VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Beatriz Cerqueira: Zema, cadê o pagamento do piso salarial da Educação?
Quem luta educa

Beatriz Cerqueira: Zema, cadê o pagamento do piso salarial da Educação?


17/01/2020 - 00h20

por Beatriz Cerqueira*

Em 13 de dezembro de 2019, o governo federal publicou a portaria interministerial nº3, que “reajusta os  parâmetros operacionais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb para o exercício de 2019”.

Assinam os ministérios da Educação (MEC) e da Economia (ME).

Diante disso, nessa quarta-feira (15/01), eu, como presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), cobrei  do governador Romeu Zema o cumprimento da portaria.

Também requeri o pagamento aos profissionais da Educação do Piso Salarial de R$2.886,15, retroativo a 1º de janeiro, como determina a lei, com os devidos reflexos nos demais níveis da carreira e cargos.

A propósito, o governador fez acordo com os servidores da Segurança Pública, garantindo-lhes, via projeto de lei à ALMG, reposição salarial de 28,82%, referentes à inflação.

Assim, demonstrou que o Estado já saiu da crise financeira que impediria reajustes.

Portanto, tem plenas condições de cumprir a lei estadual Piso Salarial da Educação.

Ele é garantido pelo artigo 201 A, da Constituição do Estado, e pela Lei Estadual 21.710/15.

Portanto, pode –e deve — ser cumprido imediatamente.

O governador Zema ainda não me respondeu a deputada.

*Beatriz Cerqueira é deputada estadual (PT-MG), presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG e diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG).

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.