Marcos Coimbra: Horizonte continua sombrio com Serra

Tempo de leitura: 3 min

Fatos políticos, fatos eleitorais

por Marcos Coimbra, em CartaCapital

Depois de um janeiro em que, previsivelmente, nada aconteceu, o ano político de 2012 teve até agora dois fatos relevantes: em fevereiro, a entrada de José Serra na corrida sucessória em São Paulo; nos últimos dias, a “crise” na base do governo. Para as oposições, o lançamento da candidatura de Serra trouxe resultados positivos. Pelo amplo noticiário que gerou, levou-as de volta ao primeiro plano da política nacional, após meses de relativo sumiço.

No segundo semestre de 2011, mal haviam conseguido aparecer em meio às seguidas mudanças ministeriais provocadas, quase todas por investigações iniciadas por agências do governo e posteriormente divulgadas – às vezes com mais, às vezes com menos estardalhaço – pela mídia. O máximo que suas lideranças conseguiram foi comentá-las em tom compungido.

A confirmação de Serra como candidato em São Paulo fez com que a maioria das grandes corporações da mídia se rejubilasse. Jornais, revistas e emissoras de televisão antipetistas viram nela a possibilidade de derrotar Fernando Haddad, o candidato de Lula, que marchava, a seus olhos, para a vitória.

Dentro dos partidos de oposição, especialmente no -PSDB, a notícia foi recebida com um misto de alegria e preocupação. Seus quadros e simpatizantes mais à direita ficaram felizes com a perspectiva de ver o velho Serra outra vez no páreo. Mas as correntes menos conservadoras – ainda que contentes com a hipótese de manter sob controle a prefeitura da maior cidade do País – tinham consciência de que, vencendo, Serra seria um fator de instabilidade para seus planos.

Só os mais ingênuos pensariam o contrário. E o próprio Serra encarregou-se de fazer circular que continuava com a obsessão de sempre e que via a prefeitura apenas como baldeação no caminho de seu Shangri-lá, a Presidência da República. Ou seja, os tucanos resolviam seu problema imediato – não ter candidatos competitivos na capital paulista – e criavam um novo para o futuro.

Mas foi um fato político de impacto indiscutível, cujo maior beneficiário, como não poderia deixar de ser, terminou sendo Serra.

Nada garante, no entanto, que tenha consequências eleitorais igualmente relevantes. De acordo com as pesquisas disponíveis, o horizonte para o PSDB continua sombrio com ele – quem sabe, até mais do que se disputasse a eleição com um nome menos desgastado e que logo alcançaria as intenções de voto que tem, turbinado pela rejeição ao PT, sempre expressiva na cidade.

Em todas as pesquisas feitas em 2011, Serra obtinha cerca de 20% ou um pouco mais, de acordo com o cenário, ficando atrás de Marta Suplicy e empatado com Celso Russomano. Na única divulgada depois de se lançar, chegou a 30%.

Trata-se de um resultado desanimador. Quer dizer que a superexposição que recebeu da mídia – durante dez dias toda voltada para ele – fez com que crescesse modestamente. Quer dizer que, apesar disso, 70% dos eleitores da cidade continuam- a não pensar nele. Quer dizer que não tem espaço para crescer – pois é conhecido por 100% do eleitorado – e não vence com o que tem.

Em outras palavras, a eleição permanece promissora para Fernando Haddad e Gabriel Chalita e começa com um grande ponto de interrogação para Serra. Como se vê, um fato pode ser politicamente relevante e inócuo em termos eleitorais.

Algo semelhante aplica-se à recente “crise” na base do governo, que provocou mudanças em seu comando no Congresso. Faz barulho, mas quer dizer pouco para o verdadeiro jogo, a eleição presidencial de 2014.

Para entender a insatisfação dos partidos, é preciso lembrar que as eleições municipais são quase irrelevantes na definição de quem ocupa o Palácio do Planalto, mas são decisivas na renovação dos mandatos no Congresso. Deputados e senadores que “não levam nada” para seus redutos ficam fracos. E se enfurecem quando percebem que um adversário conseguiu nomear um protegido ou fazer com que uma obra saísse do papel.

O pano de fundo da “crise” é a eleição municipal, pois dela depende o parlamentar e o tamanho das bancadas no Congresso e seu peso na Esplanada dos Ministérios. O que está acontecendo é apenas mais um capítulo da antiga pendência entre os partidos que querem crescer e os que não querem diminuir.

Nada que mude muito o panorama da política.

Leia também:

Haddad: Serra esteve “de passagem” por São Paulo

Mulheres no Poder: Em defesa da cota de 30% nas eleições municipais


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Taiguara

Serra já praticou dois abortos. Prepara-se para o terceiro.

Willian

Interessante: para Marcos Coimbra, crise na base governista é "crise", mas na oposição é C R I S E !

Jose Mario HRP

A tendencia das pessoas é cada vez viverem mais alguns anos com as seguidas descobertas da ciencia médica.
Portanto vamos ver esses velhos velhacos do PSDB ainda por muitos anos!
Tristeza pouca é bobagem!

Eleitoralmente o horizonte continua sombrio para Serra | FalaRioGrande.com.br

[…] Via Vi o Mundo […]

Neuza

Nas eleições presidencias em dado momento todos os Institutos apontavam vitória de Dilma no 1º turno,inclusie IBOPE e DATA FOLHA, porém faltando 15 dias para a realizzação das mesmas houve um crescimento da candidatura de Marina Silva, r os Institutos de pesquisas passaram a apontar um eventual 2º turno, o que realmente aconteceu,

Elias

Ainda estou sem entender por que Lula optou por Haddad quando Marta detinha 30% das intenções de voto e Haddad apenas 2% (?). Estou falando de um animal político que transformou o Brasil para melhor. Óbvio que estou pronto a me surpreender e de repente ver Haddad na boca do povo. Espero mesmo morder a língua por me espantar com essa decisão de Lula, o maior presidente da história deste país.

mfs

Quem pode se dar bem é o neoalckimista Chalita, caso ele vá para o segundo turno. Contra Serra, teria voto dos conservadores mas descontentes com o tucano mais os votos dos petistas eventualmente derrotados no primeiro turno. Contra Hadad, teria os mesmos votos dos serristas mais ou que rejeitam o PT. Com os eleitores divididos, ele pode ser o cavalo que corre por fora.

Gerson Carneiro

Hoje, 17/03, é aniversário dele. E ele foi para o Acre.

Como candidato à Prefeitura de São Paulo o que o Serra foi fazer no Acre?
Por acaso o Serra é Líder Nacional?

O que o Serra foi fazer no Acre?

– Não Serra. O povo do Acre vota para prefeito em Rio Branco.
– Ah, mudou?

O Serra foi para o Acre aprontar alguma presepada.

Nesse momento, no Acre, há desabrigados por causa das chuvas, e a situação lá está crítica. Provavelmente o Serra viu aí uma oportunidade de explorar incautos com promessas mirabilantes de solução para os desabrigados.

Interessante é que com relação aos desabrigados do Jardim Romano, que chafurdaram na lama no final de 2009 e início de 2010, José Serra os abandonou e foi, sem ser convidado, para a Dinamarca tirar foto ao lado do então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

Mas, de quebra, José Serra pode ter ido ao Acre também para tentar encontrar um(a) vice para sua chapa na disputa para a Prefeitura de São Paulo. Em se tratando do Serra, isso é possível, mesmo porque lembrem-se: Marina Silva é do Acre. Certamente rolou um convite para um chá.

    Gerson Carneiro

    Não duvido que o Serra volte do Acre culpando os haitianos por alguma desgraça.

    pperez

    Eu nao sei porque alguem ainda se preocupa com essa mariposa!
    É só apagar a luz que ela cai!

Francisco

Acorda para a real, QUALQUER COISA é melhor que o PSDB para São Paulo! Se for Haddad, aleluia! Se não for, também tá bom.

Com o PSDB, São Paulo caminha para ficar de fora do Brasil. Quem é de sampa não percebe, mas o SESC de São Paulo é outro, o SESC, o SESI, o SEBRAE, o sistema de saúde, de habitação… tudo! Os tucanos criaram um Brasil paralelo, para não ter que se "rebaixar" a adotar os programas que estão alavancando o resto do Brasil. Isso respinga na cultura popular de maneira perigosa e irresponsável. Já pensou se o bom povo paulista começa a pensar, como os tucanos pensam, que são "melhores" que o resto do Brasil? Que são mais "honestos", ou "competentes"?

É um milagre que ainda não tenham instituído outra língua!

Willian

Se é o PT não paga nada ao articulista por estas "análises" é uma tremenda injustiça.

Jose Arimathea

pessoal, assisti a uma entrevista do hadad e me emocionei com o nivel intelectual do rapaz, a profundidade de conhecimentos naquela cabeça eh tamanha que acredito em um debate frente aa frente com serra nem quero assistir a vergonha que o serra vai passar. Minha nossa o homem tem uma visao de mundo que encanta. abraços.

Adir Tavares

Mas não sai da minha cabeça aquele sujeito no Palácio do Jaburu; um belo traíraço a qualquer momento jogando água fora da bacia; questão de só observar; oremos!!!

dukrai

o Lulinha aposta as suas fichas no Haddad, Chalita e Russomano. No segundo turno um deles pega o Vamp, isto é, se o Vamp for pro segundo turno.

Claudio Machado

A candidatura de serra ("s" minúsculo, mesmo), será o túmulo do PSDB, seja qual o resultado que tenha o pleito.O Epitáfio será: Aqui jaz aquele que quis ser presidente e destruiu um partido para isso, sem conseguir.
Todos sabemos que em um regime democrático a alternância no poder é condição "sine qua nom". Sem uma oposição que tenha viabilidade, como é que fica isso? A competitividade do PSDB não depende fundamentalmente da conquista da prefeitura e São Paulo, embora seja um item importantíssimo, dada a conjuntura. Mas se for na lógica do Serra, será como adiar uma morte anunciada, em vez de contribuir para o fortalecimento da oposição e da democracia.
Que fique registrado que não sou psdbista e enem da oposição, nem, tão pouco do PT ou filiado a qualquer partido, apenas um obsevador.

pperez

Será que o PT de Haddad vai colocar o Serra no prego na propaganda eleitoral gratuita da TV em SP, por conta do Privataria?
A conferir!

    Felipe

    Periga transbordar pro quintal do PT a enxurrada de falcatruas do PSDB.

Gustavo Pamplona

É esse Marco Coimbra que disse que a Dilma levava no 1° Turno? E quanto ao Ricardo Guedes do outro instiuto de pesquisa que favorecia descaradamente o PT na última campanha presidencial

Não é a toa que o Datafolha e o IBOPE são mais confiáveis…

Vamos José Serra! Esperamos que a FSP (Folha de São Paulo – Força Serra Prefeito / Presidente) eleja o mais preparado e o mais consistente para a cidade de São Paulo! =D

—-
Desde Jun/2007 elegendo preparados e consistentes para a cidade de São Paulo no "Vi o Mundo"! ;-)

    Ricardo JC

    Mais preparado? Você só pode estar brincando…
    O número de vezes que ele foi à imprensa e falou uma tremenda bobagem é imenso. Vide caso da gripe suína, o vídeo de Serra fazendo contas de porcentagem em uma escola paulistana e, mais recentemente, o caso dos Estados Unidos do Brasil. Ele não tem preparo algum e, além disso, é um político imensamemte comprometido com interesses privados. Não há nenhuma vantagem em eleger José Serra.
    No mais, um cara que está há 30 anos aí como candidato a tudo e é conhecido por todos, sair com apenas 30% de preferência…tem cheiro de derrota.

    Rafael

    Não foi vc que disse que não ia mais fazer comentários nesse blog?
    Não foi só o Marcos Coimbra que com os dados disponíveis confirmavam a vitória de Dilma no 1º turno. As informações indicavam isso. Pesquisa eleitoral que favoreça o PT? Só falta dizer que globo, abril, Fokha SP, Estadão são a favor do PT.
    FAto que Datafolha e Obope não confiáveis. Basta ver o que o Montenegro, dono do Ibope, disse que Dilma não venceria. O Ibope é confiável então?
    Vc não deve ter lido o livor Privataria Tucana. Até o demostenes torres que era um dos defensores da moral e honestidade foi pego com as clças na mão. É a sua tumra dia após dia são desmascarados. Serra desvios de 40 bilhões da privatização para paraísos fiscais, desmostenes torres tinha até rádio apra falar com Cachoeira para não ser pego pelo grampo por que será? FHC tem o filho com testa de ferro na rádio da Disney, a filha com emprego no senado e nunca compareceu sem falar da priaatização como um todo. Isso só o começo. Daqui a pouco não sobra ninguém do psdb.Esses são os mais preparados?

    Ulisses

    Acho que tu nem leu "A Privataria Tucana" não! Vai companheiro, vota no seu 'Mais bem Preparado"! De ser algo como "Sindrome de Estocolmo" político, um daqueles que é roubado descaradamente pelo Serra mas apaixonou-se por ele. A psicanálise explica em parte. O todo é um mistério que abrange toda São Paulo!

    Eduardo Diniz

    Caro Gustavo Pamplona,
    Acredito que toda democracia funciona melhor quando existe oposição. Talvez, o governo brasileiro estivesse melhor se houvesse oposição, e isso seria bom também para a população. Isto que escrevi não é novidade, é conhecimento universal… Mas, convenhamos, esperar que José Serra seja algo que vá melhorar o cenário deste país,…??!!! Por favor, traga outras soluções para melhores debates…

    Alvaro Tadeu Silva

    Pamplona, o que você andou bebendo antes de teclar esse besteirol?

    GilTeixeira

    Hummm, mais preparado e consistente? deixa ver… vai ver você está pensando em um porco a ser assado (já que o gajo é palmeirense).
    Engraçado… vc não disse que não iria mais postar por aqui?

Deixe seu comentário

Leia também