Nerds desafiam a roleta viciada de Wall Street — e autoridades ainda não sabem como esmagá-los

Tempo de leitura: 3 min
Reprodução

Mercados caem para encerrar uma semana volátil dominada por negociações de “ações de meme”

Do New York Times

Durante semanas, enquanto o mercado de ações regularmente subia para bater recordes, os investidores se perguntavam o que seria necessário para tirar Wall Street de seu estado de felicidade.

A pandemia ressurgente certamente não estava fazendo isso. Mesmo uma insurreição no Capitólio dos EUA não foi alarmante o suficiente para encerrar a festa

GameStop, entretanto?

Na sexta-feira, o S&P 500 caiu mais de 1,9%, marcando um período de negociações voláteis que deixou o índice com queda de mais de 3 por cento na semana — sua pior semana desde o final de outubro.

As vendas ocorreram no momento em que Wall Street foi consumida pelas palhaçadas de um grupo de day traders que compraram um punhado de ações — notadamente do varejista de videogames GameStop — e forçaram perdas dos grandes fundos de hedge.

Os operadores parecem ser, em sua maioria, pequenos investidores que se concentram apenas em um punhado de ações.

Mas eles surgiram como um fator de risco para grandes empresas que apostam contra outras empresas, no que é conhecido como vendas a descoberto.

Os vendedores a descoberto perdem dinheiro quando as ações da empresa na qual apostam contra [caso da GameStop] sobem, e as perdas são potencialmente ilimitadas.

As ações da GameStop ganharam 400 por cento esta semana e 1.600 por cento este mês.

Os vendedores a descoberto que apostaram contra as ações estão enfrentando perdas de até US$ 19 bilhões em janeiro, de acordo com estimativas da Ortex, uma empresa de dados do mercado.

Outro alvo, a AMC Entertainment, ganhou 280 por cento esta semana.

Para o resto de Wall Street, a preocupação é que os fundos de hedge terão de vender ações de outras empresas para cobrir suas perdas na GameStop e AMC — “liquidação forçada”.

Essa venda foi um fator na queda de 2,6 por cento do mercado de ações na quarta-feira, o pior declínio diário de Wall Street em três meses, Mark Haefele, diretor de investimentos do UBS Global Wealth Management, escreveu em uma nota aos clientes na sexta-feira.

Não é apenas a GameStop que está dando aos investidores um motivo para vender.

Eles também estão preocupados com o lançamento da vacina contra o coronavírus, à medida em que os países começam a restringir os suprimentos ou alertam sobre a escassez.

Na sexta-feira, a União Europeia anunciou planos para interromper qualquer tentativa da AstraZeneca de mover as doses de vacinas fabricadas no bloco para outros países, a menos que primeiro cumpra suas obrigações de fornecimento para os 27 estados membros da UE.

No início da semana, a Espanha disse que teria que suspender parcialmente as imunizações por falta de doses.

Os negócios de sexta-feira refletiram algumas destas preocupações.

As ações de empresas que são sensíveis à  pandemia — Norwegian Cruise Line, Delta Air Lines e o proprietário do shopping center Kimco Realty — estavam entre as de pior desempenho no S&P 500.

Mas a conversa da semana se concentrou na GameStop.

E embora a Securities and Exchange Commission e vários legisladores tenham dito que estão observando a situação, ainda não está claro como ela será tratada.

“A batalha sobre a GameStop está longe de terminar, mas houve enormes baixas”, escreveu Edward Moya, analista de mercado sênior da trading OANDA, em uma nota a clientes na sexta-feira.

“Uma solução para todo esse deslocamento do mercado levará tempo, e isso pode sugerir que essa negociação insana continuará por mais um tempo”.

A desconexão entre o mercado e os fundamentos da economia veio depois que as ações subiram mais de 16 por cento em 2020, apesar da destruição da economia e das perdas humanas causadas pela pandemia de coronavírus.

Muitos investidores já estavam preocupados com o fato de que os mercados financeiros tinham subido rapidamente depois que o Federal Reserve e os legisladores em Washington tomaram medidas sem precedentes para apoiar a economia e os investidores anteciparam investimento com a perspectiva de um governo democrata que controlaria as duas casas do Congresso.

Para alguns investidores, a turbulência da semana serviu apenas como uma distração destes aspectos positivos.

Mesmo com a queda das ações nesta semana, várias grandes empresas, incluindo Microsoft, Apple e Facebook, relataram crescimento de lucro e vendas.

As vendas na sexta-feira aconteceram mesmo depois que a Johnson & Johnson disse que sua vacina de dose única contra o coronavírus fornecia forte proteção contra o Covid-19.

Haefele, do UBS, disse esperar que “a atenção provavelmente voltará para os ganhos, estímulos e lançamento da vacina” e que, quando isso acontecer, os mercados de ações retornarão aos seus ganhos.

Por Mohammed Hadi and Eshe Nelson

PS do Viomundo: O próprio linguajar do texto demonstra de que lado está o New York Times. O fenômeno da GameStop será didático: demonstrará aos pequenos investidores que a roleta é viciada e não se mexe com os barões de Wall Street. Os compradores estão se organizando nas redes sociais e são, em sua maioria, gente que tem pouco dinheiro mas muito tempo para pensar sobre ações da bolsa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

.
Excertos do PS Viomundo e Adendo …

… “de que lado está o New York Times” …

… “demonstrará aos pequenos investidores
que a roleta é viciada e não se mexe
com os [Tu]barões de Wall Street”
[tal como os Tubarões da BM&F BOVESPA
que financiam o Grupo GAFE (*) et al …].

*(GAFE = Globo, Abril, Folha, Estadão)
.
“Erva ruim, a geada não a queima” …
Tadinha da Rosinha no meio das
ervas daninhas Merdal e Sarda,
as Vozes do Mercado Espinhoso …
.

Deixe seu comentário

Leia também