Silvio Caccia Bava: A hora da escolha

Tempo de leitura: 4 min

A HORA DA ESCOLHA

A campanha eleitoral do PSDB e das elites conservadoras neste ano traz características surpreendentes, porque consideradas superadas há muito tempo. É um renascer conservador que usa de todos os métodos, manipula, distorce, falseia, na tentativa de seduzir o eleitor sem dizer a que veio sem apresentar sequer um programa de governo.

Temas como a crença em Deus, o aborto, a liberdade de imprensa, a corrupção, dominam a agenda eleitoral e, em si, já demonstram que não é o futuro do Brasil que os preocupa, mas desclassificar e derrotar seus adversários por quaisquer meios. E é tal a manipulação que, neste momento eleitoral, apresentam estes temas como se fossem da alçada de decisões da Presidência da República, o que não é verdade.

A separação entre a Igreja e o Estado é um dos princípios que funda o Estado moderno, que também é assegurada na Constituição de 1988 e em todos os países ocidentais. Crer ou não em Deus, ter ou não uma religião, são temas da vida privada, de foro pessoal, e assim devem continuar para garantir o respeito à diversidade e pluralidade culturais, fundamentos da democracia e da paz, ou voltaremos aos tempos das inquisições e da fogueira para sacrificar os hereges.

A descriminalização do aborto não é uma “política para matar criancinhas”, como declara solertemente a oposição. É uma questão de saúde pública que se propõe para evitar a morte de milhares de mulheres, condenadas a enormes riscos ao realizarem seus abortos de forma precária e clandestina, sem qualquer apoio do poder público. E é importante frisar que também aqui, neste caso, a decisão por adotar estas políticas não é da Presidência da República, mas sim do Congresso Nacional.

A questão da corrupção, ela sempre esteve presente na política brasileira, na democracia das elites, que se servem deste expediente na defesa de interesses privados, afrontando a dimensão pública e o interesse coletivo. Se é verdade que os expedientes do “dá lá, toma cá”, estão presentes também no atual governo, o que é lamentável e demanda uma reforma política para instituir controles democráticos efetivos sobre Executivo, Legislativo e Judiciário, não dá para o PSDB posar de vestal, basta lembrar as denúncias da compra de votos que permitiram a FHC modificar a Constituição e ter seu segundo mandato.

Esta agenda eleitoral, fundamentalista e despolitizada, que não trata das questões que importam para o futuro do país, só ganhou importância pelo destaque que a mídia lhe deu – TVs e jornais – que atuaram de maneira articulada, impondo sua versão dos fatos e tentando transformá-la em realidade. Nunca é demais lembrar que uma das questões centrais da democratização de nosso país é retirar do controle de apenas 9 famílias estes meios de comunicação. A tão propalada ameaça à liberdade de imprensa nada mais é que a defesa deste oligopólio, que por sua vez representa o conservadorismo, agora mais radical neste fim de campanha eleitoral.

Assistimos a um deslocamento ideológico onde o PSDB passa a ocupar o lugar do DEM, e o PT o lugar do PSDB. Esta situação abriu um espaço à esquerda no espectro político. Se Marina tivesse se aliado aos pequenos partidos à esquerda, que nasceram como dissidências do PT, poderíamos ter tido uma opção eleitoral à esquerda, mas este não foi o caso, como se pode ver com o alinhamento informal do PV à candidatura do PSDB. Marina paga agora o preço de sua ingenuidade.

A expressiva votação de Tiririca para deputado federal combina com a despolitização desta campanha e com um sentimento de rejeição pela política e pelos políticos de importantes setores da população, que desconfiam da falsidade das campanhas eleitorais e desta manipulação midiática. Afinal, como as candidaturas à presidência prometem mais creches, escolas, saúde, se estes equipamentos e serviços são responsabilidade dos governos municipais?  Por que não falam de cambio, política externa, integração regional, projeto de desenvolvimento?

A verdade é que as candidaturas se dobraram à lógica das pesquisas eleitorais e das estratégias de marketing. Falam o que o eleitor quer ouvir. Prometem como sempre prometeram, a cada eleição. O importante nas condições atuais é construir critérios para avaliar as opções. E um deles pode ser o de comparar os governos que estes dois partidos realizaram e avaliar não só o quanto cumprem de suas promessas, mas o que fizeram pelo povo brasileiro.

Embora eles não estejam enunciados com clareza, existem dois projetos para o Brasil em disputa. O do PT é a continuidade de um processo de crescer favorecendo as grandes empresas nacionais e redistribuindo alguma (pouca) riqueza, permitindo a inclusão dos mais pobres. É a isso que se chama social democracia, uma antiga bandeira do PSDB. Já o projeto do PSDB é radical no sentido de favorecer o livre mercado, como se estivéssemos nos anos 90…  E o livre mercado não tem nenhum projeto de desenvolvimento autônomo para o Brasil e nem se preocupa com o interesse público. Não é preciso dizer que esta opção só favorece as elites tradicionais, que se transformam em sócias menores do capital internacional, quando o fazem. Nesse caso, nossas riquezas irão beneficiar outros senhores e a desigualdade aumentará.

Mas, mesmo com estas condições que deixam tanto a desejar, temos que fazer uma escolha.  Para muitos não será uma escolha pela sua identidade pessoal com um projeto político. Terá de ser uma avaliação em função das opções concretas. Falo especialmente para os que votaram em Marina no primeiro turno, para os que anularam o voto, para os que se abstiveram.

Silvio Caccia Bava
Diretor e Editor Chefe , Le Monde Diplomatique


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fernando

Parece que todo mundo só assiste o horário político do PSDB. Pois eu não vejo NADA de proposta da Dilma e também só vejo ataques ao adversário.__E sobre manipular mídia, vocês se esquecem que 8 anos atrás a rede globo, representada por ninguém menos que TARCISIO MEIRA, GLORIA MENEZES, TONY RAMOS E REGINA DUARTE, fizeram uma campanha em pról do Lula para a presidência no horário nobre da TV. O que aconteceu é que nessas eleições o PT foi presunçoso e negligente, e achou que apenas com a força do Lula conseguiria eleger Dilma, sem apoio da globo. E estão agora com o C*& na mão de medo porque esta mesma globo se doeu (ou recebeu mais $$$ do PSDB, como quiserem) e esta faznedo um 'pesudo apoio' para o Tucano. Acho tanta hipocrisia quanto o Serra querer coligar com igrejas. __O problema é que cada dia é mais difícil alguém ser REALMENTE imparcial e olhar os projetos (que alias não tinha nada de bom em camapanha nenhuma) que os candidatos apresentam sem olhar o número da Legenda. __Vamos pensar mais no país e menos no partido que o comanda.

    ADAUTO GONÇALVES

    Fernando, parece que voce não pende para nenhum dos lados. Nem para o time da Opus Dei, TFP, Piragine, Bergonzine, demotucano, privatização e retrocesso; e nem para o time que está ganhando, e que é o time do desenvolvimento com equidade e justiça. Por que não passa para o time do progresso, para o Brasil seguir mudando com Dilma 13? Serra é do Dem. Dilma é do bem. Ajude a si mesmo e ao brasileiros a eleger Dilma 13, Presidenta, para o Brasil não voltar a um passando (fh/serra), do qual nós não temos motivos para ter saudades.

sadaki yama

Sao respeitaveis opinioes de Sr. Silvio. Mas a realidade e mais cruel com os pobres deste sistema. Nao sou petista e discordo que PT ocupou a casa abandonada por PSDB. Trata-se unicamente de entender que como um dos poderes da Republica, o governante executivo tem o dever de melhorar a qualidade de vida de toda populaçao brasileira de 200 milhoes. Alimentos nao sao produzidos por supermercados, mesmo que a populaçao urbana, hoje maioria no Brasil assim pense. Bastam tres dias de corte no sistema de suprimento para virar um caos, o que significaria entao impor procedimentos, regras, leis e infernizar a vida dos agricultores, edos agentes que formam a cadeia de agressores e poluidores do meio ambiente via negocios na agropecuaria, ingenuamente acreditando que em oito anos podem mudar a cabeça das pessoas.? Qual foi uma unica proposta concreta que D. Marina , aquela que diz dedicar todo seu tempo ao Meio Ambiente, apresentou para alimentar seis e meio bilhao de habitantes deste planeta.? Generalidades todo mundo pode dizer. Mas, qual e a proposta para ser introduzida ja na economia ? Mais outro exemplo: vejam a fonte renovavel de energia que esses ambientalistas comparam na mesma categoria de aquecimento global. Aconteceu explosao no motor, so pode ser reaçao com oxigenio e formaçao de gas cabonico. Pouco importa se o combustsivel veio da cana ou petroleo, ou se produziu mais ou menos Mol de CO2, e se produziu mais ou menos Oxidos de Nitrogenio, enxofre ,etc. E os tais ambientalistas jamais pressionam politicas de transporte e energia os principais viloes. Por que ?
A grande maioria concorda que os politicos, e empresarios sao refens de marketeiros. So estes lucram. Quanto a trazer votos ou dinheiro no caixa ambos sabem muito bem que marketeiros sao incompetentes. Porem, se nao os contratarem nao serao aceitos como candidatos, ou demitidos do cargo de executivo.
O momento eleitoral e momento de debater politica, economia, direitos humanos, qualidade de vida, meio ambiente, mas começando pela Lei Eleitoral, passando pela elite dominante com seu departamento de divulgaçao da ideologia constituida por essas familias da grande media, o impossibilita. Nao e questao de reforma politica. E questao de hegemonia de uma classe.
Por isso quando Dilma fala de creche esta expondo seu programa de educaçao que vai desde o acompanhamento pre natal ate formaçao pos universitaria. Afinal nao e o programa que o atual governo ja começou ? Portanto nao se trata de dizer simplesmente o que o marketeiro quer, porque o creche e de ambito municipal.
A ansiedade e grande, e a sensaçao de que algumas oportunidades foram perdidas, e muita. Mas sabemos que o programa do PT e um dos cominhos certos para o Brasil. Nao e mesma coisa que escolher o menos ruim. Marina e Plinio apresentaram vontades e idealizaçoes de pensamento unico, sem fundamentos na realidade. PSDB & DEM significam utilizaçao das funcoes e forças do Estado para enriquecimento proprio.

    ADAUTO GONÇALVES

    Gostei das tuas colocações, Sadaki, mas por favor, só temos duas opções: ou votamos para o Brasil seguir mudando e se desenvolvendo; ou votamos no retrocesso, no atraso (DEM e PSDB).

. Fonseca

A nossa chamada esquerda esquece as vezes a que classe ela pertence.
A nossa esquerda é, na sua esmagadora maioria, pequeno-burguesa. Como tal tem todas as caracteristicas que tornam essa uma das classes mais – como negar – desprezíveis da sociedade. Egoísta, auto-referente,insensível a realidade dos mais pobres e intelectualmente arrogante. Dos leninistas aos tenentistas repassam seus textos xerocados e tentam encaixar a peça quadrada ( seu "ideal" ou seu "programa" pu sua "ideologia") num buraco redondo ( a realidade). Para essa gente é indiferente se milhões de brasileiros melhoraram de vida no governo Lula. Cade os soviets de deputados operarios e soldados? cada a reforma agraria sob controle dos trabalhadores? Não tem? Então não vale a pena! Anula-se o voto! Vota-se numa nulidade chamada Marina Silva… O inferno não tem um lugar quente o suficiente para receber essa gente!

Messias Macedo

QUESTÃO DE ESCLARECIMENTO: Informações colhidas junto ao alto comando da campanha da Dilma Roussef aponta que a vantagem da candidata será de 12 pontos – na próxima pesquisa IBOPE

FONTE: FONTE: jornalista Ricardo Noblat – no twitter dele!
BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Nilva

Uma coisa que tenho percebido em vários articulistas é a "ingenuidade da Marina". Faça-me o favor. Ela é macaca velha, tem mais de 20 anos de parlamento, conhece muito bem quem é quem lá dentro. Sem essa de ingenuidade. Vai pagar muito caro pelo seu personalismo em detrimento das pequenas conquistas da população mais humilde. Ela teve que ficar "neutra" porque assumiu muitos "compromissos" para levar a eleição para o segundo turno. Haja vista a questão do aborto batida e repetida por ela. Quem sabe aceitará ser ministra de um improvável governo tucano. Daí ela não terá mais os "supostos" problemas com a Dilma. Vai conviver muito bem com a Kátia Abreu e os ruralistas. Com a palavra, o Leal natureba biopirata.

Nilva

Olha, até que eu tentei explicar projetos mas parece que as pessoas são movidas à fofocas. E o pior é que repetem, repetem, repetem: A Dilma disse que era a favor e depois desmentiu. Ela falou sim, eu vi. E nem adinta tentar explicar que ela falou que nenhuma mulher pode ser favorável ao aborto (leia-se é contra) mas tem que haver descriminalização porque é um caso de saúde pública. Eles acham que é a mesma coisa. Pura ignorância. E fica nisso.

Messias Macedo

A SÍNTESE DESTA CAMPANHA PRESIDENCIAL!

Universidade contra a barbárie e com Dilma
Oct 18th, 2010
by Marco Aurélio Weissheimer.
em http://rsurgente.opsblog.org

Carta Capital
Eleições: o caluniador, figura da barbárie
publicada sexta-feira, 15/10/2010 às 13:21 e atualizada segunda-feira, 18/10/2010 às 12:54
O caluniador, figura da barbárie
por Juarez Guimarães, na Carta Capital
em http://www.escrivinhador.com.br – blog do jornalista Rodrigo Vianna

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Dartagnan Ferraz

Uma análise lúcida, não há um líder de esquerda de verdadeque empolgue. Não tem mas pode surgir. Agora, no momento a opção da esquerda é o voto em Dilma. No futuro aí se cria uma nova opção que não seja o tal partido verde da natura e da direita.

Eduardo Diniz

Alguém tem alguma receita para que a população brasileira preste atenção para o que está escrito no penúltimo parágrafo do texto em pauta?
Como fazer com que as pessoas olhem a essência de cada projeto?
Estou tentando fazer isto todo o dia. No trabalho, para gente estudada, para gente sem estudo,…. mas é difícil…
Abraços

Bonifa

Creches, escolas e saúde no Brasil, infelizmente, dependem de políticas e repasses do Governo Federal. Os municípios não estão amadurecidos o suficiente para produzirem suas própria políticas em relação a estas questões, nem teriam recursos próprios para sustentar tais ações. Por isso, um dos temas mais relevantes que jamais será lembrado por qualquer candidato, é uma política de efetivo suporte e amparo ao desenvolvimento e à modernização institucional dos municípios brasileiros.

francisco.latorre

manda pro chico alencar.

..

easonnascimento

Me desculpem mas quero falar outro assunto aqui. Estou indignado com esta edição do JN da Globo. Dilma acabou de ser inquirida. Sim inquirida, porque isso não é entrevista. Em seguida as explorações de matéria sobre Erencice Guerra e sobre a denúncia da Revista Època quanto ao caso do Cardeal. Sobre Paulo Preto nada. Absolutamente nada. Esta imprensa nos enche de revolta. Temos que enquadrar esta emissora. É uma vergonha.
http://easonfn.wordpress.com

Messias Macedo

Hotel confirma reunião de FHC com investidores

(…)
o propósito do encontro seria apresentar a investidores estrangeiros oportunidades de negócios no Brasil, com a privatização de estatais brasileiras no caso de vitória de José Serra.
Ainda segundo Braga, FHC estaria assumindo com os empresários o compromisso de venda de empresas como a Petrobras, Banco do Brasil e Itaipu, em nome de José Serra.
(…)
A jornalista Hildegard Angel afirmou em seu blog no R7, que “o fato é realmente grave e pode ser visto como um ato contra a soberania brasileira e seria importante tanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como o candidato José Serra virem a público esclarecer essa denúncia.”

FONTE: http://www2.tijolaco.com/

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Petras

Jesus já disse, quando enviou os seus discípulos para pregar: “Não temeis [os homens], pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber”.
Taí, hipócrita, o carequinha veio dar uma de “homem de bem”, contra o aborto, e dentro de sua própria família tem um caso para esconder…
Quem tem telhado de vidro não pode ficar se arvorando de “palmatória”!
Um pouco de humildade não faz mal nenhum…

Alan Tern

Excelente análise! Gostei em especial do trecho em que menciona as promessas de campanha (e comparativos de feitos de governos anteriores), que na realidade em sua maioria não são atribuição do governo federal, mas que são feitas por estratégia de marketing.

A campanha eleitoral desse ano até agora só mostrou baixaria, sujeira, manipulação e discussões irrelevantes e acaloradas (e confesso que também entrei nessas discussões irrelevantes algumas vezes). Faltou discutir o essencial, mas acho que isso não é do interesse da mídia, nem dos marqueteiros dos candidatos.

Deixe seu comentário

Leia também