O final patético da CPMI do Cachoeira

Tempo de leitura: 2 min

18/12/2012 – 13h17
CPMI aprova relatório paralelo que remete investigações para PF e MP

da Agência Câmara

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou por 21 votos a 7 o relatório paralelo do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF). Os trabalhos da comissão foram encerrados.

O relatório, que tem apenas uma página e meia, não cita nenhum nome de investigado, critica o trabalho da comissão e diz que a investigação deve ser feita pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. O parecer, segundo Pitiman, o deixa com a consciência tranquila por não ter condenado inocentes nem absolvido culpados. Esse argumento foi citado por diversos deputados favoráveis ao relatório.

Discursaram contra o relatório de Pitiman os deputados Silvio Costa (PTB-PE) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Silvio Costa disse que a comissão fabricou uma pizza com ‘t’ de trapalhada. Ele criticou o envio de documentos para o Ministério Público.

“Isso já veio de lá. Isso é uma piada, uma brincadeira. Não dá para transformar a CPI numa papagaiada dessas”, disse.

Discursaram a favor os deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Armando Vergílio (PSD-GO). Vergílio disse que informações novas foram colhidas pela comissão, como as quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico de diversos investigados.

Segundo ele, o texto consegue reunir o pensamento da CPI, para que a comissão não passe em branco. Sávio disse que é uma falácia afirmar que relatório de Pitiman não acrescenta nada.

O relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-SP), que teve o relatório rejeitado, votou contra o parecer de Pitiman. O vice-presidente da comissão, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), votou a favor.

Dificuldades


Ao defender seu texto, Pitiman disse não ter dúvidas de que houve boa vontade e dedicação da maioria. “Agora, da forma como encerramos, vejo que tivemos dificuldades técnicas e políticas para chegarmos a uma conclusão, para que pudéssemos chegar à finalização da CPMI com a consciência tranquila”. Ele disse que o fato de ter havido uma eleição municipal no meio da CPMI impediu que houvesse tranquilidade política.

Para Pitiman, quem votou contra seu relatório parece ter a intenção de não aprovar relatório nenhum e deixar a comissão sem resultado. “Uma página e meia com encaminhamento de tudo. Nós poderemos sim, nessas duas instituições (PF e MP), separados do calor político, separados da questão do momento, termos todas as condições de que haja realmente a continuidade das investigações. Estou pedindo aqui que não se encerrem as investigações hoje”, disse.

PS do Viomundo: O relatório final do petista Odair Cunha, aquele, desfigurado — o relatório, não o deputado — foi derrotado por 18 votos a 16.

Leia também:

Desespero de um lado, comodismo do outro

Marco Maia: Respeitar o Legislativo é defender a democracia

Marco Maia: Câmara pode não cumprir decisão do STF

Lúcio Flávio Pinto: Ocupação da Amazônia ainda segue diretriz da ditadura

Lucro privado, prejuízo público: Um exemplo do capitalismo à brasileira

Cláudio Puty: Celpa, um caso clássico de Privataria Tucana

Exportação em Carajás é crime lesa Pátria

Ildo Sauer: O ato mais entreguista da história

Celio Bermann: Belo Monte serve a Sarney e às mineradoras

Wanderlei Pignati: O que tem na água que você bebe


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Essa turma no Congresso, de todos os partidos, só aprovam aumento de verba no Orçamento. Evidentemente com o pensamento na ajuda a seus parceiros locais e em todas as consequencias que esses vazos comunicantes geram. Infelizmente o Brasil é pensado para poucos, que ninguem se iluda com o lero lero ou blá blá blá como preferirem as tendências.

Grupo de Nicolelis publica 25 trabalhos em 18 meses: ‘Apagão científico’? « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] O final patético da CPMI do Cachoeira […]

luiz pinheiro

Os votos citados pelo André Pereira referem-se ao relatório paralelo, a pizza apresentada pelo deputado Luis Pitman (PMDB-DF). Para mim, o importante é saber quem foram os 18 deputados que votaram contra o relatório do Odair Cunha (ou seja, a favor da pizza), e os 16 que votaram a favor. Estou procurando em toda parte sem sucesso. Alguém aí pode ajudar?

Hélio Pereira

Falta devolver o mandato ao Senador Demóstenes Torres,soltar Carlinhos Cachoeira e “Condecorar” Policarpo Jr por seus “Brilhantes Serviços a Favor da Liberdade de expressão”.
O PT se uniu ao PSDB para acabar com esta CPI,se o “calo apertar” e se “o Bicho Pegar em 2013,não contem comigo!

André Pereira

como votaram na cpi do cacho o garganta profunda

VOTARAM A FAVOR

Senadores
Vanessa Grazziotin (PC do B-AM)
Sérgio Petecão (PSD-AC)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Ivo Cassol (PP-RO)
Álvaro Dias (PSDB-PR)
Cyro Miranda (PSDB-GO)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
João Costa (PPL-TO)
Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP)
Marco Antonio Costa (PSD-TO).

Deputados
Luiz Pitiman (PMDB-DF)
Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Paulo Teixeira (PT-SP)
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Domingos Sávio (PSDB-MG)
Maurício Quintela Lessa (PR-AL)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Filipe Pereira (PSC-RJ)
Jô Moraes (PC do B-MG)
Armando Vergílio (PSD-GO)
César Halum (PSD-TO)

CONTRA

Senadores
Pedro Taques (PDT-MT)
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)

Deputados
Odair Cunha (PT-MG)
Iris de Araújo (PMDB-GO)
Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Rubens Bueno (PPS-PR)
Silvio Costa (PTB-PE)

+ Canais

Anibal Paz

Cpi só é frutifera para oposição, porque tem o jornal nacional para alavancar seus golpes. PT, o inimigo mora bem juntinho, fazem dez anos. 2013 Lula com suas caravanas da cidadania, tem que mobilizar o povo, para que a resposta em 2014, seja ainda mais dura, para esses golpistas.

Willian

Policarpo e Gurgel eram o bode na sala. O essencial de se investigar era a Delta, mas isto NINGUÉM queria (PT, PSDB e PMDB). Não sei a mando de quem ficou esta coisa na blogosfera querendo investigar jornalista e o PGR. Bem, me parece que o PT nunca quis realmente que se investigassem estes jornalistas e o PGR, era apenas uma cortina de fumaça para tudo terminar em pizza e livrar a cara da Delta. Redução dos danos, desde o princípio.

Carlos Moratelli

Ha muito tempo que, quem “fica em cima do muro” é o PMDB,ou seja, já está com os pés em duas canoas, para 2014. Acreditar em Michel Temer e CPMI que dependa desse tipo de aliados, é o mesmo que acreditar em Papai Noel.

lulipe

Só aqueles que acreditam em papai-noel achavam que a CPMI poderia ter outro final.

Zilda

Sou favorável que se acabe com essa figura esdrúxula chamada CPI. Deveria ser retirada da CF. É perda de tempo e de dinheiro público. Órgão de investigação é a PF.Deve tirar também o MPF da função de investigação porque está mais politizado do que o desejável.É tanta palhaçada que dá raiva!

LEANDRO

Festa de rabos presos. A Delta que era realmente para convocar ninguém convocou, nem governo e nem a oposição.

Carlos Alberto

Essa e’ a Câmara Federal que quer ser respeitada pelo Supremo. Como, se eles mesmos nao se dão ao respeito? Poder legislativo brasileiro tem a marca da pusilanimidade. Independentemente de coloração partidária. Saudades de Alencar Furtado, Lysaneas, Márcio Moreira Alves…

Messias Franca de Macedo

… RINDO DA NOSSA DESGRAÇA(!): … sendo otimista, creio que, no máximo – e em (des)respeito à opinião pública -, o relatório final da ‘CPMI do Cachoeira’ condenará o mordomo! O mordomo do Cachoeira? Antes fosse! O mordomo do Palácio do Planalto da Dilma, estúpido!

NOTA FÚNEBRE: estamos (quase-)perdidos!…

RESCALDO: as ruas, becos, guetos, avenidas, alamedas…. Estão mortos… De vergonha – e de indignação!…

Republiqueta de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Messias Franca de Macedo

    Prezado Walter, concordo com o amigo: ‘o PT da governança’ incorporou o pragmatismo na política, e está infestado de fisiológicos, arrivistas do tipo ‘Cândido Manda Torpedo [para o] [Sérgio] Cabral Vaccarezza’… No entanto, a meu ver, do ponto de vista imediato, o que está em jogo é a preservação da nossa ‘tênue’ subdemocracia latinoamericana… [À titulo de exemplo] Proteção esta que – nem de longe – o Psolista senador Randolfe Rodrigues está imbuído em colaborar, tomando cafezinho com Zé Aníbal, José Carlos Aleluia, José Carlos Aleluia, Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção], ACMalvadeza Neto & por aí vai sob os holofotes sedutores do PIGolpista/terrorista/antinacionalista!…

    Felicidades!

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas e antigolpistas,

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Carlos Ribeiro

É impressionante o poder da oposição!

    Joerge Sted MST

    Oposição seria poderosa, ok. Mas, é numericamente muitíssimo inferior em relação à situação: PT e aliados. Como pode ser a oposição tão poderosa se ela não tem a mínima chance de fazer a maioria nas Casas (senado e câmara)? Alguém pode explicar?

    Messias Franca de Macedo

    … A explicação é simples: é só perguntar ao
    “imortal”
    Merval!…

    [Pereira “da ‘grobo'”!]

    … Para esta sumidade jornalística (sic), “‘o jênio dos jênios’ de todas as redações mundanas e transmundanas”, tudo o que for simples ou complexo é simples, indubitavelmente…

    É ou não é uma republiqueta de ‘Nois’ Bananas?!…

    … O fim do mundo é aqui!…

    NOTA FÚNEBRE: estamos (quase-)perdidos!…

    RESCALDO: as ruas, becos, guetos, avenidas, alamedas…. Estão mortos… De vergonha – e de indignação!…

    Republiqueta de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Walter

    Simples demais, amigo. Vaccarezza , o que se ufana quando aparece nas páginas amarelas da revistinha e quando ferra o servidor público, votou contra o relatório do PT.
    Só um inocente ou um petista de estrelinha para acreditar que essa turma também não tinha rabo preso com o Cachoeira!
    E as mudanças que o PT pregava? E a mudança no jeito de fazer política?O que foi feito da nossa esperança que venceria o medo?????

    Paulo de Carvalho

    Joerge Sted, o poder está e sempre esteve na mão de poucos e sempre dominando a maioria.
    O PT há dez anos é governo e, segundo os resultados que estamos vendo nos últimos dias, parece nunca ter sido poder.

    Rodrigo Leme

    A maioria do senado e governista, conseguiria ganhar de olhos fechados.

    Problema é essa conversa de Delta transbordar.

    lulipe

    Que poder, meu caro.O governo tinha a presidência e relatoria da CPMI.O que acontece é que alguns dos ingênuos ou cínicos comentaristas não querem ver que se os parlamentares quisessem descobrir alguma coisa de relevante teriam que investigar a Delta, aí sobraria para quase todo mundo.Vai uma de calabresa???

Joerge Sted MST

Tanto dinheiro, energia e tempo jogados fora… Tudo em vão. Alguém pode explicar?

    Willian

    Rabos presos por todos os lados.

    Joerge Sted MST

    Que é isso, companheiro? O PT com rabo preso!??

    Júlio De Bem

    Simples, nessa cachoeira aí, se banhou neguinho da direita e da esquerda. Um lavav as costas do outro. Vagabundagem e robalheira dos porcos do PT e PSDB principalmente.

Deixe seu comentário

Leia também