Vladimir Safatle: Pra frente Brasil, 44 anos depois do tri no México

Tempo de leitura: 2 min

Não teve Copa

10/06/2014 02h00

na Folha, sugerido pelo Antônio David

A ideia parecia perfeita. Depois de 12 anos de continuidade com programas importantes de transferência de renda, que levaram 32 milhões de brasileiros à classe média, o Brasil estaria em condições de mostrar ao mundo sua nova imagem. Seria a consagração do país diante do cenário internacional.

Mostraríamos um Brasil alegre, orgulhoso de si mesmo, onde empreiteiras e trabalhadores cantam de mãos dadas o hino nacional e se veem como sócios em um novo e radiante momento de desenvolvimento. Publicitários estariam a postos para mobilizar afetos de superação entre um gole e outro de Coca-Cola. Só sorriso no ar.

Essa era a verdadeira função da Copa do Mundo: completar a narrativa política da transformação nacional apelando ao acolhimento do olhar estrangeiro.

Bem, o problema é que não teve Copa. Houve jogos, um campeão, estádios em Brasília, Cuiabá e Manaus, mas não houve Copa. Não apenas porque apareceu uma outra imagem do país: essa da nação que se estagnou em um ponto no qual o desenvolvimento não consegue se transformar mais em qualidade efetiva de vida. Ponto no qual operários são mortos em construção como algo que, nas palavras de Pelé, “acontece mesmo”, quase como uma lei da natureza. Na verdade, não houve Copa do Mundo porque o povo brasileiro saiu do lugar.

Ele tinha um lugar previamente definido. Sua função era celebrar e aclamar. Com casas pintadas de verde e amarelo e, como se diz, com “alegria contagiante”, o povo brasileiro deveria abraçar seu novo lugar no mundo. Mas algo saiu definitivamente do lugar. O enorme aparato policial-militar montado para impedir que o povo saia da coreografia da felicidade imposta e a brutalidade governamental contra grevistas, como vemos mais uma vez em São Paulo, tudo está aí para não deixar negar.

Não, o povo brasileiro não está feliz, pois se sente como alguém que teve sua paixão usada por outros.

Sinal dos tempos.

No chamado “país do futebol” pela primeira vez uma Copa do Mundo não trará dividendos políticos, mas mostrará uma população consciente da tentativa de espoliar seus sonhos. População cuja revolta pode explodir a qualquer momento, da forma mais inesperada possível, mesmo que seja governada por pessoas que nada mais tem a oferecer a não ser a polícia.

Algo mudou de maneira profunda, mas os publicitários, estrategistas e políticos não perceberam. Não há grande evento que consiga esconder o desencanto de um povo.

Por isso, nada mais honesto do que dizer: não teve Copa. E quem mais ganhou com isso foi o Brasil.

*Vladimir Safatle é professor livre-docente do Departamento de filosofia da USP (Universidade de São Paulo).

PS do Viomundo: O meu conhecimento (do Azenha) da Copa do Mundo, de ter vivido algumas pessoalmente nos países-sede, é de que depois de duas semanas o país literalmente enlouquece pelo evento. Tenho a impressão de que o Safatle desconhece o poder do futebol no imaginário do brasileiro.

Leia também:

“Abaixo e à esquerda” define grupos que se mobilizam contra a Copa


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Péricles Prado

Admirador do Vladimir, assusto-me com com o que parece ter sido contaminado pela mesmice de algumas esquerdas. Aquelas para as quais ou morremos todos ou fazemos a revolução. Se não o conhecesse através de, entre outras coisas, sua participação na mídia, diria que está pronto para assinar com a Globo, mas após tê-lo visto enfrentar sucessivos jagunços do PSDB no Jornal da Cultura, não posso acreditar em algo assim. Vou aguardar pra ver.

Pedro

Safatle por certo pertence à turma dos puros. Eles estão sempre com a verdade, a deles.

Pedro

Safatle, você tem todo o direito de errar.

Everton Pelegrini

Azenha, eu não sei até onde essa ferramenta “Apita Brasil” é confiável. Talvez você consiga conferir melhor…. mas dê uma olhada nessa matéria e na ferramenta. Se estiverem certas, esse seu P.S. está correto… a diferença é que não precisou nem de duas semanas.
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/manifestacoes-sobre-a-copa-mudam-de-opiniao-em-dez-dias

Alexandre C

PSOL em campanha

Luís Carlos

Brasil 3 x 1 Safatle.

    Marco Vitis

    O Antonio David é pós-graduando e Vladimir Safatle é professor, ambos da Filosofia USP. David é ligado ao PSTU e Safatle ao PSol. Portanto, são aliados políticos e com interesse em NÃO ter Copa.
    Penso que suas corentes políticas estão equivocadas.
    Eu, enquanto cidadão sem filiação partidária, quero desfrutar da alegria que uma Copa propicia, sem perder a minha consciência da realidade social – que é extremamente desigual e injusta.
    Ter compromisso social não significa ser constantemente emburrado. Aliás, a alegria fortalece a nossa potência interior, reforça a nossa vitalidade.
    É uma lástima ver o PSTU a serviço da direita, por não saber distinguir os conceitos de Radical e Sectário.

José Eduardo

Tem mais uma coisa, Azenha, que o Safatle e a extrema-esquerda desconhecem. O povo não está a fim de revolução! Quem vive um dia depois do outro de uma sobrevivência sofrida não tem tempo nem disposição para ser protagonista de uma revolução. Ademais, sem uma sólida cultura política (que resulta da cultura geral!) revolução alguma pode eclodir. A revolta existe contra isso ou aquilo? Claro! O problema é que falta ao povo pobre o necessário discernimento para reconhecer quem são seus verdadeiros inimigos, pois o que todos querem é apenas ter uma vida digna. E esse é o limite da consciência possível dos setores populares. Esperar mais do que isso é ilusório. Por fim, alguém conhece alguma revolução em curso no mundo? Não há nenhuma!

jose carlos lima

Saflate jura que o pig conseguiu amedontrar o brasileiro a ponto de levar esse povo a ficar com a sensação de que gostar de futebol é crime tão hediondo quanto matar pai e mãe. Engraçado que os EUA podem mandar bombas para cima de outras nações como forma de movimentar seu pib e tudo bem: Ninguém arranca os cabelos gritando #NãoVaiTerGuerra. Viva o Brasil, viva a Copa, futebol não é só futebol, é confraternização, é festa

denis dias ferreira

O Safatle já disse tudo o que tinha para dizer. O que lhe resta daqui para a frente é apenas repetir com outras palavras o que já foi dito. De uns tempos para cá. o professor janota está ficando cada vez mais pedante, pretensioso e insuportável. Por ora, eu proponho que façamos um exercício de suposição: se esse texto não tivesse assinatura, a quem se poderia atribuir a sua autoria? A algum esquerdista experiente, sério, lúcido, ponderado e equilibrado? Obviamente que não. Possivelmente, se esse texto viesse sem assinatura, eu o atribuiria, pelo seu teor amargo, raivoso, rancoroso, despeitado, destemperado e destrambelhado, ou ao Olavo de Carvalho, ou ao Marco António Villa. E vocês?

Mauricio Salles

Admiro muito as reflexões do Vladimir Safatle. Mas não entendi o que aconteceu com ele nesse artigo. Ele, um professor com argúcia muita acima da média, filosofo e formado pela Escola Superior de Marketing e Propaganda, está simplesmente atribuindo ao governo federal a truculência das polícias estaduais?! É isso mesmo?! Está insinuando que existe falcatruas com empreiteiras sem provas?! Ele esqueceu que existe TCU? Tribunais, Ministério Público? Polícia Federal? E ainda por cima passando o recibo dessa onda de baixo astral construída pela mídia de direita?! Que é isso Prof. Safatle?! Qual que é? Fica feio dar uma de dublê de Toni Negri nessa altura do campeonato, né?

Cláudio

… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Fernanda

Viomundo, não gostei do PS. Fica parecendo que articulista não tem o direito de manifestar sua opinião, sem ser desqualificado pelo próprio site.

Marcius Cortez

A pesquisa do DataPopular diz o contrário do artigo de WS.
O impressionismo fica melhor na arte.A crítica política sem o respaldo da ciência é um tiro no vazio.

José Américo

Acho que o Safatle, depois de sua exposição como candidato pelo PSOL, abraçou a causa e lavrou um artigo com ares de “wishfull thinking” do que uma análise fria dos fatos, sem considerar que rema na maré pura e simples do conservadorismo, bem ao gosto dos leitores da Folha. Azenha acrescentou e pontuou bem outro fator: a aparente “ignorância” do articulista quanto aos efeitos de um evento dessa natureza sobre a população.

Moro em Natal e posso dizer que, pelo menos aqui, a maior parte do povo passa a impressão de já estar empolgado e no clima da Copa, além de demonstrar grande entusiasmo com a presença dos estrangeiros, sentimento esse a que me filio, muito embora não vá sequer a um jogo, por motivos pessoais – e não por ser “contra isso tudo que está aí” ou do grupo dos “indignados”. Acho que o Safatle errou feio na “análise”.

Mardones

Não sei se o brasileiro vai enlouquecer pela Copa, mas acredito que acontecimentos como protestos e greves darão uma cara diferente ao evento.

Sei que a imprensa – não regulada pela vontade (ou falta dela) da aliança PT-PMDB – vai deitar e manipular caso ocorram manifestações.

No entanto, espero que parte da população aproveite para mostrar sua insatisfação com serviços públicos e ausência de reformas estruturais, por exemplo.

A única coisa que eu quero ver nessa Copa é a vitória do experimento do Nicollelis. Tem toda a minha torcida.

Urbano

Enquanto isso, a tortura e o assassinato dentro das cafuas da ditadura eram intensificados…

izaias almada

Em que país esse filósofo mora? Artigo publicado na Folha de São Paulo? Hum… sei! Esse é que seria candidato a presdiente pelo PSOL? Hum… sei! Curiosa a citação e lembrança dos anos 70. Esse senhor tem algum problema de ato falho com os anos da ditadura… Seria melhor que filosofasse mais e escrevesse menos. Vou repetir o lugar comum: com uma esquerda dessa, não é preciso direita.

    denis dias ferreira

    Só não vai haver Copa no barraco do Safatle!

Fernando

Nossa Copa é em outubro!

Que se dane o filhote de Pinochet Scolari e a seleção da Globo.

Venceremos o Aécio com ou sem Copa!

José X.

zzz

A “esquerda” que a direita adora…

Mariá

SIMPLESMENTE ARRETADO! EU DIRIA QUE QUASE PERFEITO

O pronunciamento da Dilma em cadeia nacional, ontem.

Eu vi hoje pela manhã. Veja você também:

http://youtu.be/p6BJhpF7w_I

    Mário SF Alves

    É. Foi de lavar a alma, Mariá.

denis dias ferreira

O Safatle é o sucessor do Jabor. Logo, logo, será convidado para ser um dos participantes do Manhattan Connection, enquanto espera pela aposentadoria ou a morte do ex-cineasta, o diretor do horroroso Pindorama.

    Gabro

    Cara,
    Concorde, discorde, argumente, critique. Mas não desqualifique.
    Sem mais.
    abraços

    denis dias ferreira

    Desqualificar? Mas eu estou elogiando o janota!

    luisa valdorf

    Gabro, considerando suas ideias anteriores, o veículo onde manifesta agora suas ideias, a arrogância de querer falar pelo povo brasileiro a partir da redoma de vidro de sua vida de intelectual pretensamente orgânico, quem se auto desqualifica é o próprio Safattle.

    Alexandre

    Análise muito boa. O Safatle é o tradicional esquerdista ‘puro’ que se desencanta tanto com a esquerda real, que enfrenta os desafios de governar um país com 200 milhões de pessoas, que depois de um certo tempo é absorvido e assume o discurso da direita e da elite. O que mais me entristece no Brasil de 2014 é ver nossa esquerda fazendo o papel de idiota útil da direita.

    Leo V

    Fanatismo eleitoral leva a dizer que alguém que está à esquerda do governo estaria à direita?

    Luís Carlos

    Na Folha de SP ele já está. Ou será que usará argumento de que deve usar grande mídia para derrotá-la? Tanto quanto o governo que faz anúncios em veículos da mídia corporativa sem critérios ou ministros que aparecem nas páginas amarelas da Veja para entrevistas, são criticados, com razão, Safatle compartilha da mesma companhia sem nenhum constrangimento. Parece que Safatle pode?

    Leo V

    Engraçado alguém que tem o PMDB de vice, Maluf de base, que busca mudar o mundo pela via do Estado (que enquanto instituição reproduz as hierarquias sociais e não é ideologicamente neutro), criticar alguém que tem coluna num jornal burguês.

    Escolha dele ter esse espaço que atinge mais gente. Tendo a liberdade de escrever o que quer, não vejo mal. É uma opção. E como se os petistas negassem coluna na Folha…

    Luís Carlos

    O “engraçado” é que quando são petistas eles são “vendidos” e recebem outros adjetivos. Dizem inúmeras vezes que o PT não pode usar esses epsaços, etc. Quando é o Safatle, rejeitado pelo PSOL para ser candidato a governo estadual, aí pode, passando a ser uma “opção” apenas. Ou seria por indentidade com a pauta da Folha?

    Vivianne

    Sim… da bancada do Jornal da TV Cultura para o Jornal da Globo a distância é de centímetros. Logo logo ele estará ao lado de Magnoli e assemelhados.

geniberto paiva campos

Não dá para discutir a sanidade mental do WS. Se ele teria pirado ou não. Mas dá para perceber como é difícil resistir à onda conservadora tecida pela grande imprensa. E como é mais fácil seguir com o rebanho que, ingenuamente, dá o seu auxílio luxuoso ao capital financeiro.
Desde que o governo da presidente Dilma Roussef decidiu baixar os juros, os rentistas e sua linha auxiliar de brasileirinhos anti-copa, vêm mostrando sua inquietação e seu desespero com a possibilidade de redução dos seus lucros.
Parece que o Safatle, como sempre ambíguo, resolveu declarar o seu esperado apoio de última hora, criando o “factoide do fato” com o não teve Copa… E dá o seu apoio ao capital não produtivo. Simples assim.

Leo V

Uma pena que não tenha legenda esse video. É sensacional esse quadro do comediante John Oliver sobre a FIFA. É a arte com a crítica. E interessante refletir como um comediante da HBO fica na extrema-esquerda perto dos nossos governistas.

Last Week Tonight with John Oliver (HBO): FIFA and the World Cup
https://www.youtube.com/watch?v=DlJEt2KU33I

    Leo N.

    Vi o vídeo, e acredito que pelo tipo de descontração utilizada, a crítica do John Oliver varia entre a necessária e lúcida análise da instituição FIFA, à uma pretensa aula didática sobre “nós sabemos qual o seu problema, mas vcs parecem q ainda não!”. Apesar de ser um programa de comentários políticos, bem humorado, essa ideia me parece muito presunçosa. Como se, carregassem as soluções para os nossos problemas, em um programa.
    Enfim, vale a pena ver também, o video compartilhado pelo Viomundo do analista político Bob Fernandes, sobre o VaiTerCopa. Apesar de ser bem “robótico” na sua fala, o conteúdo é informativamente justo.
    Abs

Fabio Passos

O que não teve mesmo foram os grandes protestos que as oposições prometeram…

Fabio

O sujeito chato, parece o Juca Kfouri, Jabor , Villa e Cia, mas um enchendo o saco,vai passar a Copa na Islandia.

    É isso

    Quando era petista esse cara era simplesmente brilhante, fenomenal, dava porrada no Azevedo, mas agora é um pateta puro.

Mário SF Alves

“PS do Viomundo: O meu conhecimento (do Azenha) da Copa do Mundo, de ter vivido algumas pessoalmente nos países-sede, é de que depois de duas semanas o país literalmente enlouquece pelo evento. Tenho a impressão de que o Safatle desconhece o poder do futebol no imaginário do brasileiro.”

———————-

Mas, ah, se fosse apenas isso. Mesmo correndo o risco de ser mal interpretado, mas presumo que a leitura respeitável Safatle atende plenamente à máxima: se podemos dividir por que somar?

—————————–
No mais, fico com o vaticínio e lucidez do igualmente respeitável Plínio de A. Sampaio, expressa publicamente quando da primeira eleição do Lula: “uma coisa é conquistar o governo, outra, muito diferente é conquistar o poder”.

Naquela ocasião o professor Plínio ainda era filiadomao PT.

E, como já é do conhecimento de todos, todo poder emana do povo, logo, só falta o mais difícil, disputar com a mídia fora-da-lei a conquista politicam do coração do povo.

Caracol

Pois é…
Não há nada como um dia atrás do outro…

Na década de 70 eu torcia como sempre pelo meu país, o Brasil, nas copas. Mas ficava puto com a capitalização da ditadura em cima do nosso sucesso no futebol. Mesmo assim eu torcia, pois jamais tive complexo de vira-lata. Eu pensava: ora, governo é governo, ele vem e ele passa, seja ditatorial ou não. Mas ESTADO? ESTADO é outra coisa, como é que eu, mesmo sendo contra o governo, vou deixar de torcer pelo meu ESTADO NACIONAL?

Agora… tem outra coisa: se naquele tempo um babaca escrevesse e publicasse (ou apenas comentasse na rua) o que esse sujeito aí escreveu… ele seria morto depois de devida e eficientemente torturado. Hoje não, hoje ele tem liberdade pra escrever essas barbaridades contra o próprio país… e não acontece nada com ele, ele pode continuar a curtir os seus queijos e vinhos com liberdade em qualquer convescote de coxinhas nos Jardins.

Convenhamos: as coisas mudaram pra melhor. O idiota nem vai ter o dissabor nem sentir a gastura que eu sentia quando ouvia aquela frase insultuosa: “Brasil: Ame-o ou deixe-o”.

Traíra.
Vira-lata.

valdecir

Certa vez um aluno de Hegel, diante de certa exposição demasiado idealista da realidade, disse: “Mas professor, a realidade não é assim!” Ao que Hegel respondeu: “Pior pra ela”. Safatle, a realidade não é assim. Infelizmente, se é pior ou melhor assim, veremos… Não creio que o poder dos cartolas seja tão fácil de desarticular, pelo fato do gosto do povo pelo futebol ser bem mais arraigado do que a vã filosofia da “inteligência” da USP quer fazer crer. Vai ter Copa, e vai ter Marin e vai ter Valke, e Coca-Cola…

Paulo ETV

pelo que entendí é que a Copa já foi e fomos eliminados antes das oitavas.
Foi isso então?

puxa que pena ,onde eu que estava pra não ter visto tudo acontecer?

Osvaldo Ferreira

Safatle pertence à chamada nano esquerda, sempre em aliança com os interesses mais nefastos do conservadorismo nacional.

Luiz Otávio

Caro Azenha, também compartilho de sua impressão. É evidente que houve um desgaste produzido por alguns erros do governo – inclusive de comunicação -e que foram inflados pelo discurso midiático, mas dizer que ‘Não teve Copa’ é exagero. Sempre houve quem não gostasse de futebol, da seleção e de Copa. São os que dizem que ‘futebol é o ópio do brasileiro’. Por mais que a mídia esconda a festa e mire em problemas (assaltos, atrasos, filas etc)a Copa será bonita de se ver.

lukas

O sucesso da Copa está atrelado ao sucesso da Seleção; o sucesso da Seleção depende do Neymar.

Se o Brasil ganhar bem da Croácia o país já enlouquece.

Benedito

O povo não está feliz, diz o autor. Que povo, Safatle? Esse dos Jardins frequentados por você? Um texto raso que não está à altura das ideias do autor, que parece que ainda não se recuperou do baque provocado pelo seu desalojamento da pré-candidatura pelo Psol. Recupere o eixo, Vladimir! Suas ideias são importantes para o debate. Mas não essas ideias acima, rasinhas como uma poça d’água no asfalto.

    Mário SF Alves

    Correto o comentário. E por isso mesmo, um afago de amigo ao autor.

    ————-
    Fico admirado como alguém com a respeitabilidade acadêmica e responsabilidade cívica do Safatle se presta a intuições tão… com perdão da redundância, tão anticientíficas.

heder sousa

Acho que os que criticam Safatle deveriam conversar mais com as pessoas simples nas ruas, bares, restaurantes, ônibus, trens, mas se isto for muito dificultoso poderiam ler pesquisas que continuam confirmando o descontentamento majoritário a respeito dos nossos governantes terem priorizado os megaeventos em vez da saúde e da educação… Viva o anticlimax construído pelos protestos contra a copa e a oportunidade que vários movimentos não desperdiçaram a exemplo do MTST! Um espectro rondou o Brasil: não vai ter copa!

    luisa valdorf

    Herder, você continua repetindo o mantra de direitona vira-lata, apostando naquela máxima de Joseph Goebbels: “uma mentira contada mil vezes um dia torna-se verdade”. Safatle deve ter confundido o que não houve. A copa das copas vai acontecer apesar da torcida viralatista contra. O que não houve foi sua candidatura pelo PSOL. Quanto ao descontamento do povo com a copa, você combinou com os russos?
    Duas frases antíteses da de Goebbels para vc meditar.
    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” (Joseph Pulitzer).
    “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” Malcolm X.
    Portanto, tome cuidado, rapaz.

Evair

Até o momento, os únicos que ganharam alguma coisa foram a direita, que precisava de um discurso, e o psdb, que representa a direita. Até hoje fico intrigado com a mudança ocorrida com as chamadas manifestações de junho/13. Tudo ia bem. De um dia para o outro tudo estava ruim. O governo que vinha sendo bem avaliado passa repentinamente a ser mal avaliado sem que nada de extraordinário tivesse ocorrido. A mídia brasileira soube se aproveitar daquele momento amplificando ao máximo os questionamentos. Acredito que não dá para negar que o descontentamento foi construído. Claro que ainda há problemas enormes, mas a mudança de humor foi tão rápida que não parece espontânea. O filósofo parece equivocado. A campanha contra a copa já trouxe seus dividendos políticos. Só não focou muito claro de que lado ele está.

    Mário SF Alves

    Se me permite? Bingo! É isso aí. E mais. Teve o dedo podre daquele velhaco que ainda chamam carinhosamente de Tio Sam.

Catarina

Misturou alho com bugalhos neste texto depressivo e lamuriento. Parece que está desiludido diante da festança da NOSSA COPA. Ele joga as agressões contra os grevista de SP nas costas do gov. Federal, tipo assim, se fazendo de sonso…

Ah, e o povo está tão infeliz… rssss
Viajando de avião, fazendo faculdade, viajando pro exterior…

Quem está infeliz é quem não gosta de povo, não aceita que os pobres melhorem de vida. Na verdade o POVO nunca esteve tão feliz. Basta ver como viajam nos feriados, como compram eletrodomésticos, computadores e celulares.

Esta é a esquerdinha que a direita adora, aquela que leva a eleição pro segundo turno.

NUNCA FOMOS TÃO FELIZES, MAS PODEMOS SER MUITO MAIS E SEREMOS.

Luís Carlos

Já li textos muito bons do Safatle, porém este, mais parece relacionado a frustração dele em não ter sido apoiado pelo próprio partido para ser candidato ao governo estadual de SP. Tenta decretar o insucesso da Copa como o PSOL fez quanto a candidatura dele. Assume discurso do “desencanto” adotado pelo PSDB.

    Leo V

    Safatle simplesmente descreveu, com muita propriedade, o que tem ocorrido.

    Achei esse talvez o melhor texto que li até hoje da coluna dele.

    Mário SF Alves

    PQP, Leo V, não nos envergonhe.

    Olha, não creio que você acredite nisso. Francamente. E quer saber mais? Tô pra te dizer que nem o autor acredita na tese central de tal villânica análise.

    ————

    Além do mais, trazer do nada o vergonhoso e trágico 64 apenas pra bater no governo da presidenta Dilma foi de uma crueldade ímpar. Haja rancor. Putz…

    Luís Carlos

    Não sei onde Safatle estava durante anos de chumbo da ditadura brasileira apoiada pelo jornal no qual ele escreve. Talvez ele fosse criança ainda. Dilma estava presa por lutar contra aquela mesma ditadura para que ele e todos nós tivéssemos um país sem a opressão imposta ao país e povo brasileiro. Por isso Safatle, você, eu e todos nós podemos manifestar nossas ideias hoje, sem medo de sermos presos, torturados e mortos como no passado. Devemos isso a todos militantes e presos políticos, como Dilma.

    Leo V

    Acredite no que Mario?

    Safatle descreve com muita propriedade qual a simbologia que se pretendia para a Copa, e como o que ocorreu foi outra coisa. Em vez da Copa virar signo de um Brasil que deu certo, escancarou as contradições sociais, e virou simbolo das violações e desigualdades que existem. Isso é fato.

    Luís Carlos

    Mas o Safatle disse que não teve Copa? Então já teve quando interessa e já temos resultados avaliados que melhor convenha a quem for contra a Copa. Na verdade ela está só começando.

Luís Carlos

Não teve candidatura em SP.

Tiago Tobias

O Brasil passou pela escravidão, exterminou seus índios, passou por uma ditadura militar que destruiu a educação pública e entregou nosso país aos gringos, passou por governos que investiam pouco em escola pública (Collor e Fernando Henrique)…nossos problemas são antigos. Acho que a Copa do Mundo não é o motivo de estarmos onde estamos

Rosa

Na verdade não é que ele não conheça o poder do futebol no imaginário do brasileiro….É que ele é um aliado tácito da DIREITA no país… Veja o discurso….Quem???? quem ele pensa que engana com um currículo pequeno-burguês da USP….Como diz o Emir Sader…É a Esquerda EQUIVOCADA do Brasil… Estão loucos pro PSDB retornar ao poder…

Amarilia

Do texto todo fico apenas com o PS do Viomundo.Ninguém tirou nem vai conseguir tirar o amor do povo brasileiro pelo futebol nem o brilho da Copa.E olha que a mídia se empenhou e ainda continua se esforçando nos últimos minutos para que o desalento se apodere do país.Não vai colar.

luisa valdorf

Realmente Vladimir Safatle surtou de vez. Quando li o título do seu texto pensei que ele, próximo do evento, estava fazendo uma auto-crítica, depois do outro artigo em que ele disse que não via a mesma alegria, com ruas pintadas, bandeirinhas nos carros etc. Por isso me animei a lê-lo. Impressionante. Depois que perdeu a possibilidade de sua candidatura ao governo de São Paulo, surtou de vez. O conteúdo revela uma amargura direitista, apesar de ser do PSOL. Ele precisa combinar com os russos (para usar de uma analogia futebolisca) para dizer que o povo não está vibrando. Ontem mesmo, vi uma reportagem (não foi em nenhum canal da rede Globo) de uma rua de Manaus, cuja decoração era de uma beleza esfuziante onde os rodos os moradores se cotizaram e trabalharam de forma cooperativa e solidária, criando um extraordinário clima de vibração com a copa. Este é certamente um de milhares de exemplo por esse país afora. Mas o filósofo, do alto de sua sapiência, torce contra. Não é por acaso que suas ideias encontram guarida na Folha de SP, a mesma que forja constantemente manchetes canalhas contra Lula e o PT de pura calhordice jornalística. Sim, estamos tendo problemas. Só que Safatle, repetindo mantras da mídia nativa, se serviu de uma desonestidade intelectual e má fé ideológica por não denunciar que a imagem do país à beira da crise, com o povo em revoltado a “explodir a qualquer momento”, a mesma coisa dita por Paulo Coelho. Safatle está em boa companhia. Ele não faz uma análise, quando diz isso. ELE DESEJA QUE ISSO OCORRA. Lamentável não. Partindo de quem partiu, simplesmente execrável.

    luisa valdorf

    Errata: A frase que segue saiu truncada porque faltou a parte final que complementa seu sentido, acréscimo que faço agora. “Só que Safatle, repetindo mantras da mídia nativa, se serviu de uma desonestidade intelectual e má fé ideológica por não denunciar que a imagem do país à beira da crise, com o povo revoltado pronto a ‘explodir a qualquer momento’, a mesma coisa dita por Paulo Coelho, é fruto do que estamos chamando de sentimento vira-lata, expressão do grande escritor Nelson Rodrigues.

    luisa valdorf

    Azenha, por que a demora da moderação dos meus comentários acima?

Borges

Mas o Bob não percebeu que a negação da alegria do futebol para os que nada tem é justamente o maior legado desse projeto de copa. Ir ao estádio ver seu time do coração é o que está sendo, e será, negado a milhares de brasileiros nessas novas arenas. Pobre só vai ver futebol pela tv. Não entendo como se pode defender a copa, sob qualquer perspectiva, nem mesmo a da paixão brasileira pela bola.

Bacellar

Concordo mais com o LCA do que com o WS, e conheço muita gente que esta criticando o evento mas não vai perder um jogo do Brasil…

Caio

É esse tipo de texto que faz com que essa esquerda perca a credibilidade. Discurso descolado da realidade. Por essas e outras que a academia me irrita. As críticas do Bob Fernandes são muito melhor construídas. E com um entendimento de Brasil de verdade e não nas elucubrações da academia paulistana vilamadalenística.

Deixe seu comentário

Leia também