VIOMUNDO

Diário da Resistência


Sindicato pede a deputados derrubada dos vetos de Zema ao reajuste do piso da Educação e à anistia da greve; vídeo
Foto: Taís Ferreira/Mandato Bia Cerqueira
Quem luta educa 05/04/2022 - 11h23

Sindicato pede a deputados derrubada dos vetos de Zema ao reajuste do piso da Educação e à anistia da greve; vídeo


Por Beatriz Cerqueira

Sind-UTE/MG realiza ação na porta da ALMG pela derrubada dos vetos do governador ao PL 3.568/2022

Sind-UTE/MG

Nesta terça-feira (5/4/2022), às 14h, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realiza um café na porta da ALMG para dialogar e cobrar dos deputados e das deputadas estaduais a derrubada dos vetos do governador ao PL 3.568/2022.

As emendas vetadas pelo governo Zema garantiam o pagamento do reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional da Educação referente ao ano de 2022 (33,24%), e a anistia da greve.

No dia 30/3/2022 foi aprovado no Plenário da Casa, integralmente e com 50 votos favoráveis, o projeto de lei.

Está prevista para as 14h de hoje (5/4) uma reunião ordinária no Plenário da Assembleia Legislativa, que poderá votar pela derrubada dos vetos do governador.

Desde o último dia 9/3/2022, educadoras e educadores da Rede Estadual de Educação deflagraram uma greve e cobram do governo a aplicação dos reajustes do Piso Salarial. As/os Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASB’s), por exemplo, recebem menos de um salário mínimo.

De acordo com a direção do Sindicato, já foram realizadas 20 reuniões de negociação com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em mais de três anos de mandato, mas o governo Zema nunca apresentou uma proposta de cumprimento do Piso Salarial.

EMENDAS DA SEGURANÇA E SAÚDE TAMBÉM VETADAS

A Educação, porém, não é a única área atingida pelos vetos do governador Romeu Zema ao PL 3.568/2022.

“Governador Zema vetou o reajuste de 33,24% do piso salarial da educação. Também vetou o auxílio para a segurança pública, 14% para a segurança pública e saúde e 33,24% para as carreiras da UEMG e Unimontes”, observa a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG), presidenta Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.

“Todas as categorias têm o meu compromisso de votar pela derrubada dos vetos”, acrescenta.





1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

05 de abril de 2022 às 16h35

ZemaVírus é uma das Piores Cepas
que a Sociopatia Bolsonarista criou.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding