Valmir Prascidelli: Pesquisa Poder 360 sem Lula não serve para nada!

Tempo de leitura: 5 min
Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert

De maneira arbitrária, pesquisadores “escolheram” o candidato do PT: Haddad

PESQUISA PODER360 SEM LULA NÃO SERVE PARA NADA!

por Valmir Prascidelli*, exclusivo para o Viomundo

No último dia 5 de junho, o site Poder360 publicou pesquisa realizada pela sua divisão denominada DataPoder360 que, após analisada, conclui-se: não serve para nada.

A pesquisa exclui de todos os cenários pesquisados o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Diferentemente de todos os grandes institutos de pesquisa, que sempre inserem pelo menos em um cenário o nome de Lula, o DataPoder360 vestiu a toga da Justiça Eleitoral e cassou o direito do Partido dos Trabalhadores de registrar o nome de Lula para disputar as próximas eleições. Foi efetivamente mais realista que o rei!

Além disso, o site Poder360 comete duas imprudências: contradiz seus pressupostos para definir suas pesquisas e manipula o texto de apresentação em favor de Bolsonaro, contrariando seus próprios números.

Na segunda-feira, um dia anterior à pesquisa, ao antecipar a divulgação de seus resultados, o site publicou um quadro explicativo sobre a pesquisa realizada pelo DataPoder 360º em que esclarecia o seguinte: “pesquisa apenas fotografa o humor do público pesquisado no momento em que as entrevistas são feitas” e que pesquisas são realizadas “para a sociedade saber o que seu conjunto pensa sobre os candidatos num determinado momento”.

Se a pesquisa visa captar o momento e busca saber a opinião do público naquele momento qual a razão de não inserir o nome de Lula nos discos apresentados aos entrevistados nesse momento?

Como não considerar Lula como sujeito ativo desse processo eleitoral?

Ora, quem define o nome que representa a agremiação nesse momento é o partido político registrado na Justiça Eleitoral e em condições para tal desafio. E nesse momento o PT afirma que seu candidato é Lula.

Então pode o instituto de pesquisa se arvorar no direito de desconsiderar a decisão da instituição partidária responsável pelo registro e manutenção (ou não) do nome de seu candidato?

Esse questionamento tem muita razão de ser, pois a candidatura de Lula (constando ou não na urna eleitoral) poderá definir o resultado do primeiro turno, em especial.

Repare o número de votos brancos, nulos e não sabe /não respondeu nos cenários sem o presidente Lula.

Esses números surpreendem até o próprio instituto:

“Chama a atenção o número de pessoas que dizem escolher votar em branco, nulo ou que ainda não sabem em quem votar. O percentual somado dessas categorias de ‘não voto’ vai de 36% a 40%”.

Desta forma, a razão de chamar a atenção para o número de “não voto” detectado pelo instituto de pesquisa não se deve à não inclusão do nome de Lula em um dos cenários?

Não seria prudente colocar o nome de Lula para poder medir se há ou não relação dos “não voto” com seus eleitores?

Esconder-se por atrás do argumento da similaridade com as eleições do Amazonas ou Tocantins é optar pela análise política (e não cientifica pesquisada) do site Poder360.

Mesmo assim, torna inevitável a pergunta: e se o nome de Lula estivesse em um dos cenários, qual teria sido o percentual dos “não voto”?

Outra pergunta: por que testar Fernando Haddad e não outro nome do PT?

O próprio Instituto ao justificar a não inscrição do nome de Lula escreveu: “Não foi apresentado o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste momento condenado em 2ª Instância e cumprindo pena da Lava Jato em Curitiba (PR).”

Pois bem, se se condicionou a não apresentação do nome ao “neste momento” significa que num outro momento ele poderá estar na cédula?

Se essa é a compreensão do DataPoder360, então por que não inserir o nome de Lula e usar a mesma justificativa para o presente levantamento: ou seja “neste momento”.

A justificativa ficaria assim: “O nome de Lula foi colocado apesar de neste momento estar cumprindo pena em Curitiba (PR) em decorrência de condenação da Lava Jato”.

Ainda neste diapasão, o DataPoder360 comete mais desatino quando na pergunta de intenção de voto insere somente o nome de Fernando Haddad para posteriormente indagar dos eleitores “Quem Lula deve apoiar?”.

Aí, candidamente, oferece 4 opções ao entrevistado: Ciro Gomes, Fernando Haddad, Marina Silva e Jaques Wagner.

Ora, se o próprio formulador do questionário não sabe quem Lula deve apoiar (e busca pesquisar) por qual motivo o instituto resolveu escolher o nome de Fernando Haddad para mensurar eleitoralmente?

A segunda imprudência do Poder360 é o de adotar um tom de proselitismo e ufanismo nos números apresentados ao candidato Jair Bolsonaro e certa manipulação no texto de apresentação.

Para o site, “o militar nunca esteve tão bem” e “nos 3 cenários testados, o capitão do Exército na reserva pontua de 21% a 25%” de intenções de votos.

Vale observar que nestes cenários não consta o nome de Lula.

Contudo ao olhar os arquivos do próprio DataPoder360, deparamos com números que desmentem tal afirmativa.

Em agosto Bolsonaro tinha 27 e 25%; em setembro, 26%; outubro, 23 e 24%; novembro, 22% e dezembro de 2017, 23% sempre considerando o cenário sem Lula.

Por esses números, repita-se, do próprio DataPoder360, seremos obrigados a dizer que o candidato não saiu do lugar e em alguns casos caiu.

Pode-se dizer que o site Poder360 forçou a barra em seu texto e que em agosto e setembro Bolsonaro esteve melhor.

Talvez fosse melhor o DataPoder360 mostrar o limite de Bolsonaro no 2º turno.

Ele não passa de 35% e perde em todos os cenários para aquilo que o próprio instituto denominou “não voto” que alcança de 41 a 48% das intenções de votos.

Também causa sensação de sabujice dizer que Ciro Gomes se firma como o anti-Bolsonaro.

Ciro merece todo o respeito e a torcida para ter um bom desempenho eleitoral, mas os números do próprio DataPoder360 não autorizam o Poder360 dizer que ele já se tornou o anti-Bolsonaro.

Vejamos: nos cenários com Fernando Haddad e Marina Silva há um empate técnico.

Ciro tem 12% e Haddad 8%. Ciro tem 11% e Marina 8%.

Como a margem de erro é praticamente 2% efetivamente existem empates técnicos.

Por fim vale uma observação política: é evidente que as forças do golpe engendram manobras para impedir a candidatura de Lula.

É fato também que o país vive sob o sentimento do imprevisível.

Por isso, ao auscultar o sentimento do povo brasileiro nesse momento, deve-se dar atenção para uma parcela popular que insiste em enxergar como saída a candidatura de Lula e que ninguém sabe como essa parcela se comportará na eleição de 7 de outubro.

Por isso que o DataPoder360 comete um grave erro ao excluir o nome do ex-presidente Lula de todos os cenários apresentados aos eleitores pesquisados.

E se o site Poder360 quisesse ser rigoroso com os números apurados, a manchete correta seria: “A maioria dos brasileiros não quer votar em ninguém se Lula não for candidato”.

*Valmir Prascidelli é deputado federal (PT/SP)

Veja também:

Bem humorado, Lula depõe e convida juiz Bretas para comício de sua campanha em 2018


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Valdeci Elias

Essas pesquisas , só confirmam que os golpistas estão certos : ” Lula tem que ser preso pra não vencera eleição.”

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

dizem que o meireles vai ser candidato.
Gostaria de fazer uma pergunta pra ele.
Você acredita que será possível sabotar as urnas?
É,porque se conseguirem fraudar as urnas pra você ganhar.

lulipe

O desespero já chegou às hostes petistas, sabem que o presidiário é inelegível, mas cometem o erro, felizmente, de o manterem na mídia até o prazo limite para lançar as candidaturas. Quando perceberem o mito já estará beirando os 30% das intenções de voto. É melhor JAIR se acostumando…

    Batista Neto

    Não se pode deixar de reconhecer os méritos, na forma obstinada que esse mercenário (que se apresenta como Lulipe – até adotou um apelido inspirado no seu ídolo) empreende há tempos uma verdadeira cruzada, valorizando as bandeiras da luta Anti Lula. Em qualquer site que visitares, lá estará ele, cumprindo a sua missão em prol de sua guerra santa contra o Lula.

    Por que é meritória a sua obsessão revelada? Porque é didática. Nos ajuda a observar que, entre militantes e aqueles que apoiam Lula, há quem ame-o, por empatia, por afinidade de idéias, porque o consideram melhor e que fez mais pelo Brasil e pelos brasileiros, entre tandos outros motivos e que, por tudo isso, querem votar nele e elegê-lo.

    Fora desse grupo, há apenas os que são CONTRA O LULA, como esse militante patrocinado obcecado.

LUIZ MATTOS

TENHO AFIRMADO QUE SEM LULA SEM ELEIÇÃO POIS NÃO VOU SER CÚMPLICE DE MAIS UM GOLPE,NÃO VOU ACEITAR A PRISÃO DO MELHOR BRASILEIRO INOCENTE PRESO,RECUSO-ME A ME ALIAR COM A DIREITA,COM O STF,COM A MÍDIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DEIXANDO MINHAS DIGITAIS AO LADO DA DELES NESSA SAFADEZA CRIMINOSA TODA,EU SÓ TENHO UM CANDIDATO E É LULA.JÁ DISSE TAMBÉM QUE DEFENDO SUA PARTICIPAÇÃO NO PLEITO POR MERECIMENTO MAS QUE ESSA ELEIÇÃO É ILEGAL,FEITA SOB UM GOVERNO ILEGÍTIMO E COM BANDIDOS TOMANDO CONTA DAS URNAS SOB UM ESTADO DE EXCEÇÃO JURÍDICA,MIDIÁTICA E EMPRESARIAL.SEM LULA SEM ELEIÇÃO! NA DITADURA NUNCA VOTEI POR SABER QUE O MDB VALIDAVA O GOLPE MILITAR,ISSO NÃO É RADICALISMO ,ISSO É COERÊNCIA COM A DEMOCRACIA QUE DESEJO AO BRASIL E SEU POVO,UMA DEMOCRACIA DE FATO,UMA DEMOCRACIA QUE O PT ESTAVA APRIMORANDO,UMA DEMOCRACIA POPULAR.MORREREI ASSIM COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA POR TER SEMPRE ME POSICIONADO CONTRA AS EXCEÇÕES E A FAVOR DA LEGALIDADE. REPITO:- NÃO VOTAREI SEM LULA,NÃO SEREI CÚMPLICE DE GOLPE,SE SATANÁS VENCER ESSA ELEIÇÃO FAJUTA,FRAUDULENTA LUTAREI CONTRA SATANÁS MAS NÃO ME ALIO DANDO MINHA ASSINATURA NO ATESTADO DE ÓBITO DA LEGALIDADE E DE UMA NAÇÃO QUE VISUALIZAVA UM HORIZONTE DE IGUALDADE E CANALHAS FECHARAM ESSA JANELA DE POSSIBILIDADE.PORQUE SÓ LULA TEM RECONHECIMENTO,AUTORIDADE POLÍTICA E MORAL INTERNACIONAL PARA ACUSAR E RESGATAR O QUE FOI DO POVO ROUBADO,SÓ LULA FARÁ TREMER AS COLUNAS DA ONU DIANTE DO MUNDO CAPITALISTA QUE ASSALTOU AS RIQUEZAS DO BRASIL,NEM UM OUTRO CONSEGUE ESSE RESGATE OU TERIA CORAGEM DE DENUNCIAR AS AVES DE RAPINA QUE COMPRARAM PRODUTO DE ROUBO.E SE VIEREM DIZER:- E SE LULA MANDAR?-LULA NÃO MANDA EM MIM.POIS A DOIS ANOS ATRÁS QUANDO EU VIA MANIFESTAÇÕES DOS SINDICATOS E MOVIMENTOS SOCIAIS POR SALÁRIO,EMPREGO,MORADIA E COTAS RACIAIS EU DIZIA;O FOCO É DILMA,COM DILMA DE VOLTA TUDO SERÁ EQUACIONADO MAS PERDERAM O FOCO POR PRECONCEITO,MACHISMO,IGNORÂNCIA POLÍTICA OU BIRRINHA E NÃO TEM ESTAS ENTIDADES O DIREITO PERANTE O BRASIL E SEU POVO DE NOVAMENTE PERDEREM O FOCO ,AGORA O FOCO CONTINUA SENDO DILMA MESMO QUE QUASE IMPOSSÍVEL MAS É PRINCIPALMENTE LULA O FOCO É SUA FIGURA,SUA VERVE,SUA MORAL INTERNACIONAL QUE SALVARÁ O BRASIL E É POR SUA LIBERDADE ,POR SUA PARTICIPAÇÃO QUE ME DECLARO PRONTO PRA MORRER E MATAR. OUSAR E LUTAR,OUSAR E VENCER.

    Conceição Lemes

    Luiz, nos próximos comentários letras minúsculas, por favor. Dificulta a leitura. abs

    lulipe

    Esse aí é focado…..

Deixe seu comentário

Leia também