Vivaldo Barbosa: Brizola choraria outra vez pelo que Ciro disse na Globo sobre as privatizações da Vale, CSN e telefônicas

Tempo de leitura: 2 min
Em 12 de maio de 1980, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu a legenda e a sigla do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) à ex-deputada Ivete Vargas, que era aliada do general Golbery do Couto e Silva, A decisão foi um golpe nos planos de Brizola, que pretendia retomar a sigla histórica depois de 15 anos de exílio. Ao saber da decisão do TSE, Brizola chorou e, num gesto dramático, escreveu as letras PTB em uma folha de papel para em seguida rasgá-la diante das câmeras. Brizola choraria de novo se tivesse visto Ciro Gomers dizer no debate da TV Globo, na última quinta-feira, 29-09, que foram acertadas as privatizações da Vale, CSN e telefônicas

Brizola iria chorar outra vez

Por Vivaldo Barbosa*

Quando ocorreram as privatizações no Governo FHC, Ciro Gomes era seu correligionário.

Na época, lutamos bravamente contra.

Como nós, entenda-se, todos do PDT, PT, outros partidos e diversas outras organizações, como a ABI, com Barbosa Lima Sobrinho no comando.

Foram manifestações, protestos, marchas, medidas judiciais, propostas e discursos no Congresso Nacional. Brizola e Lula à frente.

Estavam em jogo as telefônicas, estatizadas graças ao trabalho extraordinário do nosso grande companheiro CAO na constituinte, a Vale do Rio Doce, siderúrgicas estratégicas, em especial a CSN, na área de fertilizantes e outras.

Contra a privatização da Vale, Itamar Franco brigou com FHC e se juntou com a gente.

Contra a privatização da CSN, Brizola rompeu com o então presidente Itamar Franco e até com Mauricio Correa, seu ministro da Justiça e que era do PDT.

Para Brizola (que depois de recompôs com Itamar), a CSN tinha algo especial: foi construída por Getúlio.

No debate da TV Globo, na última quinta-feira, 29-09, Ciro Gomes disse que foi “gol de placa” e foram certas as privatizações da Vale, CSN, telefonias.

Ou seja, Ciro se manifestou contra tudo o que o PDT da época lutou, liderado por Brizola.

Neste ano em que se comemora o centenário de Brizola, é preciso que os que o admiraram Brizola, dentro ou fora do PDT, repilam essas ideias privatistas de estatais estratégicas.

Nos inspiremos nos ideais de Brizola agora no 1º turno, no domingo, para defender as estatais estratégicas para forjar nosso desenvolvimento e construir a Nação, com Lula.

E para alegria de Brizola, vamos eleger seu neto, Leonel Brizola Neto, deputado Federal,1312, e Luiz Alfredo Salomão,  deputado Estadual, 13.121.

Não esqueçamos também de outro brizolista que sempre lutou contra essas privatizações, está indignado com as posições de Ciro Gomes e está conosco na batalha para eleger Lula presidente no 1º: Paulo Ramos, deputado estadual, 12.345.

*Vivaldo Barbosa é do Movimento O Trabalhismo. Integra o Comitê BrizoLula, no Rio de Janeiro. Foi deputado federal Constituinte e secretário da Justiça do governo Leonel Brizola, no RJ. É advogado e professor aposentado da UNIRIO

Leia também:

Fernando Peregrino, pedetista: Mudei meu voto, votarei em Lula!

Eliara Santana, sobre o debate da Globo: O padre de festa junina e o deboche da cara de um país inteiro

Milly Lacombe: A delirante fala de Ciro e a falsa democracia dos debates na TV


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Filho do Golb

E nem precisa tá vivo, Golbery, lá nas profundezas do inferno , rindo à toa, nem o diabo aguenta. Seu Ciro é cria golberiana legítima. |Representava a ditadura e estava autorizado fingir ser esquerda para coaptar por dentro do movimento universitário,

Zé Maria

O Cirolão foi Diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) Privatizada,
especificamente, CEO da Transnordestina Logística SA, Subsidiária da CSN.
Deve ter sido uma Maravilha haver recebido Dividendos sem pagar I.R.P.F.

Deixe seu comentário

Leia também