Captação binaural: um passeio sonoro

Tempo de leitura: 3 min

Emerson Luis > no Twitter @emerluis


Parece um simples fone de ouvido, mas não é. O item acima é um captador binaural, modelo CS-10EM da Roland que faz gravações em 360°, capaz de colocar quem ouve no mesmo ambiente de quem captou, provocando sensações reais. A tecnologia binaural não surgiu recentemente, é antiga, e foi usada inicialmente em 1881 nos chamadosTeatrophones em Paris. O microfones foram instalados na Opera de Paris (Palais Garnier) e o som era distribuído por linha telefônica.

Desde então a tecnologia vem sendo aplicada em shows, concertos, álbuns de artistas e até filmes. Em 2000 a banda americana Pearl Jam gravou o álbum Binaural, utilizando os microfones em diversas faixas. Nos adicionais do DVD de Monstros S.A, a Pixar inseriu trechos com os atores John Goodman e Billy Cristal em binaural e diversos aplicativos com esta tecnologia sonora estão disponíveis para IPhone.

O fone acima tem alta capacidade de captação, mas para gravações profissionais é necessário equipamento adequado, como este microfone Neumann modelo KU100. Os captadores ficam nos ouvidos do boneco, simulando a cavidade auricular.

No modelo simples, a parte de dentro é o fone e a de fora é o microfone. É só encaixar nos ouvidos e plugar um cabo na saída de som e outro na entrada de gravação. Pronto, com isto você ouve todo o processo de captação que acontece ao seu redor. Ao contrário das gravações profissionais, em que não se admite muito ruído, o astro destas captações é exatamente toda a movimentação que acontece ao seu redor. Veja as fotos abaixo.

Esta parte vai dentro das suas orelhas

E a parte de fora capta tudo

Agora é a vez do áudio. Perceba na gravação abaixo, utilizando como exemplo a música Walk Away do Franz Ferdinand, como o som passa de um lado para outro. A fonte sonora foi o celular, girando ao redor dos ouvidos. Para isso é importante respeitar a posição dos fones. Esquerdo (L) e direito (R) não podem estar invertidos na gravação e nem na audição. Para sentir toda a profundidade é necessário ouvir com fones.

Testebinauralfranz by Emerson Luis

Os aparelhos adequados para uso destes microfones são gravadores digitais de mão, desde os mais comuns até os mais sofisticados. Com aparelhos analógicos a captação pode ser perfeita, mas o usuário não consegue ouvir o que está gravando e isso prejudica o monitoramento da qualidade. Curiosidade aguçada, agora é a sua vez blogueiro de passear pelas lojas da Santa Ifigênia em São Paulo, ou pela Teodoro Sampaio, para pesquisar e comprar o seu. Para importação, a média de preço é de US$ 100.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

alex

Dêem uma olhada aqui, na barbearia virtual.
http://www.papotech.com.br/blog/?p=212

Tomudjin

Um porta-pro sem espumas e um boneco bêbado já fazem isso.

Lino

Mais tem uma coisa que não entendi. Aonde eu ligo o CS-10EM? Só serve no iphone?

Lino

Quem não ouviu "Barber Shop" está perdendo. só procurar no google.

Lino

Eu já tinha baixado uns sons assim mas não sabia que isso tava à disposição pra gente mesmo fazer.
Galera de Sampa se puder indicar um endereço pra comprar o cs-10EM eu ficaria muuuiiitoo grato.

Deixe seu comentário

Leia também

Vida Digital

Pesquisador do IPEA: As lan houses têm diminuído

Em entrevista, João Oliveira fala também sobre TV digital e formação para uso de máquinas e softwares

Vida Digital

Renato Martini: Sistema de identificação brasileiro morreu

Alerta o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Vida Digital

Dados Abertos e a Comissão da Verdade: digitalizar para acelerar o trabalho

Paralelamente aos trabalhos de investigação e depoimentos

Vida Digital

Analisando o Twitter de Hugo Chavez. Presidente da Venezuela politiza o debate Matéria em vídeo

Por @carineroos Com as eleições de 2010 ficou evidente que a Internet aliada às redes sociais (Twitter, Orkut, Facebook, Youtube) e blogues conseguiu influenciar o […]