

Manifestantes protestam em frente ao hotel em que Temer está hospedado em Lisboa. A polícia portuguesa reforçou a segurança. Fotos Joana Berwanger/Sul21
Michel Temer é recebido com protesto em frente a hotel em Portugal
Joana Berwanger*, no Sul21, em 10/01/2017
O presidente Michel Temer foi recebido por manifestantes na manhã desta terça-feira (10) quando se deslocava de seu hotel para o velório do ex-presidente português, Mário Soares, em Lisboa.
Cerca de 20 manifestantes do Coletivo Andorinha, da Frente Democrática Brasileira de Lisboa, se posicionaram em frente ao Hotel Ritz por volta das 9 horas da manhã (horário local), segurando cartazes com dizeres “Fora Temer” e “golpista” e gritando palavras de ordem.
Durante o ato, os manifestantes gritaram “em Portugal e no Brasil, sempre em defesa dos valores de Abril”, uma alusão à Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, movimento social que deu origem à restauração da democracia, o fim da ditadura militar de cinco décadas no país europeu e, posteriormente, a adoção de uma Constituição com orientação socialista.
Temer viajou no final da tarde de segunda-feira (9) acompanhado do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes.
Além de Mendes, a comitiva brasileira conta com a participação do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e do ex-presidente, José Sarney.
O presidente disse, nesta manhã, que o objetivo da viagem, além de prestar condolências pela morte de Soares, é estreitar os laços entre seu governo e Portugal.
Apoie o VIOMUNDO
“Mário Soares intensificou enormemente as relações com nosso país, tanto que fez amizade com presidentes do nosso país, como Sarney e Fernando Henrique Cardoso, de quem era grande amigo e com quem chegou até a publicar um livro de diálogos. O nosso gesto serve para reforçar as ligações entre Portugal e Brasil, enaltecida pela figura do grande português Mário Soares”, disse.
O corpo de Soares, atualmente no Mosteiro dos Jerônimos, onde é velado, será conduzido em um cortejo fúnebre, a partir das 13h (horário local), que passará por pontos da cidade de Lisboa que fizeram parte de sua vida, como a sede do Partido Socialista, do qual foi co-fundador.
O enterro está previsto para começar por volta das 15h (horário local), no Cemitério dos Prazeres, restrito aos familiares.
A decisão de Temer de participar do funeral ocorreu no último domingo (8).
A viagem a Portugal levantou uma série de críticas na imprensa brasileira após a ausência do peemedebista nas cidades onde aconteceram três chacinas em presídios.
Após a cerimônia fúnebre de Mário Soares, Temer deverá voltar diretamente ao Brasil.
Leia também:
Wadih Damous: Temer e Moraes fazem espuma sobre crise prisional





Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!