VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Juliana Cardoso: Descaso da gestão Covas transforma saúde pública em caso de polícia
Foto: Cecília Figueiredo/ Saúde Popular
Resistir e Lutar

Juliana Cardoso: Descaso da gestão Covas transforma saúde pública em caso de polícia


29/01/2020 - 13h37

por Juliana Cardoso*

Não é de hoje que o Hospital Municipal Tide Setúbal, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, se tornou retrato do descaso com a saúde pública.

Desde o início da gestão tucana na cidade com Doria/Bruno Covas, há três anos, o Tide Setúbal sofre processo de sucateamento dos serviços.

A falta de médicos e de profissionais de saúde coloca a administração de joelhos.

A gestão Covas não demonstra interesse em repor o quadro funcional com a realização de concursos públicos.

Com o desfalque de profissionais, o atendimento à população é bastante prejudicado.

Na madrugada de terça feira (28), um homem que estava amarrado no setor de psiquiatria foi espancado, estrangulado e morto.

O suspeito é outro paciente. Os funcionários só perceberam o que havia ocorrido quando a vítima faleceu.

Esse é mais um triste capítulo da tragédia do plano da gestão tucana que pretende entregar os hospitais municipais para a iniciativa privada com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) à frente.

O Tide é palco de absurdos no dia a dia, com episódios que ganharam repercussão.

No ano passado, o diretor da unidade atacou conselheira gestora, que tem a função de fiscalizar o serviço, com atitudes misóginas e palavras ofensivas.

Outra ocorrência foi o implante de anticoncepcionais vencidos. Também houve tentativa em revistar funcionários na saída.

E esse último episódio com assassinato dentro de um hospital público é muito mais triste por transformar a saúde pública em caso de polícia.

* Juliana Cardoso é vereadora (PT), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e membro das Comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.