“Vaza, negão!”

Tempo de leitura: < 1 min

por Alexandre de Sena, no Picumãh, via Ana Paula Siqueira, no Facebook

ouvi um grito: “VAZA NEGÃO!”. olhei para trás e constatei que o brado era comigo. vendo que um dos dois policias se dirigia a mim, levantei para explicar que eu estava aguardando meus amigos. após minha resposta ouvi: “AQUI NÃO É O SEU LUGAR! vaza negão!”. após esta frase levei um TAPA na orelha direita. ouvi um forte estampido e disse: “o que é isso!? você me machucou!”. ele: “sai daqui! aqui não é seu lugar!” ainda me atingindo com SOCOS e CHUTES. continuei dizendo: “está errado. você não pode fazer isto! esta não é a abordagem correta! estou esperando meus amigos que estão na loja de conveniência!”. mesmo assim os socos e chutes continuaram.

de repente, o segundo policial gritou de onde estava, mais afastado: “o que você está fazendo aqui?” e se dirigiu até onde tudo estava acontecendo. inocentemente, acreditei que ele ia reconhecer a ação absurda de seu colega de corporação. inocentemente… eu disse: “estou esperando meus amigos”. o segundo policial: “aqui não é seu lugar, negão! sai fora! vaza!”. ele deu meia volta, foi até a viatura, pegou uma ESCOPETA, se dirigiu a mim e desferiu VÁRIOS GOLPES no peito. eu continuava dizendo que eles estavam errados, que aquela não era a abordagem correta. procurei a identificação dos policiais, aquela que fica no peito, fixada com velcro, do lado do coração. vi que não estava ali e disse: “vocês estão sem identificação! isto está errado!”. talvez isso fez com que a fúria gratuita aumentasse… fui atingido mais e mais. quando percebi que podia ser espancado até a morte ali, de pé, dei as costas e saí ANDANDO, quando a parte posterior do meu corpo se tornou alvo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

diogojfaraujo

É o profiling… Se é branco e tá na favela ou perto dela, veio comprar droga… Se é preto e tá no Itaim, V. Olímpia, etc., tá pra assaltar no farol… Logo mais vai aumentar bastante com os bolivianos, o motivo ainda não sei, mas que vai rolar vai..

RK!

A diferença da policia de hj e a da ditaadura e a cor da farda e a motivação mascarada.
Paz sem voz, nao é paz, é medo.

JOSE DANTAS

Isso é ficção ou realidade?
O cara virou as costas como alvo diante de um irado policial empunhando uma escopeta e conta a história?
Onde aconteceu isso? Porque o Datena não mostrou, já que o episódio renderia uma semana de IBOPE?
A identificação de um policial pode ser feita mesmo sem aquela tarja, principalmente num absurdo como esse, onde uma denúncia em qualquer veículo de comunicação enche o comando de pressão pela punição dos envolvidos.
E os companheiros que estavam na loja de conveniência não testemunharam a favor da vítima?
Afinal, houve denúncia? Qual foi o desfecho? Fico irado só de pensar em impunidade diante tamanha brutalidade por parte de quem é pago para defender a sociedade.
Agora, se a história foi contada pela metade justamente para deixar um monte de dúvidas no ar, o autor conseguiu seu objetivo.

    Leonardo

    É como eu disse: qualquer um pode falar qualquer coisa.

    Nao estou afirmando com 100% de certeza que o fato nao é verídico, pois como tudo nesse pais, a policia nao tem a qualidade que deveria ter.

    Só acho que devemos ter cuidado ao analisar essa questão.

    Agora uma coisa que eu falo com absoluta certeza: nao é porque um grupo de policiais falou uma tremenda besteira, que o Brasil é racista, como os "genios" comentaristas aqui querem demonstrar.

    patrick

    Veja o post original para o qual Azenha fez referência. Há vídeo com a gravação do posto de gasolina.

Leonardo

I – Tem que ver se a história contada aconteceu realmente dessa forma. Qualquer um pode falar qualquer coisa;

II – Vi alguém aí citar o Ali Kamel. O que ele tem a ver com o suposto episódio? Quer dizer então que um grupo de policiais agora representa toda a sociedade?

Tsc tsc tsc

Alexandre Felix

E ainda temos que ouvir, constantemente, gente que acha o Brasil lindo por ter um povo miscigenado. Discurso de gente branca fazendo pose. Quem é negro sabe que isso não se sustenta, a (C)elite brasileira é racista, ponto final.

mundim

Obrigado pelo video flipeicl. Sobre este policial comandante militar e os seus soldados não vale a pena nem comentar pois iria vomitar antes de acabar o meu primeiro parágrafo.

O Fabio_Passos falou da polícia da elite Afrikaaner, qual elite você esta falando amigo Fabio?

Uma coisa que machuca as vezes é o desconhecimento da história de outros países e povos pelos brasileiros. Estereotipam o que passa na Globo ou na mídia do Murdoch e acabam acreditando serem verdade tudo que ouvem. Por favor Favio, não leve como o meu comentário como uma crítica pessoal, este é infelizmente um fato quase que coletivo no mundo ocidental, falo da demonização e generalização de outros povos pela mídia para esconder os nossos própios shortcomings.

Relacionar o povo Afrikaaner como sendo sinônimo de racismo é um erro muito grande, racistas existem em todas as raças e povos. Por favor não confundam uma povo inteiro e do qual eu muito me orgulho de minha esposa e filhas serem partes, com uma minoria de nazistas do Nasionale Party (Partido Nacional), o Broederbond, uma minoria que assaltou o poder na Africa do Sul.

Esta corja não era somente integrada de Afrikaaners, mas também de descendentes de ingleses, alemães, franceses, judeus, gregos, italianos, portugueses e outras raças européias. Esta corja usou e foi usada pelo grande capital para submissão da vontade da maioria e controle da economia do país por uma minúscula minoria dentro da minoria, mas eles nunca foram considerados elites pelos verdadeiros Afrikaaners. Elite é o Beyers Naudé, JM Coetzee, George Van Niekerk e tantos outros que iluminaram o idealismo humano com as suas chamas de sabedoria.

Este lixo da história Sul Africana que o Fabio referiu como elite, assim como a direita no Brasil, a la PTB, PR, PMDB, PP e outros Ps, de tão acostumadas que ficaram com poder hoje são todos membros do ANC – Congresso Nacional Africano, membros plenos. O opressor que ontem matava e torturava hoje é membro do partido do oprimido e perseguido de ontem.

Quem sofreu e sempre sofrerá são as massas que são usadas como buchas de canhão, a elite política sempre se entendem seja em restaurantes de luxo das capitais ou nas bases de sustentação aos governos, seja na Africa do Sul ou no Brasil.

Entender um pouco da história faz bem ao debate e não ofende ninguém, por isto evito colocar labels em povos ou indivíduos antes de ter certeza e convicção do que estou falando é realidade.

Somente fico na torcida para que este jovem ator recupere do trauma e que não haja qualquer seqüelas física do ato bárbaro, covarde e injustificável da agressão destes uniformizados da polícia militar (que eufemismo) de Santa Catarina.

Baie dankie en totsiens.

    Fabio_Passos

    Muito interessante, Mundim.
    Não vou mais utilizar afrikaaner p/ designar a "elite" racista local.
    Mas o vínculo com o regime do Apartheid na África do Sul eu quero manter.
    Que sugere? Algo que as pessoas associem ao ler.

    Mario

    Esse rapazote só fala bobagem e posa de intelectual de vasta leitura. Patético.

    mundim

    obrigado pelo comentario, agora eu tenho massa cinzenta para posar e voce?

Luci

Na democracia brasileira o racismo é o avesso do direito. A população negra vive na semi escravidão.
"Vaza negão" é a demonstração de que tudo está mal em relação aos direitos humanos.

Bruno

foda, pra mudar isso no nosso país é muito difícil, primeiro que a grande massa da polícia brasileira é militar, militar é treinado pra guerra e não pra abordar a população, isso tinha que mudar a ditadura já acabou. deviamos treinar a policia civil para patrulhar as ruas e usar esses militares só em áreas de tensão ondem estejam realmente ocorrendo conflitos e outra, já ta mais que na hora de diminuir o armamento destes policias, porra os caras vem falar conosco com um fuzil na mão, nós é q pagamos o salário deles assim como de todos funcionário público, merecemos respeito e isso é inconcebível.

Jairo_Beraldo

E há quem goste e defenda com unhas e dentes estes veste-fardas, sub-produtos da escória da podridão humana…Einstein tentou aliviá-los ao dizer "que nasceram com cerebro por engano.Bastava-lhes a coluna cervical".

evertynlogic

malditos pms desgraçados
policia nesse país é pior que bandido
bando de ratos fardados

    EUNAOSABIA

    Concordo, mas é um mal necessário.

    cronopio

    Exato, trata-se, não devemos esquecer, de mão-de-obra explorada. A polícia brasileira padece de um complexo formado por ignorância histórica crônica, ressentimento de classe, profunda cooptação ideológica e práticas mal redimidas pela escravidão . Contudo, não podemos pregar a simples eliminação dos policiais, por mais que seus atos sejam hediondos. É preciso, a despeito de todas as dificuldades, politizar a categoria. Ou acham que deveríamos exterminar a polícia, do mesmo que ela faz com os adolescentes na periferia? A ignorância da polícia é a maior responsável por ela trair a própria classe.

Marat

Esses policiais (nem todos são boçais) são o alicerce e o motivo de admiração do pessoal da sala de jantar paulista!

ADILSON SANTOS

A policinha brasileira foi domesticada através das cartilhas nazi-fascistas de Generais Covardes e de uma elite escravocrata pestilenta e canalha .

A sanha golpista das elites cafajestes nativas tem um foco : Impedir a igualdade e a perspectiva de identidade do povo com seu país , e assim fabricar uma legião de Párias , facilmente dominados e seguidores do StATUS QUO .

A população como um todo , tem que ter em mente que a Policinha não está aqui para proteger voce, cidadão comum não pertencente á " Raça Superior " .

Eles são uma força de ocupação que visa proteger Ad Eternum os Privilégios dos Já Muito privilegiados , e farão isto , pagos pelo dinheiro DO SEU IMPOSTO .

Se para cada crime policial a Massa reagisse e , por exemplo queimasse uma delegacia com os Milicos e seus sequazes dentro , eu garanto que a chamada violência policial diminuiria em Muito.

So quero ajudar ….

Sr. Indignado

Racismo não é grave em Blumenau!!! http://www.youtube.com/watch?v=z_Tls5kukAo&NR
Ah.. sim… agressão de policiais também não. Falam em perturbação da ordem… nem tem residências perto do posto.
Polícia totalmente arcaica, atrasada, sem procedimentos, despreparada para a democracia, e só atacaram o ator, porque além de negro (me desculpe o ator) parecia meio fraquinho, mas pelo jeito tem um espírito forte, não se entregou. Foi pura covardia.

Rogerio

Não, não somos racistas no Brasil. Esse fato aconteceu em Santa Catarina, e Santa Catarina não é Brasil, é Disneylândia alemã. Se eles são racistas por lá, isso não tem nenhuma relação conosco, os brasileiros.

Sr. Indignado

Isto aconteceu em Blumenau, fui ver no link.
Adivinha se este ano vamos na Oktoberfest?
A violência policial em SC está fartamente documentada no youtube e diversos sites. Adoram espancar estudantes e cometer arbitrariedades, adoram usar o taser, a coronha, o porrete…
SC dá um tratamento aos turistas de primeiro mundo, tipo como o Jean Charles recebeu na Inglaterra.
Tratamento decente, só se for ator global.

Nilton

E ainda querem aprovar uma emenda aumentando salários… um serviço pífio uma maioria corrupta e mafiosa…

GilTeixeira

Eu sempre digo e repito: PM é tudo Capitão-do-mato, Sei o que é ter a "cor errada"! Já fiquei horas em blitze de trânsito por que o seu 'puliça' não admitia que eu fosse proprietário daquele modelo de carro, pra eles só posso andar de fusca, brasília ou chevete. Sei o que é trazer e pecha de 'suspeito' na cor da pele. E essa coisa de o nome do policial estar preso a um velcro… a roupa não é de uso esclusivo de cada soldado? Ou eles revezam o uniforme como revezam o colete a prova de balas (pelo menos aqui em São Paulo é assim)? Tinha que estar bordado com letras grandes diretamente no tecido, mas o estado é o primeiro a gritar: " SEU LUGAR NÃO É AQUI, NEGÃO", é só olhar as estatísticas e ver a porcentagem da pele do sangue que vaza quase impunimente com respaldo do estado.
Minha solidariedade ao profissional do teatro como eu, e pricipalmente ao irmão de cor. Sua dor também é a minha!.

Leider_Lincoln

Cadê o Ali "Solar das taras" Kamel e suas teses geniais?

    Jairo_Beraldo

    Correção – "TESES GENITAIS", não geniais!!

Fabio_Passos

Esta é a polícia da "elite" afrikaaner.
Treinada pela ricaiada branca e rica para caçar e arrebentar pobre e preto.

roberlindo

Não,nós não somos racistas!

EUNAOSABIA

Isso me parece mais uma falta de preparado e falta de educação de um PM de qualquer estado do Brasil.

Todo mundo sabe que esses caras da PM são via de regra corruptos e grosseiros

O racismo tem que ser combatido.. mas não procurando chifre em cabeça de asno.

Sim… com certeza são… nunca vão perder uma oportunidade de praticar seu proselitismo político meia boca em cima de um grave problema social.. continuem assim….

EUNAOSABIA

E se um PM disser…VAGA GORDO.. VAZA BRANQUELA.. VAZA MAGRICELO…VAZA LOIRA…?????

Sim, vocês são.

    André LB

    Você já soube de algum policial falar algo do tipo? É muito mais comum com negros e mulatos, não é mesmo? Você sim prefere ver chifre em cabeça de asno, sustentando uma postura canalha.

    Antes que eu esqueça: você é um imbecil.

    Gerson Carneiro

    "E se, e se, e se, e se…"

    E se um PM disser:

    "VAZA, TROLLÃO!

    AQU NÃO É SEU LUGAR!"

    Sim, você é.

    nilauder

    Se fosse um gordo, magricelo, loira, BRANCOS, vc acha q a pm agiria da mesma forma?

    EUNAOSABIA

    Nilauder…você tem razão… eu sei sim que há um componente racista nessa abordagem dos PMs, claro que há…e é gravíssmo….e isso só se muda com muita educação e informação… sou contra no entanto o uso exacerbado dessa chaga brasileira para fins eminentemente político eleitoral..

    Obama é negro e jamais evocou sua raça para fins eleitorais…se tivesse feito teria perdido..

    Já eleito… manifestantes contra ele usaram de sua origem racial e cor para atacá-lo, ele estava no programa do David Letterman quando foi perguntado o que ele pensava sobre esses ataques…ele respondeu na bucha… ""Eu já era negro quando fui eleito"""…entendeu a grandeza dele nessa hora?? foi super aplaudido… se fosse por aqui… ia ter gente se fazendo de vítima e dando uma de coitadinho… entendeu o que eu penso??

    Eduardo Guimarães

    Quem está afim de saber quem é esse "EUNAOSABIA"? Alguém gostaria de saber nome, ver a foto, saber a idade, profissão, cidade dessa pessoa que passa o dia na internet favorecendo racismo, homofobia e todo tipo de perversão moral? Eu estou afim. E vocês?

    João PR

    Eduardo, podemos fazer uma coleta de assinaturas on-line para sabermos quem é o troll EUNAOSABIA.

    Vou chutar uns palpites: ou ele é

    a) Cargo Comissionado dos partidos afetos a tais idéias que não tem mais o que fazer, e fica acessando a internet o dia todo
    b) Troll pago pelos mesmos partidos
    c) Uma criancinha de 8 anos que realmente não sabe de nada (nem se limpar direito quando vai ao banheiro)
    d) Um doente mental que se esquece de tomar a medicação.
    e) Um imbecil mesmo, que fica aqui só para conturbar o ambiente, pois seus amiguinhos skinheads saíram em férias.
    c)

    SILOÉ -RJ

    Tá maluco Eduardo??? O que interessa pra gente saber a indentidade dele???
    O que ele quer, é isso, Ibope. Acho uma perda de tempo. O máximo que faço de vez em quando é rebater o que ele ou outro escreve, na tentativa de entender o porquê dos pensamentos discordantes mesmo diante do óbvio ou do fato, o quê os impede de enxergar e aceitar a realidade.

flipeicl

"Esse, é o retrato de São Paulo/Aí negrada, mão na cabeça e encosta na parede!/Esse, é o retrato de São Paulo/Tá vindo da onde? Tá indo pra onde, hein?" – Pavilhão 9, "Retrato de São Paulo", álbum "Se Deu Vier, Que Venha Armado"

Assim está na música, mas esse é o retrato do Brasil.

Renato Lira

Manda pro Kamel.

Acompanhado de uma gravação de Haiti.

O Haiti é aqui.

P.S.: Não generalizem, por favor. Há bons policiais. Generalização gera preconceito e ignorância.

Aí corremos o risco de ficarmos iguais a estes neandertais que agrediram o rapaz.

    Jairo_Beraldo

    Se há, foram puliças, pediram baixa…hoje com certeza são cidadãos.

Guanabara

Por que esses PM's não foram presos por agressão?

    flipeicl

    Ouvindo o "comandante" desses criminosos eu entendi porque nada ainda foi feito, ele teve só a "cara-de-pau" de culpar a vítima.[youtube 6LdwSRQ67q0 http://www.youtube.com/watch?v=6LdwSRQ67q0 youtube][youtube z_Tls5kukAo http://www.youtube.com/watch?v=z_Tls5kukAo youtube]

    é inclusive espalhar o máximo possível esse vídeo, para que as pessoas saibam quem são os "profissionais" que o estado anda mantendo em sua folha de pagamento, quer dizer, nossa folha de pagamento.

    Jairo_Beraldo

    Porque depois de 1964 deram a eles o "títulu di otoridade", para que pudessem barbarizar a vida do cidadão de bem!

João PR

Lamentável a atitude dos policiais militares de Blumenau.

Espero que a justiça dê resposta ao que aconteceu. Do contrário, Blumenau ficará marcada como uma terra de intolerância.

    Julio Silveira

    Acho o contrário, aliás o Brasil está cada dia mais a terra da tolerância, mas com o mal feito. Nesse tipo de problema, instituições fechadas como as militares, que parecem desconhecer os preceitos constitucionais, e por seguirem uma série de normas de conduta internas que parecem ser escritas sem qualquer compromisso de sintonia com a carta maior, os transforma em irmandade corporativa e protetora, um outro universo. Um protege o outro e se voce internamente não concordar sobrarão poucas alternativas, podes ser até voce a proxima vitima. Se a cidadania não se tocar e ficar esperando pelos feitores da Lei estará definitivamente estropiada no sentido lato.

Constantine

è imperativo acabr com esta aberração histórica chamada polícia MILITAR! En nenhum lugar do mundo modenro existe uma instituição com esta! Polícia é um sevriço público civil!

Negão

Essa é a mesma polícia que para um cidadão branca fala: Senhor, por favor, poderia apresentar seus documentos?
Depois, não somos racistas

Deixe seu comentário

Leia também