Pinguelli: Algum agente estrangeiro plantou o escândalo da Petrobras?

Tempo de leitura: 1 min

Ele começa a palestra falando sobre as especulações relativas ao fim da era do petróleo

Da Redação

O professor Luiz Pinguelli Rosa é ex-presidente do COPPE, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, no Rio de Janeiro.

Em seminário no Clube de Engenharia, ele estranhou alguns acontecimentos recentes, dentre os quais:

1. a Petrobras vender o controle acionário da BR Distribuidora, que é lucrativa e trabalha com “cash puro”;

2. desistir dos investimentos em biocombustível, no momento em que a Shell, a BP e mesmo a conservadora Exxon fazem o contrário;

3. o discurso sofre o fim da era do petróleo de alguns setores intelectuais e da mídia, discurso que segundo ele mascara a tentativa de fazer a Petrobras produzir muito e rápido, o que beneficia os grandes consumidores (EUA e China).

Diante de decisões “irracionais” tomadas pela direção da estatal sob Michel Temer, Pinguelli especula que a maior empresa brasileira tenha sido vítima de um complô movido por agentes externos em conluio com brasileiros.

Ele não descarta, por exemplo, que a roubalheira na estatal tenha sido estimulada por intermediários interessados em, mais tarde, produzir o escândalo que abalou a Petrobras.

Pinguelli lembra que há mais que o pré-sal em disputa: a estatal, através de convênios com universidades, é formadora de mão-de-obra especializada que replica tecnologia nacional desenvolvida ao longo de muitos anos de exploração.

Enfraquecida a Petrobras, este conhecimento poderá simplesmente ser transferido para fora do Brasil e o país corre o risco de, lá na frente, acabar importando tecnologias derivadas daquelas que desenvolveu com seus próprios recursos.

Ou seja, a engenharia brasileira geraria lucros fora do Brasil.

Um verdadeiro desastre econômico, político e estratégico.

Vale a pena ver a íntegra da palestra!

Leia também:

Aldo Fornazieri: O Brasil sob o governo de uma quadrilha


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alex

Faca o teste e descubra se vc é um idiota util:

http://novoexilio.blogspot.com.br/2016/12/o-teste-do-espelho-por-alexandre-meira.html?m=1

Compartilhe

MAAR

Este alerta do Professor Pinguelli Rosa, sobre a presença de interesses estrangeiros na desestruturação da Petrobras e na destruição da política de exploração do Pré Sal como instrumento impulsionador do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, traz mais clareza para as denúncias das causas geopolíticas dos retrocessos em marcha.

É tempo de trabalhar a atuação conjunta da comunidade científica e da intelectualidade progressista, para promover a construção de um amplo projeto político, amparado pelas ainda legítimas instituições representativas da sociedade brasileira e pela vanguarda do movimento estudantil, com a participação das camadas populares e dos excluídos.

O desafio posto diante da cidadania coerente é prover a defesa da democracia através do uso prudente, rigoroso e criativo dos meios democráticos, a fim de viabilizar, na eleição de 2018, a formação de uma maioria parlamentar superior a 2/3 do Congresso Nacional, que tenha efetivo compromisso com os princípios éticos e com a construção coletiva de um futuro digno, pautado pela restauração da legalidade constitucional, pela priorização dos legítimos interesses nacionais, e pela defesa e ampliação dos direitos sociais.

Norma Nascimento

Pré-sal, roubo de computadores, wikileaks com e-mails sobre Serra, espionagem de Dilma. Desde 2008 e as más contadas histórias de roubo de computadores da Petrobras, eu sabia que algo ia acontecer com a empresa, mais cedo ou mais tarde. Era óbvio demais.

O roubo dos contêineres da Halliburton
21/02/08 – 20h52 – Atualizado em 21/02/08 – 21h21
Petrobras foi vítima de dois roubos, revela perito da PF
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL309282-9356,00-PETROBRAS+FOI+VITIMA+DE+DOIS+ROUBOS+REVELA+PERITO+DA+PF.html

Assalto na casa de três engenheiros da Petrobras
19/02/2008 | 08h51
Outros três engenheiros da Petrobras foram roubados, diz associação
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/policia/noticia/2008/02/outros-tres-engenheiros-da-petrobras-foram-roubados-diz-associacao-1770702.html

    Norma Nascimento

    “… e as mal contadas histórias…” rsrsrs Perdoem.

Bacellar

Trocaria “agente” por “agência(s)” na manchete…

Lukas

Azenha, vamos fingir que este texto não foi publicado.

Tremenda vergonha alheia.

    Pinheiro

    Meu caro, vergonha alheia é sua ignorância travestida de arrogante sabedoria.

    RONALD

    Lukas Temer é mais um verde-amarelo que caiu na esparrela dos patinhos da FIESP e ainda não se deu por vencido. Tem otário pra tudo !!!!!

FrancoAtirador

.
.
Agentes Infiltrados em Governos e Corporações,
a Serviço de Estrangeiros, há no Mundo Inteiro.

O que Nunca Existiu no Brasil foi uma Estratégia
de Segurança Nacional Contra a Espionagem.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    “O Seguro Morreu de Velho”

    O Comandante Fidel Provou.

    O Poder Não é Pra Ingênuos.
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também