Moraes age para evitar o Capitólio de Jair Bolsonaro no 7 de Setembro e mantém sertanejo a 1 km da Praça dos Três Poderes

Tempo de leitura: 3 min
Reprodução

Da Redação

O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal, agiu preventivamente hoje para evitar que o presidente Jair Bolsonaro transforme o 7 de Setembro em seu Capitólio.

Em 6 de janeiro de 2021, quando o Congresso dos Estados Unidos se preparava para certificar o resultado das eleições presidenciais em que Joe Biden derrotou Donald Trump, apoiadores do republicano invadiram a sede do Legislativo estadunidense, resultando em cinco mortes e dezenas de feridos.

Diante da decisão definitiva do Congresso brasileiro de impedir o voto impresso e em derretimento nas pesquisas eleitorais, Bolsonaro parece ter dobrado a aposta no confronto. Ele conta com apoio das Forças Armadas.

Em meio ao desemprego, inflação crescente e possível recrudescimento da pandemia de coronavírus, o governo federal decidiu criar um sistema de monitoramento de greves relacionadas ao setor público, com corte de ponto automático de quem aderir.

É apenas uma provocação para agitar sindicatos e trabalhadores.

Declarações recentes de Bolsonaro sobre a data são contraditórias.

“Eu tenho que agir dentro das quatro linhas, apesar de alguns como seu Alexandre de Moraes, como o senhor Salomão do TSE, que estão fora das quatro linhas. Agora, onde é o limite disso? Eu sou leal ao povo brasileiro e e o povo vai estar nas ruas dia 7. O povo é quem tem que dar o norte do que nós vamos fazer”, disse.

Mais recentemente, ele afirmou que as manifestações serão ordeiras e pacíficas.

Assessores afirmam que Bolsonaro irá aos eventos marcados para São Paulo e Brasília.

Porém, manifestações contra Bolsonaro também estão previstas para o dia 7, inclusive na avenida Paulista, onde estarão o pastor Malafaia e diversas outras lideranças evangélicas.

A convocação de lideranças populares bolsonaristas não parece ter acontecido por acaso.

Os cantores Sérgio Reis e Amado Batista chamaram seus seguidores para participar das manifestações, que tem óbvio tom anti-STF e TSE.

Hoje, o ministro Moraes determinou busca e apreensão na casa do cantor sertanejo Sérgio Reis.

De acordo com a Folha de S. Paulo, foram 10 alvos:

1) Otoni de Paula, deputado federal do PSC, já tinha ido alvo de inquérito das fake news,

2) Sérgio Reis, cantor sertanejo e ex-deputado federal,

3) Marcos Gomes, conhecido como Zé Trovão, se identifica como caminhoneiro e tem um canal no YouTube,

4) Eduardo Oliveira Araújo, cantor e ex-apresentador de televisão,

5) Wellington Macedo de Souza, jornalista e responsável pela divulgação de um dos vídeos em que Sérgio Reis fala sobre o ato do dia 7 de setembro com, segundo a PGR, “tom ameaçador”,

6) Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil, pode ter sido um dos patrocinadores do movimento,

7) Alexandre Urbano Raitz Petersen, é editor do portal Brasil Livre, que busca doações para o ato do dia 7 de setembro,

8) Turíbio Torres, se identifica como empresário e é descrito pela PGR como um dos suspeitos de pertencer ao grupo operacional dos manifestantes,

9) Juliano da Silva Martins, também é parte do grupo de operação do movimento, segundo a investigação e

10) Bruno Henrique Semczeszm, escreve para o portal Brasil Livre.

Além disso, Moraes determinou o bloqueio do PIX da Coalização Pro-Civilização Cristã, uma das organizadoras do ato em Brasília.

O sertanejo Sérgio Reis tornou-se centro das atenções depois de ter gravado áudio em que convocou ruralistas e caminhoneiros para ir a Brasília.

“Para fazer uma coisa séria, para que o governo tome uma posição, o Exército tome uma posição, mas se o povo não tomar essa posição, nada vai. Vocês que estão a fim de salvar o Brasil, vamos com a gente para Brasília”, disse na gravação.

Depois, Reis diz ter se arrependido e chegou a chorar na gravação de um vídeo, em que explicou sua posição — depois de perder patrocinadores.

O sertanejo foi provocado nas redes sociais pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS): “Dep. Sérgio Reis: tenho uma informação e preciso da sua ajuda para apurar a veracidade ou se é Fake. Um dep. pediu ressarcimento para Câmara de despesa 55 mil reais para substituição de ‘prótese peniana’. Parece que ele recebeu! Dinheiro público. Toca o berrante e vamos descobrir”.

Sérgio Reis é ex-deputado federal.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Guilherme Pfau Lenz

Simples : O governador do DF determina a proibição de manidestações por 15 DIAS a partir de 01 de setembro/2021 e não deixa nenhum palhaço entrar pra fazer baderna !!!

Zé Maria

A Fasciata da Mentira Histórica de 7 de Setembro será a Consumação do Fiasco Nazi.
Dia de Pano Preto: Brasil-de-Luta de Luto pelas 600 Mil Vidas Infectadas Perdidas

Ed

Para aqueles que falam muito do artigo 142 da Constituição Federal (CF) mas NUNCA o leram (link abaixo) ou o DISTORCEM, deve-se esclarecer:

1) As Forças Armadas (FA), nem NESTE artigo nem em lugar NENHUM da CF são definidas sequer como um “poder”, quanto mais “moderador” de coisa alguma.

2) As FA, não sendo um “poder”, formam uma instituição SUBORDINADA aos 3 Poderes Constitucionais (poder CIVIL, como em qualquer país democrático desenvolvido), alocada no Executivo, sob a autoridade (temporária do presidente em exercício) e SUJEITA aos papéis dos 3 (únicos) poderes civis (Legislativo, Executivo e Judiciário), QUAISQUER deles podendo tomar a iniciativa de acioná-las e/ou autorizar seu uso, dentro de seus papéis constitucionais para:

2.1) “Defesa da Pátria”, com a NECESSÁRIA autorização do Congresso (guerras, invasões, etc.).

2.2) “Garantia dos (3) Poderes Constitucionais” (portanto nenhum deles pode utilizar as FA CONTRA os demais).

2.3) “Manutenção da LEI e da Ordem” (insurreições, revoltas, motins, catástrofes e outras comoções graves).
2.3.1) Em qualquer caso (inclusive estado de Sítio, de Defesa…), o Congresso precisa AUTORIZAR.
2.3.2) Com relação à “Lei”, a Constituição define a última palavra sobre ela (e sobre si própria) ao Poder Judiciário, o qual decidirá sobre haver eventuais transgressões.

3) Portanto, a CF em nenhuma hipótese autoriza qualquer ação das FA contra quaisquer dos 3 Poderes constituídos, ou contra sua SOCIEDADE como um todo, devendo ser em qualquer caso e por todo o tempo exercida subordinadamente com a concordância, manutenção e ação institucional de TODOS os Poderes em seus respectivos papéis.

Conclusões adicionais:

Evidentemente, a Constituição não pode definir democráticamente equilíbrio político entre os 3 Poderes baseado em ARMAS, PAGAS pela sociedade, DONA delas, CONTRA ELA MESMA.

As FA não têm poder algum ALÉM da devida OBEDIÊNCIA subordinada aos 3 Poderes civis e sob a NECESSÁRIA autorização de cada um deles em seus respectivos papéis.

Quem “modera” é o uso da própria Constituição, construída pelo poder Legislativo, interpretada pelo poder Judiciário e mantida, defendida e obedecida pelo poder Executivo, conforme JURAMENTO.

Assim como (por ex.) um chefe de Polícia não é “dono” dela, mas responsável por sua atuação legal e subordinada, o presidente da República tem a RESPONSABILIDADE de comandar as FA legalmente e não utilizá-las sob sua mera vontade.

Apenas para lembrar a relevância, a única hipótese de PENA DE MORTE prevista na CF é a relacionada à TRAIÇÃO em contexto militar de guerra (que não é o caso aqui, embora pudesse).

Em países desenvolvidos (EUA, UK, França, Rússia, China, Japão, etc.), militares que interferirem no processo político podem ser presos ou até executados.

O resto é a volta do vergonhoso golpismo bananeiro (© The Guardian, UK), armado e covarde contra sua própria sociedade.

https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.03.2021/art_142_.asp

    Riaj Otim

    Coisa de analfabeto funcional. A CF só tem uma lei- todo poder emana do povo e em seu nome será exercido. E quanto se fala de povo, um Sergio Rei vale por mias de 30 milhões de abesstados.

Darcy Brasil

Sergio Reis pensa que o coração do povo é de papel.

abelardo

Bolsonaro não precisa esperar até o dia 07 de Setembro, para ouvir o que o povo brasileiro deseja que ele faça. As últimas pesquisas já deixaram bem claro o recado que o povo enviou para Bolsonaro, seus ministros, auxiliares e seguidores. O povo quer todos fora, por considerar seu governo ruim péssimo e incompetente. Então, Sr. Presidente, não perca tempo e faça a vontade do povo.

RFFSA

“Em meio ao desemprego, inflação crescente e possível recrudescimento da pandemia de coronavírus, o governo federal decidiu criar um sistema de monitoramento de greves relacionadas ao setor público, com corte de ponto automático de quem aderir.”

O PSDB faz isso com os professores do Estado há décadas.

Deixe seu comentário

Leia também