Lula bate Bolsonaro em expectativa, e governo de extrema-direita toma posse com oposição popular à sua principal proposta

Tempo de leitura: < 1 min
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Da Redação

A expectativa popular em relação ao sucesso do governo que toma posse é a menor desde que Fernando Collor assumiu o Planalto, em 1990.

É o que mostra pesquisa Datafolha publicada hoje.

Doze por cento dos entrevistados dizem que Bolsonaro fará um governo péssimo, enquanto 65% dizem que ele será bom ou ótimo.

É bem menos que a do ex-presidente Lula, que tomou posse em 2002 com 92% acreditando que ele faria um governo ótimo, bom ou regular (contra 82% de Bolsonaro agora).

O governo de extrema-direita — assim definido pelo diário francês Le Monde, embora a mídia brasileira tenha “naturalizado” o apoio de Bolsonaro à tortura e o apelo à violência — logo de cara vai ter de contrariar a opinião pública, se avançar com seu principal projeto: liberar a posse de armas para pessoas com bom antecedentes.

Bolsonaro afirmou que fará isso por decreto, evitando debate no Congresso.

Porém, ele não terá maioria popular.

O Datafolha, em outra pesquisa, mostrou que o percentual dos que se opõem à liberação das armas saltou de 55% para 61% em apenas dois meses.

O Brasil tem uma das maiores taxas de homicídio do mundo, com cerca de 60 mil mortes por ano.

Leia também:

Abraço em Lula acontece esta tarde


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Na foto o mais moreno segura a bandeja.

Deixe seu comentário

Leia também