Vivaldo Barbosa: Campanha começa bem para Bolsonaro, melhor ainda para os progressistas e a esquerda em geral

Tempo de leitura: 3 min
Foto: TSE

FOI DADA A PARTIDA

Por Vivaldo Barbosa*

Os últimos acontecimentos políticos serviram de base à abertura da sucessão presidencial.

Desde o ano passado, dizia-se que neste ano de 2021 seria dado início à campanha presidencial.

Governo fraco, sem articulação política mais duradoura, levaria ao debate das eleições bem antes do ano que vem.

Mal abre o ano, foi dada a partida.

O presidencialismo tem força aglutinadora própria, especialmente com o Executivo forte e atuante, como o deixaram os militares e a nova Constituição abraçou.

A eleição presidencial nacional é mobilizadora das opiniões e dos interesses em torno do presidente eleito de forma determinante.

Mesmo com o avanço do liberalismo com a mutilação da Constituição operada por FHC e amesquinhamento do Executivo com as privatizações e desregulamentações da economia e que se seguiram nos governos Temer e Bolsonaro, a Presidência da República continua forte centro mobilizador da política brasileira.

As eleições dos presidentes da Câmara e do Senado reviveram a capacidade mobilizadora da Presidência, até mesmo com Bolsonaro, um espalha brasa com suas idiotices e agressões.

A corrida presidencial começou bem para Bolsonaro. O que é bom.

Aliás, foi de bom significado a resposta que ele deu aos que o vaiavam no Congresso Nacional: “Nos encontraremos em 2022”.

Bom sinal. Uma eleição presidencial tem essa magia: abre caminho para resolver as pendengas, para a tudo dar equação.

O pior é procurar sempre resolver no golpe, como sempre procuraram resolver no Brasil quando o conservadorismo se sai mal nas eleições.

Bolsonaro elegeu amigos e correligionários presidentes da Câmara e do Senado e está recompondo forças conservadoras em torno dele.

Atraiu de vez as duas correntes em que se dividiu a ARENA (DEM e PP), que deu sustentação política e parlamentar à ditadura, e mais o que se denomina Centrão (PSD de Kassab, Republicanos de Edir Macedo, aquilo em que se transformou o PTB nas mãos de Roberto Jeferson, e outras pérolas mais). Misto de conservadorismo e fisiologismo que gravita em torno da Presidência da República.

Estão de fora, pois se dizem arrependidos e querem distância do Bolsonaro: o PSDB (principal sustentação do conservadorismo neoliberal, Brizola dizia que era a nova cara da direita) com Doria e um rol de processados pela justiça (não pela Lava Jato de Curitiba, claro); os que se aglutinam em torno do Huck; pedações em que se acabou o MDB; e os meios de comunicação que não gravitam em torno da Presidência.

Esses agora se proclamam arrependidos, assim como muitos da famosa Banda de Música da UDN se arrependeram do golpe contra Getúlio em 1954 e contra Jango em 1964. Alguns meios de comunicação confessaram há pouco que foi “erro editorial”.

A campanha começa boa para Bolsonaro, melhor ainda para os democratas e progressistas, para a esquerda em geral: o conservadorismo está dividido.

Lula fez um movimento político significativo, mas ainda impossível de prever e medir seus desdobramentos: pediu a Haddad que saia em campo.

Lula é a força popular aglutinadora, que melhor falaria ao povo e o livraria de muitos dos enganos do Bolsonaro.

Mas Lula parece não alimentar ilusões que o STF, cuja maioria ele e Dilma nomearam, vá sair do golpe e lhe devolver os direitos de se candidatar.

Embora seja difícil para o Supremo continuar dando respaldo a golpes, Lula parece não alimentar muitas esperanças.

Pois bastaria o STF fazer Justiça e devolver os direitos políticos de Lula para todos das forças populares se unirem em torno dele, como disse esta figura lúcida que desponta na vida brasileira, o governador Flávio Dino.

O quadro está bom para o nosso lado. Mas requer muita competência e sabedoria política.

Nossa sabedoria será reunir nossas forças e nossa capacidade para derrotar todos os que:

— sempre deram golpe no Brasil, desde o presidente Getúlio Vargas até o presidente Lula;

— sustentam o neoliberalismo;

— contribuem para alienar nossa soberania para exploração de nossa riqueza pelos grupos econômicos;

— sempre sugaram nosso povo e querem retirar seus direitos;

— sustentam esta pesada herança da escravidão e do colonialismo que ainda nos persegue.

* Vivaldo Barbosa é advogado, professor e coordenador do Movimento O Trabalhismo. Brizolista e trabalhista histórico, foi deputado federal constituinte pelo PDT e secretário da Justiça de Brizola.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marco Vitis

O sonho de Vivaldo é repetir 2018: Lula x Bolsonaro. Alguém mais sábio que eu disse: “Insanidade é repetir a mesma coisa e esperar resultados diferentes “.

Deixe seu comentário

Leia também