Adital: Na Colômbia, deu a louca nas pesquisas

Tempo de leitura: 2 min

24.05.10 – COLÔMBIA

A uma semana das eleições, candidatos seguem empatados

da Adital

Os candidatos à presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos e Antanas Mockus, encerraram suas campanhas eleitorais ontem (23), debaixo de forte chuva. A uma semana das eleições presidenciais, o candidato pelo Partido Verde, Mockus, e o governista Santos, do Partido da U, seguem tecnicamente empatados nas intenções de voto para o primeiro turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.

Pelo menos, isto é o que indica a sondagem feita pela Datexco, que entrevistou 1.200 pessoas, entre os dias 14 e 18 de maio. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 21, e mostrou que Juan Manuel Santos teria vantagem de apenas 1% sobre Mockus. Segundo a pesquisa, 7% dos eleitores ainda estão indecisos.

O empate técnico no primeiro turno leva, obrigatoriamente, os dois presidenciáveis a uma disputa no segundo turno, no dia 20 de junho. Neste caso, de acordo com a mesma pesquisa, Mockus ganharia a presidência com 45% dos votos, enquanto o ex-ministro, Santos, perderia as eleições com 44% das votações.

A candidata Noemí Sanín, do Partido Conservador, aparece na terceira posição, com 9% das intenções de votos. Em quarto lugar, Gustavo Petro, do Polo Democrático Alternativo (PDA), conquistaria 5% do eleitorado e, na quinta posição, o candidato da Mudança Radical, Germán Vargas Lleras, receberia apenas 3% dos votos. Na sexta colocação, Rafael Pardo, do Partido Liberal, receberia 2% dos votos e outros três candidatos não alcançam a margem de 1% nas intenções de voto.

Analisando os resultados da sondagem, a Datexco assinalou que em um segundo turno, 43% dos eleitores de Noemí Sanín passariam a apoiar Mockus, enquanto 34% votariam em Santos.

Mas, outra pesquisa divulgada também na semana passada, realizada pelo Centro Nacional de Consultoria, revelou resultados conflitantes. Segundo os dados desta sondagem, o ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, obteria 39% dos votos, contra 34% do ex-prefeito de Bogotá, Mockus.

Em caso de segundo turno, a pesquisa de intenção de votos do Centro Nacional de Consultoria, aponta empate técnico entre os dois candidatos. Santos teria 47% dos votos e Mockus 46%. Para chegar a este resultado a instituição entrevistou cerca de 3 mil pessoas em 100 cidades e municípios, com uma margem de erro de 1,8%, para mais ou para menos.

Apoie o VIOMUNDO

Já um estudo de opinião realizado pela Universidade de Medelin, 37,4% dos entrevistados disseram apoiar Mockus, enquanto 32,9% apoiam Santos. Para o segundo turno, 41,4% dos eleitores anunciaram seu voto em favor de Mockus e 36% em favor de Santos. A entrevista foi realizada entre os dias 10 e 18 de maio, com 2.417 pessoas em 108 cidades e municípios colombianos. A possibilidade de erro é de 2,36%.

A consultora Gallup, também realizou uma pesquisa que indicou vantagem para Santos, com 37,5% dos votos, enquanto Mockus, levaria 35,4% no primeiro turno. Já para o segundo turno, a pesquisa atribui vitória para Mockus, com 48,5% dos votos, com vantagem de 5,5% sobre Santos, que receberia 43% dos votos.

Para conferir a pesquisa da Datexco acesse: http://datexco.com/spn/index.php?option=com_content&view=article&id=252:14-mayo-intencion-de-voto-a-la-presidencia-de-colombia&catid=909:cat0009

Com informações da TeleSul, Télam e agência EFE.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também