VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Política

O final patético da CPMI do Cachoeira


18/12/2012 - 13h49

18/12/2012 – 13h17
CPMI aprova relatório paralelo que remete investigações para PF e MP

da Agência Câmara

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou por 21 votos a 7 o relatório paralelo do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF). Os trabalhos da comissão foram encerrados.

O relatório, que tem apenas uma página e meia, não cita nenhum nome de investigado, critica o trabalho da comissão e diz que a investigação deve ser feita pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. O parecer, segundo Pitiman, o deixa com a consciência tranquila por não ter condenado inocentes nem absolvido culpados. Esse argumento foi citado por diversos deputados favoráveis ao relatório.

Discursaram contra o relatório de Pitiman os deputados Silvio Costa (PTB-PE) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Silvio Costa disse que a comissão fabricou uma pizza com ‘t’ de trapalhada. Ele criticou o envio de documentos para o Ministério Público.

“Isso já veio de lá. Isso é uma piada, uma brincadeira. Não dá para transformar a CPI numa papagaiada dessas”, disse.

Discursaram a favor os deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Armando Vergílio (PSD-GO). Vergílio disse que informações novas foram colhidas pela comissão, como as quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico de diversos investigados.

Segundo ele, o texto consegue reunir o pensamento da CPI, para que a comissão não passe em branco. Sávio disse que é uma falácia afirmar que relatório de Pitiman não acrescenta nada.

O relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-SP), que teve o relatório rejeitado, votou contra o parecer de Pitiman. O vice-presidente da comissão, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), votou a favor.

Dificuldades


Ao defender seu texto, Pitiman disse não ter dúvidas de que houve boa vontade e dedicação da maioria. “Agora, da forma como encerramos, vejo que tivemos dificuldades técnicas e políticas para chegarmos a uma conclusão, para que pudéssemos chegar à finalização da CPMI com a consciência tranquila”. Ele disse que o fato de ter havido uma eleição municipal no meio da CPMI impediu que houvesse tranquilidade política.

Para Pitiman, quem votou contra seu relatório parece ter a intenção de não aprovar relatório nenhum e deixar a comissão sem resultado. “Uma página e meia com encaminhamento de tudo. Nós poderemos sim, nessas duas instituições (PF e MP), separados do calor político, separados da questão do momento, termos todas as condições de que haja realmente a continuidade das investigações. Estou pedindo aqui que não se encerrem as investigações hoje”, disse.

PS do Viomundo: O relatório final do petista Odair Cunha, aquele, desfigurado — o relatório, não o deputado — foi derrotado por 18 votos a 16.

Leia também:

Desespero de um lado, comodismo do outro

Marco Maia: Respeitar o Legislativo é defender a democracia

Marco Maia: Câmara pode não cumprir decisão do STF

Lúcio Flávio Pinto: Ocupação da Amazônia ainda segue diretriz da ditadura

Lucro privado, prejuízo público: Um exemplo do capitalismo à brasileira

Cláudio Puty: Celpa, um caso clássico de Privataria Tucana

Exportação em Carajás é crime lesa Pátria

Ildo Sauer: O ato mais entreguista da história

Celio Bermann: Belo Monte serve a Sarney e às mineradoras

Wanderlei Pignati: O que tem na água que você bebe

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



25 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Julio Silveira

19 de dezembro de 2012 às 11h28

Essa turma no Congresso, de todos os partidos, só aprovam aumento de verba no Orçamento. Evidentemente com o pensamento na ajuda a seus parceiros locais e em todas as consequencias que esses vazos comunicantes geram. Infelizmente o Brasil é pensado para poucos, que ninguem se iluda com o lero lero ou blá blá blá como preferirem as tendências.

Responder

luiz pinheiro

18 de dezembro de 2012 às 19h46

Os votos citados pelo André Pereira referem-se ao relatório paralelo, a pizza apresentada pelo deputado Luis Pitman (PMDB-DF). Para mim, o importante é saber quem foram os 18 deputados que votaram contra o relatório do Odair Cunha (ou seja, a favor da pizza), e os 16 que votaram a favor. Estou procurando em toda parte sem sucesso. Alguém aí pode ajudar?

Responder

Hélio Pereira

18 de dezembro de 2012 às 19h02

Falta devolver o mandato ao Senador Demóstenes Torres,soltar Carlinhos Cachoeira e “Condecorar” Policarpo Jr por seus “Brilhantes Serviços a Favor da Liberdade de expressão”.
O PT se uniu ao PSDB para acabar com esta CPI,se o “calo apertar” e se “o Bicho Pegar em 2013,não contem comigo!

Responder

André Pereira

18 de dezembro de 2012 às 18h13

como votaram na cpi do cacho o garganta profunda

VOTARAM A FAVOR

Senadores
Vanessa Grazziotin (PC do B-AM)
Sérgio Petecão (PSD-AC)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Ivo Cassol (PP-RO)
Álvaro Dias (PSDB-PR)
Cyro Miranda (PSDB-GO)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
João Costa (PPL-TO)
Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP)
Marco Antonio Costa (PSD-TO).

Deputados
Luiz Pitiman (PMDB-DF)
Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Paulo Teixeira (PT-SP)
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Domingos Sávio (PSDB-MG)
Maurício Quintela Lessa (PR-AL)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Filipe Pereira (PSC-RJ)
Jô Moraes (PC do B-MG)
Armando Vergílio (PSD-GO)
César Halum (PSD-TO)

CONTRA

Senadores
Pedro Taques (PDT-MT)
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)

Deputados
Odair Cunha (PT-MG)
Iris de Araújo (PMDB-GO)
Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Rubens Bueno (PPS-PR)
Silvio Costa (PTB-PE)

+ Canais

Responder

Anibal Paz

18 de dezembro de 2012 às 18h10

Cpi só é frutifera para oposição, porque tem o jornal nacional para alavancar seus golpes. PT, o inimigo mora bem juntinho, fazem dez anos. 2013 Lula com suas caravanas da cidadania, tem que mobilizar o povo, para que a resposta em 2014, seja ainda mais dura, para esses golpistas.

Responder

Willian

18 de dezembro de 2012 às 17h04

Policarpo e Gurgel eram o bode na sala. O essencial de se investigar era a Delta, mas isto NINGUÉM queria (PT, PSDB e PMDB). Não sei a mando de quem ficou esta coisa na blogosfera querendo investigar jornalista e o PGR. Bem, me parece que o PT nunca quis realmente que se investigassem estes jornalistas e o PGR, era apenas uma cortina de fumaça para tudo terminar em pizza e livrar a cara da Delta. Redução dos danos, desde o princípio.

Responder

Carlos Moratelli

18 de dezembro de 2012 às 16h16

Ha muito tempo que, quem “fica em cima do muro” é o PMDB,ou seja, já está com os pés em duas canoas, para 2014. Acreditar em Michel Temer e CPMI que dependa desse tipo de aliados, é o mesmo que acreditar em Papai Noel.

Responder

lulipe

18 de dezembro de 2012 às 16h15

Só aqueles que acreditam em papai-noel achavam que a CPMI poderia ter outro final.

Responder

Zilda

18 de dezembro de 2012 às 15h27

Sou favorável que se acabe com essa figura esdrúxula chamada CPI. Deveria ser retirada da CF. É perda de tempo e de dinheiro público. Órgão de investigação é a PF.Deve tirar também o MPF da função de investigação porque está mais politizado do que o desejável.É tanta palhaçada que dá raiva!

Responder

LEANDRO

18 de dezembro de 2012 às 15h22

Festa de rabos presos. A Delta que era realmente para convocar ninguém convocou, nem governo e nem a oposição.

Responder

Carlos Alberto

18 de dezembro de 2012 às 15h13

Essa e’ a Câmara Federal que quer ser respeitada pelo Supremo. Como, se eles mesmos nao se dão ao respeito? Poder legislativo brasileiro tem a marca da pusilanimidade. Independentemente de coloração partidária. Saudades de Alencar Furtado, Lysaneas, Márcio Moreira Alves…

Responder

Messias Franca de Macedo

18 de dezembro de 2012 às 14h56

… RINDO DA NOSSA DESGRAÇA(!): … sendo otimista, creio que, no máximo – e em (des)respeito à opinião pública -, o relatório final da ‘CPMI do Cachoeira’ condenará o mordomo! O mordomo do Cachoeira? Antes fosse! O mordomo do Palácio do Planalto da Dilma, estúpido!

NOTA FÚNEBRE: estamos (quase-)perdidos!…

RESCALDO: as ruas, becos, guetos, avenidas, alamedas…. Estão mortos… De vergonha – e de indignação!…

Republiqueta de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

    Messias Franca de Macedo

    18 de dezembro de 2012 às 17h45

    Prezado Walter, concordo com o amigo: ‘o PT da governança’ incorporou o pragmatismo na política, e está infestado de fisiológicos, arrivistas do tipo ‘Cândido Manda Torpedo [para o] [Sérgio] Cabral Vaccarezza’… No entanto, a meu ver, do ponto de vista imediato, o que está em jogo é a preservação da nossa ‘tênue’ subdemocracia latinoamericana… [À titulo de exemplo] Proteção esta que – nem de longe – o Psolista senador Randolfe Rodrigues está imbuído em colaborar, tomando cafezinho com Zé Aníbal, José Carlos Aleluia, José Carlos Aleluia, Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção], ACMalvadeza Neto & por aí vai sob os holofotes sedutores do PIGolpista/terrorista/antinacionalista!…

    Felicidades!

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas e antigolpistas,

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Carlos Ribeiro

18 de dezembro de 2012 às 14h40

É impressionante o poder da oposição!

Responder

    Joerge Sted MST

    18 de dezembro de 2012 às 14h57

    Oposição seria poderosa, ok. Mas, é numericamente muitíssimo inferior em relação à situação: PT e aliados. Como pode ser a oposição tão poderosa se ela não tem a mínima chance de fazer a maioria nas Casas (senado e câmara)? Alguém pode explicar?

    Messias Franca de Macedo

    18 de dezembro de 2012 às 15h08

    … A explicação é simples: é só perguntar ao
    “imortal”
    Merval!…

    [Pereira “da ‘grobo'”!]

    … Para esta sumidade jornalística (sic), “‘o jênio dos jênios’ de todas as redações mundanas e transmundanas”, tudo o que for simples ou complexo é simples, indubitavelmente…

    É ou não é uma republiqueta de ‘Nois’ Bananas?!…

    … O fim do mundo é aqui!…

    NOTA FÚNEBRE: estamos (quase-)perdidos!…

    RESCALDO: as ruas, becos, guetos, avenidas, alamedas…. Estão mortos… De vergonha – e de indignação!…

    Republiqueta de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Walter

    18 de dezembro de 2012 às 15h11

    Simples demais, amigo. Vaccarezza , o que se ufana quando aparece nas páginas amarelas da revistinha e quando ferra o servidor público, votou contra o relatório do PT.
    Só um inocente ou um petista de estrelinha para acreditar que essa turma também não tinha rabo preso com o Cachoeira!
    E as mudanças que o PT pregava? E a mudança no jeito de fazer política?O que foi feito da nossa esperança que venceria o medo?????

    Paulo de Carvalho

    18 de dezembro de 2012 às 15h47

    Joerge Sted, o poder está e sempre esteve na mão de poucos e sempre dominando a maioria.
    O PT há dez anos é governo e, segundo os resultados que estamos vendo nos últimos dias, parece nunca ter sido poder.

    Rodrigo Leme

    18 de dezembro de 2012 às 15h04

    A maioria do senado e governista, conseguiria ganhar de olhos fechados.

    Problema é essa conversa de Delta transbordar.

    lulipe

    18 de dezembro de 2012 às 17h44

    Que poder, meu caro.O governo tinha a presidência e relatoria da CPMI.O que acontece é que alguns dos ingênuos ou cínicos comentaristas não querem ver que se os parlamentares quisessem descobrir alguma coisa de relevante teriam que investigar a Delta, aí sobraria para quase todo mundo.Vai uma de calabresa???

Joerge Sted MST

18 de dezembro de 2012 às 14h07

Tanto dinheiro, energia e tempo jogados fora… Tudo em vão. Alguém pode explicar?

Responder

    Willian

    18 de dezembro de 2012 às 14h18

    Rabos presos por todos os lados.

    Joerge Sted MST

    18 de dezembro de 2012 às 16h21

    Que é isso, companheiro? O PT com rabo preso!??

    Júlio De Bem

    18 de dezembro de 2012 às 15h24

    Simples, nessa cachoeira aí, se banhou neguinho da direita e da esquerda. Um lavav as costas do outro. Vagabundagem e robalheira dos porcos do PT e PSDB principalmente.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.