Analisando o Twitter de Hugo Chavez. Presidente da Venezuela politiza o debate

Tempo de leitura: 2 min

Por @carineroos

Com as eleições de 2010 ficou evidente que a Internet aliada às redes sociais (Twitter, Orkut, Facebook, Youtube) e blogues conseguiu influenciar o jogo político pautando diversas vezes mídias tradicionais como TV, rádio e jornal e trazendo uma maior reflexão entre os internautas sobre seus candidatos, a ponto de alterar ou consolidar seu voto. Somente o Twitter alavancou mais de um bilhão de discussões sobre as eleições no primeiro turno no Brasil, o que demonstra a força que a ferramenta tem em influenciar o jogo eleitoral entre aqueles que utilizam essa rede social. Ao contrário de 2006, quando contávamos apenas com blogues, sites, Orkut, Youtube e uma parcela razoável da população incluída digitalmente, em 2010 esse cenário ampliou e podemos afirmar que a Internet hoje é um espaço a mais para a ação política. Não é a toa que Dilma, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda estão presentes nas redes sociais especialmente no Twitter. Para termos ideia de como essa ferramenta hoje é essencial para a democracia, uma vez que o diálogo entre os cidadãos é imediato e as informações repassadas em primeira mão aos internautas, podemos analisar a performance do presidente da Venezuela, Hugo Chavez no Twitter a partir da ferramenta de monitoramento Tweet Level:

Atualmente o presidente Hugo Chavez conta com 937,348 seguidores, isto é, quase um milhão de pessoas acompanham as informações divulgadas em seu perfil o que demonstra um altíssimo nível de popularidade, 89,6%. Mas não basta as pessoas acompanharem o seu perfil, é necessário engajamento do presidente, ou seja, dialogar e interagir com o seu público, o que reflete em 63,7% de engajamento. A porcentagem é boa, mas poderia ser melhor. Já a influência de Chavez é elevada, isto é, as informações passadas pelo presidente não são só replicadas pelos internautas, mas também geradas discussões a partir das informações divulgadas em seu perfil. Já o nível de confiança no presidente é também bastante alto, 82,8%, isto é, Chavez apresenta credibilidade para seu público, as informações publicadas por ele, além de serem confiáveis são propagadas também pelos seus seguidores.

A partir desse cenário, podemos perceber o quão essencial é para o jogo democrático ter uma figura pública no Twitter. Com essa ferramenta boatos podem ser desmentidos e repassados em primeira mão para seu público, além do mais, cada informação divulgada por um perfil influente e que apresenta confiança, gera ondas na rede que são replicadas por vários internautas provocando discussões entre os mesmos. Não podemos esquecer também do diálogo constante desse perfil com o seu público que é o mais irreverente do Twitter.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Renato

Seu fosse presidente do Brasil, cortaria relações com a Venezuela, Bolívia, Equador e Cuba. A nossa economia não depende desses países com presidentes corruptos e que deram calote no Brasil

Luc

Venezuela é o 5º colocado mundial em… com 64% em… vou deixar o suspense, vejam vcs mesmo, vão gostar

Pesquisa do Gallup:
http://www.gallup.com/poll/147167/high-wellbeing-

Wellington

ótima reportagem sobre a Venezuela. Finalmente alguém mostra na grande imprensa um pouco dos projetos que foram responsáveis pela popularidade de Chávez.

ozeias laurentinoAp

Canais particulares de tv, pararam de passar novelas e ficarão apenas apoiando o golpe contra CHAVES, isso é democracia?. Democracia e liberdade é distribição de renda, escola,cultura, alimentação, maradia , reforma agrária, sendo feito isso a elite é contra naturalmente, apelão para a liberdade abstrata, formal, nada matérial como esta sendo feita na VENEZUELA.

Dorian

Chávez é democrata, não apoia outros ditadores e é responsável pelo estrondoso desenvolvimento da Venezuela, uma país rico, com serviços públicos universalizados e de qualidade. O petróleo apesar de farto não é a principal fonte de renda do país. Sua indústria e agricultura são invejáveis. O parlamento é independente, bem como o judiciário. Chávez já deixou de ser um líder regional. Sua liderança natural é reconhecida mundialmente. Muitos países hoje só estão se desenvolvendo devido aos conselhos dados pelo Chávez. Como pode alguém dizer qualquer coisa contra Chávez? Não assistiram "A Revolução Não Será Televisionada"? Quem em sã consciência e com liberdade de pensamento ainda não assistiu? Também estão deturpando o apoio a Kadafi. A questão é outra. Aqui trata-se de combater a hegemonia norte-americana. Hegemonia que deve haver dever ser a norte-coreana, esse sim, outro reduto digno de admiração e celeiro das mentes do futuro. Viva Chávez! Viva a revolução bolivariana! Chacrinha para presidente 2014!

Gerineu Soares

Infelizmente, Chavez resolveu usar o seu Twitter para defender o genocida Kadafi. Acaba de perder toda a credibilidade.

Marduk

Não se preocupem! Quando Gaddafi e família pedirem asilo político na Venezuela, Hugo Chavéz terá excelente assessoria de segurança. Vai resistir 40 anos…

Ana Julia

Ainda em tempo, "A revolução não será televisionada" é essencial para compreender a tentativa de golpe para retirar o "ditador" Chavez pela direita tão "democrática" que dissolveu o congresso e revogou a Constituição do país.
Eu realmente não discuto absolutamente nada sobre Chavez e Venezuela com quem não tenha visto esse documentário, porque simplesmente não dá pra discutir com ignorantes!
Outras contribuições igualmente importantes na qual figura o presidente são estes outros documentários:
"A guerra contra a democracia" (é também muito revelador sobre a política latino-americana dos EUA e tão importante quando "A revolução não será televiosionada")
[youtube zP1gBNjpshA http://www.youtube.com/watch?v=zP1gBNjpshA youtube]
E tem ainda o "Ao sul da fronteira" (é mais recentente e segue a mesma linha crítica)
[youtube hb1pyQlb0JI http://www.youtube.com/watch?v=hb1pyQlb0JI youtube]

Silvio

Azenha:
Quem diz que Chaves e um ditador, estão repetindo o que a imprensa ao serviço, dos EUA diz. E o único governante do mundo, que deu a oportunidade a seu povo, de que si ele não servia, para povo, o tirasse do cargo. Têm sido reeleito todas às vezes em eleições limpas. Em Venezuela o voto não e obrigatório. Antes de fazer se cargo do governo Chaves, sô votava um 30 a 35% dos habitantes em condições de votar. Hoje isso esta mais o menos em um 75 a um 80%. E não e fácil ter tirado, a todo o povo do analfabetismo,dar saúde gratuita e medicamentos para todos. Venezuela antes de Chaves não tinha nem ovos, nem galinhas, nem leite, nem carne, nem alface, todo era importado. A elite vivia em Caracas regiamente, rodeada da pobreza absoluta. Agora em função das chuvas torrenciais que sofreu Venezuela, com, mas de 180, 000 desabrigados, o congresso deu poderes por um tempo, para ele poder resolver os problemas urgentes. A isto imediatamente a imprensa diz, que e ditadura.Está construindo casas e entregando para os desabrigados ,esta fazendo uma reforma agrária.Como e lógico aqueles que tem terras improdutivas, não estão de acordo com perderas para o governo assentar, a os miseráveis de toda a vida.

    Adilson

    VOCÊ FALA QUE antes de Chaves não tinha nem ovos, nem galinhas, nem leite, nem carne, nem alface, todo era importado, pode mostrar a fonte? Porque se isso for verdade gostaria de saber como é que esse país conseguiu existir até hoje!
    VOCÊ DIZ QUE O POVO da venezuela foi tirado do analfabetismo, só pelo que você diz entendo que ser analfabeto é não ser esquerdista. ESSA É A ESTÓRIA MAIS MACABRA que já ouvi.

    Adilson

    E OUE CHAVES É? DEMOCRATA? Meu amigo se chaves não for ditador então HItler também não foi!!!

    @mavisidoro

    Obvio que o Adilson é um gênio! Chavez é democrata, dando poderes para o povo tirar ele tanto em eleições quanto em referendos dentro do seu governo. Hitler deu 5 golpes de estado para estar no poder. Acho que esse senhor, que enxerga as coisas de uma maneira "genial", deveria largar a hóstia e a Veja e estudar história.

    tiago PT

    sou PT mas eu digo é ditador sim!! melhor uma midia corrompida livre e blogs apra fiscalizar o PIG venezuelano do que esse regime que acaba com a esquerda seu ideal e mina de uma vez por todas a liberdade do povo de se exprimir.

    Aline

    Ditador que já ganhou oito eleições, em doze anos?
    Mídia corrompida é o que mais tem na Venezuela. Blogs de direita? A maioria.
    O povo lá é extremamente participativo.
    Procure assistir as televisoras de lá,privadas e públicas. Veja aos domingos um Programa Alô Presidente. Assim vc terá outras fontes de informação e talvez comece a se questionar sobre essa sua opinião.

@Doradu

acabei de testar o troço, interessante

tb acompanho o Chavez

Anselmo

Uma pobre criatura esteve em Caracas e fez uma eleição chegando à conclusão que Chavez é um ditador e que a maioria é contra ele. Você acredita em Papai Noel?

darci

Se o twitter tem todo esse peso, vamos colocar o da Dilma para funcionar. Todos de prontidão para rebater as mentiras, os boatos, as insinuações que esperamos para as próximas horas. Twiter nelles.

    Artur

    A Dilma não é ninguém sozinha. Não sabe nem discursar direito. Além disso os preços estão disparando e seu governo inépto nada faz. Nós financiamos os usineiros e pagamos a conta com aumentos absurdos. A única atitude da Dilmona foi dar mais bolsa família que quem mais procriar. Então vamô furunfá…
    Ass: Um ex-petista cansado de ser enganado.
    Lula é o traidor dos aposentados – vetou o fim do Fator Previdenciário. Mas ele tem três aposentadorias e o povo que se dane.

    Moises

    E verdade, não tem que dar bolsa família para pobre. Pobre que se dane, né? O importante é garantir a aposentadoria dos aposentados.
    Mas que tal trocar: pagar uma bolsa idoso (de uns R$ 150,00), para ele ter uma velhice digna, e investir no futuro (crianças), oferecendo aos seus país uma renda extra (pelo menos um salário mínimo) para mante-lo na escola e investir no garoto, para que ele cresça de forma saldável. Nem criança, nem aposentado trabalha mesmo. Mas são as crianças que irão construir o Brasil de amanhã, e também irá garantir a aposentadoria dos aposentados de amanhã, pois no Brasil quem banca a aposentadoria, na prática, é quem está na ativa.
    Se não fosse os velhos direitistas, o Brasil já seria o país mais desenvolvido do mundo, porque teríamos uma administração mais racional, menos voltada para atender velhos egoístas, moralistas e burros, e mais voltada para o coletivo. Mas infelizmente, aposentado vota, criança não, e como todo mundo sabe, político morre de medo de eleitor.

Romeu

Acabou o tempo da imprensa manipuladora. Jornais, TVs, revistas que montavam reportagens hoje competem com o cidadão comum, que filma, fotografa, se informa online. Nesta semana assistimos ao ultimo suspiro da um programa de TV de abrangência nacional, que afunda vergonhosamente manipulando imagens. O Jornal Nacional terminou esta semana.

    Louriva RJ

    Concordo plenamente. Mesmo sendo razoavelmente esclarecido, eu ainda mantinha, um minimo de audiência, (eu disse audiência, credibilidade jamais), para este Ex-Telejornal. Foi muito bom, inclusive para mim, o ocorrido #serrojas, para que eu tome vergonha e não perca mais meu tempo vendo esse lixo jogado em nossas caras todas as noites pela dupla, Willian Bonner X Fátima Bernardes.

    The End JN.

samia l roos

chavez e um ditador , sei que isto todo mundo sabe, entao nao entendo como profissionais do jornalismo, concordam com uma imprensa reprimida e que e obrigada a divulgar suas falas e sua imagem todo o tempo e a qualquer hora. Estive em caracas e o sr Chavez e motivo de piada e indignacao, assim as pessoas espressavam suas opinioes em sua grande maioria.

    fabio

    depende de com quem vc andava em caracas

    Jair de Souza

    É verdade. É como o caso do Lula. Eu estive em Higienópolis, lá em São Paulo, e quase todo mundo que eu encontrei era contra o Lula. Fui à sede da TFP e lá não tinha um que gostasse do Lula. Você tem toda razão, é a mesma coisa que acontece com o Chávez. Só os cegos não vêem. E este tipo de ditador é o pior de todos, pois eles são ditadores mantendo todo o funcionamento da democracia tradicional. Fica difícil de combater. Ah, que saudades daqueles ditadores de outrora!

    Mário SF Alves

    Jair,
    Também não precisava pegar tão pesado: sede da TFP? Eu só não sabia de uma TFP em Caracas?
    O problema são esses ditadores mantendo todo o funcionamento da democracia tradicional. Sim uns loucos! E como golpeá-los, senão pela mídia? Só tem um jeito, e o jeito é levar a (in)Veja para lá!

    Maria Lucia

    Os trolls odeiam Fidel e Chávez. Não há post sobre eles que logo não se apresentem , leslos e listos, com suas costumeiras cantilenas.
    Mas depois do advento da Telesurtv e da Venezolana de Televisión, com acesso imadiato e direto pela internet , ficou fácil conferir , ao vivo e em côres, qual é a realidade venezuelana e latinoamericana.

    adilson

    É verdade, dá´pra ver a miséria que eles estão fazendo: pura pregação ideológica com ênfase a ensinar a populção a depender do governo. É muito estranho tais governos terem seus próprios meios de comunicação onde apenas vai dizer o que quer! Se fosse um governo não-esquerdista que o fizesse, certamente você e teus amigos comunas estariam condenando!

Klaus

Chavez é um democrata e tem muito a ensinar ao PT. Por exemplo: nas últimas eleições os partidos que o apoiam tiveram 46,4% do votos, contra 48% da oposição. Mas no número de cadeiras na Assembleia, a oposição ficou com apenas 61 e o governo com 95. Claro que os democratas brasileiros devem ter uma explicação racional para isto, mas que é dificil de entender é. Sua base de poder não é tão grande como se imagina. Se levarmos em conta que 66,45% dos aptos a votar votaram, apenas 30,83% da população que poderia votar saiu de casa para apoiar Chavez. É c laro que este cálculo tem que ser feito para oposição também, mas esta não se vangloria de ser uma liderança da America do Sul e da esquerda mundial. O poder de Chavez se deteriorará segunindo a economia vezezuela, baseada apenas no petróleo. Boa sorte!

    Azarias

    Klaus, talvez estejas confundindo PT com lulismo

Rosa

O Senhor Roberto tem razão "A Revolução Não Será Televisionada" é um dos melhores filmes para se entender o que o Presidente Chavez significa para Venezuela.

E para quem entende espanhol tem um site da TV Venezolana (TeleSur) que tem sinal ao vivo pela internet o link é http://www.telesurtv.net/noticias/canal/senalenvi… mas tem que saber o minimo de espanhol pois as noticias são todas faladas em espanhol, vale muito a pena assistir!

Veronica

E cadê o twitter do Lula, gente??

    @paulofelipecs

    Deixa o homem trabalhar… acho que ele deve se dedicar a isso (blog, twitter, fundação) quando sair do governo… acho que não deve fazer muito o tipo dele não… ele adora um microfone… FALAR em público é a especialidade dele.

    Dorian

    Lula não sabe escrever, esqueceu?

monge scéptico

ONDE TÁ O TRAQUIGUE? sua pesquisa é boa; mais real
CHAVEZ é um herói latino americano. Gostaria de conhecer melhor sus idéias
e se há condições de pô-las em prática. Se há e se existe aprovação das massas
o que pderá impedi-las?
Só rapidamente: tô quase abortando de tanto falar nesse assunto; encerro; o aborto,
tema do qual se aproveita o nosferatus,por saber ser o povo brasileiro carola e de
raciocínio fraco(ilógico), é um assunto de saúde publica sim. aí a gestante deve ter
todoa a orientação, que precisa para tomar uma decisão que diz respeito a ela e
só ela. O apoio de terceiros, marido família etc, ajuda. Mas a responsábilidade é
da gestante que não deve ser criminalizada por cretinos, por que tomou essa ou
aquela decisão. O nosferatus é um oportunista dos mais cínicos. Ô povo coió É IMPRESSIONANTE!!

    Roberto Locatelli

    Olá, Monge Scéptico. Para conhecer melhor o Presidente Chávez, nada melhor do que o vídeo feito para a TV da Irlanda, "A Revolução Não Será Televisionada". O Azenha colocou no Youtube e tem legendas em português.

    @dbenndorf

    Muito bom esse video. Ele tanto entrete quanto ensina.

Deixe seu comentário

Leia também

Vida Digital

Pesquisador do IPEA: As lan houses têm diminuído

Em entrevista, João Oliveira fala também sobre TV digital e formação para uso de máquinas e softwares

Vida Digital

Renato Martini: Sistema de identificação brasileiro morreu

Alerta o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Vida Digital

Dados Abertos e a Comissão da Verdade: digitalizar para acelerar o trabalho

Paralelamente aos trabalhos de investigação e depoimentos

Vida Digital

Pesquisa revela que o Twitter é um espaço possível para debater política

Por Carine Roos Até o momento, 315 pessoas responderam a pesquisa sobre usuários da rede social Twitter e as eleições para governador do DF, cujo […]