PT: A despedida de Emanuel Cancella, do Sindipetro

Tempo de leitura: 2 min

Enviado por Caio Toledo, via e-mail

À Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, PT

C/C À direção Municipal e Estadual do PT do Rio de Janeiro

É com tristeza que me despeço dos companheiros! Durante décadas ajudei a construir o PT. Dediquei grande parte de minha vida ao partido, e o único partido ao qual me filiei. Nunca tive cargo no partido e em nenhuma empresa e governo, como também nunca o desejei. Que fique claro que não tenho nada contra quem ocupa cargos, muito pelo contrário, acho legítimo! O leilão de Libra, para mim, é a gota dagua que faltava para me afastar definitivamente de um partido que, a cada dia, se torna mais entreguista e neoliberal.

O Partido dos Trabalhadores se coloca agora contra uma das principais bandeiras do povo brasileiro, o qual foi para as ruas na década de 40 e 50, na campanha “O petróleo é Nosso!”, a maior campanha cívica que este país conheceu! Continuarei a participar ativamente dos movimentos sindicais e sociais, mas não posso levar nas costas o peso de um partido que tão importante para a organização da classe trabalhadora e a democratização do país, transformando-se hoje num partido burguês, a serviço do grande capital dos patrões e a defender privatizações, com ajuda até do exército, diga-se de passagem.

Como se não bastasse, o PT continua a defender o governador do Rio, Sérgio Cabral, símbolo da corrupção no país, e apóia também o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Sérgio Cabral e Eduardo Paes mandaram a PM bater em professores! Não dá para um militante socialista, com o mínimo de dignidade e de compromisso com a classe trabalhadora e a soberania de nosso país, continuar no PT.

Levo saudades de muitos companheiros. Muitos dependem do partido para sobreviver, esqueceram-se da vida e se dedicaram integralmente ao partido e hoje são reféns dessa política. Outros que merecem nosso respeito são aqueles que tentam mudar o partido por dentro. Honestamente, para mim não dá mais! Muitos dirão:” já vai tarde…,..mas ele já não tinha saído do partido?” Com certeza, muitos destes são os grandes culpados pela deterioração das políticas do PT.

Saudações Socialistas,

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2013.

Emanuel J. A. Cancella

Secretário-Geral do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional do Federação Única dos Petroleiros

Leia também:

Maria Frô: Como a militância digital do PT vai perder votos em 2014


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Dozin Ramos Filho

Valeu Emanuel Cancela, homem de coração aberto, homem crítico, homem de luta, homem idealista, homem brasileiro.
Gostei muito de sua saída do PT, assim como eu também desisti, acreditei todas as minhas fichas e perdi.
Mensalões, dinheiro na cueca, corrupções por todos os lados, cargos públicoc nas mãos de incompetentes, parcerias com Renam Calheiros, Sarney, Collor de Mello, enfim, são detalhes que não é de sua crença.
Privatizações com nomes diferentes, estradas com pedágios com preços absurdos, enfim não irei me aprofundar apenas estou triste por saber que nossos ideais foram corroidos pelos indecentes companheiros.
Vamos em frente a luta continua e nós precisamos de você, partido político é apenas um detalha que sabe fazer, sabe também fazer a hora. E você Emanuel saber verdadeiramente qual é a hora e também saber fazer a hora.
Estou contigo e abro.

Um forte e tríplice abraço

Dozin Ramos Filho – Rio de Janeiro

Dozin Ramos Filho

Prezado Companheiro Cancela,
Bravo!!!Bravo!!! Tudo justo e perfeito. Sei o quanto você lutou para se ter uma sociedade justa, unida e social. Assim como você eu também declinei em ficar no PT. Saí do PT devido a outros motivos, CUECAS, MENSALÕES, MALAS DE DINHEIRO e muito mais. Hoje vejo você no mesmo caminho meu. Parabéns pela sua decisão. Falar que estamos no caminho certo é uma inverdade, falar que o leilão de LIBRA

Mauricio Metri: A preocupação com os sócios da Petrobras em Libra – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] A despedida de Emanuel Cancella, do Sindipetro […]

Paulo

O PT já não é um partido. É uma torcida organizada das mais zombeteiras, no pior estilo do FlaXFlu. É o que se vê nos comentários por aí!

Valdeci Elias

Meu professor de historia, do segundo grau, tinha razão. A Esquerda só se une na prisão.

Mário SF Alves

Sabedoria mesmo quem tem é o Tom Zé: “o Brasil só vai ser um pais rico no dia que esse diabo desse petróleo acabar.”

__________________________________
E esse dia não tarda a chegar, prezado Tom Zé. Felizmente. E não será em razão do fim do “maledeto” recurso, mas pela superação do poder que o determina.
___________________________________________
Outra humanidade virá e junto dela outras fontes de energia virão.

Bom, essa é minha utopia. E já que sonhar ainda não paga imposto…

MariaC

Em tempo: gostando ou não do PT, passemos todos no Diretório para assinar o form sobre a reforma política. Sem as assinaturas eles não podem tramitar o projeto.

MariaC

O buraco do PT está bem abaixo e além do leilão.

O PT não controla mais o Estado. O Estado está nas mãos de pseudos.
Aí está o perigo. Por que mesmo que o povo fala, fala, e não há resposta?
O que aconteceu de mudança no varejo diário do povão, além de pequeno aumento de salário? Vejam a situação das teles, o pior varejo a esgotar as energias e a paciência do povão. Ou não? Há outros.

Mário SF Alves

É… eu fico triste, preocupado e lamento tudo isto.

_____________________________________

É triste perder o apoio de um companheiro com a história de vida do Cancela.
______________________________________________
De outro lado me pergunto:
1) Se para superar o subdesenvolvimento atávico que há séculos nos aflige e humilha temos de enfrentar o próprio demônio e a História nos diz isso, haja vista o que sucedeu ao governo João Goulart, o que mais o governo de coalizão do PT teria de enfrentar se se mantivesse em total e radical apego às

2) Mas, afinal, estamos criticando o quê? Um governo de coalizão do PT ou o próprio PT? Estamos criticando uma opção política que nos fez decidir pela superação do atraso brasileiro pela via institucional ou estamos criticando o governo como se ele próprio, o governo, fosse o próprio poder? Ora, éramos tão ingênuos ao ponto de ignorar as vicissitudes e descaminhos do processo? Éramos tão ingênuos ao ponto de ignorar que o poder corrompe e que corrompe muito mais num capitalismo subdesenvolvimentista como ainda é esse singular e selvagem capitalismo imposto ao Brasil?

_______________________________
Dúvidas, apenas dúvidas. Sinceramente.

Edvaldo

Pela SOBERANIA DO BRASIL peço ao Sr. Emanuel Cancella e outros dissidentes reverem suas posições com o Partido dos Trabalhadores a base de aliados. Peço também que petistas sejam mais solidários com as frustrações dos colegas, que como muitos querem sim um partido mais puro, com menos toxina, e que tentem entender essas frustrações e ajudá-los a superar essa fase ao invés de empurrarem eles para o limbo, que não ajudará lá em muita coisa. O Partido dos Trabalhadores e seus aliados sempre precisarão de todos os colegas para avançar no desenvolvimento social brasileiro. Companheirismo é isso, é ajudar o colega a entender as mudanças, é aprender a ouvir a dor do outro, pois cada indivíduo tem uma reação sobre suas frustrações, isto é, para muitos o tamanho do benefício não compensa o sapo que se tem que engolir. É uma dor que o atinge pessoalmente, quebrando o seu brio, tirando dele a capacidade de extrapolar essa dor para o coletivo, onde deve ser digerido. A conquista de metas de um país mais igualitário se incumbirá de tratar essa pequena ferida. Unidos, com estratégia, jamais seremos vencidos.
A dissidência do Sr. Emanuel põe sim em jogo A SOBERANIA DO PAÍS. Se o comando do Brasil passar para a mão da oposição nunca mais a esquerda brasileira vai chegar lá. Sabem porque? Pela mesma razão que o Sr. Emanuel sai do partido, PRIVATIZAÇÃO. Só que agora já não somos o Brasil de 10 anos atrás, agora temos petróleo, bastante o suficiente para fortalecer toda a direita elitista do país, que com certeza vai contar com o apoio de toda a imprensa oposicionista, a farsa do mensalão é um exemplo, terão um exercito à disposição e as forças internacionais que voarão para cá. Nunca mais, até esgotar todo o ouro negro do país e outras riquezas como a do Amazonas a esquerda brasileira voltará ao poder. Seremos um país americanizado, provavelmente vai diminuir significativamente o número de partidos e a propaganda contra a atual administração vai cair pesado. Nas escolas vai se ensinar a não confiar nos esquerdistas. A classe empresarial vai brindar e o povo brasileiro vai amargar por décadas.
Eu pediria ao Sr. Emanuel avaliar o leilão de Libras sobre outros ângulos. Uma delas é ler o vasto material que surgiu sobre o tema partilha e privatização, analisaria o ano eleitoral e que tipos de forças surgem nesse período para enfraquecer a situação. Mesmo que fosse uma privatização tentaria comparações com outras privatizações e seus benefícios para o Brasil. Analisaria os recursos que entrarão para o país muito mais cedo do que a de uma exploração sem parcerias, analisaria esse filão na mão da oposição, analisaria o número de brasileiros que serão beneficiados mais cedo com os recursos desse empreendimento, analisaria que a força de Lula/Dilma vai se esgotar e até agora não apareceu nem uma liderança que possa substituí-los por pelo menos mais 35 anos, e que se é para ter um país mais igualitário por ora só mesmo sob a direção do PT.
O leilão de libras é o início de uma nova história do Brasil. É uma força que promete mudar o comportamento do povo brasileiro com um novo sistema educacional, melhorias no sistema de saúde e transformação na economia do país. Hoje tem um caminho aberto pelo Partido dos Trabalhadores que pode nos levar a esse país e por onde transitam todos que querem diminuir as diferenças sociais brasileiras juntamente com o progresso do país. O problema da dissidência é que ao abrir novas trilhas leva consigo uma parcela que tende a fortalecer mais os oponentes e podem comprometer todo o trabalho realizado nessa trajetória petista. Não se esqueçam que a vitória da Dilma não foi lá com uma diferença esmagadora. É uma opção, amargar anos com o Brasil na mão da oposição ou ter ela sob a direção do PT com seus sapos que podem ser digeridos coletivamente.

    Mário SF Alves

    Maravilha de comentário, companheiro. E olha que hoje li outros; igualmente elogiáveis. Parabéns.

Bernardino

Renato Nucci Jr.

Paulo Metri tem razão: ao lado do PIG, Partido da Imprensa Golpista, existe o PIP, Partido da Imprensa Petista, que domina a comunicação virtual. Para estes, qualquer crítica é recebida como coisa ou da direita, ou de esquerdistas infantis. Para garantir seus empreguinhos comissionados em algum órgão público, buscam descaracterizar toda a crítica, rebaixam o nível do debate, tudo para defender a qualquer custo o governo privatista de Dilma. Continuem assim, caros “companheiros”. A história é cruel com os cretinos e pusilânimes.

RENATO,eu complementaria seu grande comentario.NA verdade o PIG criou duas sub-legendas:O PSDB e TUCANALHAS e agora,o PT E OS PETRALHAS,sendo que este pediu pra entrar no clube e se nivelou aos tucanalhas.Ate porque a D DILMA está dando milhoes ao PIG atraves da dS D HELENA Chagas e ex global pra facilitar as coisas aos PETRALHAS.

ESSE LEILAO é a prova Cabal do que falei quando voce ver toda Midia Bandida na defesa do governo alem é claro dos Bloguistas CHAPA-BRANCA tipo PAULO HENRIQUE e TIJOLAÇO dentre outros!!

O SR LULA vendeu ILUSOES e,agora, a conta chegou.A economia começa a VAZAR e entao foram atras dos recursos do PRE SAL pra tapar Buraco e sobrar dinheiro pra campanha de 2014 quando darao a grana aos Prefeitos corruptos e programas popularescos.Tudo pra ficarem no PODER

Como você bem disse: A Historia é cruel com os CRETINOS E PUSILÂMINES
ESSA vai pra todos os PETRALHAS que frequentam esse BLOG

O BRASIL está precisando de uma liderança NACIONALISTA e forte pra confrontar esses Pilantras politicos que aí estao se preciso confrontando o congresso corrupto e essa democracia fajuta,pois se dependermos deles tudo ficará igual ate porque o ESCORPIAO nao MUDA A SI PROPRIO.È preciso uma CIRURGIA nessa deleteria CULTURA PORtuguesa,tratamento clinico nao RESOLVE!!!!

Lindivaldo

E, agora, Cancella?
Você, que tanto lutou para construir o PT, vai deixar-se ser seduzido pelas falácias da moderna ultraconservadora Marina?
A mesma que era apartidária, mas, por ambições, chutou o PT, o Verde, descartou o Rede, e agora se uniu ao PSB?
Que se alia, direta ou indiretamente, ao Caiado, aos Bornhausen, ao Heráclito Fortes e a tantos outros retrógrados da política nacional?
Que traiu o Chico Mendes, o Lula, os inocentes úteis da Rede; e vai trair também o traidor Eduardo Campos?
Que se une aos banqueiros e ao neoliberalismo selvagem, defendendo o tripé tucano: juros altos, austeridade fiscal e libertinagem do câmbio?
Que se une à Natura que tanto se apropria dos conhecimentos dos nativos da floresta?
Que é contra a Usina de Belo Monte, mas está ao lado de quem pugna pela Bomba Atômica?

E, agora Cancella?
Ou você, que tanto defende o patrimônio público, vai se aliar ao PSDB, do Aécio e do Serra, que quer entregar o nosso petróleo, pelo regime de concessão, à petrolífera Chevron?
Ao PSDB do FHC – príncipe da privataria – que entregou todo o nosso patrimônio aos estrangeiros, inclusive, a mineradora Vale do Rio Doce, que foi “vendida” por 3,3% do seu valor de mercado?

E, agora, Cancella?
Ou você, que tanto quer mudar o Brasil, vai contornar pelo lado da esquerda radical, unindo-se à velha direita, num abraço fatal, inconsciente ou não, para destruir o atual projeto, abrindo-se um único espaço possível, qual seja, aquele pelo qual retornarão inexoravelmente ao poder as velhas oligarquias associadas ao capital internacional?

J Souza

Não se preocupem, os “royalties” do petróleo do pré-sal virão para a educação e a saúde… Mas, só em 2020!!!

” Petrobras: Graça Foster diz que primeiro óleo de Libra virá em 2020″ – InfoMoney

Veja mais em:
http://www.infomoney.com.br/petrobras/noticia/3023940/petrobras-graca-foster-diz-que-primeiro-oleo-libra-vira-2020?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twmercados

Como tem otário nesse país. Acho que “pulam” o caderno de economia nos jornais…

Enquanto isso, os R$ 15 bilhões (dos quais a Petrobrás pagará 6) possivelmente irão para os “credores” da dívida pública e para distribuir para prefeitos corruptos na campanha de 2014…

Paulo Expedito

O senhor Cacella defende um corporativismo e esquece do outro Brasil, do qual os funcionários da Petrobrás não estão inseridos, pessoas que vivem sem alimentação, sem água, sem moradia, sem educação, sem saúde, mas o egoísmo não impera na corporação Petrobrás, existe os que olham para os irmãos do lado.
Mente, quando diz que foi realizado um processo de privatização, quando ele sabe que não é verdade, destroe qualquer boa intenção que por acaso almeje.

    Paulo Expedito

    Corrigindo: ” no qual os funcionários……

Claudio

Antes do Cancela sair do PT eu já o ouvia falar na rádio (bandeirantes AM RJ) que o petróleo de Libra estava sendo entregue por R$ 15 bilhões. E fazia as contas: tantos trilhões de barris divididos pelos 15 = R$ 1,xx por barril (está gravado e na internet). Felizmente a conta do Cancela está errada.
No mais, viva a liberdade partidária e boa sorte na nova empreitada, de preferência fazendo as contas corretas.

Sueli

Esse sit aqui mostra que Cancella já estava atuando no PSOL.

há uma postagem mostrando ele pedindo votos para um vereador do psol e para o Freixo

https://www.facebook.com/AVerdadeSobreOsMovimentosNoRio

    Mário SF Alves

    Tá. Então – sendo assim – CANCELO parte do que eu disse sobre a história do Cancela.
    _____________________________
    Ah, a realidade. E viva a dinâmica. O tempo não para mesmo.

luiz mattos

Quantos reinaldete!Somos entreguistas,traidores,nauseabundos,pusilâmines…está faltando corruptos mensaleiros.Eis a face da “esquerda”.

Paulo Preto

ex-petista é pior que ex-fumante

Luís CPPrudente

Ele está a caminho do PSTU? Do PSOL? do PCO? Do PSDB? Ou do PFL?

Gilmar Bueno da Silva

Não me venham com ladainhas.Sou petroleiro talves com à mesma idade do tal cancella.Admitido nos 80 e sei perfeitamente o que passamos desde lá.Cancella não pegou o movimento mais radical da Petrobras que foi aqui em Santos na RPBC na greve de 95.Dito isso só digo:Efetivo da Petrobras com X antes de Lula = 32.000 Efetivo agora um pouco maior que 80.000.Preço da gasolina de 1998 à 2002 (FHC) saiu de 0,85 para 2,25 =170% de reajustae.Reajuste em 10 anos de governos petistas =20%.Não vou nem mencionar o IPCA dos períodos que é pra deixar de troco (sic).Também não vou mencionar valor/mercado,investimentos em dutos,Plataformas,Navios,Refinarias,centros/tecnológicos,cultura,chega!Ah!Cancella se liga:Explanação mais simples e didática?

A cada dez barris de petróleo extraído do campo de Libra:
30% é da Petrobrás, três barris;
Mínimo de 41,5% da ANP (dos sete barris restantes), 2,9 barris;
Parte da Consórcio vencedor do leilão, 4,1 barris;

Pode se simplificar assim?
A cada dez barris de petróleo extraído do campo de Libra, 5,9 são do Brasil?

    Henrique

    O sistema capitalista ainda não conseguiu criar nada mais corrupto, predador e criminoso do que aquilo que o presidente da estatal italiana de hidrocarbonetos Enrico Mattei batizou, nos anos 50, de Cartel das Sete Irmãs, composto por cinco subsidiárias da Standard Oil, mais a Shell e a Anglo-Persian (atual British Petroleum – BP).
    Desde sua criação, em 1928, mas já antes disso, seus componentes vêm acumulando uma infindável folha corrida de golpes de Estado, sustentação de governos (e mesmo Estados) fantoches, crimes ambientais, guerras de rapina, assassinatos, suborno, suborno e mais suborno.
    Mossadegh, primeiro-ministro do Irã, derrubado em 1953, depois de nacionalizar a BP, e mantido preso até a morte em 1966; Getúlio Vargas, suicidado em 1954, após a criação da Petrobrás; Enrico Mattei, espatifado em 1962 na queda de um avião da companhia, provocada por sabotagem; Saddam Hussein, enforcado em 2003; Muammar Kadafi, linchado em 2011, são alguns dos que lhes cruzaram o caminho.
    O renegado Haroldo Lima diz que o cartel é coisa do passado – o que por si só seria razão para crer que não é.
    Na verdade, o que mudou nesses 93 anos é que as cinco subsidiárias da Standard Oil se transformaram em duas (Exxon, Chevron), a Total se integrou ao bando e a BG está com o pezinho dentro. As três harpias originais passaram a quatro (ou cinco) e tiveram sua força alavancada pela fusão com megainstituições financeiras, para dividir áreas e pilhar o mundo com maior eficiência.
    Dilma pôs no maior campo de petróleo do planeta, com o mesmo peso da Petrobrás, duas representantes dessa “agremiação filantrópica”. E teria lhes dado mais, se a mobilização nacional não houvesse impedido. Isso vai custar ao Brasil bem mais do que os bilhões perdidos na transação. É a lógica de seu famigerado Programa de Concessões – tucano da cara ao pé.
    O presidente Lula diz que deveríamos estar felizes. Pois estamos. Não com a traição, é fato. Mas com a resistência contra ela. Cresceu rápido e está a se espalhar como fogo em capim seco.

    Mário SF Alves

    Enrico Mattei batizou, nos anos 50, de Cartel das Sete Irmãs, composto por cinco subsidiárias da Standard Oil, mais a Shell e a Anglo-Persian “…(atual British Petroleum – BP).
    Desde sua criação, em 1928, mas já antes disso, seus componentes vêm acumulando uma infindável folha corrida de golpes de Estado, sustentação de governos (e mesmo Estados) fantoches, crimes ambientais, guerras de rapina, assassinatos, suborno, suborno e mais suborno.
    Mossadegh, primeiro-ministro do Irã, derrubado em 1953, depois de nacionalizar a BP, e mantido preso até a morte em 1966; Getúlio Vargas, suicidado em 1954, após a criação da Petrobrás; Enrico Mattei, espatifado em 1962 na queda de um avião da companhia, provocada por sabotagem; Saddam Hussein, enforcado em 2003; Muammar Kadafi, linchado em 2011, são alguns dos que lhes cruzaram o caminho.”
    ____________________________________
    Uai, diante do que veio após o acima exposto não entendi mais nada. A acatar tal lógica, então, o melhor mesmo seria que as sete irmãs, a exemplo do que fizeram com o Mossadegh, fizessem o mesmo com o Lula e a presidenta Dilma?

IVAN NOGUEIRA DE MORAIS

Olá Meu Caro Azenha :
O Ilustre Companheiro precisa se informar melhor para não ser manipulado. Ora, regime de PARTILHA não é privatização nem aqui nem em lugar nenhum do mundo. Partilha é parceria meu Caro. Lembro-lhe o seguinte: Não perca a esperança pois você poderá ainda contribuir para evitar que o nosso Querido BRASIL seja privatizado. Eu acredito no BRASIL !!!

FrancoAtirador

.
.
E o Cavvallezza fica…
.
.

Jayme Vasconcellos Soares

Sr. Emanuel Cancella parabéns pela sua decisão, um exemplo de dignidade, coerência político-ideológica e demonstração de patriotismo; no nosso País Brasil ainda temos homens sérios,coerentes, e de palavra. O governo Dilma traiu a Nação brasileira; eles pretendem somente a perpetuação do poder, não importa os meios escusos que utilizem: para eles os fins justificam os meios, mesmos que estes sejam manchados por atos de corrupção, e traição à Pátria!

assalariado.

Sim, saem os ideológicos e ficam os fisiológicos. Dessa forma e nessa caminhada e, a partir de 1989, esse partido abriu as portas para o parasitismo pragmático e os carreirista da classe média e se distanciou dos assalariados. Não deu outra, deem uma olhada na equipe ministerial e na militância de gabinetes, e ainda se dizem dos ‘trabalhadores’. Vixe!!

Vivas, para a hipocrisia ideológica de esgoto.

constantino kaváfis

Tão idoso já, e não adquiriu nenhuma sabedoria o Sr. Cancella!!

renato

Eu não conheço esta pessoa!
MAS…digo uma coisa, VIVA o PT.

    José X.

    É verdade, por que deveríamos ficar preocupados pelo fato do Emanual Cancella (Emanual quem ?) estar deixando o PT ?

RETAS DE VISTAS

ADEUS!

Claudio Freire

Show de imaturidade. Assumir governos sempre significou passar por ônus e bônus.

Incrível que depois de 10 anos no poder, ainda não aprendemos a separar governo de partido.

A lógica do governo não é, e nem deveria ser, a lógica do partido. Os que se decepcionam não sabem fazer essa separação.

Manter a militância no partido é fundamental.

    Rodrigo Molinaro

    Falou tudo. Governo é uma coisa, partido é outra completamente diferente. O que importa é o rumo.

Mardones

Ele tem todo direito a crítica.

Desejo que não se junte aos Paulinhos, Heloísa e Marina da vida e se aliem a direita. No mais, é um direito dele seguir o que acha correto. O leilão de Libra está longe de ser uma unanimidade.

Rodrigo Molinaro

Ao invés de lutar articulando as muitas correntes internas que compõem o partido, mudando-o (se for realmente o caso) de dentro pra fora, renovando-o e tornando-o melhor, preferiu abandoná-lo. Assim nasce a extrema esquerda. E hoje são tantos e tão fragmentados que, na prática, transformam-se no querosene que só faz alimentar o fogo da extrema-direita. Afinal a Terra é redonda, e afastar-se demais à esquerda só o fará ressurgir do outro lado do horizonte.

E agora queimam carros, agridem a imprensa (violentamente, aliás), destroem ônibus (em muitos casos com pessoas dentro), queimam bibliotecas, proíbem bandeiras, amaldiçoam a democracia, e escondem seus rostos. O fascismo ressurge.

Com tudo isso, o povo testemunha a passagem do tempo horrorizado. Em casa. Sem entender o que está acontecendo, a despeito de todas as progressivas e positivas mudanças no seu dia-a-dia. É o momento em que a mídia – a raposa -, com seus próprios interesses, age e mostra ‘o caminho certo a tomar’. Pequenos, os opositores buscam voz, mas são egoístas demais para unir-se. E passam a sabotar. E vão buscar todas as forças disponíveis para isso. ‘Recomeçar o país’ – a utopia ‘moralizante’ conservadora.

O Brasil está em guerra entre o futuro e a ignorância, e o senhor Emanuel Cancella mudou de lado. Revelou-se.

    Luis

    Quem será que mudou de lado de verdade ???? Ele está apenas sendo coerente com seus ideais, pergunto o que o pt tem de esquerda atualmente ? Esse governo, especialmente agora, não tem diferenças com o governo fhc.

    Rodrigo Molinaro

    Luis, todo aquele que afirma que não há diferenças entre esquerda e direita é CERTAMENTE de direita. Essa é uma tática defensiva. Se você realmente não consegue enxergar as diferenças abissais entre o PT e o PSDB, você não presta atenção aos fatos, ou se dá por satisfeito com o que a velha mídia e os conspiracionistas do Tea Party lhe dizem (e eles chegaram com tudo ao Brasil há dois anos). Eu prefiro garimpar as informações e variar minhas fontes, e depois compará-las com a realidade. É mais trabalhoso se informar desse jeito, mas vale à pena. Foi assim que compreendi as diferenças entre privatização, concessão, partilha e privataria, por exemplo. http://tijolaco.com.br/index.php/a-horas-de-libra-ficar-com-a-petrobras-as-raposas-uivam-para-as-uvas-perdidas/

    Ler notícias não é uma coisa simples. É complicado informar-se, e não é à toa que há tantos veículos servindo às elites. Eles jogam com o monopólio da informação, que já lhes pertence de antemão; jogam com a preguiça geral dos que antes de cidadãos se declaram ‘consumidores’; e, finalmente, jogam com o acesso difícil à informação que ainda é oferecido ao povo. Mas até isso já está mudando. Espero que você descubra isso.

    tiago carneiro

    apoiado! pt agora eh composto por mandrioes que nao sao dignos de carregar a estrela no.peito. o que voce falou. eh verdade, apesar do exercito de miquinhos amestrados regados a pha e tijolaco: governo da dilma eh o governo do fhc todo. mais una vez desafio qualquer um a mostrar uma realizacao Dela, nao do Lula, que seja de esquerda.

    renato

    Eu não sou um profundo conhecedor das qualidades de uma pessoa de esquerda.
    Não sou mesmo.
    Mas, as pessoas com quem convivo, não ficam me indagando se sou ou não de esquerda, isto não faz parte de perguntas de crediário.
    Mas se isto fosse uma praxe, eu diria de boca cheia que eu sou de Esquerda.
    Posso não conhecer a fundo os caminhos que levam a esquerda, mas com certeza eu sei o RUMO.
    E o rumo para a esquerda é DILMA – 13 – 2014.
    E eu tenho um orgulho danado de dizer que sou de esquerda.

    Eduardo

    “Queimam bibliotecas” é ótimo…

    Rodrigo Molinaro

    Eduardo, dia 15 os black blocs arrancaram tapumes, depredaram e tentaram atear fogo à Biblioteca Nacional aqui no Rio. Sei disso porque assisti ao vivo. O Sindicato dos Professores do Rio (SEPE) declararam apoio incondicional aos black blocs. Exatamente como eu disse: a extrema esquerda vai buscar todos os meios para chegar ao seu fim, inclusive lançar mão da sabotagem e destruição. Faça seu dever de casa antes de comentar.

    Hélio Pereira

    Ora Rodrigo,”lutar internamente dentro do PT e participar de alguma corrente interna dentro do Partido”.
    Rodrigo você deve estar DELIRANDO,que corrente interna do PT tem força pra mudar qualquer coisa no Partido,que faz convenção,indica candidato a algum cargo majoritário e depois vem a Direção Nacional do PT,comandado por meia dúzia de “iluminados” e obriga Diretorios Estaduais e Municipais a RETIRAREM candidaturas e apoiarem INIMIGOS históricos do PT,como ocorreu no MA,no RJ e em Belo Horizonte ?
    O PT meu caro Rodrigo Molinaro é DOMINADO por meia dúzia de pessoas,as convenções são DESRESPEITADAS em nome de alianças que interessam a cupula Petista!
    Veja o caso da eleição pra Governador de SP em 2014,em minha opinião o melhor candidato é o ex Prefeito de Osasco Emidio de Souza,mas o ex Pres Lula já indicou o atual Ministro da Saúde,sendo assim vai háver uma simples homologação do Padilha,sem nenhuma disputa interna,sem discutir as propostas do Padilha,se é que ele tem alguma.
    Eu por exemplo não iria dar meu voto pra um candidato imposto pela Direção Nacional do PT,isto se eu fosse ainda filiado ao PT.

    luiz mattos

    Está explicado;para prefeito você votou no serra.

    Hélio Pereira

    Meu caro Luis Mattos,
    jamais votei no Serra pra qualquer cargo,muito pelo contrário,sempre voto em candidatos que lhe façam OPOSIÇÃO,Votei no Lula contra o Serra,Votei na Dilma contra o Serra e VOTEI no FERNANDO HADDAD também contra o Serra.
    Luis caso o Serra seja candidato eu VOTAREI na DILMA em 2014 e se não for eu VOTAREI na Dilma do mesmo jeito.
    Eu acho lamentável esta sua atitude de TAXAR quem discorda da Direção Nacional do PT,ou do Leilão do Pré-sal de DIREITISTA ou Tucano.
    Acho que a Direção do PT erra muito,que no PT de hoje você não consegue sequer expor sua opinião,que as convenções do PT,só servem pra homologar as decisões que vem de cima e que o PT vem se comportando exatamente igual a maioria dos outros Partidos,comandados por velhos caciques.
    Eu tenho conciência que no passado Getulio Vargas foi MASSACRADO pela Direita Brasileira,após ser ABANDONADO pela ESQUERDA e que se abandonarmos Dilma ela podera ter o mesmo fim de Getulio Vargas.
    Discordo da Direção do PT,discordo do Leilão do Pré-sal,mas mesmo assim vou votar Dilma em 2014,pois seria ir contra todas as conquistas do Povo Brasileiro dar o Voto nos candidatos do atraso(Marina/Serra/Aécio/Campos).

    rui

    Parabéns, falou tudo, como disse, nessa guerra do futuro com a ignorância, as vezes nos desesperamos achando que os ignorantes poderão fazer a hora, mas é um alento ler comentários pertinentes, coerentes e num grau de inteligência, que nos faz apostar tudo no futuro.

    Mário SF Alves

    Rodrigo,

    Confesso que só o entendi no esclarecimento que você prestou ao Luíz, no comentário seguinte.

Julio Silveira

Não vai faltar gente dessa turma que infesta hoje este partido para dizer que nao fara falta,, que é mais um tucano enrustido.

lidia virni

Sempre foi pelego, cansou de meter o pau no Lula, agora vem dizer que é grande petista e coloca todos os que permanecem lutando no PT por melhorar o partido, que como qualquer outro tem militantes mais afinados com a linha original do PT e outros que, infelizmente, em funç~~ao do inchaço da militancia, desviam dessa linha. Mas o fato de ser partido preferido da população brasileira mostra que de um modo geral ainda é o que eles anseiam como depositário de sua vontade de ver o Brasil se tornando um país cada vez melhor para os seus filhos.
Já vai tarde, Cancella.

Vlad

Nesse barco furado do PT só vão ficar os nauseabundos soldistas.

    Marcelo

    Comentário sem base na realidade, coloca a vontade contra os fartos. Pesquisas e mais pesquisas colocam o PT como o partido preferido de cerca de 30% dos brasileiros, enquanto o segundo tem menos de 5%. Brigar contra os fatos é um direito, só que a vista.

Roberta Ragi

Vamos ver como ficarão outros camaradas da FUP e da CUT… Bem se vê: o Governo anda esbanjando competência na manutenção de articulações políticas que realmente interessam à população. Gás e bombas para professores, sindicalistas e petroleiros. Óleo de prima para a Shell, Total e companhia!

Fernando Fidelis Vasconcelos

Não me filiei, mas também ajudei a formar o partido através do voto em TODAS as eleições e em todos os níveis e poderes. E eu também abandonei o PT, cuja líder maior se tornou uma ditadora, no mais fiel das interpretações da síndrome de Estocolmo. A bem da verdade, Dilma não é petista de fato, foi tão somente uma criação frankensteiniana do Lula por falta de opções dentro do partido, que tem se perdido cada dia mais, tanto ela quanto o PT. De fato, o PT se mostrou historicamente um partido de um homem só, Lula. Como ele já abandonou eleições e se propõe doravante a maiores desafios, independente do PT, creio que PT morreu. Dilma é mesmo o “anticristo” que se infiltrou para o desmanche. Difícil está na atualidade agora escolher pessoas individualmente a quem votar no futuro. Mas PT nunca mais.

sagarana

Ai ai ai… Esse barulhinho das fichas caindo já se tornou enjooso!

EUNICE

Caro Azenha,

Se você não discutir a mini reforma política, que já está aprovada no escuro, e sem financiamento público de campanha, deixará de ser o Cara, ao menos para mim. Bjs.

    Luiz Carlos Azenha

    Ai meu Deus, me dá um tempo…

ALGOPI

Acho que o Cancella comete um equívoco semelhante ao da Marina e a Heloisa Helena. Elas saíram do PT e foram para o PSOL, depois saíram do PSOL foram para… depois…,etc. Ou seja, quando fazemos parte de uma agremiação politica, estamos sempre tendo que esbarrar com posições as vezes majoritárias, contrárias à nossa. Mas isso não significa que temos que nos afastar sob pena de ficarmos à deriva procurando um partido (partido não é sindicato, não pode ser corporativista) que represente “todas” as minhas ideias. Claro que não. Todos os petistas tem pontos de concordância e de discordância com o PT. Isso é normal. O próprio Lula tem feito críticas. E é claro que os adversários supervalorizarão isso. Eu acho que esse pessoal (Marina, Heloisa, Cancella, etc) precisa rever seu jeito de fazer politica. Ou será que para eles fazer politica tem que ser sempre confortável? Porque nesse terreno avança quem busca “o que nos une” e não “o que nos separa”.

Diogo Costa

NA HORA BOA TODOS QUEREM ESTAR NA FOTO – Desde o movimento estudantil, passando pelo movimento comunitário ou pelo movimento sindical, tem um comportamento de parcela da militância que é simplesmente repugnante.

Só aparecem na hora do bônus. Quando chega o ônus desta ou daquela decisão, escondem-se, fingem que não tem nada a ver com a decisão e se mostram ‘indignados’ com uma ou outra situação.

É um comportamento cínico, deplorável sob todos os aspectos e pontos de vista. Militar num movimento, num partido ou num governo exige que se tenha a decência e a vergonha na cara de assumir posições, e de arcar com as consequências das mesmas!

Quem só aparece na hora boa e foge, e se esconde, e se faz de desentendido nas horas ruins, adota uma postura oportunista até não poder mais.

Se há uma divergência sobre um assunto qualquer, sem problema algum, que se faça o bom debate. Mas se a divergência é tão grande a ponto dos que só querem os louros da vitória se sentirem impedidos de defendê-la, então, que assumam essa divergência e que pulem do barco.

Se assumam! Marquem posição! Saiam de um recinto onde as teses que defendem não prosperaram! Tenham essa decência e essa coragem!

Mas se entenderem que a divergência não é assim tão ‘terrível’, que permaneçam e que parem de adotar práticas fáceis e oportunistas.

Se o partido ou o governo acerta, são os primeiros a aparecer. Se o partido ou o governo erra (na visão deles), são os primeiros a fugir do debate ou a se aliar à oposição ferrenha contra o projeto que eles mesmos ajudaram a construir!

Enfim, até onde me conheço por gente, a tarefa do militante é estar preparado, de prontidão para as coisas boas e ruins, para os acertos e para os erros, para as benesses e as vicissitudes que existem, sempre existiram e sempre existirão em qualquer agremiação.

No dia em que eu não puder mais fazer isso, terei a decência de assumir esse posicionamento e cair fora.

Oportunismo de papagaios de pirata que só aparecem nas horas boas e que somem nas intempéries, e que não se esforçam por um segundo sequer em defender as teses do projeto do qual fazem parte, definitivamente, é uma prática que não pretendo adotar.

Este post é apenas para demonstrar que qualquer um é capaz de apontar os defeitos, os limites e as contradições do governo federal e do Partido dos Trabalhadores. Dá para escrever uma ‘Suma Teológica’ sobre isto.

É o que temos e é o que este escriba e milhões de militantes espalhados nos quatro cantos do país ajudaram a construir ao longo de décadas.

Portanto, me peçam para criticar, mas não peçam para que pratique o discurso fácil da omissão ou o oportunismo de só aparecer quando a maré está boa.

Na calmaria ou na tempestade, lutarei até o final para manter e aperfeiçoar o projeto que está a frente do governo federal desde 2003. E com muito orgulho, diga-se de passagem.

    CarmenLya

    Diogo Costa…constrangedor ler um comentário como o seu. Desconhecer a história e como aconteceu a trajetória do PT até nossos dias é bastante revelador desse apoio em busca de bônus. Não tenho mais paciência com essa turma do PIP (adorei essa definição) mas procure saber como se formou o PT e como era ser militante nos anos 80. Esse partido só chegou onde está porque a classe média organizada, culta e politizada aguentou o preconceito e as perdas que ocasionavam na época ser petista. Funcionários públicos perdiam cargos, professores eram hostilizados, petroleiros que sofreram na ditadura, bancários lutando dentro dos sindicatos. Se você procurasse se informar Lula só chegou ao 2º turno contra Collor apoiado pelos que vocês desprezam hoje chamando de “coxinha”, pois o “povão” TODO

    rui

    CarmenLya, vou te responder porque me enquadro exatamente na sua descrição, fui (e continuo sendo) militante do PT nos anos 80, sindicalista, suportei o preconceito e as perdas,(funcionário de economia mista) por minha opção, mas você está fazendo confusão com o termo coxinha, não são esses que você está se referindo. Me afastei do sindicato por discordar das incoerências que ganham força com ignorantes que acham que vão reinventar a roda optando pela extrema esquerda, por exemplo esse mesmo que está deixando o PT, insiste em dizer que o regime de partilha é privatização, e isso só é plausível, para um analfabeto que não conseguisse ler um contrato de partilha. Fala também das doações para as multinacionais e inclui neste cálculo os U$30 de custo de produção, para mim isso é uma idiotice, embora o Azenha critique o termo.
    E como você lembrou bem, Lula só chegou ao 2º turno contra Collor com esse nosso apoio, mas se você forçar a memória, vai ver que nunca foi o suficiente, o PIG adorava nossas derrotas, e ironizava que era um partido retrógrado e sectário, bem o PT começou a fazer os ajustes para fazer acontecer, é mais ou menos o caso de Libra, o que é melhor ter um riqueza inteira e não poder usá-la, ou dividir os custos da exploração e também os lucros, claro. Com a política não foi diferente, do que adiantava a pureza do PT, se não conseguia ser governo para implementar as mudanças que julgava necessária, a partir daí, Lula prometeu cumprir contratos, respeitar o capital, assumiu compromissos com o FMI e os votos necessários para o mandato foram conseguidos. Foram muitas mudanças, mas não esqueça que é uma democracia, e foi assim que a maioria preferiu, é ruim? Não posso dizer se foi melhor ou pior do que se fosse com o PT puro, mas são inegáveis os avanços que o país conseguiu dentro da proposta do PT, reduzir as desigualdades e desenvolver o país, creio que são esses os ônus e os bônus que o Diogo Costa se referiu. Portanto, é lamentável que um sindicalista não tenha evoluído, e veja que os tempos são outros, e que poderia contribuir para o PT progredir mais, claro que não podemos tudo, mas juntos podemos muito.
    Um abraço petista.

    constantino kaváfis

    Muito bem dito, Diogo

    luiz mattos

    Desenhou o que é ser um verdadeiro PETISTA DE ALMA GUERREIRA.

    Elize Lima

    Gostei da sua análise, Diogo.
    Gostaria de fazer apenas um comentário:
    Acho uma lástima ver que militantes ainda confundem luta sindical
    com luta partidária. Na campanha de Haddad fiz um comentário em uma postagem do Azenha me manifestando contrária à participação da CUT e sindicatos filiados à ela. Confundir entidades sindicais e partidos políticos trás esse equívoco para a atitude de dirigentes que estão desinformados sobre o papel de classe e o papel partidário que desempenham.
    As pessoas dos sindicatos têm suas diversas opções partidárias ou
    não e, para discussões sobre divergências, existem fóruns.

    Entidade de Classe tem o papel de negociar e organizar categorias
    e não fazer oposição ou apoiar quaisquer governos.
    Isso é um princípio básico. Sindicato é instrumento de luta sindical e não partidária. Outra, fazer análises é direito de qualquer um, dar “carteiradas” com o discurso de “ajudei a construir esse partido” é, muitas vezes, uma falácia. Quem é ou foi orgânico dentro de um partido de esquerda ou militante sindical e realmente participou das lutas dá boas vindas às novas ideias e não se coloca numa posição cômoda do “antiguismo”, pois isso tem nome: fi.si.o.lo.gis.mo.
    Abraço.

Lucas Gomes

o PT está fazendo um grande serviço à esquerda brasileira: deixando claro para quê veio ao governo e liberando assim, finalmente, muitos militantes de base das ilusões governistas. Quem sabe dentro de 4 ou 5 anos isso não resulte numa nova inflexão de forças realmente de esquerda no país.

Joseff Estalinn

….cruzes,……….a estrela tá indo prá onde???????????

denis dias ferreira

Ao aderir ao neoliberalismo, ao conservadorismo e ao entreguismo, o PT entregou sua carta de demissão à esquerda brasileira. A partir de agora seus dirigentes e militantes devem ser tratados como reacionários e traidores. Fora PT.

leprechaun

é importante que o pt acabe e que venha algo mais progressista, assim deve ser a marcha do desenvolvimento da política e de tudo mais, as coisas são criadas para serem SUPERADAS, não é verdade, pessoal adepto do marxismo?
Por isso nesse momento é importante apoiar o governo do pt, só o pt pode superar e destruir o psdb e por sua vez dar origem a alguma outra coisa, que não necessariamente seja um partido, melhor que nem seja, que irá superá-lo(pt) e destruí-lo

rui

É lamentável um sindicalista de décadas, em 2013, ainda querer que a campanha o petróleo é nosso continue nos anos 50. Convenhamos, vivemos uma realidade totalmente diferente hoje, e o poder não se encontra só em reservas estratégicas, porém sem acesso imediato, ao contrário, como ficou demonstrado no caso da espionagem, o poder está nas mãos de quem detém educação e tecnologia, e o Brasil hoje, é muito mais carente de educação e tecnologia do que de petróleo. Lamento a perda do companheiro, mas não posso deixar passar em branco o seu atraso histórico, que sempre engessou o partido e confundiu a militância, como estas afirmações de que um sistema de partilha seja igualitário a privatização, também chamo a atenção para o que, e como, as coisas podem ser feitas, em cada hora e em cada lugar, relembre Heloísa Helena e Marina, insatisfeitas com os erros do PT, batem cabeça até hoje sem conseguir nada melhor, claro Heloísa Helena continua fiel a seus princípios, enquanto Marina, já está se coligando com Caiado, eu pergunto, não seria melhor terem continuado no PT com todos os seus defeitos? Ao que parece, teremos 190 milhões de partidos, cada cidadão com o seu.

Marco Leite

JORNADA
DESPEDIDA NÃO É O FIM, É APENAS UM RECOMEÇO DE UMA NOVA JORNADA NUMA OUTRA SITUAÇÃO NA VIDA. BOA SORTE A TODOS QUE SE DESPEDIU DE ALGUMA COISA!

MARCO LEITE

Zanchetta

Enquanto isso… o que temos ainda por aí para concessionar ou partilhar, diria Dilma… Tem os portos… então, vamos a eles… precisa fazer caixa…

André

Aqui escreve um ex-eleitor do PT:
Na melhor das hipóteses, esse verdadeiro crime de lesa-pátria, tucanesco, promoverá transferência de tecnologia da Petrobras para os gringos. Não quero nem pensar na pior das hipóteses…

Renato Nucci Jr.

Paulo Metri tem razão: ao lado do PIG, Partido da Imprensa Golpista, existe o PIP, Partido da Imprensa Petista, que domina a comunicação virtual. Para estes, qualquer crítica é recebida como coisa ou da direita, ou de esquerdistas infantis. Para garantir seus empreguinhos comissionados em algum órgão público, buscam descaracterizar toda a crítica, rebaixam o nível do debate, tudo para defender a qualquer custo o governo privatista de Dilma. Continuem assim, caros “companheiros”. A história é cruel com os cretinos e pusilânimes.

    albuquerque costa

    Parabéns Renato,sua colocação foi perfeita.

Claudio Freire

Desculpe, mas a desinformação sobre isso está chegando às raias do absurdo. Com 85% ficando com o Governo e a Petrobrás, está havendo aí um evidente exagero.

Gerson Carneiro

Só tem um detalhe: os que deixam o PT se voltam odiosamente contra o PT. E aí o PT se fortalece.

O perigo estará quando alguém de expressão deixar o PT e não se tornar uma Heloísa Helena, Marina Silva, Soninha Francine, Plínio de Arruda, Babá…

Por enquanto os desertores não tiveram competência para derrotar o PT.

    André Dantas

    Não são os que saíram que irão destruir o PT. São os que ficaram.

    leandro

    Competência não. Dinheiro. Muito dinheiro. Eleição aqui se ganha com dinheiro e isso quem está com a máquina na mão tem de sobra.

    Rodrigo Molinaro

    Verdade, Gerson. No fim eles se revelam caricaturas patéticas. É a vaidade. Nunca aprendem.

Sidnei

Realmente é duro, também sou contra a repartir o nosso petróleo, seja 40, 75 ou 80% que vamos receber, nós tínhamos 100% e deveríamos continuar com 100%…. mas ainda sim, não vejo ninguém melhor que a Dilma para o cargo… todos os outros – Marina, Eduardo, o Abominável Aécio das Neves – seriam piores em qualquer outra tema.. seja no petróleo, seja na educação, transporte, comunicação ou saúde…
Mas realmente meu coração sangra um “ouro negro” que vai para uma parcela (grandes corporações) que já detém muito dos recursos naturais, dinheiro e da riqueza de todo o nosso judiado planeta e isto somente aumentará ainda mais a concentração de renda neste mundo, mas enfim…. eu fico com meu salário somente (piada sem graça….) e na esperança de um dia neste país se criar um real Estado de Bem-Estar Social nos moldes da Escandinávia… sonhar não custa..

    Geraldo

    Sidnei, sua compreensão dos resultados dessa “partilha”, de que a parte que fica com as grandes corporações petroleiras de fora, sóe vão aumentando seu poder de controle sobre o mundo, deveria ser assimilada por todos nós.
    Essa política do “se não pode com eles, una-se a eles”, de que os fins justificam os meios, é equivocada. Já foi praticada em situações aparentemente pontuais e sem importância, no passado, mas de consequências duradouras. Assim, por maiores benesses que os acordos com banqueiros e outros poderosos, tenham trazido à população, preferia que tivéssemos ficado sem eles. Falta dinheiro para a Petrobrás investir, para a saúde, para a educação? Vejam , nessa ferramenta elaborada por quem muitas vezes concordou com essas desmazelas, para onde está indo, e para esses, sem bombas, sem peremptórios nãos, etc: http://www.jurometro.com.br/.

emerson57

compreendo perfeitamente a atitude deste senhor.
o partido não participa das políticas que interessam ao povo brasileiro.
eleitos os representantes do partido se transformam em burgueses, preocupados apenas com a manutenção dos seus privilégios.
o PT no início era um sonho popular. hoje se torna idêntico aos outros partidos. aos poucos os avanços conseguidos na era Lula (principalmente 2° mandato) vão se diluindo
de que adianta a Presidenta vir à tv DEPOIS do leilão realizado? (não assisti, inez já era morta)
veio justificar o estrupo? devia ter ficado calada, seria mais coerente.

claudio

Não se deve saudar saídas de pessoas que contribuíram para um projeto.
Mas discordo, da mesma maneira, quem sai atirando contra todos que ficam por suas derrotas. A política partidária também é movida por embates de correntes e agrupamentos políticos em busca de hegemonia.
Agir com ressentimentos pela derrota parece evidenciar a incapacidade de militantes que não conseguem mais mobilizar apoio da maioria, internamente.
O Partido se transforma a luz dos debates e embates das correntes que se movem para dirigir a legenda e influenciar o governo. Agora o governo é só do PT?
No mais desejo felicidade, coerencia em suas novas escolhas e agradeço por todas contribuições e conquistas, tanto no sindicalismo, quanto no partido.

Daniel Faria

E um monte de gente ainda vai falar que ele foi construir a “esquerda que a direita gosta”…

Enquanto isso, no Rio, o PT segue sendo cúmplice dos crimes de Sérgio Cabral e Eduardo Paes.

antoniocm

Ainda bem que a Dilma pensou além do partido. Chega de ideologia burra de um lado e de entreguismo traidor do outro. O Brasil que cresce deve mudar de paradigma.

Tales-Cunha

Voltando ao que é importante: – Próximo!…

luiz mattos

Não sou culpado de nada e digo;já vai tarde!A oposição agradecida o receberá de braços abertos.

    Luiz Carlos Azenha

    É isso aí. Assim se constrói um partido!

    Eunice

    Quem está longe da questão depende de opiniões próximas para entender: com a palavra outros petroleiros.

    Sou contra o liberalismo petista e me filiarei em breve no PSTU.

    Altemar

    É mesmo seu Azenha,
    “tipo” PSOL, PSDB, PROS, CONTRAS, AMÉN e ETC…

    Dias

    Infelizmente no Brasil estamos ainda no estágio político dos dois lados, o de cá, dos “mal ajambrados do Brasil de todos” e que detém o poder central de direito, mas não o de fato, e o de lá, dos “bem ajambrados do Brasil de poucos” e que detém o poder de fato, mas não o de direito, a chamada Casa Grande. Para que a democracia funcione nesse cenário, existe a tal de governabilidade para manter o equilibrio e um passo após o outro para avançar, fora disso é a força e nesse quesito a Casa Grande ainda nada de braçada, portanto, a hora não é de brincar de não gostei e sair de lado, pois não tem jeito, de uma forma ou outra passa para o outro lado, quer queira ou não, quer goste ou não. Ir abraçar Domingos Dutra, Heloisa Helena, a Marina, etc., é terminar abraçando o inimigo, o outro lado, e a luta hoje é para consolidar a democracia e para isso enfraquecer a Casa Grande até que desapareça, ai então, cada macaco no seu galho em um Brasil plural, não desigual e justo, de fato e direito democrático e finalmente com órgãos de informação plurais, que não mais se juntem em institutos, para agir como partido político de oposição. Fragmentar nessa hora é entregar o trecho percorrido de graça ao inimigo, que há dez anos é desidratado no poder de fato, por não deter o poder central de direito. Essa é a nossa realidade, o resto são sonhos de verão e poesia, num domingo no parque com a segunda-feira esperando.

    Pedro Cavalcante

    alguem escreveu

    A patética esquerda sem povo

    O episódio envolvendo César Benjamin, a Folha de S. Paulo e o “estupro” do frágil militante do MEP (Movimento de Emancipação do Proletariado) tem um caráter didático.
    Antes de avançar, no entanto, recorro à memória de meu pai, o seo Azenha, que um dia foi militante comunista no interior de São Paulo. Era, o seo Azenha, a contradição ambulante: empresário durante o dia, militante clandestino durante a noite. Fez muita besteira na vida. Mas, curiosamente, como imigrante português tinha uma surpreendente capacidade de rir de suas próprias besteiras. E das dos outros.
    Durante a ditadura militar o seo Azenha costumava frequentar reuniões clandestinas em um sítio nas proximidades de Bauru. Tinha a disciplina dos stalinistas (só tocou nesse assunto em casa muitos anos depois, quando a ditadura tinha acabado). Mas talvez por ter sido empresário tinha uma visão não dicotômica do mundo. Gostava de rir do fato de que os militantes que vinham de São Paulo traziam cartilhas com as quais pretendiam doutrinar os locais para aplicar o comunismo chinês ou soviético ao Brasil.
    Esse preâmbulo tem o objetivo de dizer que seo Azenha, como militante, jamais tirou proveito pessoal do fato de ter sido preso pela ditadura militar. Jamais usou isso para se fazer de herói. Ou para obter vantagens, materiais ou de status.
    O que me leva de volta ao artigo de César Benjamin, uma construção “literária” em que o autor tenta estabelecer uma conexão sentimental com os perseguidos pela ditadura militar, com o objetivo de “desclassificar” Lula, o recém-chegado que, no mínimo, grosseiramente despreza os militantes históricos como o jovem do MEP e, no extremo, estupra o idealismo do jovem militante com o seu pragmatismo.
    Pois é disso que se trata: do antigo embate entre a vanguarda — à qual César Benjamin alega pertencer — e o povo, essa massa disforme que não sabe bem o que quer e que depende das luzes da vanguarda para perseguir o seu caminho.
    O que Lula fez, na prática, foi “roubar” o povo de César Benjamin.
    Eu deveria escrever O POVO, essa construção mítica da cabeça da esquerda, cujas vontades devem ser moldadas e apropriadas para a construção de um FUTURO igualmente mítico e glorioso.
    O problema de Benjamin é que Lula é esse POVO. Ao dirigir os metalúrgicos do ABC, Lula fez mais para destruir a ditadura militar que todas as reuniões e assembléias da esquerda brasileiras multiplicadas por dez. Pelo simples fato de que o POVO, na cabeça da esquerda brasileira, nunca foi mais que massa de manobra. A esquerda brasileira é, na essência, tão elitista quanto a direita.
    Lula, gostem ou não dele, representa a política do possível. Do incrementalismo — etapismo, diriam os outros. Do tomaládácá. Faz parte da tradição do “pai dos pobres”, do “pai da Pátria”, perfeitamente integrada à história brasileira.
    É por isso que Lula, o estuprador, satisfaz a fantasia sexual da esquerda e da direita brasileiras. Ele é o predador, que precisa ser contido a qualquer custo. O predador que ameaça a ideia de que O POVO não sabe o que quer e precisa ser conduzido ao nirvana pela vanguarda. De esquerda ou de direita, tanto faz. Este é o nexo entre Otávio Frias Filho e César Benjamin. Ambos querem conduzir O POVO. Só falta combinar com ele.
    Nota do Viomundo: O fato concreto é que a esquerda de hoje é uma esquerda eleitoral. Que depende de 50% + 1 para se manter no poder, no Brasil, na Venezuela ou no Uruguai. Ao aceitar esse jogo parte da esquerda abdicou de seu caráter revolucionário “a qualquer custo”.

    Henrique

    Por que a predileção de alguns, poucos, é verdade, pela SHELL, TOTAL e seus súditos Haroldo Lima, Magda, ao invés de homens trabalhadores, sindicalistas e patriotas como Cancela?

    Matheus

    Esse é o retrato do neopetismo: intolerante, autoritário e agressivo.

Adir Tavares

Vai com D’us!

Fernando

Realmente dá muita pena de observar todos essas coisas. O PT vem tratando de acabar com o próprio PT, seu ideário e parece não se tocar para tal. Fica difícil realmente para quem acompanhou a trajetória desse partido, o ajudou a crescer, apostou no mesmo, acreditar que isso esteja ocorrendo ou que simplesmente esses queiram continuar. Pensar que Lula foi um dos que reclamou da truculência do estado em bater em sindicalistas nos tempos de greves nas fábricas, e hoje o presenciarmos calado ao exercito presente e chamado pelo próprio governo para conter manifestações contra o leilão de Libra… Quando que algum dia algum petista podia sonhar com isso ? Hoje todo o ideário do PT é um pesadelo para o próprio.

    Mário SF Alves

    Das duas uma: ou o modelo de desenvolvimento posto em prática pelos governos (de coalizão) do PT e com ele o sonho de um Brasil para os brasileiros anda por um fio, ou… de fato, o PT se deixou vandalizar. E, assim, pratica inconteste a mais absurda, injustificável e pública autofagia.

    __________________________________
    Prefiro (e tenho bons motivos para) não acreditar em nenhuma das duas.

Gerson Carneiro

Voltemos à prancha.

Deixe seu comentário

Leia também