VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

STF decide amanhã se Lula será ou não preso na semana que vem; Barroso e Gilmar trocam ofensas; veja vídeo

21 de março de 2018 às 15h01

Pontuamos a ele [Fachin] que a questão da presunção de inocência, que é um tema magno na Constituição e do nosso ponto de vista constitui até cláusula pétrea, não pode ser fulanizada, porque envolve o destino de milhares de pessoas aqui no Brasil que, eventualmente, tenham uma condenação em segunda instância. Wadih Damous, depois de se reunir com o relator da Lava Jato no STF

Habeas corpus de Lula será julgado nesta quinta-feira no Supremo

Se derrotado, ex-presidente pode ser preso na semana que vem

POR ANDRÉ DE SOUZA, em O Globo

BRASÍLIA — A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, anunciou nesta quarta-feira que o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será julgado na sessão de quinta no plenário da Corte.

Lula poderá ser preso na semana que vem, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, irá avaliar os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente. O julgamento foi marcado para o dia 26, segunda-feira, às 13h30.

— Comunico aos senhores ministros e advogados presentes que tendo sido liberada anteontem uma decisão no habeas corpus de relatoria de Fachin e, pela urgência, será apregoado na data de amanhã por não haver possibilidade de pauta anterior, até porque o prazo é curto e semana que vem é Semana Santa — disse Cármen Lúcia no começo da sessão desta quarta-feira.

Assim, o ministro Marco Aurélio Mello, que ia suscitar uma questão de ordem para o plenário analisar ações que tratam da execução da pena após segunda instância, desistiu de fazer isso.

— Estava pronto para suscitar questão de ordem. Mas não vou fazer diante do anúncio de Vossa Excelência — disse Marco Aurélio.

PS do Viomundo: O PT queria que o STF julgasse primeiro as ações diretas de constitucionalidade da OAB e do Partido Ecológico Nacional (PEN), justamente para não “fulanizar” o debate, ou seja, para não parecer que a decisão do STF beneficiaria Lula.

Agora, como o julgamento será específico e o entendimento atual da Corte é baseado em decisão anterior, de 2016, não é certo que haverá a maioria de 6 a 5 em favor do ex-presidente. O habeas corpus pode ser rejeitado, Lula preso e só depois o mérito da questão seria atacado pelo plenário do STF.

Como a decisão do TRF-4 sobre o último recurso de Lula está marcada para segunda-feira, o ex-presidente pode ser preso na própria segunda ou na terça-feira, horas antes ou depois da aparição de Sérgio Moro no Roda Viva.

Se não foi tudo coreografado, é uma imensa coincidência.

PS2 do Viomundo: Durante a sessão desta tarde, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes trocaram ofensas. “Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia”, disse o primeiro. “Sugiro que o senhor feche o seu escritório de advocacia”, respondeu Gilmar.

Gilmar sugeriu que Barroso fez chicana ao decidir que aborto até o terceiro mês não é crime numa turma, onde teria maioria, e não no plenário, onde corria o risco de ser derrotado.

Leia também:

CNJ vai analisar caso da desembargadora que surtou no Facebook

 

19 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

QUEM é na REAL Cármen lúcia!?

22/03/2018 - 10h24

Quem seria na REAL Carmen Lúcia?

Doutora Cármen Joana Lúcida D’arc

Et Jeanne D’arc, la bonne Lorraine
Qu’Anglais brûlèrent à Rouen;
Où sont-ils, où, Vierge souvraine?
Mais où sont les neiges d’antan?
*
Viva Minas Gerais!

Responder

julio

22/03/2018 - 03h28

Se depender do voto do Gilmar o Lula morre na cadeia, ou alguém acredita mesmo que o Gilmar vai trair a mídia parceira de longa data? Ele no julgamento do habeas corpus deve criar uma nova teoria para condenar o Lula sem prejudicar os seus partidários. Quem viver verá!

Responder

Trabalhador Neoliberal

22/03/2018 - 01h21

O que Lula está esperando para pedir asilo político?

Responder

Milton Correia

22/03/2018 - 00h08

O Supremo Tribunal Federal Não Pode Se “APEQUENAR” Diante Da Pressão Do Juiz Moro E Da Rede Globo! #MoroDitador
https://plus.google.com/u/0/photos/photo/101937311853316221781/6535224263711770018

Responder

FrancoAtirador

21/03/2018 - 20h51

“O dono de um grupo econômico de comunicação,
a rede Globo, vai a Brasília pressionar e fazer lobby no STF?!
Inacreditável, é um concessionário de serviço público!
Essa não é sua função!”
Gleisi Hoffmann
@gleisi
https://twitter.com/gleisi/status/976264545806282753

Responder

Luiz

21/03/2018 - 19h59

Gilamar Mendes está fazendo bulling contra os outros ministros dessa justiçinha

Responder

Julio Silveira

21/03/2018 - 19h23

Pobre do Lula, fez tudo que a Globo queria mas esqueceu do preconceito inato dos dirigentes do grupo, que o negam como camuflagem, mas o expõem em seus atos e flagras, que mostram ser essa uma estratégia para atender a interesses do mercado, do qual são devotos por necessidade de sobrevivencia. Apesar de estarem sendo desmascarados, ainda tem uma soma de poder formidavel, conquistado na cumplicidade das parcerias oligarquicas, tão preconceituosas e anti populares quanto, e conseguem articular nas sombras suas vi ganças para derrotar defensores de interesses populares. Por que significam isso significa nacionais preparados para se defenderem. E que fortalece o povo nacional do Brasil fortalece a cultura da nacionalidade e a própria cidadania brasileira. E isso limita seu poder e a condição de transformá-lo em business, grana, corrupta, traira, embaixo do panos.

Responder

FrancoAtirador

21/03/2018 - 17h42

Nada Impede que sejam Agrupados o HC e as ADCs
na Pauta de Julgamentos do Supremo, Amanhã (22)

Responder

    FrancoAtirador

    21/03/2018 - 17h57

    Representante da OAB acaba de Pedir Pauta para a ADC 44
    com a Anuência do Ministro-Relator Marco Aurélio Mello.
    A Carminha Consultou a Rede Globo e Indeferiu o Pedido.

    FrancoAtirador

    21/03/2018 - 18h28

    A Carminha optou por fulanizar a questão
    para dar argumentos aos NeoFascistas.

    FrancoAtirador

    21/03/2018 - 18h30

    O Mandado de Prisão já foi Assinado pelo Juiz Moro

    FrancoAtirador

    21/03/2018 - 18h36

    Em 17 de Março de 2014

    FrancoAtirador

    21/03/2018 - 18h41

    Data em que Alberto Youssef, o Delator Predileto, foi “preso” na Fraude a Jato.

Franci

21/03/2018 - 16h59

Como o stf virou uma casa de molecagem, parece ter havido mais uma armação aqui, com o julgamento do hc de lula antes da ação geral (relatoria de marco aurélio). E a molecagem, dessa vez, parece ser em cima da Rosa Weber, que já deu sinais de que, mesmo com entendimento pessoal diverso, vota em hc de acordo com a “jurisprudencia (?) atual do supremim” (que é a de prender após a condenação em segunda instancia). Como é mais uma pusilanime no stf, certamente a globo e a direitalha canalhas vão para cima dela de hoje até amanhã, para votar pela prisão de lula.

Para quem votou “não tenho provas cabais contra Dirceu, mas o condeno porque a literatura me permite”, por que não pisaria de novo na constituição, agora contra Lula, o que pode lhe render bem mais prestígio e outros benefícios (?) na canalhada golpista endinheirada.

A própria aceitação de Marco Aurélio de não por em mesa a ação geral é muita estranha e aponta para isso. Esse aí, Gilmar e Celso de Mello adorariam ver imagens de Lula preso, para só depois aprovarem a ação geral para soltá-lo.

Canalhice e molecagem não têm limites na togatura brasileira.

Responder

FrancoAtirador

21/03/2018 - 16h49

Carminha Recebeu no Gabinete
Fascistas do Vem Pra RuaBSB
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=372951

Responder

FrancoAtirador

21/03/2018 - 16h36

BolsoNazis Espumando de Raiva Pelos Cantos da Boca

Responder

Deixe uma resposta