Qual será o futuro do PV?

Tempo de leitura: 3 min

por Carlos S. Bandeira

Se o PV declarar apoio a Serra num pouco provável 2º turno, como declarou José Luiz de França Penna, presidente nacional do partido, é sinal de que o grupo de Marina foi derrotado nas disputas internas. O grupo de Marina Silva saiu do PT com a promessa de levar o partido para a esquerda, tirando da influência do PSDB.

Um dirigente político próximo a Marina contou que, dentro do acordo para a entrada dela no PV, estava a progressiva renovação de toda a sua direção, que estaria encerrada no começo da campanha. Nessa renovação, a maior parte da direção seria formada por aliados de Marina, em sua maioria aguerridos petistas, diminuindo o peso da velha direção, próxima do PSDB.

Não se pode subestimar o peso político desse grupo, que é de esquerda. Tanto que fizeram uma grande discussão sobre a possibilidade de Marina entrar no PSOL. Não entraram no partido porque avaliaram que teriam menos alianças, apoios e votos em um partido de extrema esquerda e, principalmente, pelas condições que foram oferecidas pelo PV.

De duas, uma: ou Marina se divorciou do grupo que a acompanhou no seu mandato no Senado ou também será traída pela velha burocracia do PV, que teria mantido o controle partidário. Nesse quadro, o PV deve entrar em crise depois das eleições. Caso não se confirme a vitória de Dilma Rousseff no 1º turno, a crise deve estourar em outubro, em torno do posicionamento do partido na disputa da petista com José Serra.

Na campanha, o discurso de Marina coloca no mesmo nível os governos de FHC e Lula. Ou seja, parece que essa disputa está empatada. Na linha tênue da disputa interna entre os verdes tucanos e petistas, a campanha de Marina ficou amarrada, perdendo a perspectiva de discutir com profundidade os pontos fracos do modelo de desenvolvimento em curso no nosso país.

Por exemplo, os impactos ambientais e sociais do avanço do agronegócio (incluindo os transgênicos e os agrotóxicos), do desmatamento da Amazônia (inclusive a regularização da grilagem e a anistia aos desmatadores, com a MPs 422/458), as mudanças no Código Florestal, das grandes obras de infraestrutura (como a hidrelétrica de Belo Monte)

Além disso, a candidatura verde poderia ter manifestado a defesa da pequena agricultura e da Reforma Agrária (foi Marina que apresentou no Senado o projeto que fez do 17 de abril o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária), como alternativas para um novo modelo de desenvolvimento para a agricultura.

A partir do que projetavam as forças que estão ao lado da candidata desde os tempos do PT, a campanha de Marina ficou aquém das expectativas. E se o partido anunciar apoio a Serra em um eventual 2ª turno, a permanência desse grupo no PV ficará inviável.

A dúvida está no postura que adotará Marina. Se ela ficar neutra, a tendência é que a disputa dentro do partido cresça. Com a confirmação do apoio do partido a Serra, os setores mais à esquerda devem abandonar o PV. E, possivelmente, abandonar Marina. Difícil imaginar qual será o seu destino, porque voltar ao PT não parece viável e, entrar no PSOL é pouco provável, pela crise que esse partido entrará a partir do dia 4.

Outra possibilidade é Marina manifestar apoio a Dilma, se contrapondo à velha burocracia do PV. Dessa forma, aplacaria a insatisfação do seu grupo político, deixando aberta a guerra interna no partido, mas com a legitimidade de uma grande votação. Mesmo assim, ficará estranho o partido aderir a um candidato no 2º turno, enquanto o seu maior expoente declara apoio a outra.

Nesse quadro, o melhor (ou menos ruim) para o PV é que a eleição se resolva logo no 1º turno. A guerra interna não estará resolvida, mas pontualmente adiada. Mesmo assim, o clima no partido continuará ruim. E as perspectivas de transformá-lo em um partido verde necessário, que discuta como desenvolver o país de forma sustentável, como projetava o grupo de Marina, estarão praticamente perdidas.

Carlos S. Bandeira é jornalista e atua no Distrito Federal ([email protected]).


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Danilo Paro

"a campanha de Marina ficou aquém das expectativas" 20 milhões de votos…..aquém né……

Marcelo

Com apoio de Marina e do LULA ate eu ganho uma eleição me desculpa mas esse povo é burro so pq lula saiu do lado de DILMA o povinho vai la e vota.

Moreno

nesse caso, ainda restará à marina a dignidade de dar uma banana (orgânica, é claro) para o PV e declarar apoio pessoal à dilma…
será?

milton de menezes

a Marina vai ficar igual a Heloísa Helena… à propósito, alguem lembra dela?

portilho

AZENHA, viva Marina presidente do BRASIL em 2026.

Se Nagao

Marina perdeu no Acre, perdeu para a Dilma e para o Serra, aliás é só ver nos estados amazônicos a sua votação, "quem não te conhece que te compre", teve muitos votos no nordeste onde o povo ainda não sabe quem é ela. Na classe média pseudo-intelectualizada ficou chic votar na Marina. Caetano Veloso e Gilberto Gil muito antenados (oportunistas) montaram na onda verde e fizeram campanha para a Marina. O futuro da Marina será de tantos outros de esquerda que iludidos pela direita ficará pelo caminho. Será paparicada pela direita até o final do 2º turno e depois será jogada no ostracismo.

eduardo santana

Leiam as MP´s 422 e 458. Como a Marina pode ser traíra de um governo que a boicotou? Essa história da Natura vs Índios é "a quebra de sigilo", o "caso Erenice" que o PT arma para a Marina, raciocinem e deixem de ser zumbis, caixas de ressonância de blogs panfletários.
Os brasileiros não precisam ser reféns do PT/PSDB. Foi isso que a Marina mostrou. Isso qualifica a campanha eleitoral e força tucanos e petistas a repensar condutas, ganha a Democracia.

    GeorgeLuckas

    tem razão…vamos esquecer o crescimento econômico, o desenvolvimento social, o combate a fome e o índice de gini…

    igualdade social e desenvolvimento econômico…isso é passado, o futuro agora é camada de ozônio e aquecimento global, os pobres que morram de fome…

    tsc tsc tsc, não nego que haja corrupção no ParTidão e que exista retrocessos em alguns pontos…mas não pode, aliás, não deve negar tudo o que já foi feito…

    a Marina Verde não é a terceira via…

    Marina Silva é um blefe, mais uma articulação da direita inflada pela mídia…

    particularmente eu quero ser refém do progresso que o Lula do PT injetou no país.

Reginaldo'

A Marina está de fato mudando o resultado da eleicao. Nao do jeito que ela dizia: quebrando o plebiscito. Ela está adiando o plebiscito dando uma chance pro Serra. Esse é o papel que ela desempenhou. O resto é conversa. Colocou ambientalismo ou desenvolvimetno sustentavel na agenda? Balela, ela nem sabe definir de que desenvolvimento sustentavel está falando. De fato, ela capturou diversos tipos de votos vacilantes. Aqueles que têm aversao ao PT mas tinham vergonha de declarar voto no Serra. Agora podem votar na Marina, ajudando o Serra e declarar o voto sem vergonha. Capturou tambem o voto, no nordeste, de uma parte do eleitorado que vê nela uma figura (fisica) mais proxima do que a Dilma. Isso tambem conta, em alguma medida. E ela captura, ainda, o voto chique: alguem já disse, está ficando cult votar Marina. Acho que a C.Torloni e o Vitor Fasano, os ambientalistas de boutique, vão voltar para a cena.

Nilva

Deu segundo turno mesmo. O Chinaglia falou que acha que a campanha demorou para detectar situações que estavam acontecendo e que mudaram os rumos da campanha. O Álvaro Dias disse que as ruas demonstravam que não haveria o massacre que as pesquisas indicavam. Que eles sempre souberam que haveria segundo turno e que o Serra vai ganhar.
O Chinaglia acha que a Marina não vai apoiar nenhum candidato. Eu também acho. Se apoiar, será o Serra, para ajudar a acabar com o "lulismo nefasto para o país"

Nilva

O problema da Marina com a Dilma é pessoal. Ela achava que seria a candidata do Lula. Mas, como o Lula gosta de se cercar de pessoas competentes e tolerantes, escolheu a Dilma. E ela ficou com bronca e resolveu tentar mostrar que é melhor que a Dilma, que o Lula escolheu errado e que, num segundo turno, ela ganharia. É inveja pura.

    Kleber

    Ela tentou mostrar e conseguiu. Ela estava coberta de razão. Caso o Lula tivesse optado por ela e não pela Dilma, não existiria segundo turno

Mauro

Como pode um partido que se diz ambientalista ter um vice que puxa o tapete dos índios da amazônia? Ele não aceita dividir um pouquingo do lucro com alguns indígenas! Esse partido não tem como se sustentar como un bloco ideológico pois tem mais tendências que o PT de antes da saída dos radicais de esquerda. O PT sofreu por muitos anos de um mal um pouco menor pois toda eleição havia o perigo de rachar, o PV tem como tendências desde a direita tradicional até a esquerda e esses interesses podem se conciliar em uma coligação por governabilidade mas não dentro de um mesmo partido. Digo que o mal que afligia o PT era menor pois ia da centro esquerda até a extrema esquerda e tinha o Lula com seu senso político a costurar um acordo quase impossível, por isso sempre foi o único candidato à presidência viável dentro do PT.

carlos s. bandeira

Plínio e a consciência tranquila – parte 1

Por Carlos S. Bandeira

Não tem jeito. Quando as eleições se aproximam, no seu ritmo, cada cidadão analisa o quadro e define uma posição. Ou a falta dela. De certa forma, mesmo sabendo que eleição só se sabe o resultado quando a população vai às urnas, o quadro atualmente parece desenhado.

Dilma tem os votos do setor beneficiado diretamente pelas políticas do governo Lula, além da maioria dos movimentos sociais e da esquerda brasileira. Aqueles que são frontalmente contra Lula, o PT, a esquerda, as lutas populares e qualquer avanço progressista vão com o Serra. Quem está me cima do muro, admitindo avanços no governo Lula assim como valores no governo FHC votam em Marina.

Um fenômeno interessante para a análise é o voto dado a Plínio de Arruda Sampaio. As pesquisas de opinião apontam que o candidato não chega a 1%, embora tenha participado de todos os debates na TV e tenha muito mais exposição do que seus pares da esquerda fora do petismo, como Zé Maria, do PSTU, Ivan Pinheiro, do PCB, e Rui Costa Pimenta, do PCO.

Plínio e seu partido, o PSOL, não tem grande base social organizada, que garanta uma votação relevante, tanto em quantidade como em acúmulo político. A maior parte dos seus votos virá da militância do seu partido. No entanto, ele tem a simpatia e deve ter apoio de um “voto de consciência”. Não necessariamente consciência da disputa política em jogo em 2010, mas algo ligado à relação do cidadão com o seu voto.

Uélintom

GUerra interna no PV?! Duvideodó!

Marina sabia que o partido em que se meteu é aliado do PSDB de Norte a Sul há muito tempo. Ela não esteve um segundo sequer iludida com a possibilidade de transformar o PV e traze-lo mais para a esquerda. A não ser que o ego dela estivesse tão inflado que achou que só de estar no PV isso ocorreira naturalmente. Duvido. Ela estará de braços dados com PSDB e DEM já no curto prazo.

E tem mais. Se houver mesmo segundo turno, ela vai ganhar inimigos, e não apenas adversários, na esquerda. Isso vai facilitar a entrada dela na velha direitona. A questão é: a direitona quer Marina? Pois é, acho que não. Se ela permanecer por lá será para ficar abaixo do Roberto Freire, afinal, a vaga de Puxa-Saco/Baba-Ovo Mor já é dele.

Que fim de carreira para Marina… aspone do aspone.

José

Viva Marina, presidente do Brasil!

maconheiro

Vai virar uma grife de milionário !!!

Abdelnur

….FHC já está reformando a "Caverna do Ostracismo", O Caaetano é que está chateado, pois vai ter que cozinhar para mais gente…..

EDUARDO

Band incrivelmente as 4 hs passa filmes e não repercute Vox, meus comentarios não são publicados, tijolaço fora do ar, Carta Capital soh sai amanha; tá parecendo um acordão incluindo os sem midia para não massacrar Datafolha, Ibope e PIG, ou seja Dilma ja eh presidenta no primeiro turno. Faz sentido não? Azenha conta logo o q vc estah sabendo e acaba com essa angustia.

    José

    Segundo turno!

Daniela Lima

O problema da Marina é o seu partido!

mario de BH

Marina hoje estaria sendo eleita governadora do Acre pelo PT ou até mesmo pelo PV. Acredito que assim ajudaria muito mais o povo que sempre diz ser tão sofrido. Além de ser uma plataforma para no futuro uma candidatura à presidente.

Marcelo

"Vaidade meu pecado favorito", esta foi a frase que o diabo trensvestido de reporter disse depois de inflar o ego do jovem advogado com a promessa de um reportagem exclusiva em um grande jornal (filme O advogado do diabo).

v

Marina escutou o canto da sereia.

Marcos Roma Santa

Marina talvez seja a invenção mais repugnante da direita brasileira, nos últimos anos. É pura maquiagem (da Natura) ambientalista, a cobertar o velho projeto entreguista e segregacionista da classe dominante nacional, acolitada por uma classe média arrogante, em sua alienação política, e pretenciosa em seus delírios de ascensão social.

    ejcs

    Não compro mais NATURA. Perdeu pelo menos uns 15 clientes por aqui.

Francisco

O negócio do PV é fumar, arranjar cargo e tirar onda de "intiliquitual". É um partido pequeno-burguês e ponto final. É útil (ou deveria ser…), posto que a classe operária, no seu afã (compreensivel…) de resolver os problemas do estomago, acaba negligenciando soluções viáveis no que tange ao meio ambiente. O PV por sí só é inprestável. Sem um componente de esquerda que o enquadre, viaja na maionese (natureba) e vamos todos viver de vela de cerar de abelha e energia tantrica.

Sagarana

Espero que não seja o mesmo do PT.

Rabuja

Acho que o PV vai buscar mecanismos estratégicos abrangentes e multicêntricos dentro de uma visão sistêmica para escolher o que fazer se houver um segundo turno. Resumindo, a parte (maior?) que sempre foi um apêndice do PSDB vai sair do armário por uns dias até o segundo turno e vai mostrar a cara, depois vai entrar no armário de novo e fingir que é um partido sério. O resto eu não sei.

Darcy Brasil

Já argumentei no blog do Emir algo que,quando estudava Ciências Sociais na Uff, me ocorreu defender enquanto tese de mestrado no futuro(coisa que não pude realizar por porblemas financeiros que me levaram a abandonar o curso).O surgimento dos PVs na Europa,coincide com dois movimentos políticos correlatos.De um lado, a crise dos PCs e da social-democracia européia (sendo esta última a principal fornecedora de "quadros" para os referidos PVs)e,de outro lado ,o avanço dos ataques ideológicos ao estado,patrocinados pelo neoliberlismo em sua defesa do "Estado Mínimo".A idéia de Estado como algo intrinsecamente corrupto e ineficaz,devendo ser tolerado apenas em seu formato em miniatura, parece ter penetrado as consciências sociais-democráticas dos países do chamado primeiro mundo,então também envolvidos com os efeitos deletérios da sociedade de consumo sobre o meio ambiente(incapazes de perceber que o principal fator de agressão sobre o meio ambiente são os altos índices de pobreza , de miséria e desigualdades sociais presentes nos chamados países do terceiro mundo,de que a quetão ambiental não é "a nova questão transversal",em substituição à "trasversilidade produzida pelo modo de produção capitalista",mas que continua sendo uma questão que fala da necessidade de substittuição do modo de produção capitalista pelo o socialista).Esta visão negativa produzida pela ideologia neoliberal contra o Estado,combinada à aversão ao sistema socialista,que se tornou característica da social-democracia desde a Primeira Guerra Mundial, levará os "verdes" a conceber uma "excrecência" que oporão ao papel do estado ,ou seja, a transferências das funções estatais ao chamado "terceiro setor",que ,pensado com cuidado,nada mais é do que uma proposta de "Estado Mínimo" vertida pela subideologia neolibeeral de matiz verde.Desse modo,embora a maioria dos atores não tenham conciência da peça de que participam, o neoliberalismo e os PVs têm muito mais coisa em comum do que se pode supor, não sendo surpresa a sua aliança e aproximação com o PSDB e com o DEM aqui no Brasil.O futuro do PV,portanto,considerando as suas atuais inflexões para a direita, é converter-se em uma linha auxiliar da direita,depositária de uma visão de preservação do ambiente santuarista,que muito interessa às intenções de converter a Amazônia,por exemplo,em área de "proteção" internacional,enquanto aguarda a chegada das corporações transnacionais do petróleo e minérios;por outro lado, os ambientalistas presentes em outros partidos terão que dar uma maior atenção ao debate das questões ambienatais,buscando travar a luta política e ideológica com essa visão "ecocapitalista" do PV,atraindo para o seu lado os militantes honestos do próprio PV( e sabemos que são muitos).

Manoel R.MELLO JR

Infelizmente, nestas Eleições de 2010, estamos presenciando alguns fatos lamentáveis sobre atitudes das Pessoas (José Serra , Marina , Alkmin , Richa , Plinio , Heloisa Helena , Alvaro Dias , Marco Maciel, Roseana Sarney, José Sarney, Cesar Maia , Aécio Neves , FHC , Artur O SENADOR QUE IA BATER NO LULA e outros mais que não valem a pena nem dizer o nome )e atitudes dos Meios de Comunicação (Globo, Folha de São Paulo, Estadão, Veja , TV Globo , e outras ) .
Na minha opinião , independente da ELEIÇÃO DE DILMA COMO NOSSA PRESIDENTA , que espero que ocorra hoje 03/10 , pelas Vias Democraticas , obtidas através de muitas lutas , por pessoas e instituições , no Periodo da Ditadura , acredito que estaremos observando e acompanhando tambem a DERROCADA MORAL E A FALENCIA DE CREDIBILIDADE APÓS A FINALIZAÇÃO DESTAS ELEIÇÕES , destas Pessoas e das Instituições dos Meios de Comunicação e estou me sentindo principalmente envergonhado de um dia ter acreditado em pessoas tais como MARINA , PLINIO E HELOISA HELENA QUE FIZERAM PARTE DE UM PARTIDO DE ESQUERDA E ABDICARAM TOTALMENTE DOS SEUS IDEAIS , NESTAS ELEIÇÕES , ONDE TORNARÃO-SE ZEROS A ESQUERDA NO FUTURO , quanto a outras Pessoas , elas ja são ZEROS A ESQUERDA.
Espero que para os Meios de Comunicação, seja criado uma LEI DOS MEDIOS , para realmente regulamentar e fixar para a Comunicação , uma justiçade entendimento igual para todos , no que tange a participação politica quando de Eleições e Divulgações nas Informações e que desapareça de vez o PIG.
Espero tambem que o Supremo Juiz Sr.Gilmar Dantas , seja convidado a retirar-se do STF, pela atitude contraria ao que preza uma Democracia em um Pais Democratico.

Infelizmente gostaria de estar tratando de outro tipo de texto , falando sobre o nosso Avanço em nossa Liberdade Democratico , sobre as Eleições e a festa que ela nos Proporciona , por estarmos vivendo num Estado Democratico , em sua plenitude em Nosso Pais e as coisas boas que o nosso Pais pode proporcionar.

Espero que a DILMA SEJA IGUAL EOU MELHOR QUE O NOSSO QUERIDO PRESIDENTE LULA , que nos ensinou muita coisa nestes 8 ANOS , ALEM DE DAR UM BANHO DE DEMOCRACIA NAS PESSOAS E INSTITUIÇÕES E QUE DEUS ABENÇOE A DILMA , NESTA TAREFA DE GOVERNAR O NOSSO QUERIDO BRASIL..

Lucia

Hoje na fila para votar, estava falando exatamente disso com um grupo de eleitores. Principalmente dela, sobre o apoio num eventual 2º turno, e todos concordaram que ela estar numa baita confusão. Estava entre a cruz e a caldeira, dificilmente ela sairá dessas eleições sem nenhum arranhão. Aliás, mudei uns três ou quatro votos, com argumentos de alianças, 2º turno ,desenvolvimento sustentável (o quê?????).

Marcelo de Matos

Não tem futuro.

David R. da Silva

Pra mim, essa TRAÍRA, já está no lixo da História. É uma caricatura humana, é um blefe, uma verdadeira farsa política.Em síntese: Uma Verdadeira VIGARISTA POLÍTICA. de Belo Horizonte.

george vidipo

Não entendi esta reportagem, pois o discurso e o posicionamento de Marina é de centro para direita. Qual esquerda que o reporte está falando, Marina apenas cumpriu um papel de tirar voto da Dilma, pape conservador. Se beneficiou de nao receber nenhum questionamento da midia e outras coisas mais. Parece-me uma liderança que cairá no esquecimento, triste fim.

André G

O PV, no Rio pelo menos sempre foi um partido conservador, gente do PV, hoje candidatos à deputados estaduais e federais, andou apoiando a causa da volta do Estado da Guanabara, para separar a república de Ipanema dos "pobres" da Baixada…

Walter Cesar

É bem triste a opção de Marina Silva no PV para presidente. Foi um erro político. As consequencias são as piores possíveis para ela. Não vejo espaço atual na sua importante/ "real"? causa. Fazer o que?

Nilson Xavier

À mingua, o antigo PV loteou a sigla para evitar sua extinção e agora se junta às aberrações como os Democratas (que não são), PSDB (que é neoliberal), o PPS (popular socialista?)… É isso que dá, colocar o marketing na frente da ideologia.

nadja volia xavier

Quero perguntar qual PV? Do RJ com Gabeira, aquele que votou pela privataria? Do Sirkis que sempre esteve atrelado aos governantes, o Cesar Maia, ou o Conde? Aspasia Camargo é só ir ao 9º andar da UERJ e perguntar! Bases nem pensar! Nos outros estados nâo sei. Mas não deve ser muito diferente do RJ.
A Marina caiu num engodo, ou participa do engodo? Mente descaradamente para os que pretendem votar nela. Não sente nenhuma dor de consciência, por isso?

Gerson Carneiro

E pra piorar a situação da Marina, se houver segundo turno, o Serra nem vai telefonar pra ela, agradecendo. Aí estarão enterrados os 15 minutos de fama da Marina Silva. Como dizia Bezerra da Silva: "malandro é malandro, e otário é otário".

Alexandre Oliveira

Extremamente inábil, concentradora de decisões e cercou-se de ongs ambientalistas das mais radicais, que vivem às custas de doações internacionais, das fundaçõs, Avina, Ford, Rockfeller, dentre outras. Sua passagem pelo MMA foi um desastre em termos de diálogo, impondo resoluções e portarias arbitrárias e inconsequentes. Ela ainda está muito VERDE para comandar o país.

cesar

Sobre o pv eu não sei. Um partido que nem existe como prática poliítica, não pode merecer atenção. Quanto a bla-blarina, eu acho que ela deveria se casar com o serra, morar em um jirau e se alimentarem de clorofila. E se cogitarem ter filhos, tudo bem: quando nascerem esperem uns 15 dias. Se não relincharem, batizem.

    Arlete

    Gostei. rsrsrsrsrsrsrsrrsrsrs………….

Haroldo Teixeira

Juro que tenho pena da ingenuidade da Marina e de seus aliados mais próximos. O Pv como partido se tornou um clone do PPS – apenas uma muleta para o PSBD. A oferta do PV era óbvia, apesar de subliminar: O Serra precisa de mais alguém para tirar votos da Dilma, para tentar embolar a eleição. E este alguém, apesar de parecer petista, teria que estar em um partido que lhe desse apoio no 2o turno. Como confiar num partido em que o maior expoente (Fernando Gabeira) se tornou uma sátira de si mesmo?
Por conta desta situação que jamais votaria na Marina. Não por suas posições, não por seu discurso, não por seu radicalismo religioso. Mar por achar que um presidente tem que ser inteligente o suficiente para não cair em uma armadilha como a que ela caiu.

Antonio Silva

O futuro dos verdes alaranjados e ocuparem uma secretaria (qualquer uma) num provável governo do Alkimim .

Quanto a alaranjada Marina, o futuro dela já está devidamente forrado de verdinhos e verdinhas .

franklin

É uma Heloisa Helena de COR DIFERENTE.

Mirtes Trinta

O PV no Brasil, desde sempre é uma farsa. Se engana queim quiser

Dilson

Algum dia vão chegar a conclusão que a candidatura da Marina foi uma manobra publicitária para alavancar as vendas de produtos da Natura.

    Mônica Rangel

    Dilson,já reparou que ela tem andado mais maquiada? Tô falando sério,gente!Dá uma olhada…

    Franciscão

    Há, há,há… muito bom Dilson.

Renato Lira

O PV, que tanto admirei na juventude, acabou faz tempo.

Hoje é um PPS mais, digamos, "sofisticado".

É um balaio de ecofajutos e de reaças, capitalistas e conservadores que puseram uma máscara de "modernetes".

Aqui em Brasília o candidato a governador do PV faz um discurso "em nome da ética", atacando os outros candidatos, citando o mensalão do DEM, mas não diz que o PV era da base de apoio a Arruda e que ele mesmo, Eduardo Brandão, do PV, foi secretário de Administração de Arruda. Demagogia pura.

É o grupo da antiga "esquerda festiva" que virou "direita rancorosa", principalmente no Rio.

É um partido de direita, com discurso hipócrita e demagógico, neoliberal e farsesco, travestido de moderninho, com toque ambientalistas.

Viram o aviãozinho da Marina? Mata o Tasso de inveja. E o vice dela, bilionário? A empresa dele está sendo acusada de biopirataria.

Este é o PV. Uma farsa.

El Cid

… em um dos debates dos candidatos a vice-presidência o dono da Natura escolhe o vice de Plínio e pergunta: Candidato, o que você pensa sobre o empreendedorismo nas camadas populares. A resposta foi aproximadamente esta: Uma balela! Porque pobre não tem facilidades para ser empreendedor. E graças às vendedoras da Natura que não têm direito trabalhista nenhum nem direitos sociais importantes, empresas como a sua tiveram o lucro que está aí. E assim caminha a humanidade verde. E que jatinho, hein?! – http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploa

El Cid

Os indios que tem pelenga na justiça com a Natura, que abram o olho…

Pedro

Só para denunciar que estão me censurando novamente no portal FOLHA.COM. Pelo que percebo, mantiveram apenas alguns favoráveis à eleição da DILMA, MERCADANTE, e à esquerda em geral, especialmente o PT, e todos os que são contrários. Não é a primeira vez e esclareço desde já que não me utilizo de palavrões, ofensas, xingamentos.

El Cid

por um lado, ainda bem que a Marina não ser representativa nessas eleições… toda intenção política que tem por trás a religião corre o risco de implementar fundamentalismos absurdos…
Deus não tem nada a ver com isso – mesmo porque um governante tem de doutrinar sobre crentes e ateus, não é mesmo?!

Mel

A midia ja escolheu quem vai inflar em 2014, a Marina. Discurso xoxo, carente de consistencia, alinhamento a direita, mas que seduz tanto a classe media alternativa que veste terno de canhamo, quanto as velhinhas carocas evangelicas.
Mas 2014 tem Dilma, tem Lula e tem Aécio. Muita agua vai rolar por debaixo da pinguela

ruypenalva

Ele pode ganhar um C, virar PVC, que é plástico usado para tubos em esgoto.

Carlos.

"Um dirigente político próximo a Marina contou que, dentro do acordo para a entrada dela no PV, estava a progressiva renovação de toda a sua direção, que estaria encerrada no começo da campanha."

Para conseguir o que deseja, o malandro promete até casamento, mas foge na manhã seguinte. Ela caiu na conversa do PV? AH, COITADA…

Antônia Vic

Gente, estou aflita. Alguma pesquisa de boca de urna? Azenha, como interpreta a situação de hoje? Votei cedinho, já dei inúmeros telefonemas. Estou agurdando.

Ernesto

Ainda não cheguei à conclusão de quem alugou quem nessa junção de PV com Marina.

O discurso da Marina é repleto de platitudes. Tudo é "preocupante", e vai ser resolvido com "ações integradas de políticas sustentáveis numa perspectiva do século 21", com variantes como "infelizmente não foi resolvido", e o será "através do debate com a sociedade e de políticas convergentes, capazes de produzir um projeto para o século 21 com sustentabilidade e ética”. Para temas polêmicos, "faremos um plebiscito".

O eleitorado ultra-conservador, e o envergonhado em votar em Serra, desaguaram na sua candidatura.

Passadas as eleições, o oportunista PV de Gabeira e Sirkis cuidará de defenestrá-la. Sem mandato, terá que buscar outro pouso para o messianismo de araque.

    El Cid

    … Ernesto, a Marina privatizou o discurso idelologico dos ambientalistas.
    Sua máscara caiu porque minimizou a capacidade do povo brasileiro de compreender que seu discurso vazio escondia a traição de suas proprias convicções picada que foi pela mosca do poder pelo poder.

    Não é à toa que os tucanos já ofereceram um ninho bem quentinho para agasalhá-la

    joão carlos

    Muito bom!

El Cid

A Rede Globo e suas novas razões – http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-rede-g
Enviado por luisnassif, dom, 03/10/2010 – 01:11
Por alfredo machado

Nassif:

Termina esta importante fase da vida política nacional, a campanha presidencial em que foi travado o primeiro grande enfrentamento entre os grandes grupos de comunicação e a sociedade civil, isto é, o embate de informação entre a mídia e a blogosfera, no qual esta última foi a grande e notável vencedora.

Esta disputa, na realidade uma verdadeira guerra, foi desenvolvida durante tres ou quatro anos, uma batalha diária fartamente documentada – a documentação, ao lado da informação instantânea é a grande vantagem da internet e, justamente por isto, a grande preocupação dos poucos grupos que dominam o setor no país, todos inteiramente desacostumados à prática do contraditório, todos historicamente habituados a fazer o que queriam e bem entendiam, a apoiar e a destruir governos, tudo de cima para baixo, isto é, sem precisar dar satisfação a ninguém quanto aos métodos por eles utilizados para convencer a população de suas verdades.

No ambiente da telecomunicação é inegável a destacada importância da Rede Globo, em função de seu poderoso canal de televisão que participa, há décadas, do jantar diário em todos os lares brasileiros.

Uma emissora criada na década de 60, a TV Globo dispõe de excelente padrão de qualidade técnica, ainda hoje só superado pelas quatro grandes redes americanas de televisão.

Com a expressiva transformação ocorrida na área da comunicação nestes últimos dez anos, motivada pelo surgimento de novas tecnologias que multiplicaram por diversas vezes a velocidade da informação, e por consequência a necessidade de todos na busca da informação (o resultado direto do fenômeno que ficou conhecido por globalização), o setor tornou-se alvo do interesse de parceiros até então estranhos naquele ninho, grandes grupos multinacionais que foram criados praticamente a partir do nada, mas de olho no potencial econômico dos novos mercados, a exemplo do que ocorreu com o setor de informática durante o período compreendido ente o início dos anos 90 até o estouro da bolha da Nasdaq. Naquela fase ocorreram enormes, fantásticas e inesperadas fusões e aquisições, todas visando um bom posicionamento no inédito mercado de bilhões de potenciais clientes.

Por conta deste novo mundo as empresas nacionais, como que antevendo o perigo iminente, passaram a tentar o controle do conteúdo e da informação na internet, como demonstram os diversos projetos que chegaram ao Congresso Nacional a partir de 2004, todos corretamente recusados – caso fosse aceito o projeto do senador Maguito Vilela, o último a ir a plenário, o país ficaria em condições semelhantes à da China e Coréia do Norte. Mais tarde outra carga, desta vez por meio de projeto dos parlamentares Eduardo Azeredo e Marco Maciel, uma iniciativa que, de tão absurda, não conseguiu que os próprios proponentes fossem defendê-la em plenário.

O perigo iminente supracitado é o fator econômico, pois todas as grandes empresas nacionais de comunicação enfrentam significativos problemas de ordem financeira, fato que as tornam inteiramente incapazes para enfrentar a inevitável cobiça de grandes empresas, naturalmente interessadas por um mercado com potencial superior a cem milhões de consumidores ativos.

(continua)

    El Cid

    (continuando):

    Hoje, o setor de comunicação é um dos mais anacrônicos da economia nacional, talvez o único em que existem sérias limitações ao capital estrangeiro, ou seja, está na contramão de tudo o que se observa no momento- um fato interessante, a TV Globo mostrou-se defensora intransigente do capital externo no pré-sal, ou seja, desenvolve um discurso para cada caso, variação que depende apenas do seu próprio interesse e nada mais.

    A razão principal da posição francamente tendenciosa ao candidato de oposição (este sempre teve o conivente silêncio daquele grupo em relação aos inúmeros desastres de seu governo em exercício) não era quanto aos destinos do país com uma presidente no comando, mas com a própria segurança, que ocorreria com o candidato amigo conseguindo postergar, por quatro ou mais anos, a inevitável revisão da regulação do setor, a exemplo do que ocorreu recentemente na Argentina; agora, esta bendita e aguardada postergação dificilmente ocorrerá, conforme já declarado pelo vencedor iminente desta eleição.

    Quanto à Rede Globo:

    1-Demonstra não conseguir interpretar a significativa queda de audiência que vem enfrentando, devido à concorrência de outras emissoras e, principalmente, à agilidade de informação oferecida pela internet, que, através de seus blogs de opinião, recentemente apelidados de 'blogs sujos", fizeram importante contraponto ao noticiário habitual, ao destruir imediatamente as notícias infundadas ou tergiversadas- a revista Veja, por exemplo, parou de lançar o briefing online de sua nova edição, procedimento habitual de todas as revistas, pois sabia que, na quinta-feira à noite, muitas das notícias que viriam na edição de sexta-feira poderiam ser completamente implodidas a partir de fatos concretos, documentos, etc.., ou seja, a última edição já chegaria aos leitores inteiramente desmascarada;

    2-Demonstra não conseguir interpretar a ascensão econômica das classes C e D, agora mais libertas daquela fonte de notícias e, por isto, menos assíduas ao plim-plim e cada vez mais assíduas da internet, Twitter e outras telinhas que fornecem informação "just in time";

    3-Demonstra não conseguir perceber a redução do acesso verificada nas classes A e B, aparentemente cansados daqueles diversos jornalistas inteiramente esquecidos dos universalmente consagrados princípios da profissão;

    4-Demonstra medo, muito medo do assédio dos bilionários grupos que estão a aguardar o rumo dos acontecimentos – o que aconteceu com o jornal O Dia, comprado pelo grupo português Ongoing, pode ser interpretado como um prenúncio, assim como a aquisição integral de sua Net por Carlos Slim;

    5-Demonstra não ter gestão corporativa eficiente (em minha opinião, demonstração de desmedida soberba), pois, ao invés de adaptar-se à nova realidade- no governo anterior, com 50% de audiência detinha cerca de 90% das verbas do governo federal, neste, com 45% de audiência detém cerca de 48% daquelas verbas, ou seja, era" subsídio ao vivo e a cores", preferiu "bancar" uma candidatura parceira de seus interesses corporativos, opção que mostrou-se desastrosa.

    De agora em diante permanecerá a oposição sistemática ao governo federal- desafio qualquer um a mostrar uma, apenas uma manchete daquele jornal em primeira página inteiramente favorável ao governo atual, isto é, sem nenhuma vírgula, nos últimos quatro anos. Tal atitude estará explicada, é questão de sobrevivência.

José Manoel

Azenha: como existem aspectos obscuros nesse partido, acho que o dito cujo vai para a lata do lixo. O papel ridículo que a neo seringueira prestou ao capitalismo desenfreado vai ficar escancarado para todos. Essa parceria, no mínimo, é muito estranha. É o famoso "dando que se recebe"!

Carlos

Nas zilhares de entrevistas após sair do governo, Marina creditou-se pelas realizações no MMA, sem citar porque ocupou o cargo, em que governo aconteceram….
Acompanhei toda a campanha no horário eleitoral noturno na TV e observei que ela não falou das tais realizações…
Por quê? Por considerá-las irrelevantes ou porque, se as mencionasse, as pessoas lembrariam do governo Lula?

    El Cid

    … e não é a toa que pessoa que ganha um título da ONGS. que e uma das 50 pessoas que pode salvar o planeta, nos aqui no Brasil não vimos nenhum feito dela desta grandeza, a não ser querer parar o desenvolvimento do Brasil, impedindo construção de Hidrelétricas estratégicas para o país, perseguindo empresários do meio agro-Business tudo em nome de uma proteção da natureza, mas onde poderia sair uma compensação para o povo da região Amazônia viver sem ter que agredir o meio ambiente ela fez acerto para que o mesmo que extorquindo know-how dos nativos, o seu vice podesse sair ao seu lado como candidato

Reginaldo'

Ainda é cedo para falar no futuro do PV, porque as estimativas de voto parecem um pouco infladas.E tambem porque nao sabemos quem ficará nas bancadas. E mais dificil ainda é saber o destino de Marina. O PV está longe de ser um partido – é mais uma agregação de inclinações semi-religiosas que só pensam num tema e sao incapazes de enunciar uma plataforma política mais ampla. O discurso de Marina foi indicacao desse limite. Fala num desenvolvimento sustentavel que nao define. Ela disse, no ultimo debate, que fez um plano de desenvolvimento sustentavel quando no ministerio. Rematada tolice. Acho mesmo que é incapaz de definir o que seja isso. A mencionada proximidade com a agricultura familiar e a reforma agrária foi substancialmente retórica – quando no ministério, suas ações nessa direção foram pífias, a reboque do Min. do Desenv. Agrário, que de fato tomou a dianteira. A campanha foi se dirigindo nitidamente para a direita – o que nao é de espantar, dada a composicao do PV e de suas candidaturas regionais. Marina acabou a campanha como desembocadouro do voto ultraconservador (o antiabortismo transmontano) e do voto envergonhado, daqueles que querem derrotar o PT mas tem vergonha de parecerem muito reacionarios, votando do PSDB e no DEM. E ela aceitou esse destino, até com certa facilidade. Se houver segundo turno, ela tem uma sobrevida política importante, já que poderia 'negociar' seu apoio a um dos dois. E depois disso? Se nao houver segundo turno, desconfio que terá destino semelhante à Heloisa Helena, algo que terminou melancolicamente no congresso do PSOL, no seu desaparecimento na campanha do PLinio e, agora, no seu virtual alijamento da disputa em Alagoas.

Fernando

Se Marina quiser mesmo sair da eleição maior do que entrou, não deverá declarar apoio a ninguém.
Se apoiar Serra, mostrará que o PV não foi renovado coisa nenhuma e continuará a ser partido de aluguel dos udenistas.
Se apoiar Dilma, mostrará incoerência depois de tanto tempo falando que o governo não tem compromisso com o desenvolvimento sustentável.

    Jairo_Beraldo

    E se ficar calada, será a bláblárina traíra da campanha.

    Américo

    Caro Fernando,
    Não concordo.
    A não declaração de apoio, significa em qualquer dos casos apoio ao inacabado.
    Por outro lado, não declarar apoio também é omissão, passando a mensagem de que
    somente o pv é o dono da verdade, portanto grandiosa soberba.
    por ultimo a Marina não pode jogar no lixo seu passado de militância no PT, ao fazer isto
    ela estaria se jogando no lixo sem direito a reciclagem, será incinerar-se políticamente.

    Nilson

    Concordo com voce, mas uma traira é sempre uma traira.

    Duarte

    Político que não assume posição em 2º turno quando há diferenças entre as candidaturas, entra em decadência.
    Marina não tem escolha, por proximidade tem que apoiar Dilma, ou entrará em decadência, porque perderá a identidade política antiga, sem ganhar a nova. Ela não vai ocupar o espaço de Aécio Neves, no centro-direita, nem de Eduardo Campos, uma nova liderança que irá se projetar mais nacionalmente. Garotinho foi bem votado em 2002 (17%), deu tantas piruletas políticas que perdeu a identidade e entrou em decadência. Marina para capitalizar tem que ocupar o espaço que a projetou.

    José Silva

    Ela não vai declarar apoio a ninguém porque a eleição para Presidente acaba hoje hehehe!!!

    Mônica Rangel

    Fernando, se eventualmente tiver um segundo turno, Marina deveria sim apoiar a Dilma, uma vez que, é ela(Marina) quem está "forçando" esse desfecho com seu discursinho retórico. Não sei se ela é "ingênua" ou mesmo "muito fervorosa" para achar que participaria de um segundo turno com a Dilma. Pior, além de não participar, ainda atrapalha a Dilma na luta contra o Serra. Enfim, não acharia justo MESMO que ela não apoiasse Dilma num segundo turno provocado por ela.

Deixe seu comentário

Leia também