MST: Perdemos Gorender, um defensor incansável do socialismo

Tempo de leitura: 2 min

MST sobre Jacob Gorender: Perdemos um grande homem, um lutador, um intelectual e um amigo

NOTA DE PESAR DO MST PELA MORTE DE JACOB GORENDER (20/1/1923 – 11/6/2013)

O MST sente profundamente a morte de Jacob Gorender, depois de enfrentar um quadro infeccioso que provocou o seu falecimento aos 90 anos. Um lutador destacado, incansável e profundamente comprometido com as causas do povo brasileiro que clama por transformações. Um intelectual irreverente e batalhador na luta das ideias em defesa da classe trabalhadora e em defesa de um Brasil soberano e independente. Portanto, perdemos um grande homem, um lutador, um intelectual e um amigo.

Gorender lutou corajosamente contra a ditadura militar, foi preso e torturado. Estudou profundamente a realidade brasileira, buscando compreender o passado colonial, reconstituindo a memória da resistência à ditadura. Foi um estudioso do marxismo e das experiências socialistas do século XX, bem como defensor incansável do socialismo como horizonte para a humanidade.

Ao menos três grandes obras dele influenciaram a formação de militantes de esquerda no Brasil: O escravismo colonial; Combate nas trevas e Marxismo sem utopia. A caracterização do modo de produção do Brasil antes do século XX como escravismo colonial é fundamental para compreender a história e o peso da escravidão e do latifúndio na formação social brasileira.

Foi um defensor ativo da Reforma Agrária e um amigo do MST. Brindou-nos com sua presença e uma bela conferência “encharcada” de sua história de vida e de militância, durante o Seminário de Inauguração da Escola Nacional Florestal Fernandes (ENFF), em janeiro de 2005, quando refletimos sobre a importância da formação para a classe trabalhadora brasileira.

O MST lamenta a perda de Gorender e rende homenagens à sua trajetória de luta e compromisso com as mudanças estruturais no Brasil, procurando seguir seu exemplo de firmeza ideológica, de estudioso, de simplicidade, de coerência, de compromisso com a classe, de solidariedade e internacionalismo como um verdadeiro revolucionário.

Viva Jacob Gorender!

DIREÇÃO NACIONAL DO MST


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gustavo Caronte

Morre o homem, não suas ideias, ideais e história. Vamos nos espelhar nos homens que lutaram contra a ditadura. Homens comuns, humildes, que foram temperados no fogo da luta contra o Mal e suas Trevas.

Wanda Rodrigues

Sempre foi uma referência para nós, historiadores, pela precisão científica e a generosidade de um grande pensador.

Que pena!

Mardones

Conhecia citações às ideias do Jacob apenas. Certamente merece respeito. Pena que essas ideas parecem morrer sem ocupar espaço na agenda da ‘coalizão vitoriosa’ brasileira.

renato

Não conhecia.
Foi falha minha, ou alguém não me contou?

Urbano

A inteireza moral do Jacob Gorender faria com que muitos dos comunistazinhos de boston, e a lista é bem considerável, corassem de vergonha, caso fossem possuidor deste sentimento. Em especial aqueles com mais destaque no pig…

    Urbano

    Até para aclarar bem a ideia, os comunistas de boston são aqueles que hoje, e possivelmente desde sempre, resolveram engrossar o antro da oposição ao Brasil.

Francisco

Mulato, judeu, nordestino: imenso!

Voluntário da FEB, historiador de vulto, protagonista da sua História: modesto.

Gorender: referencia para todo e qualquer historiador brasileiro…

james beltrao

A luta por um Brasil e mundo melhores perdeu um grande combatente pelo socialismo. A intelectualidade progressita também perde uma grande figura, que nos deixou um belo livro sobre a história da esquerda brasileira que pegou em armas contra os governos ditatoriais, “Combate nas Trevas – A esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada”.

A sua contribuição e luta serão sempre lembradas,como exemplo.

Roberto Locatelli

Que novas gerações de guerreiros tomem como exemplo a geração que lutou contra a ditadura.

Luís CPPrudente

Viva Jacob Gorender: um lutador, um guerreiro, um socialista.

Deixe seu comentário

Leia também