Paulo Henrique Martinez: Aécio é o burger king da avenida Paulista

Tempo de leitura: 2 min

aecio-generico

FESTIM DIABÓLICO

por Paulo Henrique Martinez, especial para o Viomundo

Destronado em Minas Gerais, o candidato Aécio Neves espera tornar-se o novo burguer king da avenida Paulista. De nada serviu o aeroporto construído, com dinheiro público, na fazenda da família. A candidatura de Aécio foi pelos ares com a força do pontapé eleitoral que recebeu dos eleitores mineiros. Aterrissou de bico e sem escalas em uma mesa qualquer da praça da alimentação ideológica do Shopping Higienópolis, na capital paulista.

Aécio Neves foi o primeiro a chegar para o festim diabólico que se anuncia e que reunirá a liga dos torturadores do Clube Militar, do Rio de Janeiro, a ala dos grileiros do Pontal do Paranapanema, as estrelas de prata do ruralismo de Goiás e a banda larga de lojistas da fronteira do Paraná com o Paraguai. Tudo sob a benção da Opus Dei local. Os madeireiros do Pará, temendo a interceptação do Ibama, avisam que irão para o segundo turno…

O sorriso amarelo dos eleitos pelo PSDB, em São Paulo, ilumina os demais candidatos tucanos, transformando-os em alegres canários, retidos na gaiola de ouro do conservadorismo. Esta é posta ao abrigo do colo macio e do suspense das urnas. Algo digno dos filmes de Alfred Hitchcock. Ave de arribação, Aécio Neves encarapitou-se na cumeeira do Palácio dos Bandeirantes.

Inebriado com as lendas e viagens dos caçadores de esmeraldas, ignora que o telhado é de vidro e que a casa pode cair. Muitos dos ditos bandeirantes voltaram para suas casas de mão vazias e, não raro, sujas de sangue pelas ações incontroláveis de seus companheiros de viagem. A curva descendente da votação do PSDB nas eleições presidenciais é olvidada na avaliação dos entusiastas do futuro do pretérito na mídia e de seus candidatos preferenciais.

Em 2006, Alckmin obteve 41,6% dos votos no primeiro turno. Serra beirou 33%, no primeiro turno de 2010. Em 2014, Aécio cravou menos de 34%. Os resultados finais foram a reeleição de Lula e a eleição de Dilma Rousseff. O que sustenta a euforia oposicionista deste ano? Um castelo de cartas… Os dados e a experiência do passado apontam o contrário de uma arrancada para a vitória, anunciada pelo bater de asas. Não será voo de galinha?

A candidata Dilma flutuou entre os 40% e 50% das intenções de voto. Instável mas nas alturas, guardou distância de outros pássaros. No calor nordestino não houve chances para a candidatura Neves. Lá, acima da média nacional, os índices de geração de emprego com carteira assinada, ou seja, com direitos sociais garantidos, ecoam os versos do poeta maranhense, Gonçalves Dias: “As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.

Paulo Henrique Martinez, professor no Departamento de História da Universidade Estadual Paulista.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cego Aderaldo

Eis aqui uma notícia que não deve ser esquecida: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_governo_mineiro_e_a_globo ; e um vídeo que deve ser assistido: http://youtu.be/BixdPe_Jqxw;

Marcelo

Dilma colhendo o que plantou. Deu banana pra militância e sindicatos.
Menosprezou quem a elegeu, pois ganhou a presidência de mão beijada de LULA.
Nunca lutou pelo cargo.

Bajulou a FOLHA e o FHC que já estava morto. E não é que o bicho ressuscitou?
Já era, Dilma. O Brasil vai pro brejo junto com o povo. O dinheiro agora é só pros poderosos. Vamos voltar a passar fome e sermos oprimidos de todas as formas.

O desemprego vem aí.

    Franciscão

    Quanta bobagem Narcelo…

FrancoAtirador

.
.
Só Pra Lembrar

Jornalista Otávio Cabral, deixou Editoria da Revista Veja/Abril/Naspers

para ser Assessor de Comunicação da Campanha de AécioPorto (PSDBrax).

(http://abre.ai/otavio-cabral-veja-abril-psdb-aecioporto)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Só Pra Lembrar (2)

    [Pseudo]Jornalismo | Quarta-feira, 07 de Julho de 2010 | 19:08
    Zero Hora/RBS/GLOBO

    Alexandre Oltramari deixa sucursal da Veja em Brasília

    Jornalista gaúcho vai atuar na campanha eleitoral

    O jornalista Alexandre Oltramari, ex-Zero Hora, deixou

    a sucursal da Veja em Brasília, onde atuava havia 12 anos,

    para trabalhar na campanha eleitoral do senador [do PSDB]

    Marconi Perillo, que concorrerá ao governo de Goiás.

    Conforme divulgado no boletim eletrônico Jornalistas e Cia,

    Em seu lugar na Veja está interinamente o diretor Policarpo Júnior.
    .
    .
    Oltramari também participou da pré-campanha de Aécio Neves (PSDB)

    para presidente da República, em 2010.
    .
    .
    (http://abre.ai/oltramari_veja_psdb)
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também