Safatle: O suicídio da esquerda que aplica a pauta do liberalismo

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-08-19 às 22.52.12

O crime perfeito

por Vladimir Safatle — publicado 19/08/2015 03h57, em CartaCapital

A pauta do liberalismo brasileiro não será aplicada pelos liberais, mas por uma esquerda em autoeliminação

O Brasil não é para amadores, já dizia Tom Jobim. De fato, enquanto vários outros países latino-americanos tiveram longos períodos de conflitos violentos no interior de suas elites, com rupturas muitas vezes traumáticas, o Brasil conseguiu apresentar continuidades impressionantes. Sua elite tem o dom do acordo e da autopreservação. Ela sabe como criar situações nas quais toda tentativa de entrar em confronto contra seus interesses sai perdendo.

Mas há de se reconhecer que existem momentos nos quais a inteligência animal de nossa elite supera toda expectativa, demonstrando laivos de genialidade mefistofélica. Um desses momentos é exatamente o presente. Se eu fosse afeito à teoria da conspiração, diria que estaríamos vendo atualmente o crime perfeito.

No fim da eleição de 2014, o Brasil demonstrou-se radicalmente clivado. Era óbvio que tal clivagem não passaria, pois o nível de descontentamento e expectativa era muito alto para todos voltarem aos negócios de sempre. Em uma situação como essa, a primeira coisa a fazer é fortalecer a mobilização de seu próprio grupo. Você governa primeiro para quem te elegeu, ou seja, levando em conta as expectativas de quem te elegeu, pois são essas pessoas que te defenderão em contextos de tensão.

Mas eis que algum grande estrategista palaciano sugeriu uma manobra radical. O governo deveria esvaziar o discurso da direita, ao realizar o que Lula fez várias vezes, a saber, aplicar ações propostas pelo próprio adversário, colhendo nomes na seara do adversário para construir seu ministério. Assim, Dilma daria um sinal para os opositores e para a elite rentista do País. Algo como: “Fiquem tranquilos, pois não haverá conflitos de interesses com o governo”. A ala de esquerda da população que votou no governo viria por gravidade. Afinal, não haveria nenhuma outra opção para eles, gente que pode gritar, espernear, mas no final vota no governo e ainda faz campanha mobilizada pelo medo de a direita voltar.

Infelizmente, desta vez, o truque não funcionou. Ele foi aplicado de maneira muito farsesca para funcionar. Cansados de confiar em um governo que não temeu abraçar a nata do liberalismo econômico nacional, a ala de esquerda da população virou as costas e se desmobilizou. A ala conservadora sentiu o campo aberto e colocou seu sistema de pressão na rua. Pela primeira vez na história tal pressão não teve contrapressão. O desejo de impeachment cresceu, alimentado pela tentativa desesperada do presidente da Câmara de escapar da Operação Lava Jato.

Mesmo com o governo nas cordas, ficou claro, contudo, que a oposição não tinha unidade, que certamente entraria em fagocitose se assumisse o poder. O estilo brutalizado de Cunha era incapaz de aglutinar. Até que o golpe de mestre apareceu. Aterrorizado pela possibilidade de perder o poder, o governo foi procurado pelo presidente do Senado para um acordo em prol da “governabilidade”, agora defendida abertamente pela Fiesp, pela Globo e pelo sr. Trabuco, o verdadeiro chefe do ministro da Economia.

Na pauta, um conjunto de propostas para explodir de alegria qualquer liberal defensor dos interesses da elite rentista. O que seria visto, em situação normal, como proposições inaceitáveis por colocar em questão a natureza pública de certos serviços e direitos trabalhistas aparece agora como uma agenda positiva e responsável para tirar o Brasil da crise política.

Assim, tudo o que a direita sonhou será aplicado pelo governo dito esquerdista. É ele que pagará todo o preço, alcançando, enfim, o grau zero de apoio popular. Mas como o espantalho Cunha continuará amedrontando, tudo o que vier do agora esteio da responsabilidade da República, Renan Calheiros, será visto como um mal menor.

Assim, o crime perfeito se completa. Toda a pauta mais radical do liberalismo brasileiro será aplicada sem que os liberais tenham de arcar com o peso de aplicar tal política. Ela será aplicada não pelos liberais de plantão, mas por uma esquerda em vias de autoeliminação. Há de se admirar a astúcia da elite brasileira na defesa de seus interesses. Realmente, um trabalho de profissionais.

Leia também:

Consulta Popular: Não apoiar a retirada de direitos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ricardo

fico na dúvida se isso foi feito por burrice ou de propósito.

afinal, os petistas pobres de outrora são hoje milionários.

leiam “a revolta dos bichos”. descreve perfeitamente o que vemos.

já disse José Genoino, no passado:” a esquerda, quando chega no poder, só tem 2 opções: ou é cooptada ou vai pro gueto”.

o PT foi cooptado faz tempo. mas finge que está alinhado com os mais pobres.

francamente, aplicar a receita de Levy/Trabuco é fazer tudo o que os direitistas sonham. e um belo dum estelionato eleitoral.

o PT acabou, com suas passeatas de pão com mortadela patrocinadas pela CUT, pra fingir que é povo.

Ricardo

Sérgio

Boa a análise do Safatle, mas comete alguns equívocos.
Não podemos nos esquecer que estamos falando de Brasil. E por aqui tudo é um pouquinho mais complicado. Não somos uma ilhota, assim como também não somos um país qualquer, sem riquezas. Muito pelo contrário. É riqueza a dar com pau. Aqui tudo precisa ser feito com muita sutileza e malícia. Se Lula logo na chegada fosse mexer na caixa de marimbondos, em muito pouco tempo estaríamos fora junto com ele. Tem que deixar os capitalistas ganharem e ganharem bem. Só com uma diferença, enquanto fossem acumulando mais riquezas, seria possível uma melhor distribuição de renda, melhor educação, política de inclusão, como a de cotas…Muito foi feito. Muitos erros, muitos acertos. Bem menos do que poderia ter sido realizado. Qualquer mudança real no Brasil demanda tempo. Tarefa para décadas. São mais de quinhentos anos de Casagrande, não nos esqueçamos. E, muito importante, nada está acabado. Estamos caminhando em direção a um melhor país. Não se engane quem acha que não.

FrancoAtirador

.
.
Syriza Racha e Dissidentes Formarão Novo Partido
.
(http://www.brasil.rfi.fr/europa/20150821-grecia-dissidentes-do-syriza-formarao-novo-partido)
.
.
Apocalipse Grego: Versalhes ou Brest-Litovsk?
.
(http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Apocalipse-grego-Versalhes-ou-Brest-Litovsk-/6/34299)
.
.

Matheus

Governistas com a bunda ardendo por causa do texto do Safatle.

mineiro

eu sempre detestei esse partido o psol , mas ultimamente quem ta dando nojo esse partido maldito traidor , o pt. o pt nao tem diferença nenhuma dos outros partidos , faz tudo o que eles fazem. e o pior de tudo , esse poste que hoje desgoverna o brasil , vai acabar com o resto do partido. nao queria nao , mas concordo plenemente com o texto, infelizemente. esse poste de pres. ta entregando tudo de mao beijada.

    Neto Jose

    É fácil resmungar e falar sem saber o que fala. Vc está enganado e o Safatle, como sempre, fazendo campanha partidária. Eh por isso que a política vira essa zona. Os dois extremos, as pequenas representações, à direita e à esquerda, não demonstram um mínimo de respeito às diversidades das realidades e aos interesses do país. Jogam ambos, na hipocrisia e no quanto pior melhor. Quanto mais tornam-se conhecidas e aparentes essas aberrações, mais valoriza-se o extraordinário trabalho político realizado até aqui por uma minoria que vc diz que é tudo igual. Igual é a diversidade da realidade observada por um olhar obtuso que só enxerga as brumas propositadamente produzidas para causar essa cegueira nos olhos incautos.

    mineiro

    respondendo ao comentario, nao me confunda com esses calhordas da direita nao , companheiro? e nao com esses esquerdistas sem noçao. para começo de conversa eu votei nela as duas vezes e sempre votei nesse partido para pres. nunca deixei de votar. e tambem nunca votaria nessa direita asquerosa maldita, mas so que esse poste de pres. e é poste mesmo , perdeu o rumo desde o primeiro mandato , do segundo em diante ela ta entregando tudo de mao beijada. é so olhar os fatos e esse texto no momento esta falando a verdade infelizmente. e o pior de tudo vai dificultar para as proximas candidaturas progressista pela frente. tem que mudar de rumo sim , essa dai ja bandiou para direita ja muito tempo , é duro mas é verdade.

    Paulo Justino

    Creio que todos que buscam se eleger irão precisar de mídia e dinheiro. Sendo assim, todos que entrarem no jogo irão sujar as botas. Quem não o fizer não terá muitos representantes eleitos. E isso é que estamos apenas falando de uma instância de poder. São todos iguais?. Não é claro. O principal é ver quem vota a favor de mudanças para aumentar a democracia. Por exemplo como votaram com relação ao “investimento ” de empresas em eleições?

mineiro

sempre votei no pt para pres. mas ja to de saco cheio desse poste de pres. que nao vale nada. fica ai justificando isso ou aquilo , fala que o pais vai voltar a crescer. mas na verdade mesmo esse poste maldito ta governando mesmo é para os banqueiros e a elite. me engana que eu gosto e o pior de tudo , o pais esta paralisado, na mao do pmdb maldito , da policia federal , judiciario , congresso , pig e senado. o pais é governado por essa turma.

Patrick

Sobre os radicais de esquerda (Syriza, em português), com seu mega plano de privatizações de 45 bilhões de euros na Grécia, nem uma palavrinha dos psolistas, que passaram os últimos anos colando seu nome ao deles.

O Mar da Silva

Dessa vez, a análise do Safatle tem razão. O governo eleito para defender uma pauta progressista vai aplicando exatamente as medidas que todo liberal sempre desejou com ataques aos direitos sociais.
Os apoiadores vão deixando claro sua insatisfação, posto que foram traídos por um discurso eleitoreiro, e a direita vai seguir – mesmo cambaleante – batendo forte no governo com a ajuda inestimável dos grupos de mídia.
Não poderia haver situação para o partido que venceu quatro eleições e vai levando o que sobrou de esquerda para o desgaste frente à população.
A cada dia vai ficar mais difícil assistir ao governo ligado a movimentos progressistas com sua política liberal afugentar aqueles que o elegeu e viu o discurso da eleição ser trocada por uma pauta do candidato derrotado na urnas.

FrancoAtirador

.
.
Enquanto isso, o Bloco Monolítico do Capital Financeiro,
.
que tem hoje em suas mãos a Mídia-Empresa Fascista,
.
faz um Absoluto Bloqueio à Informação aos Cidadãos,
.
a tal ponto que, a toda hora, a Militância aqui embaixo
.
tem de esclarecer ao Povão – o que só vê TV e escuta Rádio,
.
além de receber Milhares de Spams do PSDB pelo UátizÂpi –
.
que a ‘Corrupção Generalizada’ não quebrou a Petrobras,
.
que continua uma das Maiores Empresas (28ª) do Mundo
.
e que, mesmo com o Massacre da Mídia-Empresa Falsária,
.
teve Lucro de quase R$ 6 Bilhões no Primeiro Semestre;
.
e está extraindo 800 Mil Barris/Dia de Petróleo no Pré-Sal
.
que em pouco tempo elevou o Brasil às Primeiras Posições
.
entre os Países com Maiores Reservas Provadas do Planeta.
.
(http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados)
(http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-25-maiores-empresas-do-mundo)
(http://abdul-haikal.blogspot.com.br/2011/03/10-maiores-reservas-de-petroleo-do.html)
.
.
Ademais, este militante aqui debaixo, relativamente informado,
.
tem de explicar, com Extrema Paciência e Aplicação Didática,
.
que o Aumento do Desemprego no País e que a Queda Brusca
.
na Arrecadação das Receitas da União e de Estados e Municípios,
.
atualmente ocorrem por Conseqüências da Operação Lava-Jato
.
que ao indiciar os Empreiteiros – os Sócios das Empresas Nacionais
.
que atuam na Área de Construção Naval, de Sondas e Plataformas –
.
está ao mesmo tempo inviabilizando as Contratações pela Petrobras,
.
provocando à Redução das Atividades na Base Produtiva Industrial,
.
desde a Extração de Minérios, Indústria Metal-Mecânica, Siderurgia
.
até a Produção de Máquinas, Peças e Equipamentos, e o Comércio,
.
quebrando, assim, a Rede de Empregos Gerados por Subcontratações.
.
(http://imgur.com/2BVbim5)
(http://www.cnmcut.org.br/conteudo/ramo-metalurgico-gera-quase-23-mil-empregos-em-janeiro-de-2013)
(http://www.stimepa.org.br/noticias/1042/quatro-novos-estaleiros-devem-gerar-30-mil-novos-empregos-na-industria-naval.html)
(http://www.stimepa.org.br/noticias/1137/industria-naval-devera-alcancar-100-mil-empregos-ate-2017.html)
(http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/01/petrobras-reduz-investimentos-e-desacelera-ritmo-de-projetos.html)
(http://www.noticiasdemineracao.com/storyview.asp?storyID=826953825&section=Neg%F3cios&sectionsource=s1450700&aspdsc=yes)
(http://www.fiepr.org.br/fomentoedesenvolvimento/cadeiasprodutivas/uploadAddress/metalmecanico%5B19560%5D.pdf)
(http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/05/20/internas_economia,649376/freio-nas-usinas.shtml)
(http://www.stimepa.org.br/noticias/1369/dia-historico-cidade-de-rio-grande-para-em-defesa-do-polo-naval.html)
(http://www.cnmcut.org.br/conteudo/rio-grande-para-em-defesa-do-polo-naval)
(http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2015/08/queda-na-arrecadacao-reflete-retracao-economica-afirma-receita)
.
.
Matéria Ilustrativa
.
16/04 às 19h36 – Atualizada em 05/05 às 15h31
Jornal do Brasil
.
Crise no Sul Fluminense: Volta Redonda enfrenta queda na atividade econômica
.
Reportagem: Pamela Mascarenhas
.
Volta Redonda, a 134 km da capital do Rio de Janeiro,
é mais uma das cidades do Sul Fluminense que vem sofrendo uma crise.
.
A Prefeitura, que assistiu recentemente ao TSE
cassar o mandato do então prefeito,
Antônio Francisco Neto [PMDB-do Cunha-RJ],
enfrenta Quedas na Arrecadação de ISS, de ICMS
e nos Repasses de Royalties de Petróleo.
.
Além disso, sente o reflexo da situação de cidades vizinhas
que têm forte presença da indústria de automóveis,
também em crise.
.
Para completar, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), instalada no município,
lida com problemas devido principalmente à queda dos preços do minério de ferro.
.
Com a redução na atividade econômica, as dificuldades chegam ao mercado de trabalho.
.
Em uma praça na região central,
desempregados se reúnem todas as manhãs
em busca de contatos.
.
“Já não tem mais onde colocar currículo”,
comentou um dos que estavam na praça
quando o JB visitou o local.
.
O Jornal do Brasil esteve com uma equipe de reportagem
em municípios da região Sul Fluminense na última semana,
para conversar com trabalhadores, empresários, prefeitos
e especialistas sobre os efeitos da crise.
.
Confira a terceira reportagem da série.
.
Numa Praça historicamente usada
como Ponto de Encontro
de Desempregados em Busca de Contatos,
a maioria deles aceitava conversar
apenas em off com a reportagem.
.
“Eu tenho um nome a zelar aqui em Volta Redonda,
não posso aparecer dizendo que estou passando fome”,
disse um deles.
.
Segundo ele, os trabalhadores “não têm mais onde colocar currículo”.
.
Mecânico, ele foi demitido em janeiro da empresa que trabalhava há um ano e nove meses,
devido à crise.
.
“O desemprego está muito grande.
Essa turma que você vê aí tudo (sic) está correndo atrás de emprego,
fora os que que não vêm aqui na praça, colega da gente,
que a gente sabe que está desempregado e não vêm aqui”,
comentou Adeir Cruz de Gregório, encanador industrial,
nascido e criado em Volta Redonda.
.
Antigamente, ele contou, empregadores recrutavam pessoas
na própria praça, o que não acontece mais.
.
Adeir estava trabalhando em Itaboraí, na área do COMPERJ,
e foi demitido em janeiro.
.
A praça em Volta Redonda, que ficava lotada
em tempos de Fernando Henrique Cardoso
e Fernando Collor de Mello, explicou,
foi esvaziada nos últimos anos
com os governos e Lula e Dilma,
mas voltou a ficar cheia
com a crise criada com a Petrobras.
.
“O Governo do Lula e da Dilma, para Trabalho, foi o Melhor.
No Governo Fernando Henrique, isso aqui ficava Lotado.
Do Collor, ficava Lotado.
Mas agora, que veio essa roubalheira aí [SIC],
as coisas estão só piorando”,
destacou Adeir.
.
“Em Volta Redonda não tem emprego,
a gente tem que sair para trabalhar fora”,
completou.
.
Outro que estava na praça
e trabalhava no COMPERJ
era Evandro, de 31 anos.
.
“Eu só saí porque a crise da Petrobras
mandou todo mundo embora lá do Comperj”,
contou.
.
Ruan Felipe de Oliveira, da construção civil, está desempregado há dois meses.
.
No ano passado, quando também perdeu o empregado,
demorou apenas uma semana para encontrar outra vaga.
.
“Está piorando cada vez mais. Não tem emprego para nada.
Todo dia acordo de manhã cedo e não aparece nada.”
.
Outro que estava na praça, e não quis se identificar, está desempregado desde janeiro.
.
“Eu que pedi para sair, só que eu saí numa péssima hora.
.
No Comércio, a Cidade percebe uma Redução do Consumo
e de Investimentos por parte dos Empresários…
.
(http://www.jb.com.br/economia/noticias/2015/04/16/crise-no-sul-fluminense-volta-redonda-enfrenta-queda-na-atividade-economica)
.
.
Some-se aos Fatos a Queda do Preço do Petróleo no Mercado Internacional,
.
o Recente Choque Cambial Interno na Economia, que já estava se dolarizando,
.
e o Plano Marinécio que, Sem Aviso ao Povo, aplicou um Tarifaço Energético
.
e embarcou a Taxa de Juros numa Sonda da NASA Rumo ao Espaço Sideral,
.
e tem-se a Receita do Mote Midiático: ‘Culpa da Dilma e dos Petralhas do Lula’.
.
.

batista neto

Safatle sem noção, me lembra o Joselito da saudosa MTV.

    Julio Silveira

    Cidadão, pretenso esquerdista, ou quem sabe apenas um “esquerdista novo liberal” , a leitura do Safatle é precisa e muito pertinente. Quanto ao boneco que você assistia no MTV, cuidado, as vezes de tanto se usar um cachimbo fica-se com a boca e sem percebermos, e pior o defeito que vemos na boca alheia pode ser uma simples negação da imagem que reproduzimos no espelho. Mais ou menos como macacos que senta no proprio rabo para falar do rabo dos outros.

Deixe seu comentário

Leia também