feira, um artigo em que critica a desatenção da elite brasileira com a formação de seus filhos. Ao matricular seu filho numa escola americana, Nizan constatou que ali havia mais chineses e indianos do que brasileiros.”

Maria/c

Uma crítica atual: o PT anda fazendo acordos com gente pior em detrimento de gente melhor, apenas para promover seus membros, que necessitam de um empurãozinho politico, em detrimento de candidatos melhores no plano individual e no plano de resultados para a comunidade.
O PT não se emenda. Temos que criticar mesmo.Votamos, né!

Mardones Ferreira

Só espero que quando você obtenha poderes para exercer sua cidadania – com seus conhecimentos aprendidos no exterior – não seja mais um igual aos Fernando(que estudou na França), Gilmar (que estudou na Alemanha) ou Barbosa (que também estudou na França) e não vacilaram em golpear o Brasil e os brasileiros a favor das elites entreguistas de sempre.

Muita sorte e patriotismo para você que hoje se derrete pelas ações necessárias do governo. Não vá depois de formado rezar a cartinha do famigerado capitalismo na sua versão cassino, na qual o governo serve para socorrer banqueiro e fazer penar os demais.

Christiano Almeida

Aí, moleque! Pisa fundo!

Deixe seu comentário

Leia também