Túlio Muniz: Portugal, quem diria, vai se tornar colônia

Tempo de leitura: 3 min

MÍDIA & GEOPOLÍTICA

A jangada de pedra, à deriva

Por Túlio Muniz em 11/07/2011 na edição 650

no Observatório da Imprensa

Como reagirá Portugal, agora que o “mercado” – esse ente protegido pelos signatários da dominação econômica norte-americana-europeia – o chama de “lixo”? Dito e ecoado, sem crítica alguma, pelos meios de comunicação de lá e de cá? É mais que passada hora de os portugueses darem um “basta”, como o vêm fazendo os espanhóis, os islandeses, os gregos. O Rossio foi muito importante. Entretanto, é preciso mais para que Portugal trave sua própria guerra anticolonial. Pois é essa a irônica condição que o “mercado” lhe quer impor: a de colônia.

A máscara da direita, ora no poder, cai diante da ação do “mercado”. Lixo? Creio que jamais Portugal foi assim tratado, seja histórica, seja política, seja economicamente.

O que dirá o atual governo, submisso? De um partido do qual outrora um então primeiro-ministro (Durão Barroso) renunciou ao governo para ser funcionário, “subalterno”, da Comissão Europeia? “Porreiro, pá”, diriam? Um governo de um partido que agora retorna – o PDS, direita – e tem por primeiros atos extinguir o ministério da Cultura. Sim, grifo meu, pois é emblemático e grave que um país, qualquer que seja, abra mão de manter uma instância como um Ministério da Cultura, sobretudo em se tratando do país do qual emana uma das línguas mais adaptadas e faladas do mundo (e, segundo a Wikipedia: “excetuando-se 4 milhões de galegos”). A quinta ou sexta língua mais falada, dependendo da comparação com o árabe, quando esta é a primeira língua dos seus adeptos.

Vai-se o presente e, quiçá, o futuro

Camões talvez esteja a fazer estremecer os alicerces do Mosteiro dos Jerônimos e Saramago de certo inquieta aos ventos os seus récem-adquiridos ramos olivai, mais por revolta do que a gargalhar, dado o seu raro humor.

A esquerda portuguesa, à deriva. O PS, ambidestro (e que António Costa, de longe a mais interessante personagem do PS, se saia e se mantenha ileso de tudo isso). O PCP, o mesmo e conformado há décadas. O Bloco de Esquerda, interessantíssimo e engessado por reproduzir práticas organizacionais e burocráticas e a espantar os “devires”, distanciando de suas práticas e discursos o desejo e as aspirações não-organizados dos jovens e dos desencantados com a política institucional. Que Miguel Portas seja ouvido em seus clamores para que os “bloquistas fundadores” cedam espaços ao arejamento de ideias.

De prático, o jornal português i lançou urgente petição online intitulada “A Europa não é um lixo”, que em cinco dias (até o ultimo sábado, 9/7) tinha cerca de 1.500 signatários. Pouco? Talvez. Entretanto, não deixa de ser inciativa interessante em se tratando do campo midiático, geralmente dócil e servil às determinações econômicas do mercado internacional, seja o mercado privado seja o institucional (FMI, BCE, Banco Mundial). E não só em Portugal ou Europa; por cá também, basta ver a importância desproporcional que os jornalões e telejornais concedem às tais agências de “classificação de risco”.

E deixo meus votos para que os portugueses, sobretudo os jovens universitários, reféns um tanto auto-celebratórios das tradições e convenções, ocupem as ruas, rasguem seus trajes e os atirem à face dos que lhes querem roubar o presente e, quiçá, o futuro.

[“traje” é o nome genérico das vestes formais no âmbito acadêmico. Os graduandos geralmente usam terno (fato, em Portugal), gravata e capa preta o ano todo, o que lhes valeu a alcunha de “Harry Porter”, forjada pelos estudantes brasileiros em Coimbra. Em 1969, em protesto contra a ditadura salazarista e alinhados às revoluções de costumes da época, os estudantes de Coimbra aboliram o traje, reestabelecido em 1985]

[Túlio Muniz é jornalista, historiador e doutor pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra]


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jorge

Quem diria, a Europa hoje precisa mais do Brasil do que o inverso. Deve ser triste para os Portugueses e Espanhois encararem este fato, nos, brasileiros, nao precisamos de voces!

JNascimento

Devemo muito da grandeza do Brasil ao povo de Portugal e aos 13 anos que o Rei de portugal aqui esteve.
Nossa história está diretamente ligada á Portugal mesmo que muitos não queiram ou aceitem.
O que deve ser combatido,é o perverso sistema de financiamento de nações soberanas,por bancos comerciais Americanos e Europeus ;não o Estado Português e seu sofrido povo.
Ou será que alguém gostaria de ser Francês da Guiana, Holandês do Suriname,ou Inglês de Georgetown na Guiana Inglesa e desfrutar de todas aquelas maravilhas de 1ºmundo que há por lá?

SILOÉ -RJ

Não que eu seja xenófoba, mas, nem bem respiramos um pouquinho melhor, e olha todo mundo de volta aqui, gente!!!
Imagine quando Itália e EEuu quebrarem, valha-me Deus!!!
O Rio já está parecendo uma Torre de Babel.

    Gustavo Pamplona

    Interessante… Não sabia que uma pessoa que fala sua língua poderia ser considerada estrangeira… bom… eu nunca considerei gente que fala português nativamente "estrangeiros".

    Até mesmo gente que "habla español" também, é apenas um português torto e mal falado… (hahahahhaha)

    Nós brasileiros somos todos descendentes em maior ou menor grau de alguém que viveu na península ibérica… se bem que… somos todos descendentes de macacos mesmo! (hahahhahaahhaha)

    —-
    Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
    Desde Jun/2007 descendendo de macacos no "Vi o Mundo"! ;-) hahahahhahahhaha

Bernardino

Portugal virar coloniaUÈ nunca deixou de ser primeira subalterno aos inglesesvivia emprestando dos mesmos a grana,tanto que DJOAO V! fugiu para o Brasil com segurança inglesa ate a costa brasileira
levou todo nosso ouro pra matriz que o dilapidou ,depois subalterno aos EUA incluindo o Brasil seu filhote
A maldita cultura portuguesa esta onde sempre esteve NO VAZIO das naçoes!!
Quem NAsce pra LAGARTIXA,nunca será JACARE.LA E CA a corrupçao é o azeite das instituiçoes!!
LA E CA nunca houve uma guerra de SECESSAO,ao contrario o pai deu independencia ao filho sem disparar uma BALA,na base da NEGOCIATA:: Assumimos a divida deles com os Ingleses.QUER MAIS!!

Constantine

Lamento muito, mas não posso deixar de recordar que há 15 anos atrás, Portugal tirava uma onda de Comunidade Européia e tratava muito mal os brasileiros que lá viviam ou por lá chegavam, esquecendo todo o histórico que une nossas nações! Agora, aí está o resultado!
Me faz lembrar da música dos Paralamas, "Navegar Impreciso": http://www.youtube.com/watch?v=VCKyXi7T_T4

    Fabricio Alves

    Paralamas não!! tanta banda boa e tu escolhe essa… porque não citar o Rage Against the Machine??

Luis

Impressionante. Um "calote" programado pelos líderes europeus é tolerado pelos comentaristas da "Imprença" brasileira. Discutir a ilegitimidade das dívidas não pode. Um calotizinho bem controlado e que não assuste os banqueiros, não causa indignação na Leitão.

Luci

É a verdadeira volta ao mundo, os competentes e meritosos estão desesperados. Já não estão no topo da pirâmide e enroscaram-se por ganância, prepotência e desrespeito à diversidade e a natureza.
Tem mais "competência e mérito", que irá desmoronar.O luxo a riqueza, a chibata não indica poder.
Esqueceram-se de valores essenciais para a sobrevivência humana.

SILOÉ -RJ

Só espero que: Santa Maria, Pinta e Niña, não aportem por aqui denovo.

    Leonardo

    Hummmm, pelo que entendi então voce acha que o melhor para o Brasil era ser Índio o tempo todo e viver na idade da pedra.

    Sei…

    Silvio I

    Leonardo:
    Assim que você acredita que se sai da idade da pedra, o se deixa de ser índio entregando o pais aos ingleses, franceses, italianos, portugueses e espanhóis. Porque razão nos não temos poupança interna.Porque razão não temos tecnologias de ponta.Porque não existe pesquisa, porque não existe universidade,porque os cientistas se vão do pais.Uma vez que você me conteste isto deixarei de ser índio.

    Carlos Mundim

    Siloé, além das naus espanholas,as caravelas portuguesas já acoraram nas costas brasileiras desde o tempo do FHC, o nosso regal D. Joao VI. Hoje estas naus estao atracadas nas pousadas do Nordeste, nos hoteis da orla de Copacabana e quem sabe até nas casas do chamado baixo meretricios de Fortaleza e outras cidades brasileiras.

    O nosso Broi já é lusitano e a nossa vaquinha está ficando cada dia mais com um sotaque ibérico, apesar que ela gosta mesmo é de ser chique, falar inglês como sotaque americano…

    Silvio I

    SILOE-RJ:
    A Santa Maria,a Pinta ea Niña eram espanholas e não chegarão aqui, sinõ as ilhas do Caribe.Aqui quem chegou primeiro dizem que foi Cabral, no ano 1500. Agora o interessante que Ramalho, de procedência judia, aquele da Índia Bartira, morava em São Vicente, desde 1490

Marcos W.

Quando essas mesmas agências de classificação de risco nos "sacaneavam",estava tudo bem!Agora,segurem o rojão!

Pedro

A crise portuguesa faz parte da crise mundial do mercado, que já vai tarde.

Eduardo

Sobre esse assunto Azenha dê uma olhada nesse meu novo post:

A Europa à venda – aproveitem as ofertas!
http://www.comunistas.spruz.com/pt/A-Europa-a-ven

Fabricio Alves

Portugal vai pagar seus pecados.

    José Ruiz

    se bem que quem está pagando os pecados sou eu com minhas ações derretendo…

    Edmar

    Investiu em ações e não em produção? Então "sifo"! Bem feito! Gente come "coisas" (legumes, frutas, carnes, etc.). Quem come "papéis" é "traça". Ajude a humanidade: livre-se dessas ações e vá plantar batatas (literalmente, com todo respeito).

    José Ruiz

    ao que tudo indica, você não tem a menor idéia do que é o mercado de ações… vou quebrar o seu galho: ao comprar uma ação, você se torna um sócio de uma empresa, ou seja, você está investindo na produção, até mesmo em plantações de batatas. Por exemplo, a Petrobras precisa de capital para explorar o Pré-Sal… o que você acha que "ela" fez? Se respondeu "lançou ações no mercado" acertou! Mas é tanta gente demonizando o tal mercado financeiro, Wall Street, etc., que confunde, né… tudo bem… é só ler um pouco mais…

    luso

    Você por acaso é algum padre ou exorcista ?

Hans Bintje

Conceição Lemes:

É uma alegria para mim falar com você novamente.

Você me perguntou:

– O que sugere sobre o tema?

O paralelo histórico me impressiona. A economia portuguesa estava em frangalhos 200 anos atrás, enquanto a economia brasileira florescia.

E hoje floresce novamente e incorpora um elemento importantíssimo: a busca de uma maior justiça social.

O pessoal da cidade do Porto, ao invés de "isolar e sabotar a delegação brasileira que para lá se dirigia", poderia prestar desta vez um pouco de atenção naquilo que ela tem a dizer.

E aí eles olhariam para um tipo como o Azenha, como a Conceição, e se perguntariam se vale a pena afastar velhos preconceitos e dar um novo – e melhor – rumo à nau portuguesa.

É como escreve a jornalista da RTP, Eduarda Freitas ( http://www.cartacapital.com.br/cultura/verao-que-… ):

"É a prova que quem insiste, nem sempre desiste. (…)

Verão aos pedaços. Aos gomos. Às frutas. E verão que as do quintal de casa são sempre as melhores, não por serem da marca 'nobre povo nação imortal', mas porque crescem entre mimos e birras de gente que tem mimos e birras hora sim, hora sim, que somos todos nós, às vezes, quase sempre. Eu sou. Verão."

Gustavo Pamplona

Teve aquele lance do "Financial Times" em que sugeria que o Brasil anexasse Portugal e seria algo que eu acalentaria em ver! :-P
http://video.ft.com/v/865918178001/Brazil-to-anne

O PIB brasileiro é 10 vezes superior ao de Portugal! Pobres lusos…. (hahahhahaha)

—-
Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
Desde Jun/2007 acalentando a anexação de Portugal ao Brasil no "Vi o Mundo"! ;-)

    luso

    Vai sonhando , Portugal é ainda um país pacífico , não queremos que a taxa de criminalidade fique igual à vossa.

mundim

Nos comecos dos anos 80, entao um garotao brazuca, fui morar e estudar em Portugal, o país estava vivendo um periodo muito difícil vindo do processo de descolonizacão e do influxo dos ‘retornados’, os cidadãos de segunda categoria da época Salazarista, e como eram classificadas as pessoas que nasciam nas colonias Africanas ou Asiaticas, de primeira categoria somente os nascidos na matriz. nos Acores e na Madeira.

Lembro-me de uma Lisboa cinzenta e triste, onde o lamento da falta de oportunidades da juventude e da perda das colonias pelas viuvas de Salazar e Marcelo Caetano ganhavam uma dimensão ainda mais sombria quando aliada a uma taca de vinho e a tristeza dos fados. De tanto ouvir dos meus antigos colegas na Universidade Nova de Lisboa, que a melhor saida de Portugal era o Aeroporto de Portela do Sacavém seguida pela Estacão de Santa Apolonia eu acabei mudando de pais.

Fiquei imensamente feliz quando o Mario Soares conseguiu o ingresso de Portugal junto com a Espanha na Uniao Europeia, lá pelos idos de 1984 e o meu último ano em Portugal, e esta felicidade continuou até mesmo em minha última visita à terrinha, mesmo ficando assustado com o alto grau de xenofobismo e arrogancia do novo, rico, europeu e revigorado Portugal.

Agora, a tristeza volta a bater pelo bom e hospitaleiro povo portugues, que certamente ainda deve ser a maioria dos habitantes da terrinha. E só espero que o Aeroporto de Portela de Sacavém ou a estacão de trem/comboios não volte a ser a melhor saida para a juventude e o povo portugues.

Que este fato seja um alerta a mais para o Brasil e os formuladores de nossa politica economica que tanto privilegia o Mercado, os tubarões da banca internacional e os seus agentes nacionais. Quantos o Mercado te elogiam é porque já estão a chupar até o seu ultimo centavo, depois eles te jogam no lixo, assim com fizeram com Portugal, Irlanda e Grécia, o PIG europeu, e que tudo indica será em breve, e infelizmente, saboreado junto com uma paella espanhola e uma grande macarronada italiana.

O negócio do Mercado é o lucro a todo custo, o resto é manchete da Globo e da Folha de Sao Paulo (piada).

    Maria José Rêgo

    Valeu Mundin. Suas palavras são verdadeiras do começo ao fim.

Antonio Soares

A mão invisível do mercado agora tem nome e endereço: são as agências de classificação de risco norte americanas. Será que classificariam também como lixo os papéis do tesouro dos USA ? Pois sim ! E ainda tem idiota que acredita neles.

Leonardo

Portugal depois do período das navegações foi um fracasso, pois foi rapidamente ultrapassado pelas nações anglo-saxãs que o deixaram muito para trás em todos os quesitos.

Até os anos 70 era o curral da europa e deixou de ser apenas com ajuda da UE.

    dastenras

    e durante as navegações era um sucesso medido em quê? na grandeza da exploração? a europa nao tem curral. a europa era e é um curral. chama-se uniao europeia. nao vieram pra salvar portugal da curralice mas para continuar a curralice em grupo.
    e leonardo, a questao nao é a subalternidade de portugal. o problema é essas distincoes de nacao… portugal subordinado… nao. o povo do mundo é subordinado ao poder. independentemente de nacionalidade. o meu ponto é que o problema nao é o curral, até porque os porcos sao simpaticos. o problema sao os homens que encurralam os porcos.
    e quanto à historia portugal brasil, quem se submetia a quem, quem boicotava quem. isso é tudo briguinha de cachorro grande. o brasil é corrupto por heranca portuguesa porque a maioria dos brasileiros sao europeus de mentalidade. ainda que se achem brasileiros seja la o que for que isso significa.
    o problema sao essas briguinhas historicas do poder, com os porcos se identificam. essas brigas nao sao nossas.

    Leonardo

    Cara, depois das navegações, Portugal sempre foi irrelevante no cenário internacional. Tanto politicamente, quanto economicamente.

    Esse negócio de Europa toda um curral é brincadeira sua né?

    Mas todo mundo ta careca de saber que portugal sempre destoou dos países mais fortes do continente. Só emergiu da "lama social" com uma ajudinha da UE e hoje está falido pela esquerda.

    Falido e irrelevante, como sempre foi após as navegações.

    Mal comparando, Portugal é o Acre da Europa (lá vêm os politicamente corretos/corretamente babacas encher o meu saco)…

    Marcelo Fraga

    Reacionário idiota…

    PS: Não precisa vir ninguém aqui dizer que eu fui redundante ao escrever "reacionário idiota", mas é sempre bom relembrar com que tipo de gente estamos lidando.

    Leonardo

    Menininho politicamente correto e cheio de "mimimi".

    Agora me chama de feio e bobo. Tá?

    luso

    Se você acha Portugal o acre da Europa , porque você se preocupa tanto ?

    Falidos ou irrelevantes haveremos de nos desenrascarmos , a história dá muitas voltas , o melhor de Portugal são os portugueses.

    luso

    Só há aqui um curral , a tua cabeça.

Hans Bintje

Azenha:

A inveja mata o futuro de um país.

Um pouco de História ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_Unido_de_Portu… ):

"Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi a designação oficial assumida em 16 de dezembro de 1815 à união do Reino de Portugal com o Reino do Algarve e com a Colônia do Brasil, devido à transferência da família real e da nobreza portuguesa para o Rio de Janeiro feita por Dom João VI após as invasões francesas à Portugal. (…)

Foi durante a condição de reino que o Brasil enfrentou as maiores tensões com Portugal, que acabaram por dissolver o Reino Unido.

Após o retorno de D. João VI a Portugal, em 26 de abril de 1821, iniciou-se uma intensa movimentação política por parte das Cortes de Lisboa no sentido de restringir os privilégios do Brasil. Entre as principais causas, estavam o fim do controle comercial, cujo Pacto Colonial fora quebrado pelo Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, e o cada vez mais exíguo domínio político sobre a ex-colônia, principalmente por ali se encontrar a família real. (…)

A precária situação do país, e a inveja criada pelo vicejante desenvolvimento da ex-colônia, foram as principais causas da Revolução liberal do Porto. Durante a Assembleia Legislativa Constitucional, que promulgaria a Constituição de 1822, os deputados portugueses procuraram meios para isolar e sabotar a delegação brasileira que para lá se dirigia."

    Conceição Lemes

    Salve, Hans Bintje. O que sugere sobre o tema? Abração, mande um beijo meu pra Carolyn

    xicobarreto

    Rapaz voce esta ferrado Napoleão na tua bunda, comendo todo mundo, voce não tem nem banan trazida do Brasil para comer, pede arrego aos ingleses, que expulsão os franceses e depois vai a praia?
    Vai é abrir os portos as nações amiga, vai ter que acabar com a escravatura, vai ter que assumir certas dividas, o que vc pensa, que os ingleses ~sao idiotas, é o preço do mercado cara. precisou eles te ajudam, depois eles te enviam a contar pra vc pagar.
    Um Estado só é soberano enquanto detentor do controle de suas riquezas, caso contrario, beleléu, ta nas mãos da bancas, se a banca estiver maus das pernas, voce tem que ergue´la, senão voce quebra junto, então todo o esforço para a banca, isto nem é neoliberalismo, é estado fianciado mesmo, por rentistas ( agiotas no bom sentido heheheh ),
    Se voce nao sabe disso basta ler Edgar Allan Poe – é um poeta que escreveu varios livros nmostrando como a sociedade inglesas viveu com a renda dos outros paises.

    Silvio I

    Hans Bintje:
    Quando o Rei de Portugal sai em direção ao Brasil, foi tirado de lá pela frota inglesa. Isso se fez a troca da abertura dos portos, para que os ingleses pudessem colocar seus produtos aqui e poder levar matéria prima.Coisa que sô fazia Portugal. Também o negocio dos vinhos portugueses, que já pertenciam aos ingleses. Essa foi à condição para tirar o de Lisboa. A frota portuguesa estava na ruína, às velas podres, incluso mastros podres, uma das naves perdeu o mastro. Essa informação, de que José Maria Lisboa convenceu o Rei a abrir os portos, e conto do vigário. Portugal foi roubado por os jesuítas. Bom, ladrão que rouba outro ladrão, tem 100 anos de perdão. Os portugueses levarão de Brasil 72.500 kg de ouro, que terminarão nas mãos do Vaticano. E os Reis em seus 13 anos em Brasil rasparão todo o que tive se valor para levar o para Portugal. E os portugueses que aqui ficarão, já estavam ricos em esses 13 anos,da coroa no Brasil.

Leonardo Câmara

Bom, isso não é assim uma graaaaaande novidaaaaaaaade… Portugal sempre manteve uma relação digamos subalterna com as principais potências europeias, principalmente Inglaterra e França, afim de evitar a absorção pelo império espanhol (cf. [Fenando Novais, Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial 1777-1808]).

O que vemos ainda é desdobramento da crise colonial referida por Novais. Eles não tem mais de quem tomar os bens em outros continentes, começam a tomar uns dos outros. Natural numa civilização regida por valores inescrupulosos.

dastenras

portugal sempre foi simultaneamento colonizador e colonizado, e nas duas funções dá-se ares de importância: "como se atrevem eles a resistir" ou "como se atrevem eles a nos subjugar" são duas faces da mesma arrogância. os indignados que se indignem de uma vez com esses nacionalismos. a luta é contra o poder sem distinção de nação. quanto a camões, com todo aquele dom para a rima, é apenas mais um simbolo dessa arrogância, portanto que trema no tumulo. se a europa é lixo ou não, na realidade, se o mundo é lixo ou não, isso vai depender dessa nova geração de indignados e o que eles fizerem com a sua raiva. a divida não é deles, e nem os herois do passado, entao abandonem de uma vez o camoes, e os herois ridiculos da historia colonial. deixem tudo pra trás, comecem de novo e nao peçam pela liberdade. tomem-na.

Deixe seu comentário

Leia também