
Sindicato dos Bancários lamenta morte de Luiz Gushiken
Funcionário do antigo Banespa, Gushiken presidiu a entidade entre 1985 e 1986, quando se elegeu deputado federal constituinte
O Sindicato dos Bancários está de luto. Perdemos hoje nosso amigo e companheiro de muitas lutas Luiz Gushiken. Ele presidiu o Sindicato em 1985 e atuou ativamente contra a ditadura militar e em defesa da categoria bancária. Funcionário do antigo Banespa, hoje controlado pelo Santander, sucedeu Augusto Campos na direção do Sindicato no processo de redemocratização do país.
“Para bem exercer o poder é preciso ao mesmo tempo gostar de exercê-lo e igualmente ter desprendimento em relação a ele”, dizia Gushiken. E poucos exerceram com tanto talento e humildade. Ele esteve à frente maior greve nacional dos bancários, defendendo os trabalhadores por melhores condições de trabalho e salários mais justos conquistando vitórias importantes para a categoria, como o tíquete-refeição e o auxílio-creche/babá, até hoje um direito assegurado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Gushiken também participou de a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).
Sua força, ética e competência serão sempre lembrados por nossa militância. Com sua morte, o Brasil e toda a nossa geração perdem uma referência intelectual.
Diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
*****
Luiz Gushiken foi um militante político brilhante, um conselheiro, um companheiro e um grande amigo.
Um homem íntegro que dedicou sua vida à construção de um Brasil mais justo e solidário.
Apoie o VIOMUNDO
No Sindicato dos Bancários de São Paulo, no Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Constituinte, no governo e em todos os espaços em que atuou, sempre defendeu a democracia, a classe trabalhadora e um mundo com mais harmonia e justiça social.
Nunca esqueceremos a contribuição generosa de Gushiken para a construção desse Brasil que sonhamos juntos e que sem ele não seria possível.
Neste momento de dor, queremos nos juntar e prestar nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e todos aqueles que, como nós, só podem agradecer a Deus ter convivido com uma pessoa tão iluminada quanto Luiz Gushiken.
Nossos mais sinceros sentimentos.
Dona Marisa Letícia e Luiz Inácio Lula da Silva
Leia também:
Catimba de ministros e manobra de Barbosa impedem Mello de votar
Bandeira de Mello: “Espero que os embargos ajudem a mitigar injustiças”
“Segredo no inquérito 2474 vai na contramão da Lei da Transparência”




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!