Amaral: A direita alugada não entende minha integridade

Tempo de leitura: 3 min

amaral

NOTA À SOCIEDADE

do portal do PSB, sugerido por FrancoAtirador nos comentários

“Hoje (19/08), fui agredido pelo pasquim eletrônico assinado pelo ex-jornalista Ricardo Noblat. A direita alugada não compreende minha integridade. Irrita-lhe minha coerência política e meu papel como Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de cuja refundação fui responsável em 1985.

Fui vítima de ataque, que me apontou como artífice de suposta conspiração contra Marina Silva. Noblat pretendeu, em sua manifestação tomar verídica sua infundada tese, valendo-se de frase que atribuiu a Eduardo Campos, hoje morto. Mortos não se defendem, tampouco atacam.

Logo que a tragédia da morte de Eduardo Campos se abateu sobre o meu País e meu partido, nessa ordem, começou o assédio para que o PSB anunciasse sua escolha óbvia para a recomposição da chapa presidencial. A primeira cobrança foi feita ainda no aeroporto de Congonhas quando me deslocava para saber do nosso líder. O mau jornalismo já estava açodado na noite daquela quarta-feira fatídica. E não mais parou.

O partido e eu pessoalmente tomamos e mantivemos a decisão ética – incompreensível aos que carecem dessa matéria prima – de que só cuidaríamos de novos caminhos quando tivéssemos enterrado nosso amigo. Vivíamos um luto e pedíamos respeito.

Distribuí nota com esses esclarecimentos, bem como dei fartas explicações aos que nos procuravam por definições. Além da política, existem a vida e a morte, além da fofoca, o respeito humano pelos que se foram e pelos que choravam.

Os idiotas de plantão desconheciam que eu havia conversado com Marina Silva sobre esse procedimento, com meus colegas de Executiva Nacional e com a família de Eduardo Campos. Sepultado o líder, não cessam as dores. Mas os entendimentos foram abertos, começando por conversar com Renata Campos e, em seguida, com Marina. Amanhã será a vez dos partidos que integram nossa coligação.

Nesse meio tempo, ouvi os companheiros dirigentes e nossos principais quadros. Não cabe a um presidente socialista ter candidato, mas conduzir o partido ao encontro da melhor solução e esta é aquela que mais nos une e nos faz vencer o transe e a campanha. Cabe-me construir, ouvindo. Buscar a melhor alternativa partidária para a cabeça de chapa e seu vice. É o que estou fazendo.

Cabe-me levar o resultado aos partidos coligados e submeter nossa proposta.

Tal decisão não é ato de exclusiva vontade do PSB. Muito menos pertence à imprensa, como alguns parecem acreditar. E o PSB decide e só decide através de suas instâncias partidárias e meu dever é preservar essas instâncias e suas autonomias e exigir que elas sejam respeitadas.

Sempre procurei fazer a grande política, deixando a política miúda, da troca de favores, afagos e comissões para o baixo-clero. E não faço de adversários eventuais inimigos de carreira. Tanto eu quanto Eduardo sempre preservamos a amizade de Lula, de cujo governo fomos ministros dedicados. Isso jamais impediu um legítimo projeto político do PSB e inclusive disputar com ele as eleições de 2002.

A Executiva Nacional, reafirmo, reúne-se amanhã, dia 20, na sede do PSB em Brasília, para opinar e votar na plenitude de sua independência e segundo suas consciências, atentos ao destino do nosso Brasil. Nosso dever é com o destino do Brasil e os valores socialistas, os mesmos que pautaram a vida de João Mangabeira, Hermes Lima, Antônio Houaiss, Jamil Haddad, Miguel Arraes e Eduardo Campos. Valores que levaram Eduardo ao projeto da candidatura presidencial. Ele morreu lutando por isso. Por isso não desistiremos do Brasil.

Roberto Amaral

Presidente Nacional do PSB

Brasília, 19 de agosto de 2014″

PS do Viomundo: Tive a infelicidade, eu, Azenha, de testemunhar pessoalmente o assédio a Roberto Amaral diante da casa do ex-governador Eduardo Campos, no Recife. Um suposto jornalista político, querendo emparedar o presidente do PSB, afirmou: “Mas o Brasil está esperando!” Um gaiato ao meu lado, assustado, perguntou: “Quem é esse jornalista que fala em nome do Brasil?”

Leia também:

Urariano Mota: O que vimos no último domingo foi tudo, menos velório


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lafaiete de Souza Spínola

PENSEMOS NISSO:

Potências estrangeiras fazem de tudo para o Brasil não dar certo.
Querem ver o circo pegar fogo!

Querem dividir, dividir, para dominar. Até o país, se houver uma rachadura, eles tentarão dividir. Para tudo isso cultivam testas de ferro, aqui dentro.

É preciso muito cuidado para não fazer o jogo dessa gente que se vende por algumas patacas ou muitas. Disseminam a ideia de que todo ser humano tem seu preço e ficam esperando que milhões de brasileiros aceitem como infalível essa afirmação.

Concordo com estudos bem fundamentados sobre a existência de 3 a 5% de psicopatas no meio da sociedade. Isso já começa a ser comprovado através de testes sofisticados usando a ressonância magnética.

Se considerarmos somente os 3%, o Brasil está infestado com 6 milhões. Considerando que são frios; calculistas, manipuladores e desprovidos de sentimentos de culpa ou compaixão; é assustador pensar na legião de manipulados, num país com tão baixo nível educacional.

Um povo com alto nível educacional a manipulação é mais difícil, tem que ser mais sofisticada.

Este é um dos motivos que me leva a considerar o investimento na EDUCAÇÃO a nossa prioridade.

ricardo silveira

mineiro

se o psb se aliar a lacraia , falsaria , pilantra e a direita golpista ,ai sim vai ser mais um partido a ser execrado pela historia. para sobreviver a isso o psb tem que abandonar a lacraia e sua turma de golpista. porque se nao vai para o buraco sem duvida alguma e sua historia junta.

ricardo silveira

Muita conversa para dizer que é um político sério e que não aceita pressão. O PSB sai menor com Marina, e não adianta conversa.

Mardones

“Quem é esse jornalista que fala em nome do Brasil?”

A lista é inexistente. Há pseudos-jornalistas que integram a lista daqueles que gostam de falar em nome de um suposto país.

Vlad

“Sempre procurei fazer a grande política, deixando a política miúda, da troca de favores, afagos e comissões para o baixo-clero”

Coméqueé??????????

Já está assim a coisa?

FrancoAtirador

.
.
O COMETA G.A.F.E.* pretende abater o pouco que resta de esquerda no PSB,

para Marinar e depois Voar Livre, Leve e Solta nas AérioNaves Tucanas.
.
.

Urbano

Senhor Roberto Amaral, sem que eu nunca fosse buscar propositalmente, mas aos pouquinhos, com uma informação aqui, outra informação ali, sempre através dos Blogs Progressistas, sobre a sua pessoa, adquiri certo apreço pelos seus posicionamentos e, por conseguinte, pelo senhor principalmente na condição de político. Daí então, eu chego até a ficar triste pelo PSB haver optado pela escolha da atual candidata à Presidência. Até a condição de vice era sofrível, embora arriscada tanto quanto o principal. A candidata já provou por A + B que não dispõe do mínimo necessário para engrandecer a Presidência da República do Brasil; provavelmente, muito pelo contrário. Ademais, em verdade, em verdade o que há de mais patente é que houve apenas uma dança de valores equivalentes, até por todo o ocorrido dos últimos quatro anos. Além de que, a coisa não é bem a de não desistir do Brasil, mas a de não desistir do ego de ser presidente do Brasil. E o pior dessa escolha é que pode advir outro acidente de percurso, embora nem mesmo as pesquisas feitas nas coxas apontem, e a tragédia se abater sobre a cabeça de milhões e milhões de brasileiros inocentes, diferentemente daqueles que, desprovidos de um mínimo necessário da presença de neurônios, ajudaram a eleger.

    Urbano

    Esqueçam o soblaterar boston…

Márcio

Marina tem estreitas ligações com Guilherme Leal, Al Gore e Camerom. Logo, logo, o PSB tornar-se-á o Partido do Sectarismo Brazileiro, um partido de prosélitos dos EUA, Canadá e Inglaterra: adeus Petrobras, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal e Amazônia Brasileira.

Edgar Rocha

Questão de princípios deve ser integralmente respeitada. Não interessa se o prazo de enlutamento e o respeito aos familiares irão prejudicar ou beneficiar a quem quer que seja. Deve ser respeitado e pronto. Estratégias à parte, Roberto Amaral está completamente protegido por esta premissa e o ônus é de quem tentar desrespeitá-la. Um pouco de rigidez frente ao pragmatismo e à ‘legitimidade’ da luta política de baixo nível conservam as instituições e os dentes de malandros que querem ser mais espertos que todo mundo.

Bertold

Não sei porque o esperneio de Roberto Amaral contra o abjeto Noblat. Ele não está apenas inventando coisas nem impondo nada ao psb que todo o mundo mineral já não saiba. De que coerência pode falar Amaral, retidão ou ética que o psb não tenha violado desde 1985? Uma candidatura sob o argumento fajuto de marcar posição e ajudar no crescimento do partido mas que no fundo divide à esquerda e faz alianças abjetas à direita? Ontem vimos que o psb confirmou tudo o que os famigerados jornalistas da mídia especulavam: Marina como candidata a presidente e Beto Albuquerque, um dos caras mais à direita do psb, como vice, para garantir que em nenhum momento o partido deixe de ser um fator a considerar quando se trata de conseguir um anti Lula ou anti PT. Fala sério!

roberto

Esse jornalista que fala em nome do Brasil, é um autêntico espécime da raça PIG,não é branco nem negro e portador de raiva, que já consumiu-lhe o cérebro e qualquer resquício de humanidade.

Gerson Carneiro

Azenha, o gaiato é o “jornalista” que diz que fala em nome do Brasil.

Marat

A direita midiática está louca para assediar e impor à Marina as ordens de seus patrões, direto de Washington, mas é bom eles se lembrarem que ela nem do PSB é, e que deverá respeitar o que o partido mandar, inclusive as diretivas que sejam indigestas ao PSDB, verdadeiro partido da impren$$$a.

    Maria Apafrecida Jube

    Hoje dá para entender porque empurraram ela para o PSB, 50 anos depois o IMPÉRIO ataca novamente.

    Mário SF Alves

    Será ela um novo Jânio Quadros, porém de saias?

Brancaleone

Quando ouço alguem de algum partido falar em “ética”, “respeito”, “honra” me lembro da Comorra e da Yakuza que tambem tem lá suas éticas, seus respeitos e suas honras… e que tambem acham serem corretas…

    L@!r M@r+e5

    A “ética” de Marina Silva não vai durar 5 minutos se ela ganhar a ser Presidente. Não existe “Super-homem” salvador. Isso é ilusão. Se chegar ao poder, ela vai ter que governar com as leis e os grupos que estão no poder. Ela vai ser uma frágil refém da imprensa. A política só vai mudar pela política e não com pseudo-heroísmo.

edson

Dr. Roberto Amaral é um politico competente e malicioso.Portanto tem pleno
conhecimento da situação da CANDIDATURA DE MARINA,e o que pode ocorrer com
a legenda do PSB. Inclusive diminuir. A decisão será sábia e com prudencia.

    Almerindo

    Pelo jeito irá manter a Marina…

    É isso

    O PT, por exemplo, poderia ter lançado Lula e ganhar de primeira, mas preferiu arriscar com Dilma. Por isso, o mais ético era o PSB nem lançar ninguém,

    cassio

    Concordo! O risco é grande para o PSB, havia um projeto para 2018, não só para o partido, como até para a Marina. Mas a pressão da elite é grande, uma vez que o PSDB é inércia total.

Deixe seu comentário

Leia também