Na região mais afetada pelo coronavírus, 69% dizem que Bolsonaro não merece ser reeleito

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Gabriela Trajano

Da Redação

O Viomundo previu: à medida em que a vacinação contra o coronavírus começasse em outros paises e as imagens dominassem a mídia, cairia entre os brasileiros a resistência mesmo à Coronavac, a “vachina” dos bolsonaristas.

Foi o que aconteceu.

Também antecipamos que, como se deu nos Estados Unidos com Donald Trump, o descaso com a pandemia teria impacto na popularidade do governo federal, especialmente entre os mais velhos.

Trump nunca bateu nos 46% de aprovação durante seu governo, mas acabou com menos de 39% por causa da pandemia.

Bolsonaro só passou dos 50% de ótimo/bom em algumas pesquisas bem no início do governo, para depois despencar — e se mantém no patamar dos 40%, porém vulnerável às más notícias da pandemia e, portanto, da economia.

A popularidade de Trump ao longo do governo

A mais recente pesquisa Exame/Ideia não especificou faixas de idade, mas registrou que impressionantes 69% dos entrevistados da região Norte, a mais afetada neste momento pelo vírus, acreditam que Jair Bolsonaro não merece a reeleição — a média nacional é de 50,3%, contra 42% que acham que ele deve continuar no Planalto.

Outro dado da pesquisa chama a atenção: 53% dos mais pobres (com ensino fundamental) não dariam um segundo mandato a Bolsonaro, mas 56% dos mais ricos, sim.

Por isso, o apoio dos evangélicos (62%) se mostra essencial ao ocupante do Planalto.

Quando a pesquisa vai para a concretude de um segundo turno, Bolsonaro venceria Lula (45% a 28%), Doria (45% a 30%) e Luciano Huck (41% a 38%).

Notem, no entanto, que Bolsonaro não vai além dos 45%.

Na espontânea, o presidente também lidera.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

A Direita Neoliberal tem ao redor de 20%, nessa Enquete.

Deixe seu comentário

Leia também