Mauricio Metri: A preocupação com os sócios da Petrobras

Tempo de leitura: 6 min

O Leilão do Pré-sal e o Sistema Internacional

no Correio da Cidadania, sugerido pelo Paulo Metri, via e-mail

por Mauricio Metri*

Do ponto de vista geopolítico, foi durante a Primeira Guerra Mundial que o petróleo adquiriu importância estratégica. Ao converter a matriz energética de sua marinha, passando do carvão para o óleo combustível, a Inglaterra consolidou uma vantagem importante para o próprio resultado do conflito.

Não por outra razão, França e Inglaterra celebram um acordo secreto, Sykes-Picot, em 16 de maio de 1916, arbitrando suas áreas de influência no Oriente Médio.

Desde então, a questão da segurança energética em relação ao acesso às fontes de petróleo se consolidou na agenda das grandes potências.

Os Estados Unidos, apesar de terem sido o principal produtor e exportador de petróleo desde o final do século XIX, abastecendo as tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, reivindicaram, como potência vitoriosa em 1945, o redesenho do tabuleiro do Oriente Médio.

Sabiam que o centro de gravidade da produção mundial de petróleo iria se dirigir para o Oriente Médio, conforme advertiu o relatório de 1944 do geólogo DeGolyer.

No retorno da Conferência de Yalta, em fevereiro de 1945, o então presidente Roosevelt desembarcou no Canal de Suez para um breve encontro com a autoridade saudita, Ibn Saud, consolidando as ações de aproximação deflagradas em 1943 e a presença de fato dos Estados Unidos na Arábia Saudita em contraposição à própria Inglaterra.

Do ponto de vista econômico, se o querosene constituiu-se no princípio da indústria, como fonte de iluminação ainda no século XIX, os desdobramentos da segunda revolução industrial e, sobretudo, o desenvolvimento da industria automobilística na década de 1920, com a massificação da produção de carros, diversificaram seu uso e aplicação em diversos ramos da atividade econômica e colocaram o petróleo ao centro da matriz de transporte das principais economias do mundo.

Assim, o petróleo assumiu uma centralidade estratégica incomparável a qualquer outro recurso natural, tanto para as questões relativas à geopolítica internacional quanto para o desenvolvimento econômico em geral.

Não por outras razões que, ao longo do Século XX até o presente, a dinâmica do setor de petróleo e o movimento expansivo das grandes empresas petroleiras não têm sido muito bem caracterizados pela competição via mercado, através dos mecanismo clássicos de concorrência, mas sobretudo por intermédio da diplomacia e da guerra, onde a força e o arbítrio são os principais meios através dos quais se determinam posições (privilegiadas) no mercado.

Na história deste setor, essas ações não se constituem exatamente em exceções, mas de práticas comuns e mesmo a regra do jogo. Esta dinâmica, pautada pela construção de “contra-mercados”, faz-se presente em diversas áreas do mundo desde a Primeira Guerra Mundial, com destaque para as regiões do Oriente Médio, do Caucáso e também em algumas partes dos continentes africano e sul-americano.

Mais especificamente, o modo de atuação das empresas estrangeiras que participam do consórcio vencedor do leilão do campo de libra (a anglo-holandesa Shell, a francesa Total e as chinesas CNPC e CNOOC) é bastante controverso e revelador.

No caso da Shell, sua atuação há décadas, por exemplo, na Nigéria tem sido marcada por um considerável grau de violência e arbítrio desde sua consolidação na região em 1956. Suas disputas com as empresas francesas a partir de 1967, pano de fundo que alimentou uma guerra civil movida pela iniciativa de autonomia da República de Biafra, região mais rica em petróleo da Nigéria, terminou de forma vitoriosa para as empresas anglo-holandesas, Shell e BP, mas com saldo de mais de um milhão de mortos.

Mais recentemente, na década de 1990, devido à concentração excessiva dos recursos derivados da exploração do petróleo para as empresas internacionais do setor, destaque para a Shell, e por conta também de danos ambientais responsáveis pela destruição de parte do ambiente natural característico da região da foz do Níger, as populações locais, sobretudo os ogonis, sob liderança de Ken Saro Wiwa, denunciaram os acordos entre a empresa anglo-holandesa e a ditadura do general Sani Abacha.

Por suas reivindicações, Wiwa foi preso e condenado a morte junto com mais oito companheiros. Todos enforcados em 10 de novembro de 1995. (Maiores detalhes, ver: http://wiwavshell.org). As tensões na região seguem presentes. Nos últimos anos, houve a ascensão do Movimento de Emancipação do Delta do Níger (MEND), mais uma espécie de “blow black” em razão da forma como o petróleo é explorado no outro lado do Atlântico.

A atuação francesa Total no Gabão não tem sido muito diferente. Em greve recente, funcionários do terminal de petróleo de Cabo Lopes foram violentamente reprimidos. Nestas situações, é o 6º batalhão da infantaria da marinha francesa quem assume o controle das ações de enquadramento, funcionando como uma espécie de seguro de vida para as instalações de petróleo da Total no país, assim como para o governo autoritário local, fosse no período de Omar Bongo, presidente por 41 anos (1967-2009), seja com, Ali-Ben Bongo Ondimba, atual presidente do Gabão.

A estratégia da empresa se estrutura numa corrupção sistêmica, na sustentação do governo local e com o apoio militar do exército francês para a ações efetivas e o patrulhamento ostensivo das regiões produtoras.

Dentro da mesma lógica, as empresas e o estado chineses vão progressivamente aumentando seu peso e sua influência na África.

No Sudão, por exemplo, aproveitando-se das antigas disputas entre a porção norte (árabe) e sul (cristã e animista) do país, marcado por longas guerras civis, a última com aproximadamente 1,5 milhão de mortos em razão das descobertas de petróleo no sul do país, a China aproximou-se nos últimos anos do ditador Omar al-Bashir, condenado pelo Tribunal Penal Internacional pelas atrocidades no conflito de Darfur iniciado em 2003.

Em 2007, com a visita do presidente da China, Hu Jintau, ao país, arregimentaram-se contratos para exportação de petróleo.

Pouco dos recursos e das oportunidades geradas dirige-se de fato para a população local. Para o processo de exploração do petróleo do Sudão, a China levou 25 mil chineses, segundo alguns autores, condenados e prisioneiros.

A independência da parte sul do país em 2010 recolocou em disputa as receitas do petróleo entre o Sudão (por onde passa o oleoduto) e o Sudão do Sul (onde estão 85% as reservas de petróleo).

No que se refere aos respectivos Estados nacionais das empresas estrangeiras que participam do consórcio vencedor de Libra, o poder político-militar da França, da China e do condomínio anglo-holandês é mais expressivo do que o brasileiro.

Todos possuem arsenal atômico e um considerável poder de dissuasão.

Por fim, não menos importante, a região do campo de Libra está localizada de 188 a 200 milhas da costa brasileira, situando-se mais precisamente na Zona Econômica Exclusiva do Brasil. Seu reconhecimento internacional encontra-se amparada pela III Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

No entanto, alguns estados não são signatários dos referidos acordos, dentre eles dois dos países com maior capacidade de arbítrio e violência no sistema internacional: China e Estados Unidos. Formalmente, para estes, o pré-sal brasileiro encontra-se em águas internacionais.

Nesta perspectiva de análise, a impressão que fica é que o Brasil acabou por criar um problema onde não havia. Trouxe para dentro do processo de exploração do campo de libra empresas cujos históricos de atuação internacional não lhes conferem prestígio e cujos respectivos estados nacionais de origem dispõem de um arsenal militar e um poder desproporcional ao brasileiro.

Em outras palavras, dada a inferioridade relativa em termos militares do Brasil e a posição geográfica do campo de libra, as autoridades brasileiras assumiram uma vulnerabilidade desnecessária.

Dá-se a impressão de que, no modelo consagrado para exploração do pré-sal, supõe-se que o cenário internacional, ao longo do período de exploração do campo, seguirá como um “céu de brigadeiro”.

Negligenciou-se potenciais situações de litígios, decorrentes de crises e tensões internacionais que podem gerar interesses estratégicos distintos em termos das políticas de preço, produção e de destino do petróleo, entre as empresas que compõem o consórcio e/ou entre seus respectivos estados nacionais de origem.

Se, por um lado, o leilão do pré-sal e o modelo de partilha representam de fato um avanço em relação os leilões anteriores e ao modelo de concessão, por conta dos resultados de natureza econômica, festejados pelos macroeconomistas do governo, por outro, há a sensação de uma oportunidade perdida de se tentar ampliar a capacidade de iniciativa estratégica do Estado brasileiro em relação a temas sensíveis dentro sistema internacional, como o de garantia de abastecimento de petróleo.

Fica a dúvida se o que faltou foi ousadia para se consolidar o monopólio da Petrobrás para a região do pré-sal ou se, no atual governo, o que vale em termos de uma política de segurança energética é uma visão mais limitada, pautada por preocupações macroeconômicas conjunturais.

*Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Grupo CNPq/UFRJ “Poder Global e Geopolítica do Capitalismo” 

Leia também:

A despedida de Emanuel Cancella, do Sindipetro


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bonifa

Pelo que podemos observar no artigo, a China, que seria co-responsável pelo massacre de mais de um milhão de pessoas no Sudão, sorrateiramente estimulou a guerra civil do país e colocou no poder do Sudão do Sul um ditador demonizado que já foi condenado pelo heroico Tribunal Penal Internacional, o mesmo que condenará em breve o filho do Kadafi e algum dia próximo, quem sabe, condenará o Lula à prisão perpétua. E a conclusão que tiramos é que o petróleo, se é sujo embaixo d’água, é mais sujo ainda em cima dela, portanto, deveríamos deixá-lo lá para sempre, amem.

Bernardino

MATERIA de grande conteudo e realista e com demonstraçoes cabiveis!

A D DILMA É Obtusa desde sempre.Lembram da campanha de 2010? Um engenheira da prefeitura de Porto Alegre declarou:>Ela foi ssecretária das finanças aqui prefeitura e quebrou as finanças!!É uma TOCADORA de obras INACABADA do governo LULA.Transposiçao sao Francisco,refinarias e Ferrrovias todas paradas.
O SR LULA,semi analfabeto e influenciavel pelo pouco conhecimento a escolheu porque sentiu que poderia manobra-la como de fato acontece.
O DIRCEU no llivro sobre sua Biografia fala em um reuniao entre amigos:
O LULA é um oportunista que so se cerca de pessoas que possa controlar”
Fanfarrao como sempre foi disse:essa crise é uma Marolinha!!A marolinha chegou e a economia está fazendo Água.Aliás por onde anda o BRAVATEIRO?

E os PETRALHAS começaram a se pegar.Na reuniao do Diretorio protestos e desentendimentos acerca da PRIVATARIA da D DILMA e alianças com os quadrilheiros do PMDB.Estao iguais aos TUCANALHAS nas convençoes!!!

    Bonifa

    Vejam o comentário acima e saibam que a persistência deste equívoco sobre o leilão, o equívoco purista que não quer que o Brasil compartilhe custos e resultados sobre um projeto imediato de exploração de seu petróleo, projeto este que lhe é extremamente vantajoso, no que pese todo tipo de fantasmas que os equivocados tentam vislumbrar em horizonte etéreo do imaginativo, está dando azo a que a direita mais virulenta, até mesmo neste blog, faça vítimas entre os menos desinformados e de convicções frágeis.

Ideraldo

Esse analista está tentando criar ou imaginar problemas onde eles não existem. Uma coisa é relacionamento com países africanos outra coisa é o relacionamento com o Brasil. Soa um discurso neoliberal. Descobriram que o governo fez um ótimo negócio e agora tenta como recuso o medo. Para dar uma resposta à la Floriano Peixoto – Se os ingleses vierem receberemos a bala”.

    Bonifa

    É um discurso neoliberal, da alma do neoliberalismo, como se neoliberalismo tivesse alma. Um discurso, digamos, “Greenpeace”.

Flávio Antonio Ferlin Lopes

Neste episódio, relembro Calabar. A quem devo me submeter? A quem prestar submissão? FHC fez sua escolha, sem barganhar nada e até tirou os sapatos: EUA. Dilma provoca outra discussão: poder dissuassório da China, França e Inglaterra contra a 4ª frota. Pode até não dar em nada mas adia por alguns anos qualquer confronto.

lidia virni

O Qzenha, democraticamente, abre espaço para debate. Mas os trolls e a esqueridnha raivosa, supostamente nacionalista, aprovaitam-se disso para atacar o governo Dilma com argumentos e qualificativos de qualidade mais baixa do que a camada do pré-sal.Em 2014, vocês têm outras opções, é só escolher.

    Bonifa

    Com certeza absoluta, todos votarão Marina.

Jayme Vasconcellos Soares

Azenha, mais uma vez parabéns por você ter aberto, neste seu blog VIOMUNDO, um espaço para veicular informações sérias e inteligentes como esta postada pelo competente engenheiro Mauricio Metri!!! O que aqui está sendo denunciado é de enorme gravidade, ainda mais considerando-se que o governo Dilma entregou este nosso campo de petróleo por um longo período, mínimo de explotação de 35 anos, saqueando, sem consulta popular, direitos de nossas futuras gerações.

    Museusp Batista

    Realmente. Muito importante esses “gravíssimos” problemas que ele “denunciou” que realmente eram pouco conhecidos nos anos 50.

Jayme Vasconcellos Soares

Fiou mais uma vez evidenciado o deserto de conhecimentos, experiência e inteligência do governo Dilma. Ou será que ela fez este leilão sabendo já das consequências geopolíticas negativas desta medida para o Brasil? neste ultimo caso uma traição inominável à nossa Nação. Aliás sempre qualifiquei a sensibilidade de Dilma como sendo paquidérmica!
Muito bem feita a análise do articulista, colocando as preocupações que devem ter os brasileiros em relação aos seus sócios na explotação do campo de Libra.

    Bonifa

    Saiba você que a Shell já opera nos mares profundos do Brasil. E que também a Chevron. Tudo por obra de leilões da concessão privatista de FHC. E que um funcionário da empresa de mercenários guerreiros Blackwater já foi resgatado do alto mar dentro da Amazônia Azul, onde o haviam deixado para morrer, em episódio misterioso.

FrancoAtirador

tiago carneiro

como sempre, mais um fracasso de nossa fhc de saias.

Deixe seu comentário

Leia também