PSOL retira candidato ao Senado e dá apoio a Paim

Tempo de leitura: 2 min

24/09/2010

CONTRATA-SE SENADOR

PSOL agora é Paim

do Pioneiro

Porto Alegre – Numa decisão que surpreendeu os próprios militantes, o PSOL retirou ontem a candidatura de Luiz Carlos Gonçalves Lucas ao Senado. E passou a pedir votos para um adversário: o senador Paulo Paim, que concorre à reeleição pelo PT, partido com o qual o PSOL nutre profundas divergências: boa parte dos seus integrantes são ex-militantes petistas que acabaram expulsos do partido.

– Nossa candidata ao Senado continua sendo Berna Menezes. Mas agora nosso segundo voto será para Paim – disse o presidente estadual do PSOL, Roberto Robaina, durante a entrevista coletiva em que foi feito o anúncio do apoio oficial a Paim, com a presença dos principais dirigentes do PSOL no Estado e também do senador petista.

Para Pedro Ruas, a retirada da candidatura de Lucas e a adesão a Paim foi uma decisão pragmática: o partido sacrificou um candidato sem chance para tentar garantir a reeleição de um senador com o qual mantém afinidades ideológicas e de lutas, como a defesa dos interesses dos aposentados e do salário mínimo.

– O quadro atual traz grandes riscos de que dois candidatos da direita assumam esse mandato. Não há dúvida de que, nessas circunstâncias, precisamos apoiar uma candidatura comprometida com os trabalhadores – afirmou Ruas, pedindo apoio de outros partidos de esquerda.

O próprio Paim foi surpreendido com o inesperado apoio.

– Só fiquei sabendo hoje, quando fui comunicado pelo Pedro Ruas. É um gesto nobre, de coragem e ternura por alguém que sempre defendeu com muita convicção o povo gaúcho – acrescentou.

O apoio a Paim foi decidido na manhã de ontem, em uma reunião da executiva regional do PSOL. Apesar da votação quase unânime (10 a 1), ela imediatamente provocou reações contrárias entre muitos militantes. Um manifesto com 24 assinaturas, encabeçado por Sandra Feltrin, presidente do PSOL de Santa Maria e membro do diretório nacional do PSOL, justificava os motivos para não apoiar e não votar no petista.

Em Caxias do Sul, o presidente municipal do PSOL, Paulo Roberto de Souza, garante que a decisão da direção estadual será respeitada:

– Dentro de um perfil de esquerda, o Paim preenche a ideologia do PSOL. É uma decisão da direção do partido, que vamos discutir depois.

Nota do Viomundo: Segundo pesquisa do Vox Populi divulgada nessa sexta-feira,  Paulo Paim lidera a corrida ao Senado no RS. Ele e Ana Amélia Lemos (PP) seriam eleitos com 47% e 45% dos votos, respectivamente. Germano Rigotto (PMDB) aparece em terceiro, com 28% das intenções de voto, seguido por Abgail Pereira (PCdoB), com 16%.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

A vida não é filme, você não entendeu. – Na Transversal do Tempo

[…] Ou seja, a ligação de Boulos e Lula é mesmo um problema se os parlamentares do PSOL não só se aproximam sempre do PT como boa parte de suas figuras públicas atropelam o partido volta e meia e até gravam vídeos de apoio ao PT e inclusive trocam afagos públicos com Lula, chegando a abandonar candidaturas ao senado pra indicar votos em senador do PT? […]

Erick

"PT, partido com o qual o PSOL nutre profundas divergências: boa parte dos seus integrantes são ex-militantes petistas que acabaram expulsos do partido." Só nesse trecho já percebo a sua PARCIALIDADE! Boa parte foi expulsa? Boa parte saiu por vontade própria quando percebeu que o PT era um partido político perdido. Tente ser MENOS PARCIAL!

@lclobato87

Em 2006, fui ajudante do PSOL a colher assinaturas pela implementação do PSOL e reconhecimento como partido político, mesmo sendo militante filiado ao PT desde 2001. Depois do egoísmo Helenístico em abandonar o PSOL e o Plíno, apoiando diretamente Marina Silva, quero reiterar que hoje, o PSOL/RS me devolve o orgulho de ter lutado pela instituição desse partido que, de forma muito sensata, declara apoio direto a candidatura de Paulo Paim (PT/RS) ao Senado, visualizando o risco iminente do PP/RS ou do PMDB/RS abocanharem as duas vagas e rasgarem o compromisso com a ética que o RS sempre teve na política nacional.____Obrigado ao PSOL/RS pelo apoio sensato e coerente. A luta pela defesa dos direitos dos trabalhador@S continua. O PSOL acaba de ganhar meu segundo voto ao Senado, que ia pro PC do B, hoje vai pra Berna Menezes (PSOL/RS).____VOTO PAIM 131, VOTO BERNA 500.

Marlda Oliveira

Azenha, -Prezado edmilson botequio · 18 horas atrás – é insuportável ver a intromissão do clero, da igreja na política de forma destruidora, quando deveriam estar pregando às famílias união, fraternidade, e outras regras ensinadas pelo NOSSO CRIADOR; – peço-lhe que leia o link abaixo sobre o assunto e tem mais, enviei e-mail a CNBB/pastoral, pedindo esclarecimentos do porque tanta OMISSÃO da igreja junto ao povo brasileiro, desviando atenção para o que não lhes diz respeito.
http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/09/p
Com respeito,
Marilda Oliveira
São Paulo – SP – Brasil

edmilson botequio

a igreja católica, setores da CNBB vão distribuir panfletos nas missas para não votarem no PT pois é a favor do aborto?????

quemoral tem esses padrecos da direita para isso?????

numa reportagem do SBT esta semana, com fartos documentos, apontam o papa acobertando
os crimes de pedofilia na igreja católica pelo mundo afora.

Aqui no Brasil,~é grande a quantidade de padres pedófilos, outros são gays e outros gostam mesmo de mulher.

Talvez seja isso mesmo: a pedofilia e o homossexualismo dentro da igreja catolica seja para evitar a gravidez e
assim, evitar o aborto

Urbano

O discurso do presidenciável do psol tem um cheiro fortíssimo de naftalina. Um discurso da época em que eu vi meu avô menino. O pior é que eles sequer conhecem essa frase de Marx: "As reformas sociais não se conseguem nunca pela debilidade dos fortes, mas sim pelo fortalecimento dos débeis". Portanto, a visão do Presidente Lula é bem mais aguçada do que a do Plínio. Já a visão dos integrantes da oposição ao Brasil é diametralmente inversa a que tem o Plínio, o que é infinitamente pior, sem contar que é inumana.

Geraldo Pelotas,RS

GRANDE ATITUDE, TEMOS NOSSAS DIVERGÊNCIAS COM O PT MAS NÃO PODEMOS DEIXAR O PAIM QUE É UM SENADOR DO BRASIL AMEAÇADO EMBORA O MEU VOTO SERIA DO PAIM E PROF. LUCAS.

Pedro Cruz

O PSOL é o PSOL. Luiza Helena é Luiza Helena. Marina é Marina. E o esquerdismo é o esquerdismo, a velha doença infantil. Tenham certeza, ou existe muito de Dilma no PSOL ou exisrte muito de PSOL no Paim. Tomara que seja muito de Dilma no PSOL. Torço para que seja um gesto nobre.

Felipe

Azenha,

(enviei esta mesma mensagem no blog do PHA)
Descobri qual é a bala de prata deste ano.

Ouvi dizer que em alguns bairros de São Paulo (não sei a extensão disso) a igreja católica está distribuindo panfletos em todas as missas dizendo para não votar no PT porque esse partido seria a favor do aborto ATÉ O NONO MÊS (o que, como sabemos, seria impossível de se realizar). A pessoa que me falou sobre isso pediu que eu fosse a alguma missa para ver por mim mesmo – mas, sinceramente, não tenho a intenção de fazer isso até porque terei acesso a um desses penfletos da igreja na segunda-feira. Se possível, gostaria de enviá-lo a você assim que recebê-lo, mas não sei o seu e-mail. A Igreja tem mais credibilidade do que os jornais para muitos, e esse tipo de mensagem em larga escala pode mudar o resultado das eleições. Até o momento, a informação de que disponho é que é algo ligado à CNBB Sul.

Procurei rapidamente algo sobre o assunto, e encontrei isto: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,cnbb-

Aqui é abordado de forma bem suave, nada que chegue perto do texto que foi lido para mim – mas já dá uma idéia da estratégia. Parece algo inócuo, mas a mensagem que está sendo distribuída de verdade beira a histeria…

Por favor, não ignore esta mensagem

Raphael Tsavkko

De um lado, é um acréscimo importante e significativo à campanha do Paim, um excelente senador e que, segundo a própria Luciana Genro, defende muitas das bandeiras do PSOL – e, além disto, aparentemente aceitou um acordo de três pontos com o PSOL relacionados à questões previdenciárias, um dos estopins da expulsão dos "radicais" do PT e formação do PSOL -, de outro, uma demonstração de maturidade política que, pessoalmente, eu jamais acreditaria poder vir do MES.

http://tsavkko.blogspot.com/2010/09/psol-e-paim-j

    Exilado

    Grande Rafael: aqui no Glorioso Estado do Espírito Santo estamos nós, forças progressistas contra a bandalheira tucana e oligárquica, apoiando o segundo voto em senador do PSOL. Por incrível que possa parecer, estão se tornando, com as devidas fronteiras naturais, em pessoas com quem se pode conversar.

@ZKOliva

Quem nos dera a Marina tivesse esta visão do pleito….

Mauro

Um Senador como Paim não dá pra dispensar. O PSOL agiu com absoluta sensatez. Parabéns!

Maria Lucia

A verdadeira esquerda está entendendo a gravidade do momento e partindo para o abraço de união e solidariedade.
Que o exemplo do PSOL gaúcho, que sentiu o drama que seria para todo o Brasil perder o Paulo Paim no Senado , frutifique e faça escola!

Ivonete

Será que o Psol está flertando com o Paim?

Baixada Carioca

Um pouco de bom senso não faz mal. O que é ruim é ver em alguns Estados, como no RJ, o PSOL e o PSTU dando porrada no PT como se esse fosse o bicho papão da nação brasileira. Ora, temos adversários em comum que são os neoliberais capitalistas excludentes. Com um povo mais escolarizado, longe da miséria, fica mais fácil falar de socialismo sem ser mal interpretado; é mais fácil falar de cidadania, de estatização, sem ser considerado "comedores de criancinhas indefesas". Então, primeiro a gente combate o adversário real comum, depois a gente disputa ideologicamente o sistema.

Nelson

Elogiável decisão. Com ela, a direção honra o nome do partido…do socialismo e liberdade.

Nilva

Que bom que a lucidez venceu.

soares

O PSOL não é o PV….

    Marat

    O PV de sunguinha de crochê tenderá a desaparecer, morto em sua própria insignificância… um verdadeiro PV, de ambientalistas de verdade, deverá nascer. Abraços

milton freitas

quem ganha é PSOL tentando eleger deputado na carona.
agora o Paim não tinha necessidade deste apoio,visto que já era o primeiro .
agora a vontade do PSOL era correr para Dilma eleger alguns e garantir uma maior verba partidária federal

    Bonifa

    Não penso assim. Penso que o PSOL gaúcho mostrou uma sensatez política que faz falta ao PSOL de outros lugares do país.

    Carlos

    Concordo com Bonifa: maturidade prevaleceu.
    E Luciana, o que diz da renúncia?

    Leider_Lincoln

    Tô contigo: a reeleição do Pain é quase um imperativo ético.

Rui

Espero que toda esquerda aprenda com essa atitude do PSOL gaúcho. Afinal pode-se discordar das linhas ideológicas dos partidos de esquerda, mas quem ameaça o povo é a mentalidade neoliberal e conservadora.

Fernandes

O PSOL do RS, com essa atitude, hoje é a vanguarda dentro do partido. Espero que nos outros estados, o Partido siga essa linha.

Marco Ferreira

Acho engraçado, os comentários, declara apoio ao Paim, "poxa..parabéns, um decisão madura, coerente e tudo mais", aponta os erros do governo Lula,…é de direita..tá fazendo o jogo sujo da diretia…tá ajudando o Serra…As pessoas, e sobretudo os Petista/lulistas, precisam entender que o compromisso do PSol é com a população, não iremos fazer linha auxiliar de quem quer que seja, o Plínio já falou muita coisa pro Serra, que nem Dilma e nem Marina tiveram coragem de dizer, acho curioso como o PT não desconstrói os factóides que o PIG//Serra propaga , qual seria a explicação pra isto? E não se trata de aliança com o Paim ou com o PT, trata-se de declarar apoio baseado em princípios programátios e não pragmáticos! Paim é contra o fator previdênciário, contra a reformada previdência que retira direitos e tem um histórico de lutas e prol dos aposentados. O Psol/RS entendeu que o mais importante é ter alguém no senado em que temos alguma afinidade, uma vez que a direita está avançando no Estado e para a luta pelas causas populares, certamente Paim será um aliado.

    Marcio H Silva

    Paim é contra o Fator Previdenciário? não entendi.
    Acho que o texto foi copiado e colado errado, só pode ser!

    Marco Ferreira

    Tá aí a matéria:
    http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/06/2

    Brasileiro

    Vai avisar isso para a Heloísa Helena. O PSOLem 2006 era cabo eleitoral do Alckmin. É só ver a decisão do PSOL em não apoiar o Lula no 2ª turno.

    Carlos

    " PT não desconstrói os factóides que o PIG//Serra propaga "
    Especifique casos.

Antonio

Sempre acusei o PSOL de fazer o jogo da direita ao acusar e se degladiar com o PT. Sempre disse que a esquerda toma na cabeça porque é um saco de gatos. Mas essa decisão foi sintoma de maturidade e visão política, cujos frutos serão colhidos por todos lá na frente. Parabéns ao PSOL do Sul. Juntos para um Brasil muitíssimo melhor.

    Exilado

    Mesmo porque Antonio, tem uns esquerdistas por ai que se esquecem que o Império Romano ainda existe, e que não exitariam mandar suas legiões para qualquer parte do mundo. É uma burrice desnaturada achar que nos dias de hoje poderemos derrotar Atlas sem que o mundo caia nas nossas cabeças. Recentemente fui a Itália, e como me deprimi com a simpatia que eles ainda tem para os habitantes do Império Romano de hoje, mesmo com conciencia que vivem uma crise provocada por eles. Inacreditável!

Urbano

Enfim, uma lâmina de coerência.

paulo chacon

Já ,em nível de presidência da república, Plinio continua fazendo o jogo sujo da direita. Até espaço nos debates, para atacar a Dilma e favorecer o zé esgoto serra, ele conseguiu. Por que os outros candidatos da esquerda (pstu,pco,pcb) não conseguiram o mesmo tratamento vip dado ao psol?

Roberto Locatelli

O PSOL ganhou pontos no meu conceito e, acredito, de muitos outros brasileiros.

    José Silva

    Eu me enquadro nestes muitos outros brasileiros e confesso que se o PV fizesse o mesmo em relação a candidatura de Marina Silva, o partido também ganharia ares de defesa dos interesses do povo e não ficaria com o rótulo de braço da direita mais reacionária deste país, que até o momento é o que se apresenta na minha opinião.

    Marta

    Acho que a Marina, nestas alturas, não deve renunciar em favor da Dilma, pois quem vota nela (Marina) é aquele eleitor que sempre foi PSDB, mas não gosta do Serra e muito menos da Dilma, ou que morre de vontade de votar no PSDB, mas tem vergonha. Com a renúncia da Marina, esses votos voltariam para o Zé Alagão.

ruypenalva

Paim não é lá essa Brastemp, mas entre ele e os adversários fiquemos com ele.

Gerson Carneiro

Recaída do PSOL.
Ele finge ser "outra" via… mas dorme pensando e desejando estar do lado do Lula.
Esse partidinho não me engana.

    Paulo

    Taí o profundo desconhecimento sobre o PSOL, escancarado até por aqueles que se julgam progressistas.

    Exilado

    Não Paulo: ontem fui abordado por uma ONG (todo mundo tem uma hoje!) que pretendia esclarecer sobre o voto, sua história, lutas e etc. Ví lá amigos do PT que agora estão no PSOL. Não temos problemas com eles, foram e são nossos companheiros. Mas….. disse para um: no momento que vocês se acharem acima do bem e do mal, terão que ser combatidos! É esse o sentimento que tenho do PSOL, pois conheço a ação de seus militantes no comando do sindicado dos bancários, e lá eles estão acima do bem e do mal, interessados mais na sobrevivência de sua sigla do que na mais elementar finalidade do organismo que dirigem! (tempos atrás tive que dar uma "arrepiada" para tentar colocar de novo as coisas no eixo, iniciando uma discussão!). Mas a atitude do Rio Grande do Sul mostra uma realidade que temos que explorar, mas sem a hipocrisia de nenhum tipo de convergência: PT é PT; PSOL é PSOL!
    Ah! conheço com profundidade o marxismo, e fico pensando como a nossa esquerda não pratica os seus estatutos mais elementares relativos ao entendimento da história. Lembram-se outro dia do Presidente Lula falando que se esperou 500 anos para a implantação do capitalismo? Pois é, novamente falei: esse é o CARA ! Mas não foi suficiente: no Vermelho (e podemos extrapolar isso!), comentaram que o presidente Lula participou da capitalização da Petrobrás "e se diz socialista". A ironia se inflamou com as chamas avassaladoras da burrice!

BeauGeste

Louvável a atitude do PSOL. Prevaleceu o bom senso.

    Roberval Amador

    Um partideco que tem como integrante uma Luciana Genro não dá para esperar nenhuma coerência!

Arlindo

Só não sei se a maioria dos militantes que migraram de pertido foram expulsos do PT. Conheço muitos (mesmo) que trocaram voluntariamente de agremiação. Agora, esta pode ser uma aliança interessante mesmo de ser feita. A esquerda no Brasil é muito desagregada. Deveriamos nos unir mais.

Ozilio Cloves Santos

Pragmatismo no Psol?! Muito estranho!

ValmontRS

A decisão do PSOL gaúcho merece aplausos.
Lamento que Marina não tenha ampliado sua visão para enxergar o momento político que atravessamos. Ela caminha célere para ser atropelada pelo trem da história.
Pêsames ao PV.
Parabéns ao PSOL gaúcho.

rubem almeida

O Psol do RS esta de parabens , agiu com sensatez e visão de melhor para o estado e para o Brasil, pois O RS , podeira ficar sem senador de esquerda, alem de ter que suportar O dubio, traira,golpista Simon.
Infelizmente , me decepcionei com Plinio , engrossor as acusações levianas de Serra contra Dilma, pra mim , Plinio,morreu como político.

    Roberval Amador

    Tai! Como um Partido de esquerda como o Psol diz ser ataca a Dilma e elogia um Serra! Qual a coerência deste partido. Só pode ser coisa de gente Gagá tal como o Pedro Simon.
    É aquilo que venho falando o Senado precisa ser renovado (ou fechado) urgentemente, pois a maioria dos Senadores estão quase todos já caducando!

José Manoel

Azenha: esse é o PSOL! O partido que não se verga ao poder e à canalhada de direita! É novo, mas age como se fose um veterano pelas causas do povo! Não tem dobradiças no corpo! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

Alex

o cenário do RS é curioso: enquanto o PSOL, num lampejo de lucidez e compostura, retira a candidatura do Prof. Lucas – quadro que respeito e admiro dos meus tempos de DCE na UFPEL – o senador Pedro Simon – que o IBOPE anunciava em 2006 vencer a eleição para o Senado com 18% de vantagem, mas que nas urnas derrotou o companheiro Rossetto por míseros cinco pontos percentuais – anunciou, de modo tão ou mais oportunista do que da vez em que se manifestou favorável à Dilma, o seu apoio a Marina Silva, se somando aos esforços da direita em levar a eleição pro 2° turno, como deseja Serra, o tucanato e os demos. Só não exclamo "pobre Rio Grande" porque vamos eleger Tarso e, com certeza, no peito e na raça, reeleger o Paim, juntoi com o Juliano Roso e a Jussara Cony, ambos do PCdoB.

Jairo_Beraldo

Aqui em GO tem um candidato a deputado estadual, pelo PSOL, Martiniano Cavalcante, que foi preterido poe Heloisa Helena de concorrer à presidencia da República. Eu até gosto da pessoa dele, em seu programa, vão pessoas que eu admiro pedir votos para ele, como o Kajuru. Mas não votarei nele, pelo fisiologismo do PSOL.

luiz lamego

palmas para o psol,tarso genro e paim e manuela do pcdob

luiz lamego

o psol teve uma recaida de bom senso

ebrantino

Começam a aparecer sinais de vida inteligente nesse novo universo. Os gauchos são teimosos mas não burros.

trombeta

Medida de grandeza e maturidade política do PSOL, ganhou pontos.

Parabéns!

    Roberval Amador

    Cada um tem um ponto de vista. Eu acho este Psol um lixo exatamente pela tal de Heloisa Helena. A Marina Traira está indo no mesmo rumo. Vai desaparecer no espaço. Talvez ela consiga eleger com vereadora lá no Acre,mas um cargo mais alto ela pode esquecer. Marina Traira nunca mais!

    José Silva

    Pois é Roberval eu até concordo contigo mas ao mesmo tempo acredito que o PSOL poderá ainda contribuir de alguma forma com o desenvolvimento do país até porque a HH parece que virou um peso morto dentro do partido. Numa eleição como esta não ver nenhum pronunciamento, nenhuma aparição dela nem para pedir votos para deputados estaduais denuncia sua insignificância até mesmo dentro do PSOL. Quanto a Marina prefiro não comentar, senão meu post será censurado pela moderação. Grande abraço!!!

Deixe seu comentário

Leia também