O Dia: Cabral desiste de demolir Museu do Índio

Tempo de leitura: 2 min

28.01.2013 às 13h07 > Atualizado em 28.01.2013 às 13h32

Cabral desiste de demolir prédio ocupado por índios no Maracanã

em O Dia

Rio – O governo do Rio não irá mais demolir o prédio ocupado por índios ao lado do estádio do Maracanã, na Zona Norte da cidade. O governador Sérgio Cabral voltou atrás da decisão da demolição e anunciou que o imóvel será revitalizado após ser desocupado.

No último sábado, a Defensoria Pública do estado conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça impedindo a demolição do imóvel. Sérgio Cabral chegou a alegar que a Fifa havia exigido a demolição do espaço para garantir a mobilidade dos torcedores no acesso aos jogos, o que foi negado pela entidade.

Valor cultural

O futuro do imóvel foi disputado por índios e estado. Os ativistas ocupam o imóvel desde 2006, chamando-o de Aldeia Maracanã. Os indígenas não aceitaram a proposta de pagamento de aluguel social.

Na última semana, a ministra da Cultura Marta Suplicy sugeriu que o prédio não fosse demolido em função de um parecer do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O documento considerava que o prédio tinha valor histórico não apenas pelas características arquitetônicas mas também pelo valor cultural para a identidade indígena. Os ativistas exigem que o local seja transformado em um centro cultural indígena.

Força policial

O Governo expediu uma notificação extrajudicial para a desocupação do imóvel, chegando a colocar policiais na porta do local, mas a Justiça não autorizou a desocupação.

O edifício foi sede do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) em 1865, órgão que deu origem à Funai. Darcy Ribeiro transformou o espaço, em 1953, em museu, que posteriormente, em 1978, foi transferido para um casarão em Botafogo.

Leia também:

“Demolir prédio histórico para criar estacionamento é ato de covardia”

Sobre a privatização do Maracanã


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lia vinhas

Isso demonstra a força odos movimentos sociais que ergueram seus protestos contra a arrogancia e insensibilidade de nossos governantes, estadual e miunicipal. A idéia é fazer o máximo de mudanças na cidade para satisfazer o novo dono de vastas áreas da mesma, senhor Eike e para levar uma bela recompensa pór isso. O povo? Esse só interessa na hora das eleições.

Urbano

Apitaram no ouvido dele a grande ideia de boston…

Deixe seu comentário

Leia também