Marcio Pochmann quer “prefeitura digital” para reduzir desigualdade em Campinas

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

O ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann, candidato a prefeito de Campinas, propõe a adoção de um modelo de governo digital para ajudar a integrar uma cidade dividida.

O município é o décimo primeiro mais rico do Brasil e, dentre os 30 primeiros, o décimo oitavo em expansão econômica e o terceiro em aumento de arrecadação, fruto de um dinamismo calcado em inovações tecnológicas, muitas das quais produzidas nas universidades e centros de pesquisa locais. Porém, nos dois últimos anos Campinas teve aumento na taxa de mortalidade infantil.

Segundo Pochmann, os serviços públicos de Campinas estão “operando de uma forma reduzida” e a cidade tem hoje “um quadro dramático em determinadas áreas, como saúde, educação, cultura e lazer”.

A marcação de uma consulta simples, de oftalmologia, por exemplo, pode levar entre 11 e 16 meses nos serviços municipais de saúde, exemplifica.

De acordo com o petista, que tem como vice em sua chapa Adriana Flosi, do PSD, Campinas responde por 15% da produção nacional de conhecimento, mas 40% da população enfrenta o “analfabetismo funcional”. A taxa de miséria e de pobreza é maior que há dez anos.

Pelo diagnóstico do candidato, Campinas vive um “estrangulamento, um esgotamento da administração pública”, que “se tornou um obstáculo para a expansão econômica” por ser, na opinião de Pochmann, meramente fiscalista.

Para Pochmann, um dos entraves é o fato de que “50% da cidade é ilegal”. Ou seja, não há regularização fundiária, não há escrituras, nem a possibilidade de alvarás para pequenos negócios.

O objetivo do petista, se eleito, será o de integrar as várias Campinas existentes, “uma cidade só, que possa ser conectada com um novo padrão de administração pública”.

Hoje, diz Marcio, a Prefeitura age de forma descoordenada nas áreas de educação, saúde e habitação.

Portanto, seria necessário um governo municipal “que opere na totalidade, na matricialidade”, considerando que o indivíduo é um só e “temos uma administração que não trabalha na totalidade”.

Uma das ferramentas para obter isso seria a “prefeitura digital” que, segundo Pochmann, “permitiria transparência, uma democracia mais participativa, [com os cidadãos] conhecendo os recursos da Prefeitura em cada bairro, [participação na formulação] do Orçamento, uma gestão mais próxima através da descentralização”.

O candidato se propõe a universalizar o acesso à internet no município “num prazo relativamente curto”, pois considera que a falta de acesso à rede aprofunda as desigualdades.

Quis saber de Marcio Pochmann se ele concorda com o diagnóstico segundo o qual o modelo econômico do lulismo teria se esgotado.

Ele acredita que não.

Diz que o governo Dilma representa a continuidade, mas em novo patamar.

“Lula pode mover mais rapidamente a economia porque havia uma grande capacidade ociosa”, diz Marcio Pochmann. Com isso, o aumento de renda [via salário mínimo e transferências em programas sociais] moveu o consumo, que moveu a máquina da economia e ampliou o nível de emprego.

Agora estaríamos diante de uma nova fase: ampliação de investimentos [fica subentendido que via queda de juros], maior capacidade de produção com inovação tecnológica, trabalhadores mais bem preparados e compatíveis com salários maiores que na primeira fase, a de Lula.

O desafio do governo Dilma seria o de promover a expansão do investimento com adoção de novas tecnologias e sofisticação da cadeia produtiva.

A primeira pesquisa sobre a corrida eleitoral em Campinas, do Ibope, registrou Jonas Donizete (PSB, com apoio do PSDB) com 43%, o atual prefeito Pedro Serafim (PDT) com 17% e Márcio Pochmann com Campos Filho (PRTB) e Rogério Menezes (PV) empatados com 1%.

O candidato petista afirma que considera mais importante o fato de ter conseguido unir o PT local, ter fechado uma coalizão e contar com os apoios do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

Segundo ele, “85% dos eleitores” de Campinas ainda o desconhecem.

Clique abaixo para ouvir a entrevista:

Pochmann


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Transparência e tecnologia – marcio13.com.br

[…] Leia mais sobre a Prefeitura Digital aqui: Marcio Pochmann quer “prefeitura digital” para reduzir desigualdade em Campinas […]

CartaCapital nega sumiço da revista em BH « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Marcio Pochmann quer “prefeitura digital” para reduzir desigualdade em Campinas […]

Santayana: Os paraísos fiscais e a nova servidão « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Marcio Pochmann quer “prefeitura digital” para reduzir desigualdade em Campinas […]

Politico

Sim. Os homens bons devem voltar à política.Mas às vezes tá difícil saber quem são os homens bons.

Mario

Acabo de saber que mais de 50% das escolas da cidade de Campinas são
…………………privadas.Será que o Brasil todo está nessa situação?

Aí voce pensa, será que a greve dos Federais não estava certa? Se foi uma provocação a isso, estavm certos, e nem são escolas tipo faculdade, acho que são básicas mesmo.

patrick davies

Para aqueles q têm conhecimento de sua postura e know how têm a tranquilidade do voto, da certeza de novos rumos em Campinas ou por onde vc passar. Prefeitura de SP, Presidência do IPEA… tua luz brilhou e espero continue brilhando. Vc é a imagem da expectativa de continuidade de transformação que estamos trilhando. Siga em frente convicto de seu rumo está correto!!! Parabéns!!!

Jose Roberto

O Marcio não tem chance. O povo de Campinas só elege ladrão.

    Politico

    De acordo. e se não elegem matam os honestos.

Verdade

Muito papo “intelquitual”. Aquele papinho de sempre, fala mansa, dissimulada, prometendo o nirvana.

Helllouuuuuuuuu Pochamann, seu partido o PT estava junto com PDT com conivência do LULA, grande amigo do Dr. Hélio, debulhando esta cidade, vcs estavam roubando esta cidade!!!!!! vcs foram impichados, defenestrados, expulsos em deshonra. Escutou Pochmann, seu partido estava na lambança!!!!!!!

Não vem postar sua soberba diante dos eleitores de Campinas, não vem apostar na memória curta dos Campineiros, e nem vem com este papinho de militante de grêmio estudantil.

Aqui em Campinas vamos tentar achar algo de novo, admito que é difícil, mas vcs não, definitivamente não!!!!!!!!!!

    Polico

    Ao que eu saiba em Campinas havia uma corrupção ligada ao PSDB durante o governo Dr. Helio, uma tal SPprev. Mas foi abafado pelo PIG.E não era do PT, não.Ao contrário.

    Politico

    Verdade? Onde mesmo está a arrogância?

alex

Tio Aristides tem 53 anos de Campinas. Este final de semana comemoramos seu aniversário lá no Taqueral. Conversávamos lá debaixo de uma mangueira sobre política (eu+ele+ mais dois amigos, um jornalista e um redator publicitário, ambos da cidade). De repente, na sua voz pausada ele solta esta: “O PT era um peixe fresquinho, gostoso, pronto para consumir. Pois não é que eles conseguiram estragar o partido. Hoje eu diria que o PT tem cheiro de peixe estragado nesta cidade”… Ficamos olhando para ele sem acreditar…
Tio Aristides continuou. “Gente os Ex acabaram com a sigla. Será que vcs não enxergam. Hoje as pessoas torcem o nariz quando se fala em PT. Acho o Pochmann um sujeito integro,culto e que poderia fazer muito por esta cidade que está cheia de políticos trogloditas e larápios. Mas o que adianta eu achar. O povo não conhece o Márcio. A perfiferia não conhece ele. A classe média cohce mas não vota nele. Na minha família inteira que tem 17 eleitores, ele tem 4 votos, incluindo o meu e de minha esposa que é professora. Como que vc vence uma eleição assim?”

Marcio Pochmann quer “prefeitura digital” para reduzir desigualdade em Campinas | Revista Brasis

[…] Vio Mundo Share this:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Postado em […]

Reinaldo

Precisamos de politicos com novas ideias, que saibam utilizar as novas ferramentas de administração disponiveis, que faça uma administração que esteja 24 horas online e o cidadão se sinta com voz e participe. É incrivel
vc faz tudo pela internet, mas não consegue fazer uma simples reclamação ao poder público. Com um token para cada cidadão, podiamos ter acessos a vários serviços. Enfim, que os partidos se mexam, contratem profissionais e formulem novas propostas e dêem apoio aos prefeitos eleitos.
Parabéns Pochman, ganhando ou não vc vai contribuir para a modernização da adm. pública.

Pedro

Cuba, como não se cansa de repetir a classe média, é pobre. Mas, lá, a mortalidade infantil só tem diminuído. Campinas é rica, e lá a mortalidade infantil aumenta. Contradição? Não! Tarefa e proeza da sociedade capitalista.

    Verdade

    Notável percepção.

    E viva la revolución bolivariana em Cuba y en toda America Latina.

    Viva Chavez.

José

É uma pena. Condidato ótimo com poucas chances. Campinas é um reduto conservador habitado por uma pequena elite intelectual com boas idéias…

    Marta

    Se o povo gosta, que se lambuze.

André

Depois da policia ter achado 60.000 Mil, na casa do vice do DR:hélio o tal do Demétrio Vilagra. o PT ficou com as pernas quebrada em Campinas.

    Luís

    Não se esqueça também que o campineiro também ficou um pouco (pouco?) avesso ao PT depois da última administração do PT aqui na cidade (administração da Izalene Tiene), que foi muito ruim.

    Politico

    Sim. Mas quando Magalhães Teixeira maquiou a praça sem descer às galerias para reformar, e gastou sabe-se lá quanto…. o zé povinho não foi informado pelo PIG. Mas quando a Isalene continuou o que nem tinha culpa de terem começado, então ela não podia andar com a reforma de tanto boicote da Câmara, e tanta propaganda contrária do PIG e dos comerciantes. Eu mesma vi que muitas pessoas entraram na justiça para pedir indenização por terem escorregao nas tábuas. Ora, isso é coisa de construtora, mas o PIG dava como maldade de Isalene, diariamente. Estejamos atentos.Analise-se a des-contribuição da Associação Comercial de Campinas que sabidamente é de direita.

    Politico

    Campinas? O PT nunca teve nem pernas para serem quebradas lá. Aquilo é
    um entrave da direita. Mataram até um prefeito e o PIG nem deu bola, preferiu falar do 11/09, que aliás foi no mesmo dia.

Mariac

Mas um radialista sem compromisso nenhum está com 40%. Isso é o que fizeram com Campinas. Não restou nem gente, se gente é um animal com instrução, consciência, etc. Destruiram tudo.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Pior é que não foi só com Campinas que fizeram isso, minha cara Mariac.
    .
    .

    Roda Viva
    (Chico Buarque de Holanda)

    Tem dias que a gente se sente
    Como quem partiu ou morreu
    A gente estancou de repente
    Ou foi o mundo então que cresceu…

    A gente quer ter voz ativa
    No nosso destino mandar
    Mas eis que chega a roda viva
    E carrega o destino prá lá …

    Roda mundo, roda gigante
    Roda moinho, roda pião
    O tempo rodou num instante
    Nas voltas do meu coração…

    A gente vai contra a corrente
    Até não poder resistir
    Na volta do barco é que sente
    O quanto deixou de cumprir

    Faz tempo que a gente cultiva
    A mais linda roseira que há
    Mas eis que chega a roda viva
    E carrega a roseira prá lá…

    Roda mundo, roda gigante
    Roda moinho, roda pião
    O tempo rodou num instante
    Nas voltas do meu coração…

    A roda da saia mulata
    Não quer mais rodar não senhor
    Não posso fazer serenata
    A roda de samba acabou…

    A gente toma a iniciativa
    Viola na rua a cantar
    Mas eis que chega a roda viva
    E carrega a viola prá lá…

    Roda mundo, roda gigante
    Roda moinho, roda pião
    O tempo rodou num instante
    Nas voltas do meu coração…

    O samba, a viola, a roseira
    Que um dia a fogueira queimou
    Foi tudo ilusão passageira
    Que a brisa primeira levou…

    No peito a saudade cativa
    Faz força pro tempo parar
    Mas eis que chega a roda viva
    E carrega a saudade prá lá …

    Roda mundo, roda gigante
    Roda moinho, roda pião
    O tempo rodou num instante
    Nas voltas do meu coração…

    http://www.youtube.com/watch?v=50SuEs-ER0Y



    http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2011/08/como-funcionava-censura-no-brasil.html

Almeida Bispo

Morro de medo ver morrer os sonhos.
O que o Porchmann sugere é uma revolução. Que, como se sabe, nem os dele necessitados tem coragem de nela mergulhar. Por outro lado, “é preciso andar milhas e milhas antes do anoitecer”. O tempero entre um extremo e outro… eis o princípio da sabedoria.

Bertold

Marcio Pochmann é inegavelmente um intelectual engajado e uma candidato ultraqualificado para administrar Campinas. Entretanto, o estrago que os dirigentes petistas de Campinas, muitos despreparados, talvez pela excessiva influência do sindicalismo, uma nova geração pós, Lula, Manegueli, Gilmar Carneiro, Vicentinho, muito despolitizados e de baixo estofo cultural, praticamente destruíram a referência partidária que o PT possuia na cidade. Oxalá, Marcio consiga reverter essa situação a médio prazo. Nessa eleição, sinceramente, estou pessimista dada as grandes e várias coligações conservadoras na cidade, apoiadas pela mídia local e que isolaram completamente o PT e ainda por cima procuram associar o descalabro administrativo da cidade, provocado pelo governo Dr. Hélio do PDT, como responsabilidade também dos petistas.

    Mario

    Pois é. Todos os votantes civilizados da cidade sabiam que Dr. Helio era remendo. O rasgo profundo foi evitado:Carlão Sampaio.

Marcelo Villa da Silveira

Matéria correta, mas não entendi destacar que o candidato Jonas Donizette (PSB) tem apoio dos tucanos e omitir que o PDT de Pedro Serafim (mesmo partido do prefeito cassado Dr. Hélio) está coligado com o PMDB e o PT de Marcio está junto com o PSD do Kassab…

Noir

Caso seja eleito, Márcio, será o melhor Prefeito que Campinas já teve e tornará Campinas na melhor cidade brasileira.
Esse é o futuro Presidente do Brasil, Márcio Pochmann

Fabio Passos

Um avanço enorme um intelectual do nível de Marcio Pochmann, cujo compromisso em favor da classe trabalhadora é inegável, ganhar uma disputa para prefeito em uma cidade importante como Campinas.

O Brasil precisa de práticas ousadas e inovadoras para superar o subdesenvolvimento, o caos urbano e a desigualdade.

Deixe seu comentário

Leia também