Rogério Correia conclama todos que querem imprensa livre da interferência dos poderosos a defender Nassif

Tempo de leitura: 2 min

“CULPEM O MENSAGEIRO”: SOBRE A LUTA DO PREMIADO LUIS NASSIF PARA EXERCER SUA PROFISSÃO

Por Rogério Correia*, em perfil de rede social

“Estou juridicamente marcado para morrer”.

Com esse título, o premiadíssimo jornalista Luis Nassif faz a denúncia de uma operação sincronizada, envolvendo segmentos do poder Judiciário, atuando através de vários processos que, na prática, inviabilizam o exercício da atividade pelo conhecido e influente profissional.

E não estamos falando de um profissional qualquer, muito menos dos proliferadores de fake news que infelizmente invadem as redes sociais, alguns deles vindo do mesmo meio jornalístico.

Nassif é, certamente, entre os jornalistas vivos brasileiros, um dos mais respeitados e premiados.

Já ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, foi finalista do Prêmio Jabuti de literatura, inúmeras vezes escolhido o melhor jornalista de economia do país pelo Prêmio Comunique-se.

Durante anos sua coluna diária na Folha de S. Paulo era apontada como uma das mais lidas e influentes.

Foi pioneiro no jornalismo eletrônico, através da Agência Dinheiro Vivo, e um dos primeiros a ingressar na chamada blogosfera, sendo peça-chave na criação de uma nova arena de debates.

Mas Nassif cometeu um “pecado”.

Ele nunca recuou na crítica da mídia (foi ele inclusive um dos poucos na grande imprensa a criticar a cobertura do caso Escola Base nos anos 90, hoje reconhecido como o mais conhecido e triste episódio de erro jornalístico no país), nem na crítica aos abusos do Judiciário, e principalmente nunca arredou pé na crítica às falácias dos “especialistas” do mercado financeiro, aqueles que diariamente vendiam, e ainda vendem, milagres para o Brasil enquanto somam os milhões arrecadados em operações do mercado.

Ao optar por essa linha, Nassif sofreu e sofre as consequências de um turbilhão poderoso a trabalhar contra sua atividade profissional.

Em seu último texto sobre essa perseguição, o jornalista mineiro de Poços de Caldas cita os casos de que é vítima, um por um.

Em todos eles, percebe-se nitidamente o papel persecutório desempenhado por procuradores, juízes e magistrados em geral que não aceitam o papel crítico do jornalista. É uma parcela apenas do Judiciário, como bem sublinha Nassif no artigo, mas o suficiente para, pela pressão financeira, tentar obstruir o exercício da profissão.

Chamo a ABI, a Fenaj, os sindicatos de jornalistas, enfim, toda a representação profissional a posicionar-se na defesa de Luis Nassif.

O que ele enfrenta diz muito mais sobre o Brasil do que sobre ele mesmo. E isso precisa ficar claro em tempos obscuros como o atual.

Minha total solidariedade ao jornalista, colocando o mandato Sempre na Luta à disposição daqueles que, a exemplo de Nassif, querem a livre informação, sem interferências dos poderosos de governos, empresas ou burocracias jurídicas.

*Rogério Correia é deputado federal (PT-MG)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Walter Delgatti Jr, o Hacker Paparazzi que invadiu os Celulares de Celebridades
como Bonner, Luciana Gimenez, Ana Hickmann, Deltan Dallagnol e Sergio Moro.

https://youtu.be/UxIS1yxuv68
https://pt.org.br/em-entrevista-a-cnn-hacker-diz-que-lula-era-o-foco-de-moro-e-dallagnol/

Francisco Ritter de Abreu

Absurdo, o que fizeram com o saudoso PHA, também. Todo o apoio ao Nassif, gênio, instituição do jornalismo verdadeiro.

Henrique Martins

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/durante-campanha-crivella-disse-que-paes-e-que-seria-preso,872730f54262f6b02976c5878677a1e95pk1spwp.html

E aí mito?
Ontem o senhor defendeu uma decisão esdrúxula do seu capacho no STF liberando políticos enrolados com a lei da ficha limpa.
Vai dar o ar da graça hoje para defender Crivella ‘cidadao de bem’?

Cláudio

Força Nassif!!

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/brasil/ao-tcu-exercito-disse-que-a-cloroquina-era-esperanca-a-milhares-de-coracoes-aflitos

Então tá. A administração pública está submetida a princípios tais como legalidade, transparência, publicidade, eficiência, razoabilidade, etc. Gastar milhões em medicamentos sem comprovação científica para dar “esperanças à população” é ilegal e configura improbidade administrativa, sobretudo, se tal medicamento pode colocar a saúde da população em risco. Inventa outra….. Vocês simplesmente compraram esses medicamentos seguindo ordens de um louco. É o tal de um manda o outro obedece.

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/freixo-defende-psol-no-bloco-de-maia-para-eleicao-na-camara/

“Nossa prioridade tem que ser aquilo que nos une e não o que nos separa”.
Valeu Freixo.

Zé Maria

Os Colendos e Excelsos Tribunais estão massacrando financeiramente
o Jornalista Luis Nassif, notadamente para fechar o Jornal GGN.

“Estou Juridicamente Marcado para Morrer”

Por Luis Nassif, no Jornal GGN: (https://t.co/gfJr7RltUr)

https://twitter.com/luisnassif/status/1340653315667992576

Deixe seu comentário

Leia também